ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de
aprendizagem
Disciplina: História-Valor: 7,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno
(a):___________________________________ Nº ____
Turma: 7º
ano: ____ Turno: ______________Nota:
_____
1. Quais os dois
países que mais se destacaram no período das Grandes Navegações e
Descobrimentos Marítimos dos séculos XV e XVI?
A.
( ) Inglaterra e França
B.
( ) Holanda e Itália
C. ( ) Portugal e Espanha
D.
( ) Alemanha e Noruega
2. Qual era o
principal objetivo dos empreendimentos marítimos dos séculos XV e XVI?
A.
( ) Fazer a navegação ao redor do
mundo passando por todos os oceanos.
B. ( ) Descobrir e controlar uma rota marítima
para as Índias para comprar especiarias diretamente na fonte e vender com
elevados lucros na Europa.
C.
( ) Chegar até o extremo norte do
continente americano para iniciar o povoamento da região.
D.
( ) Estabelecer e controlar novas
rotas marítimas para a Oceania com o objetivo de explorar os recursos minerais
da região.
3. Quem foram os
principais financiadores dos empreendimentos marítimos da época das Grandes
Navegações?
A. ( ) Reis e burgueses
B.
( ) Integrantes do clero católico e
pequenos comerciantes
C.
( ) Marinheiros e profissionais
liberais
D.
( ) Artistas e engenheiros de
caravelas
4. Qual das
alternativas abaixo explica o pioneirismo de Portugal nas Grandes Navegações
dos séculos XV e XVI?
A.
( ) Portugal era o país mais rico e
populoso da Europa, marinheiros de vários países moravam e trabalhavam em
Portugal e dinheiro para investimento em navegação oriundo da industrialização
do país.
B.
( ) Apoio total da população, ajuda de
outros países, altos investimentos na construção de caravelas feitos por ricos
comerciantes asiáticos e americanos.
C. ( ) Posição geográfica favorável, bons
conhecimentos e experiência em navegação, domínio da técnica de construção de
caravelas, capital para investimentos oriundo da burguesia e nobreza.
D.
( ) Experiência em navegação de longo
alcance desde o início da Idade Média, grande quantidade de madeira e ferro no
território português para a construção das caravelas, total conhecimento das
técnicas de navegação.
5. Qual das
alternativas abaixo apresenta dois importantes momentos das navegações
portuguesas dos séculos XV?
A.
( ) Descobrimento da Oceania e chegada
ao litoral argentino em 1501.
B.
( ) Conquista da Ásia no final do século
XV e descobrimento de ilhas no Caribe.
C.
( ) Navegação da costa oeste do
continente americano e chegada ao norte da Rússia em 1502.
D. ( ) Chegada de Vasco da Gama às Índias em
1498 e chegada de Cabral ao Brasil em 1500.
6. A respeito da expansão
marítima europeia não podemos afirmar:
A.
( ) Os fatores econômicos que levaram
à expansão marítima europeia foram o comércio de especiarias, a busca de novos
mercados e a falta de metais preciosos.
B. (
) A compra de especiarias desviou para o Oriente grande quantidade de
metais europeus.
C.
( ) Os líderes envolvidos na expansão
marítima moviam-se pela ambição de enriquecer e pelo desejo de elevação social.
D. ( ) O desenvolvimento técnico-científico, no
século XV era muito pequeno e impediu a expansão marítimo-comercial.
7. O
que o Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, determinava?
R: O Tratado de Tordesilhas determinava a divisão do continente
americano entre os espanhóis e os portugueses.
8.
Quais eram os perigos reais e imaginários encontrados pelos navegadores naquela
época?
R: Os perigos reais eram a falta de cuidado no armazenamento dos
alimentos e o risco eminente de tempestades e naufrágios. Além disso, existia
um alto número de pessoas que morriam em decorrência de doenças que
disseminavam dentro das embarcações. Os perigos imaginários eram a crença de
que a água do mar iria aquecer demasiadamente, impossibilitando a sobrevivência
dos seres humanos. Também acreditavam existiam monstros marinhos assustadores e
que, poderiam cair num abismo e serem devorados por animais irreais.
9. Por
que os portugueses estavam dispostos a enfrentar os perigos reais e imaginários
das Grandes Navegações?
A. ( ) Porque caso fossem bem-sucedidos
ganhariam muito dinheiro.
B. ( ) Porque sabiam da importância de fundar colônias para ajudar os povos primitivos a se desenvolverem.
C. ( ) Para provar que a Terra é redonda.
B. ( ) Porque sabiam da importância de fundar colônias para ajudar os povos primitivos a se desenvolverem.
C. ( ) Para provar que a Terra é redonda.
D.
( ) Para tentar conquistar o mundo.
10. Assinale a
alternativa que indica corretamente a importância das especiarias orientais
para os Europeus.
A.
( ) Eram necessárias para tingir as
roupas de vermelho e diferenciar assim os ricos dos pobres.
B. ( ) Eram utilizadas em pesquisas para produção de medicamentos.
C. ( ) Eram importantes cosméticos e estavam no auge em Paris.
D. ( ) Eram usadas para conservar e temperar carne, como não havia geladeiras, isso era muito importante.
B. ( ) Eram utilizadas em pesquisas para produção de medicamentos.
C. ( ) Eram importantes cosméticos e estavam no auge em Paris.
D. ( ) Eram usadas para conservar e temperar carne, como não havia geladeiras, isso era muito importante.
11. “Navegar é
preciso. Viver não é preciso.” Este verso, muito repercutido em Portugal no
século XV
significa que...
A. ( ) Navio é um meio de transporte seguro.
B. ( ) A vida de muitos portugueses dependia do sucesso das Grandes Navegações.
C. ( ) Uma pessoa que tenha uma vida comum em nada contribui para a glória do país, mas um marinheiro, mesmo que morra em trabalho, sim.
D. ( ) Mais vale sobreviver tendo uma vida na pobreza do que se deixar enganar pelas promessas de ganhar
muito dinheiro, arriscando a vida, como marinheiro.
significa que...
A. ( ) Navio é um meio de transporte seguro.
B. ( ) A vida de muitos portugueses dependia do sucesso das Grandes Navegações.
C. ( ) Uma pessoa que tenha uma vida comum em nada contribui para a glória do país, mas um marinheiro, mesmo que morra em trabalho, sim.
D. ( ) Mais vale sobreviver tendo uma vida na pobreza do que se deixar enganar pelas promessas de ganhar
muito dinheiro, arriscando a vida, como marinheiro.
12. O
sistema de troca entre indígenas e portugueses é conhecido como:
A. ( ) Escambo
B.
( ) Barganha
C.
( ) Permuta
D.
( ) Comutação
13. Nos
primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela
metrópole portuguesa pretendiam tanto a ocupação e o povoamento como a
organização da produção do açúcar, com fins comerciais. Identifique a
alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para atingir
esses objetivos.
A. ( ) Dividiu o território em capitanias
hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras
em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
B.
( ) Vendeu as terras brasileiras a
senhores de engenho já experientes, que garantiram uma produção crescente de
açúcar.
C.
( ) Dividiu o território em
governações vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os
colonos portugueses.
D.
( ) Armou fortemente os colonos para
que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário
da terra entre colonos e índios aliados.
E.
( ) Distribuiu a terra do litoral
entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem
a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.
14. A
imagem abaixo é um mapa das capitanias hereditárias feito por Luís Teixeira,
provavelmente em 1574.
Apesar
do intuito de Portugal em utilizar as capitanias hereditárias como forma de
garantir a colonização e o povoamento do território colonial, as dificuldades
econômicas e de enfrentamento das populações indígenas impediram o sucesso das
capitanias. Apenas duas capitanias hereditárias conseguiram obter lucros, e
eram as capitanias de:
A.
( ) São Vicente e Bahia.
B.
( ) Pernambuco e Maranhão.
C.
( ) Espírito Santo e Porto Seguro.
D. ( ) São Vicente e Pernambuco.
E.
( ) Rio Grande e Ceará.
15. O ritual Tupi
em que os guerreiros capturados eram mortos, esquartejados e devorados no meio
da aldeia é chamado de:
A.
( ) Antropografia
B.
( ) Antropologia
C. ( ) Antropofagia
D.
( ) Antropocentrismo
As capitanias
dividiam as terras do litoral brasileiro, horizontalmente, até a linha
do______________, em _________ lotes de tamanhos variados. Essas terras seriam
oferecidas a fidalgos portugueses dispostos a explorá-la e ocupá-la. Esses
investidores eram chamados de _____________, que ficavam responsáveis pela
tarefa da colonização. Os direitos e deveres para essa exploração eram
garantidos por meio de dois documentos: a carta de___________ e ____________.
16. A
sequência correta para completar as lacunas acima é:
A.
( ) Tratado de Tordesilhas –
dezessete – donatários – doação – floral.
B.
( ) Tratado de Madri – dezesseis –
coronéis – doação – foral.
C. ( ) Tratado de Tordesilhas – quinze –
donatários – doação – foral.
D.
( ) Tratado de Madri – quinze –
donatários – doação – foral.
17. Qual era a
função das câmaras municipais?
A. ( ) Resolver os problemas da vila e do
cotidiano de seus moradores.
B.
( ) Assegurar a exploração de mão
de obra indígena.
C.
( ) Garantir a formação do
Exército no Brasil.
D.
( ) Garantir a extração de ouro e
prata em todo o interior do Brasil.
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