terça-feira, 28 de março de 2017

Prova com gabarito - 9º Ano - E. E. Venceslau José da Silva

E.E. “VENCESLAU JOSÉ DA SILVA”
CÓD.: 019291      TIPOLOGIA: R.0.3.0.Z.1
AVENIDA FRANCISCO ROSA, Nº 300- DISTRITO DE SANTA EFIGÊNIA
CEP: 35319-000- CARATINGA-MG- TEL(33) 3318-6080
Ensino Fundamental - Anos Finais 6º ao 9º ano -  Educação Integral – Turma: 9º Ano
    Nome: _____________________________________________ Nº______ Data: __/__/____ Nota ______


Proclamada a República inicia-se um novo período na História política do Brasil: “A República Velha ou Primeira República”. 

1. A respeito dos primórdios da República é correto afirmar. A fase e o primeiro presidente da República foram respectivamente
A. (    ) República Oligárquica e  Hermes da Fonseca 
B. (X) República da Espada e Deodoro da Fonseca
C. (    ) República da Espada e Floriano Peixoto
D. (    ) República Oligárquica e  Prudente de Morais
E. (    ) República da Espada e Campos Sales.

2- A chamada “Política dos Governadores”, instituída a partir do governo de Campos Salles, caracterizava-se por:
A. (    ) Permitir que a escolha do Presidente da República fosse resultado de um consenso entre os governadores e desta forma manter o grupo político no poder.
B. (    ) Tornar os governadores um mero instrumento do poder do Presidente da República e impedir a formação de novas lideranças contrárias ao governo federal;
C. (X) Acordo político que consistia na troca de favores entre os governos federal, estadual e municipal para manter os grupos políticos no poder.
D. (    ) Tornar os governadores representantes de um federalismo liberal e democrático com objetivo de renovar as lideranças políticas;
E. (    ) Promover, através dos governadores, a desarticulação das oligarquias locais e promover a renovação dos grupos políticos e lideranças locais.

3. Os movimentos messiânicos eram mais comuns do Brasil do que imaginávamos. Além de Canudos, várias revoltas envolvendo seguidores destes movimentos eclodiram durante a primeira metade de século passado. Como o Messianismo foi possível?
A. (X) Devido a concentração latifundiária, o estado de miséria dos camponeses, a prática do coronelismo e a forte religiosidade popular.
B. (    ) Devido unicamente a religiosidade do sertanejo que encontrava nas práticas do messias um conforto para a vida miserável que estava submetido. 
C. (    ) Devido ao grande poder dos líderes messiânicos cujo prestígio era medido pela quantidade de eleitores que controlasse conseguindo desta forma se eleger para os cargos políticos.
D. (    ) Em virtude do temor que as profecias dos beatos causavam à população mais pobre, preferindo resignar-se a vida de peregrinações e orações para salvação da alma.
E. (     ) Em razão do clima de insegurança que assolava o campo causado pelo banditismo obrigando a população mais pobre abrigarem-se nos movimentos messiânicos para se proteger.

O coronelismo foi uma peça importante da perversa engrenagem que impedia a representatividade política da maioria da população, principalmente a parcela da sociedade mais carente.

4. Podemos definir o coronelismo como:
A. (    ) Sistema de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados.
B. (    ) Sistema de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a fim de garantir seus interesses políticos utilizando práticas fraudulentas para vencer as eleições.
C. (    ) Sistema de poder no qual o coronel era uma peça secundária e sua participação era ofuscada pela Comissão de Verificação, pois na prática era esta quem declarava os candidatos eleitos.
D. (X) Sistema de poder baseado no coronel o líder político local, grande proprietário de terras que usava jagunços para formar os currais eleitorais, através de práticas de intimidação ao eleitor.
E. (    ) Sistema de poder político que arregimentava grande número de seguidores a partir de suas pregações religiosas que convenciam os mais pobres a se submeterem ao seu controle.

5. Sobre a Revolta de Canudos, assinale a alternativa INCORRETA.
A. (    ) O seu principal líder foi Antônio Conselheiro.
B. (    ) Os sertanejos de Canudos lutavam contra a injustiça e a miséria persistente na região.
C. (    ) Caracterizou-se como um movimento de caráter messiânico.
D. (    ) A Guerra de Canudos foi tema do livro “Os Sertões”, do escritor Euclides da Cunha.
E. (X) Os revoltosos de Canudos receberam apoio incondicional dos coronéis da região.

Os vaqueiros e os peões do interior escutavam o Conselheiro em silêncio, intrigados, atemorizados, comovidos... Alguma vez, alguém o interrompia para tirar uma dúvida. Terminaria o século? Chegaria o mundo ao ano 1900? Ele respondia (...) Em 1896, mil rebanhos correriam da praia para o sertão e o mar se tornaria sertão e o sertão mar (...).Mario Vargas Llosa
O carismático Antonio Conselheiro, de que fala o texto acima, liderou a Revolta de Canudos em 1897.

6. Podemos apontar como principais fatores da revolta:
A. (    ) O crescimento e a modernização da economia nordestina.
B. (    ) O apoio incondicional do sertanejo à Monarquia.
C. (    ) A impossibilidade de adaptação do sertanejo aos valores republicanos.
D. (X) O abandono em que vivia o sertanejo, o coronelismo e a luta pelo acesso à terra.
E. (    ) A oposição contra a Igreja Católica, aliada dos monarquistas.

7. Escreva sobre o que foi a política do café-com-leite (1894 – 1930) no Brasil.

R: A política do café com leite foi estabelecida pelas oligarquias de Minas Gerais (grande produtora de leite) e São Paulo (produtor de café). Eles se alternavam no poder, na presidência da republica.

O coronelismo, fenômeno político da Primeira República (1889-1930), tinha como uma de suas principais características o controle do voto, o que limitava, portanto, o exercício da cidadania.

8. Nesse período, esta prática estava vinculada a uma estrutura social
A. (    ) Igualitária, com um nível satisfatório de distribuição da renda.
B. (    ) Estagnada, com uma relativa harmonia entre as classes.
C. (    ) Tradicional, com a manutenção da escravidão nos engenhos como forma produtiva típica.
D. (    ) Ditatorial, perturbada por um constante clima de opressão mantido pelo exército e polícia.
E. (
X) Agrária, marcada pela concentração da terra e do poder político local e regional.

9. Observe a imagem a seguir:

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República do café-com-leite Durante a Primeira República no Brasil (1889-1930), a Política dos Governadores ou "Política do Café com Leite" REPRESENTOU:
A. (    ) O incentivo à produção e à exportação de café e leite.
B. (X) A predominância política das oligarquias paulista e mineira.
C. (    ) O monopólio de poder dos paulistas sobre os mineiros.
D. (    ) O comprometimento de mineiros e paulistas com a ordem política.

10. Que tipo de aproximação podemos fazer entre a Guerra do Contestado e a Guerra de Canudos?

R: Tanto a guerra do Contestado quanto a guerra de Canudos foram movimentos onde a população mais pobre iniciou uma intensa luta por melhores condições de vida. Além disso, ambos os movimentos tinham forte característica messiânica.

11. Clientelismo e política de favores são características da vida política brasileira na República Velha, e ligam-se ao fenômeno:

A. (X) Coronelismo;
B. (    ) Caudilhismo;
C. (    ) Federalismo;
D. (    ) Populismo;
E. (    ) Messianismo.

12. A charge representa de modo irônico a prática do voto durante a Primeira República no Brasil (1889-1930).
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Com base nas informações contidas no documento e no seu conhecimento sobre o assunto, ASSINALE a única opção que NÃO apresenta uma característica correta.

A. (    ) A Constituição de 1891 estabeleceu o voto direto, sendo considerados eleitores os cidadãos brasileiros maiores de 21 anos, excluídos os analfabetos, as mulheres, os praças militares e os membros das ordens religiosas.
B. (X) A instituição do voto secreto e obrigatório contribuía para que a maioria dos eleitores ficasse sujeita à pressão dos chefes políticos.
C. (    ) Embora a fraude eleitoral fosse uma prática comum à época, as eleições cumpriam um papel estratégico, abrindo brechas no interior do jogo de poder oligárquico e implicando uma série de procedimentos de negociação entre as elites e o eleitorado.
D. (    ) A expressão “eleições a bico de pena” identificava um dos mais graves problemas do sistema eleitoral da Primeira República: a falsificação das atas eleitorais, alterando o número de votantes.
E. (    ) No nível municipal, o coronel era o senhor dos chamados “currais eleitorais”, arregimentando os eleitores “de cabresto”, como o “Zé Burro” da ilustração.

O governo Rodrigues Alves (1902-1906) foi responsável pelos processos de modernização e urbanização da Capital Federal - Rio de Janeiro. Coube ao prefeito Pereira Passos a urbanização da cidade e ao Dr. Oswaldo Cruz o saneamento, visando a combater principalmente a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.

13. Essa política de urbanização e saneamento público, apesar de necessária e modernizante, encontrou forte oposição junto à população pobre da cidade e à opinião pública porque:
A. (    ) Mudava o perfil da cidade e acabava com os altos índices de mortalidade infantil entre a população pobre.
B. (    ) Transformava o centro da cidade em área exclusivamente comercial e financeira e acabava com os infectos quiosques.
C. (X) Desabrigava milhares de famílias, em virtude da desapropriação de suas residências, e obrigava a vacinação antivariólica.
D. (    ) Provocava o surgimento de novos bairros que receberiam, desde o início, energia elétrica e saneamento básico.
E. (    ) Implantava uma política habitacional e de saúde para as novas áreas de expansão urbana, em harmonia com o programa de ampliação dos transportes coletivos.

Prova com gabarito 8º Ano - E. E. Venceslau José da Silva

E.E. “VENCESLAU JOSÉ DA SILVA”
CÓD.: 019291      TIPOLOGIA: R.0.3.0.Z.1
AVENIDA FRANCISCO ROSA, Nº 300- DISTRITO DE SANTA EFIGÊNIA
CEP: 35319-000- CARATINGA-MG- TEL(33) 3318-6080
Ensino Fundamental - Anos Finais 6º ao 9º ano -  Educação Integral – Turma: 8º Ano
 Nome: _____________________________________________ Nº______ Data: __/__/____ Nota ______

1. Como os africanos vieram para o Brasil no século XVI?
 A. (    ) De livre e espontânea vontade.
B. (    ) Para trabalhar na indústria têxtil.
C. (    ) Como colono nas fazendas de café.
D. (X) Foram trazidos para cá para trabalhar como escravos.

2. De onde eram os africanos que vieram para o Brasil no século XVI?
A. (    ) Todos de uma mesma tribo africana.
B. (    ) Do país chamado África.
C. (X) De diferentes lugares do continente africano.
D. (     ) Do Egito.

3. Conseguir seres humanos na África para vendê-los na América era um negócio:
A. (     ) Que não deu muito lucro.
B. (X) Altamente lucrativo.
C. (     ) Que os traficantes usavam as redes sociais, na internet, para conseguir escravos.
D. (    ) Que deu muito prejuízo às metrópoles europeias.

4. A escravização de seres humanos no século XVI, foi um negócio que participaram:
A. (X) Europeus e africanos.
B. (    ) Somente africanos.
C. (    ) Europeus e brasileiros.
D. (    ) Somente brasileiros.

5. Sobre o funcionamento do tráfico de escravos: Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

A. Passo nº1
B. Passo nº2
C. Passo nº3

A. (3) Os prisioneiros eram negociados com os traficantes, que os vendiam na América como escravos.
B. (2) Os traficantes forneciam tabaco, aguardente, pólvora e sobretudo, armas de fogo aos chefes africanos ; em troca, exigiam prisioneiros de guerra.
C. (1) De posse dessas armas, os chefes africanos faziam guerra e obtinham prisioneiros.

6. O que eram os tumbeiros?

R: Tumbeiros eram os navios que traziam os escravos africanos para o Brasil. Deve-se ressaltar que esse nome é em referência ao número elevado de cativos que morriam durante a viagem. 

7. Sobre a travessia dos africanos até chegar ao Brasil. Complete as frases:

A. Nas fortalezas do litoral africano, homens, mulheres e crianças eram forçados a embarcar em navios pequenos e frágeis, conhecidos como navios negreiros.
B. As condições de viagem eram horríveis, a comida era pouca e de má qualidade. As pipas de água também eram poucas, para não ocupar lugar no navio.

8. Sobre como os africanos chegavam ao Brasil, marque a alternativa FALSA:
A. (     ) Os africanos chegavam ao litoral brasileiro confusos e cansados, sem saber onde estavam.
B. (     ) Nos mercados do Rio de Janeiro, Salvador, Recife e São Luís eram examinados, avaliados e comprados.
C. (     ) Como propriedade de outra pessoa, os escravizados podiam ser vendidos, alugados ou leiloados.
D. (X) Chegavam empolgados para trabalhar no Brasil.

“A comunidade negra brasileira transformou dia 20 de novembro, o dia que o Zumbi dos Palmares foi morto, em dia Nacional da Consciência Negra.”  

9. Sobre o Zumbi dos Palmares marque a alternativa FALSA:
A. (    ) Era um jovem guerreiro nascido em Palmares.
B. (    ) O Zumbi começou a se destacar em Palmares por sua força e liderança.
C. (X) Zumbi era um príncipe africano.
D. (    ) Quando a capital de Palmares foi incendiada, Zumbi ferido em combate, conseguiu escapar e resistiu por vários meses e depois foi morto.

10. Calcula-se que entre 5% e 25% dos africanos escravizados morriam durante as viagens nos navios negreiros. Por isso esses navios eram chamados de:
A. (    ) Embarcações da morte
B. (
X) Tumbeiros 
C. (    ) Navio da morte
D. (    ) Navieiros
E. (    ) Navinegreiros

11. Alguns escravos fugidos, para dificultar a captura e garantir a subsistência, formavam comunidades com organização social própria e uma rede de alianças com diversos grupos da sociedade, os chamados:
A. (    ) Tocas
B. (
X) Quilombos 
C. (    ) Eito
D. (    ) Moradias
E. (    ) Senzalas

12. As expedições chamadas de Entradas e Bandeiras tinham como objetivo a procura de riquezas minerais e/ou a caça ao índio para escravizá-lo e vendê-lo no litoral. O papel histórico das Entradas e Bandeiras pode ser assim resumido:
A. (X) Determinaram a ocupação efetiva do interior do Brasil e deram ao nosso país sua atual configuração geográfica.
B. (    ) Contribuíram para a implantação de uma nova política colonizadora, aproximando índios e colonos.
C. (    ) Iniciaram aproveitamento verdadeiro das terras agrícolas do oeste mudando a situação econômica da Colônia.
D. (    ) Por razões políticas e econômicas, contribuíram para a mudança da capital do Vice-Reino do Rio de Janeiro para a Bahia.
E. (    ) Respeitaram o Meridiano de Tordesilhas, evitando, assim, conflitos armados entre portugueses e espanhóis.

13. Que interesses tinham os jesuítas nos povos indígenas? 

R: Os padres jesuítas se interessavam pelos indígenas com a finalidade de promover o processo de catequização, ou seja, converter os nativos ao catolicismo. 

14. Por que os bandeirantes preferiam capturar os índios das missões? 

R: Os índios das missões eram convertidos ao catolicismo, facilitando a exploração por parte dos bandeirantes.

15. Assinale a alternativa correta. Que nome tinham as bandeiras que iam para o sertão buscar os indígenas pela força, numa verdadeira caçada humana?
A. (    ) Monções
B. (    ) Missões
C. (    ) Apresamento
D. (X) Bandeiras
Resultado de imagem para charges sobre os jesuitas catequizando

16. Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: Os padres jesuítas convertiam os negros africanos ao catolicismo, maneira encontrada para evitar que os escravos se organizassem para promoverem revoltas. 

O governo democrático de Getúlio Vargas

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