terça-feira, 31 de maio de 2016

Prova com gabarito - E. E. Moacyr de Mattos - 9º Ano

E. E. Moacyr de Mattos

                           Avaliação de História – Turma 9º Ano _____

                          Prof. Moisés Rodrigues – Valor: 8.0 pontos

Nome:_________________________ ____Data: ___/___/___

1. (0.5) Qual das alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da Primeira Guerra Mundial?

A. (   ) A influência dos Estados Unidos na política econômica europeia no início do século XX.
B. ( X ) O descontentamento da Itália e Alemanha com a divisão de territórios na África e Ásia no processo de Neocolonialismo (século XIX).
C. (   ) A união política, econômica e militar entre Alemanha e Grã-Bretanha.
D. (   ) O processo de globalização econômica e a formação da União Europeia no final do século XIX.

2. (0.5) Qual foi o estopim (fato que deu início) da Primeira Guerra Mundial?

A. (   ) A invasão da Polônia pelo exército alemão.
B. (   ) A formação do bloco militar composto por Alemanha, Itália e França.
C. (X) O assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do Império Austro-Húngaro.
D. (   ) A disputa por território no continente americano, principalmente entre Alemanha e Itália.

3. (0.5) Qual alternativa apresenta a composição correta dos blocos militares, formados antes da Primeira Guerra Mundial:

A. (   ) Tríplice Aliança (Espanha Itália e Alemanha) e Tríplice Entente (Estados Unidos, França e Japão)
B. (   ) Tríplice Aliança (Rússia, Alemanha e Itália) e Tríplice Entente (Japão, Alemanha e Grã-Bretanha)
C. (   ) Tríplice Aliança (França, Alemanha e Rússia) e Tríplice Entente (Portugal, França e Estados Unidos)
D. (X) Tríplice Aliança (Itália, Império Áustria e Alemanha) e Tríplice Entente (Rússia, Inglaterra e França) 


4. (0.5) A partir dessa imagem, estabeleça a relação presente entre o assassinato de Francisco Ferdinando e o começo da Primeira Guerra Mundial.

R: A imagem acima representa o assassinato de Francisco Ferdinando, acontecimento considerado o estopim para o inicio da guerra. Esse episódio despertou o sentimento nacionalista entre as principais nações europeias, gerando a rivalidade entre os países.

5. (0.5) Por que a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial?

A. (X) Porque a Rússia passava por uma revolução socialista.
B. (   ) Porque o Czar Nicolau II morre.
C. (   ) Porque a Rússia foi derrotada pelos alemães.
D. (   ) Porque a Rússia rompe com os aliados Inglaterra e Áustria.

6. (1.0) Observe a foto destes soldados britânicos entrincheirados durante a Primeira Guerra Mundial.

Com base nessas informações, responda:
A. Identifique as duas fases que marcam os conflitos da Primeira Guerra Mundial.

R: Várias fases poderiam ser citadas, como a guerra de trincheiras, como a imagem ilustra, além da entrada dos EUA no conflito e saída da URSS.

B. Descreva as dificuldades experimentadas pelos soldados que lutaram nas trincheiras da Primeira Guerra.

R: Os soldados passavam meses lutando dentro das trincheiras, enfrentando a falta de mantimentos e a impossibilidade de se retirar os corpos dos soldados que faleciam durante os conflitos.

"O odor fétido nos penetra garganta adentro ao chegarmos a nossa nova trincheira, a direita dos Éparges. Chove torrencialmente e nos protegemos com o que tem de lonas e tendas de campanha afiançadas nos muros da trincheira. Ao amanhecer do dia seguinte constatamos estarrecidos que nossas trincheiras estavam feitas sobre um montão de cadáveres e que as lonas que nossos predecessores haviam colocado estavam para ocultar da vista os corpos e restos humanos que ali haviam."
Memórias do veterano Raymond Naegelen, que lutou na região de Champagne

7. (0.5) O trecho e a imagem acima retratam uma fase da primeira guerra mundial, que foi

A. (X) A guerra de trincheiras.
B. (   ) A guerra de movimento.
C. (   ) A guerra química.
D. (   ) A guerra fria.

8. (0.5) Paz Armada é historicamente conhecida como a:

A. (X) Política de tratados e alianças entre as potências europeias caracterizada pela corrida armamentista que antecede a Primeira Guerra Mundial;
B. (   ) Política internacional europeia que caracterizou as relações entre vencidos e vencedores do 1º Conflito Mundial, numa reforma revanchista de manter a situação geoeconômica e pós-guerra;
C. (   ) Política desenvolvida por Hitler a partir de 1933, apesar do Tratado de Versalhes que tentava impedir o rearmamento alemão após a 1ª Guerra Mundial;
D. (   ) Frustrada política desenvolvida pela Liga das Nações entre as duas guerras mundiais, no sentido de equilibrar os interesses das potências evitando um segundo conflito;
E. (   ) Política de guerra fria que passou a caracterizar as relações entre o bloco capitalista e o bloco socialista após 1945.

9. (0.5) O Tratado de Versalhes, assinado em 1919, após a I Guerra Mundial, foi um conjunto de decisões estabelecidas por alguns países cujo objetivo principal era:

A. (X) Impor duras condições à Alemanha derrotada;
B. (   ) Ajudar econômica e militarmente a Alemanha e a Itália;
C. (   ) Promover o desenvolvimento do pan-eslavismo;
D. (   ) Iniciar o movimento conhecido como "Paz Armada"
E. (   ) acabar com as rivalidades existentes entre França e Inglaterra

10. (0.5) Quais foram as exigências impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes?

A. (   ) Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, perda das possessões na Polônia (Sudetos), redução do exército - 100 mil voluntários, e proibição de fabricar aviões e submarinos.
B. (   ) Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, perda das possessões na Polônia (Sudetos), redução do arsenal atômico e proibição de fabricar mísseis.
C. (   ) Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, proibição de manter as Forças Armadas e de fabricar aviões e submarinos.
D. (X) Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, perda das possessões coloniais (África e Ásia), redução do exército - 100 mil voluntários, e proibição de fabricar aviões e submarinos.

11. (0.5) Qual das alternativas abaixo não está relacionada com as consequências da Crise Econômica de 1929?

A. (   ) Aumento de falências de empresas nos Estados Unidos.
B. (   ) Crescimento do desemprego nos Estados Unidos.
C. (X) Aumento do nível de emprego nos Estados Unidos.
D. (   ) Forte desvalorização das ações e queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque.

12. (0.5) Qual o nome do plano econômico criado pelo presidente Roosevelt para acabar com a crise e retomar o crescimento econômico nos EUA?

A. (   ) Plano Marshall
B. (   ) PAC (Plano de Aceleração do Crescimento)
C. (   ) Plano Schlieffen
D. (X) New Deal

13. (0.5) Como o Brasil foi afetado pela Crise de 1929?

A (   ) O Brasil parou de exportar automóveis e máquinas para os Estados Unidos, trazendo prejuízos para a economia brasileira.
B (X) Houve uma significativa diminução das exportações de café do Brasil para os Estados Unidos. 
C (  ) A economia brasileira entrou em crise, pois todas as multinacionais americanas instaladas no Brasil foram à falência.
D (  ) A Crise de 1929 afetou somente a produção de borracha na região da Amazônia.

14. (1.0) Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.


R: A imagem acima demonstra a incoerência na política norte-americana, onde a propaganda mostra algo (família feliz em automóvel), mas na prática a sociedade enfrentava uma grave crise econômica (fila em busca de alimentos).

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Viagem à cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro - E. E. Monsenhor Rocha. 28/05/2016











Gostaria de agradecer, primeiramente, a Deus pelo passeio concedido e pelos momentos de felicidade que nos proporcionou. Além disso, também gostaria de agradecer à diretora da minha escola, a Jussara que, em todos os momentos nos apoiou. Meus agradecimentos se estendem à professora Evanirce e à secretaria da escola, Clemildes. E aos alunos, meus parabéns pelo comportamento e pela compreensão diante do momento em que estávamos vivendo naquele instante


            


    



 

 

 

 
 




                     

       
 








    










 


 



 

 





                     



Prova com gabarito - E. E. Moacyr de Mattos - Turmas: 8º Ano 6 - 8º Ano 10 - 8º Ano 11

E. E. Moacyr de Mattos


                           Avaliação de História – Turma 8º Ano _____

                          Prof. Moisés Rodrigues – Valor: 8.0 pontos

Nome:_________________________ ____Data: ___/___/___

1. Qual das alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo?

A (   ) Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa.
B (   ) Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo comandado pela Igreja Católica.
C (   ) Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para todos).
D ( X ) Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.

2. Qual das alternativas abaixo apresenta apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas?

A (   ) Defesa do regime absolutista, valorização do Mercantilismo; aumento do poder político dos membros da Igreja Católica.
B ( X ) Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas ao Mercantismo e Absolutismo.
C (   ) Fim de qualquer forma de governo; valorização das explicações baseadas nas crenças populares; sistema econômico controlado totalmente pelo Estado.
D (   ) Aumento do poder das metrópoles sobre as colônias; criação de sistema de eleições diretas para escolher os reis; igualdade social (divisão igualitária dos bens e propriedades).

3. Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de importantes filósofos iluministas?

A (   ) Alberto Magno, Aristóteles, Karl Marx e Norberto Bobbio.
B (   ) Leonardo Boff, Giordano Bruno, Albert Camus e Augusto Comte.
C ( X ) Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.
D (   ) Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e Thomas Hobbes.

4. Em linhas gerais, sobre o Iluminismo, marque V (Verdadeiro) e F (Falso):

A. ( F ) Foi um movimento revolucionário que surgiu na Inglaterra, no século XVIII.
B. ( V ) Foi um movimento intelectual que surgiu na França, no século XVIII.
C. ( V ) Defendia, no plano filosófico, a liberdade de pensamento e a igualdade de todos os homens perante as leis e, no plano econômico, a livre iniciativa.
D. ( F ) Defendia o direito divino dos reis, o mercantilismo e o poder político da Igreja Católica.
E. ( V ) Influenciou alguns governantes europeus, que implantaram reformas em seus países, ficando conhecidos como déspotas esclarecidos.

5. Adam Smith, autor de "A riqueza das nações", defendia em sua obra:

A (   ) O governo da maioria
B (   ) O governo parlamentar.
C ( X ) A liberdade de comércio
D (   ) O intervencionismo estatal na economia

6. Podemos definir "despotismo esclarecido" como:

A (   ) O governo dos mais esclarecidos
B (   ) O governo dos reis absolutos
C ( X ) A conciliação das idéias do absolutismo e da filosofia iluminista
D (   ) A aceitação integral dos ideais dos filósofos iluministas

7. No período do Iluminismo, no século XVIII, o filósofo Montesquieu defendia:

A (   ) Divisão da riqueza nacional.
B ( X ) Divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
C (   ) Divisão da política em nacional e internacional.
D (   ) Formação de um Poder Moderador no Congresso Nacional.
E (   ) Implantação da ditadura moderna.



8. Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: A imagem representa uma das inovações advindas do movimento iluminista, a divisão do poder em três esferas, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O inventor dessa forma de governo foi Montesquieu, que afirmava que deveria existir a autonomia entre as esferas políticas. 

9. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes causas da Independência dos EUA (1776)?

A (   ) Comércio das colônias americanas com outros países e a proibição da prática da agricultura.
B ( X ) O poder que a Inglaterra (metrópole) exercia sobre sua colônia, através da fiscalização, altas taxas e impostos e leis que tiravam a liberdade dos habitantes.
C (   ) Proibição das práticas religiosas nas colônias americanas.
D (   ) Relações comercias entre Inglaterra e França que não eram aprovadas pelos habitantes das colônias americanas.

10. Qual das alternativas abaixo apresenta três leis criadas pela Inglaterra e aplicadas nas colônias americanas, que geraram forte descontentamento entre os colonos e influenciaram no processo de Independências dos EUA?

A (   ) Lei da Água, Lei do Café e Lei do Trabalho Escravo.
B (   ) Lei do Milho, Lei do Algodão e Lei da Soja.
C (   ) Lei da Indústria, Lei dos Sapatos e Lei dos Tecidos.
D ( X ) Lei do Chá, Lei do Selo e Lei do Açúcar

11. O que foi a Festa do Chá de Boston (The Boston Tea Party)?

A (   ) Festa realizada entre colonos americanos e marinheiros ingleses, como forma de comemoração pela Independência dos Estados Unidos.
B (   ) Protesto organizado por escravos americanos contra o domínio inglês e as péssimas condições de trabalho.
C ( X ) Protesto ocorrido em Boston, realizado por colonos americanos contra a Inglaterra. No evento, vários colonos americanos jogaram ao mar o carregamento de chá de um navio inglês.
D (   ) Movimento social e político ocorrido nas colônias americanas, organizado por trabalhadores com o objetivo de implantar um reinado inglês em território colonial.

12. Qual foi o principal documento elaborado no contexto da Independência dos Estados Unidos e quem foi seu redator?

A ( X ) Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por Thomas Jefferson.
B (   ) Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por George Washington.
C (   ) Constituição dos Estados Unidos da América, redigida por Thomas Jefferson.
D (   ) Lei Federal das Treze Colônias, redigida por Abraham Lincoln.

13. Relacione a Guerra dos Sete anos com o aumento do descontentamento da população das Treze Colônia.

R: A guerra dos Sete Anos, travada entre a Inglaterra e França promoveu a vitória dos ingleses, porém gastaram uma soma de dinheiro inesperada. Por isso, com a finalidade de amenizar os prejuízos financeiros, o governo da Inglaterra criou uma série de impostos, gerando a insatisfação da população das Treze Colônias.

14. Quando da discussão, no Parlamento Inglês, das Leis do Açúcar e do Selo (1784 - 1765), os colonos ingleses da América recusaram-se a aceitar as medidas impostas, baseando-se:


A ( X ) No fato de não estarem representados na assembleia que votou as taxas para cobrir os custos da Guerra dos Sete Anos;
B (   ) No princípio da isenção de taxas concedido pela Coroa aos colonos;
C (   ) No direito inalienável dos súditos ingleses de recusar a obediência a leis injustas;
D (   ) Nos direitos naturais do cidadão à vida, à propriedade e à busca da felicidade;
E (   ) Nos prejuízos financeiros advindos do bloqueio aos produtos das Antilhas.

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...