E. E. Moacyr de Mattos
Avaliação de
História – Turma 9º Ano _____
Prof. Moisés
Rodrigues – Valor: 8.0 pontos
Nome:_________________________
Nº____Data: ___/___/___
1. (0.5) Qual das
alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da Primeira Guerra
Mundial?
A. ( ) A influência dos Estados Unidos na
política econômica europeia no início do século XX.
B. ( X ) O descontentamento da Itália e Alemanha
com a divisão de territórios na África e Ásia no processo de Neocolonialismo
(século XIX).
C. ( ) A união política, econômica e militar
entre Alemanha e Grã-Bretanha.
D. ( ) O processo de globalização econômica e a
formação da União Europeia no final do século XIX.
2. (0.5) Qual foi o
estopim (fato que deu início) da Primeira Guerra Mundial?
A. ( ) A invasão da Polônia pelo exército alemão.
B. ( ) A formação do bloco militar composto por
Alemanha, Itália e França.
C. (X) O assassinato de Francisco Ferdinando,
príncipe do Império Austro-Húngaro.
D. ( ) A disputa por território no continente
americano, principalmente entre Alemanha e Itália.
3. (0.5) Qual alternativa
apresenta a composição correta dos blocos militares, formados antes da Primeira
Guerra Mundial:
A. ( ) Tríplice Aliança (Espanha Itália e
Alemanha) e Tríplice Entente (Estados Unidos, França e Japão)
B. ( ) Tríplice Aliança (Rússia, Alemanha e
Itália) e Tríplice Entente (Japão, Alemanha e Grã-Bretanha)
C. ( ) Tríplice Aliança (França, Alemanha e
Rússia) e Tríplice Entente (Portugal, França e Estados Unidos)
D. (X) Tríplice Aliança (Itália, Império Áustria
e Alemanha) e Tríplice Entente (Rússia, Inglaterra e França)
4. (0.5) A partir dessa
imagem, estabeleça a relação presente entre o assassinato de Francisco
Ferdinando e o começo da Primeira Guerra Mundial.
R: A imagem acima representa o assassinato de Francisco Ferdinando, acontecimento considerado o estopim para o inicio da guerra. Esse episódio despertou o sentimento nacionalista entre as principais nações europeias, gerando a rivalidade entre os países.
5. (0.5) Por que a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial?
A. (X) Porque a Rússia passava por uma revolução socialista.
B. ( ) Porque o Czar Nicolau II morre.
C. ( ) Porque a Rússia foi derrotada pelos alemães.
D. ( ) Porque a Rússia rompe com os aliados Inglaterra e Áustria.
B. ( ) Porque o Czar Nicolau II morre.
C. ( ) Porque a Rússia foi derrotada pelos alemães.
D. ( ) Porque a Rússia rompe com os aliados Inglaterra e Áustria.
6. (1.0) Observe a foto
destes soldados britânicos entrincheirados durante a Primeira Guerra Mundial.
Com base nessas
informações, responda:
A. Identifique as
duas fases que marcam os conflitos da Primeira Guerra Mundial.
R: Várias fases poderiam ser citadas, como a guerra de trincheiras, como a imagem ilustra, além da entrada dos EUA no conflito e saída da URSS.
B. Descreva as
dificuldades experimentadas pelos soldados que lutaram nas trincheiras da
Primeira Guerra.
R: Os soldados passavam meses lutando dentro das trincheiras, enfrentando a falta de mantimentos e a impossibilidade de se retirar os corpos dos soldados que faleciam durante os conflitos.
"O odor fétido nos
penetra garganta adentro ao chegarmos a nossa nova trincheira, a direita dos
Éparges. Chove torrencialmente e nos protegemos com o que tem de lonas e tendas
de campanha afiançadas nos muros da trincheira. Ao amanhecer do dia seguinte
constatamos estarrecidos que nossas trincheiras estavam feitas sobre um montão
de cadáveres e que as lonas que nossos predecessores haviam colocado estavam
para ocultar da vista os corpos e restos humanos que ali haviam."
Memórias do veterano Raymond
Naegelen, que lutou na região de Champagne
7. (0.5) O trecho e a
imagem acima retratam uma fase da primeira guerra mundial, que foi
A. (X) A guerra de trincheiras.
B. ( ) A guerra de movimento.
C. ( ) A guerra química.
D. ( ) A guerra fria.
8. (0.5) Paz Armada é historicamente conhecida como a:
A.
(X) Política de tratados e alianças
entre as potências europeias caracterizada pela corrida armamentista que
antecede a Primeira Guerra Mundial;
B.
( ) Política internacional europeia que
caracterizou as relações entre vencidos e vencedores do 1º Conflito Mundial, numa reforma revanchista de manter a situação
geoeconômica e pós-guerra;
C.
( ) Política desenvolvida por Hitler a
partir de 1933, apesar do Tratado de Versalhes que tentava impedir o
rearmamento alemão após a 1ª Guerra Mundial;
D.
( ) Frustrada política desenvolvida
pela Liga das Nações entre as duas guerras mundiais, no sentido de equilibrar
os interesses das potências evitando um segundo conflito;
E.
( ) Política de guerra fria que passou
a caracterizar as relações entre o bloco capitalista e o bloco socialista após
1945.
9. (0.5) O Tratado de Versalhes, assinado em 1919, após a I Guerra Mundial, foi um
conjunto de decisões estabelecidas por alguns países cujo objetivo principal
era:
A.
(X) Impor duras condições à Alemanha
derrotada;
B. ( ) Ajudar econômica e militarmente a Alemanha e a Itália;
C. ( ) Promover o desenvolvimento do pan-eslavismo;
D. ( ) Iniciar o movimento conhecido como "Paz Armada"
E. ( ) acabar com as rivalidades existentes entre França e Inglaterra
B. ( ) Ajudar econômica e militarmente a Alemanha e a Itália;
C. ( ) Promover o desenvolvimento do pan-eslavismo;
D. ( ) Iniciar o movimento conhecido como "Paz Armada"
E. ( ) acabar com as rivalidades existentes entre França e Inglaterra
10. (0.5) Quais foram as exigências impostas à Alemanha pelo
Tratado de Versalhes?
A. (
) Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, perda das
possessões na Polônia (Sudetos), redução do exército - 100 mil voluntários, e
proibição de fabricar aviões e submarinos.
B. ( ) Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, perda das possessões na Polônia (Sudetos), redução do arsenal atômico e proibição de fabricar mísseis.
C. ( ) Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, proibição de manter as Forças Armadas e de fabricar aviões e submarinos.
D. (X) Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, perda das possessões coloniais (África e Ásia), redução do exército - 100 mil voluntários, e proibição de fabricar aviões e submarinos.
B. ( ) Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, perda das possessões na Polônia (Sudetos), redução do arsenal atômico e proibição de fabricar mísseis.
C. ( ) Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, proibição de manter as Forças Armadas e de fabricar aviões e submarinos.
D. (X) Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, perda das possessões coloniais (África e Ásia), redução do exército - 100 mil voluntários, e proibição de fabricar aviões e submarinos.
11. (0.5) Qual das
alternativas abaixo não está relacionada com as consequências da Crise
Econômica de 1929?
A. ( ) Aumento de falências de empresas nos
Estados Unidos.
B. ( ) Crescimento do desemprego nos Estados
Unidos.
C. (X) Aumento do nível de emprego nos Estados
Unidos.
D. ( ) Forte desvalorização das ações e queda da
Bolsa de Valores de Nova Iorque.
12. (0.5) Qual o nome do
plano econômico criado pelo presidente Roosevelt para acabar com a crise e
retomar o crescimento econômico nos EUA?
A. ( ) Plano Marshall
B. ( ) PAC (Plano de Aceleração do Crescimento)
C. ( ) Plano Schlieffen
D. (X) New Deal
13. (0.5) Como o Brasil foi afetado pela
Crise de 1929?
A ( ) O Brasil parou de exportar automóveis e
máquinas para os Estados Unidos, trazendo prejuízos para a economia brasileira.
B
(X) Houve uma significativa diminução
das exportações de café do Brasil para os Estados Unidos.
C ( ) A economia brasileira entrou em crise, pois
todas as multinacionais americanas instaladas no Brasil foram à falência.
D ( ) A Crise de 1929 afetou somente a produção
de borracha na região da Amazônia.
14. (1.0) Explique a imagem acima de acordo com os
conhecimentos adquiridos em sala de aula.
R: A imagem acima demonstra a incoerência na política norte-americana, onde a propaganda mostra algo (família feliz em automóvel), mas na prática a sociedade enfrentava uma grave crise econômica (fila em busca de alimentos).