quinta-feira, 21 de julho de 2016

A ascensão e queda de Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

  Nascido na Ilha Mediterrânea da Córsega, a oeste da península Itálica,  Napoleão Bonaparte fez carreira brilhante como general do exército francês nas guerras contra prussianos e austríacos. Isso o credenciou a integrar o novo governo instaurado com o famoso golpe de 18 Brumário.
  O novo regime político tinha o nome de Consulado. Napoleão não governava sozinho, embora fosse o primeiro cônsul. Porém, o poder de Bonaparte logo atropelou o dos colegas e ele se tornou em 1802, cônsul vitalício da França, por meio de um plebiscito. Já em 1804, Napoleão convocou plebiscito para consultar sobre a implantação de um império. Obteve 60% de votos favoráveis ao regime monárquico e, em 2 de dezembro do mesmo ano, foi coroado Imperador da França. No auge da cerimônia, tomou a coroa das mãos do papa Pio VII, que tinha ido a Paris especialmente para coroá-lo, e a pôs na própria cabeça.
                Amparado na força do exército, onde gozava de imensa popularidade, consolidou  diversas conquistas da Revolução Francesa. Negociou com o papa Pio VII o direito de o Estado escolher os bispos da França e confirmou o confisco dos bens do clero. Em troca, reconheceu o catolicismo como religião majoritária e se comprometeu a sustentar o clero no país.
                Fez aprovar o chamado Código Napoleônico, consagrando o direito à propriedade privada, instituindo o casamento civil, a igualdade de todos perante a lei e o direito à liberdade individual. Além disso, fez concessões aos camponeses, facilitando o acesso à propriedade da terra. Estimulou o desenvolvimento da indústria por meio da criação do Banco da França e adotou uma política protecionista, estabelecendo altos impostos sobre produtos importados. A chamada Era Napoleônica significou, internamente, a consolidação das conquistas da burguesia e do  campesinato no processo revolucionário.
                Napoleão pretendia espalhar a revolução pelo mundo. Ambicionava derrubar príncipes e reis em toda a Europa, enterrando de vez o Absolutismo. Pretendia submeter a Europa continental à sua influência e impor a preponderância francesa nos mercados do continente. O resultado foi uma sucessão de guerras. Seus exércitos invadiram a Prússia, a Áustria, a Holanda, a Bélgica, a Suíça. Napoleão destronou reis e nomeou seus parentes para governar diversos principados ou reinos.
                A Inglaterra, rival dos franceses desde o século XVIII, estava disposta a impedir a hegemonia da França no continente europeu. Mas os ingleses só tiveram êxito na guerra marítima, vencendo a Batalha de Trafalgar, na costa espanhola, em 1805. No mesmo ano, Napoleão impôs o Bloqueio Continental à Inglaterra, proibindo que todos os países europeus continentais, aliados ou não, comercializassem com os ingleses. Até o czar da Rússia, Alexandre I, aderiu ao bloqueio por meio do Tratado de Tilsit, em 1807.
                No continente, a coligação de exércitos prussianos, austríacos e russos não resistiu ao furacão napoleônico. Na Batalha de Austerlitz, em 1805, Napoleão usou seu gênio estratégico para massacrar os exércitos inimigos. Na Espanha ocupada, Napoleão deu a coroa ao irmão José Bonaparte, forçando a abdicação de Carlos IV. Pelo Tratado de Fontainebleau, assinado entre a França e Espanha em 1807, ficou ainda estabelecida a anexação de Portugal, que foi invadido em 1808, após seu governo se recusar a aderir ao Bloqueio Continental. A Família Real fugiu para o Brasil no dia 29 de novembro, um dia antes do exército francês tomar Lisboa.
                Deve-se frisar que Napoleão chegou a tomar Moscou (capital da Rússia). Venceu, mas não levou: a falta de suprimentos, agravada pelo intenso frio do inverno russo, arrasou o exército francês. Em dezembro, sob uma temperatura de quase 40 graus negativos, o exército napoleônico bateu em retirada, reduzido a pouco mais de 100 mil homens, dentre os mais de 600 mil que começaram a campanha.
                De volta a Paris, Napoleão desbaratou uma conspiração militar para derrubá-lo. Seu poder minguava. O Exército, enfraquecido, era incapaz de deter a nova coligação de exércitos inimigos. Tinha perdido a Batalha de Leipzig, antes mesmo de retornar a Paris, em 1813, e no mesmo ano seus exércitos foram derrotados na Espanha. Os franceses foram expulsos de cada uma das “províncias” conquistadas, como Bélgica, Holanda, Suíça, Espanha.
Ilustração da morte de Napoleão Bonaparte 
                Em 1814, Paris foi invadida pelos inimigos e Napoleão, obrigado a abdicar. Em maio, foi exilado na Ilha de Elba, com 800 homens, e a dinastia dos Bourbon, restaurada: a  coroa passou a Luís XVIII, irmão do guilhotinado Luís XVI. Porém, contando com o apoio de boa parte dos oficiais, Napoleão fugiu da Ilha de Elba e regressou à França, em março de 1815. Reassumiu o poder, expulsando Luís XVIII, e iniciou o chamado “governo dos Cem Dias”. Foi derrotado definitivamente na Batalha de Waterloo, na Bélgica, em Junho de 1815.

                Luís XVIII recuperou a coroa francesa e reinou até sua morte, em 1824, embora com poderes limitados. Napoleão morreu pouco antes, em 1821, prisioneiro dos ingleses na ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul.

A Revolução do Haiti

Adicionar legenda
                Poucos anos depois da Independência das Treze Colônias inglesas, os habitantes de uma colônia francesa pegaram em armas pela independência. Era Saint Domingue ocupada pelos franceses no século XVII e transformada, no século XVIII, numa das maiores produtoras de açúcar do Caribe.
                A colônia tinha o perfil das ilhas escravistas da região, com uma minoria de senhores, administradores e comerciantes brancos e uma imensa maioria de escravos de origem africana: cerca de 85% de uma população de 800 mil habitantes. Os quase 30 mil mestiços e negros libertos tinham papel importante na economia local, dominando cerca de um terço dos negócios na ilha.
                A eclosão da Revolução Francesa causou enorme impacto. Em princípio, dividiu os grandes senhores (grands blancs) entre os partidários do movimento e os leais ao Antigo Regime. Depois, abriu espaço para as reivindicações dos mestiços e libertos (affranchis), que exigiram enviar representantes aos Estados Gerais, convocados pelo rei Luís XVI em Paris. Os grands blancs se opuseram, e Vincent Ogé e Jean Baptista Chavanes lideraram uma insurreição contra os brancos, em 1790, na qual buscaram o apoio da Inglaterra, rival da França. Mas o golpe foi abortado e os líderes da rebelião executados.
                O quadro se agravou com o levante geral dos escravos e quilombolas, liderados por Boukman, Biassou e Jean-François, em 1791. Nessa altura, grands blancs e affranchis se uniram e pediram a intervenção da metrópole, que se encontrava dilacerada por conta da Revolução Francesa.
                Ainda assim, a França enviou 6 mil soldados em 1792, sob o comando do girondino Santhonax, para conter a rebelião e defender a colônia de um eventual ataque inglês. Para complicar a cena, os espanhóis resolveram retomar a ilha toda, enviando tropas de Santo domingo.
                Em 1793 o governo francês aboliu a escravidão nas colônias. Além disso, o comando-geral do exército recaiu sobre o negro Toussaint-Louverture, que venceu os espanhóis e dirigiu suas tropas contra as milícias dos grands blancs, inconformados com a abolição da escravidão. Porém, Toussaint se conduziu de forma ambígua em todo o processo, esforçando-se por ser leal à República francesa. Foi promovido, por esse motivo, a general de brigada do exército francês. Mas, com a mudança do quadro político na metrópole, adotou posições conservadoras, obrigando os negros a voltar a trabalhar nas plantações. Sua tentativa de manter o poder a qualquer preço descontentou à França e aos generais negros ao mesmo tempo.
                Em 1802, após a ascensão de Napoleão Bonaparte (1799), o governo francês decidiu restabelecer a escravidão em Saint Dominigue, e um poderoso exército de 60 mil homens – comandados pelo general Leclerc, cunhado de Napoleão – foi enviado à ilha. Toussaint-Louverture ainda conseguiu mobilizar suas tropas, agora contra os franceses iniciando a luta pela independência. Mas sua liderança estava com os dias contatos.
Nessa altura, a luta pela independência de Saint Domingue e pela abolição da escravidão eram faces da mesma moeda. Toussaint-Louverture foi capturado pelos franceses e morreu na França, mas a luta prosseguiu sob o comando de Jean-Jacques Dessalines e Alexandre Pétion, generais oriundos do exército quilombola.
Toussaint-Louverture
Em 1804, o exército rebelde, composto de africanos e seus descendentes, incluindo escravos, libertos e quilombolas, triunfou sobre os franceses. Foi proclamada a independência, escolhendo-se para o novo Estado o nome de Haiti (derivado de Ahti, nome indígena da ilha antes da colonização). Muitos brancos do Haiti foram massacrados ou  expulsos; muitos fugiram deixando seus bens para trás.
Mas as lutas prosseguiram internamente; Dessalines opô-se a outro general, Henri Cristoph, que em 1811 estabelecera o regime monárquico no norte da ilha, enquanto no sul vigorava uma república. A população do Haiti mergulhava numa crise da qual jamais sairia, perdendo o lugar de grande produtor de açúcar que ocupara até fins do século XVIII.

Na América, o Haiti foi o único caso de movimento no qual convergiram abolição da escravidão e proclamação da independência, incluindo o massacre de brancos vencidos. Tornou-se, por isso mesmo, um fantasma que assombrou por décadas senhores escravistas do continente

domingo, 3 de julho de 2016

Palestra na Escola Estadual Monsenhor Rocha - 29/06/2016


No último dia 29 de Junho, quarta-feira, na Escola Estadual Monsenhor Rocha, um momento especial marcou a vida de todos que estavam presentes. O senhor Milton Ghigliotty relatou com riquezas de detalhes as suas experiências de vida, os locais onde trabalhou como enfermeiro, durante o período conhecido como Guerra Fria. Os discentes ficaram emocionados com tanto carinho demonstrados pelo Milton e sua esposa, Dona Cidinha. Fica a certeza de que aquela noite fria ficou registrada para sempre na memória e no coração de todos. Mais uma vez, muito obrigado por tudo e que Deus sempre abençoe vocês e que continuem sendo especiais em nossas vidas.
















sábado, 2 de julho de 2016

Prova com gabarito - 3º Ano - Escola Estadual Monsenhor Rocha

           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                   Disciplina: História-Valor: 07pts. Data: 01 / 07 / 2016
Aluno(a):___________________________ Turma: 3º ano ____Turno: _____ Nota: ___

1. A Segunda Grande Guerra (1939-1945), a partir de 7 de dezembro de 1941, adquire um caráter mundial quando os:
A. (   ) Russos tomam a iniciativa de anexar o território dos Estados bálticos.
B. (   ) Alemães invadem a região mediterrânica da Ásia.
C. (X) Japoneses atacam a base americana de Pearl Habor.
D. (   ) Franceses, por determinação de Petain, ocupam o sudeste da Ásia.
E. (   ) Chineses cedem a maior parte do seu território às tropas do Eixo.

2. A II Guerra Mundial foi o maior conflito armado da história da humanidade, caracterizada pelo desenvolvimento da indústria bélica, ao ponto de se produzir a bomba atômica e toda a mortandade decorrente. Sobre o conflito, é incorreto afirmar que:
A. (   ) Os Estados Unidos entraram na guerra após o ataque japonês a Pearl Habor.
B. (   ) O Eixo era formado pela Alemanha, Itália e Japão.
C. (X) A guerra iniciou-se após a invasão da Alemanha no território soviético.
D. (   ) O evento final da II Guerra Mundial foram as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.
E. (   ) Em 1940, os alemães conseguiram ocupar Paris.



3. Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: A charge demonstra que não havia a necessidade de jogar as bombas sobre o Japão, pois os japoneses já haviam se rendido e não apresentavam resistência. Então, a ação norte-americana no país foi associada a ataques terroristas. 

4. Na Segunda Guerra Mundial, o bloco militar conhecido como Eixo era composto pelos seguintes países:

A. (X) Alemanha, Itália e Japão.
B. (   ) França, Inglaterra e Estados Unidos.
C. (   ) Alemanha, Itália e Rússia.
D. (   ) Inglaterra, Estados Unidos e Rússia.

5. Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro afirmar que:
A. (   ) O Brasil participou enviando apenas medicamentos e médicos para ajudar os feridos de guerra das tropas aliadas.
B. (   ) O Brasil ficou ao lado do Eixo e enviou soldados que combateram as forças aliadas em território italiano. 
C. (   ) O Brasil participou apenas fazendo a proteção do litoral e enviando armamentos às forças aliadas.
D. (X) O Brasil enviou soldados que combateram ao lado dos Aliados, principalmente em territórios da Itália.

 “Até setembro de 1944, não existiam crianças em Auschwitz: eram todas mortas a gás na chegada. Depois dessa data, começaram a chegar famílias inteiras de poloneses: todos eles foram tatuados, inclusive os recém-nascidos.”

6. O texto acima se refere:
A. (   ) Ao chamado holocausto do povo palestino.
B. (X) Ao chamado holocausto do povo judeu.
C. (   ) À Primeira Guerra Mundial.
D. (   ) À Segunda Guerra Mundial e à política de Anschluss.
E. (   ) Ao terror retratado pelo palestino Levi ao ver seu povo sendo dominado pelos ingleses.

Leia o texto a seguir e responda a questão. Cerca de 20 líderes mundiais reunidos na França deixaram de lado suas divergências políticas - sobretudo no que diz respeito à invasão do Iraque - para comemorar ontem os 60 anos do desembarque das tropas aliadas na Normandia. Nas homenagens aos mortos e aos veteranos de uma das batalhas mais decisivas da História, prevaleceu o espírito de união que garantiu a vitória sobre os nazistas na II Guerra Mundial. "JORNAL DO BRASIL", Rio de Janeiro, segunda-feira, 7 de junho de 2004. p. 20.

7. O texto citado faz referência a dois momentos de grande importância para a política mundial, o dia D (6 de junho de 1944) durante a 2ª Guerra Mundial (1939/45) e a invasão do Iraque por tropas de uma coalizão, lideradas pelos Estados Unidos da América em 2004.
Com base nesses acontecimentos:

A. Analise a importância do desembarque dos Aliados na Normandia para a II Guerra Mundial. 

Após o avanço dos exércitos soviéticos sobre as zonas ocupadas na frente oriental, na parte ocidental, articulava-se um ataque reunindo as forças inglesas e norte-americanas, na Normandia (costa norte da França) em 6 de junho de 1944, o chamado Dia D. Neste momento, iniciou-se a "corrida" entre as "democracias ocidentais" e a União Soviética para a reconquista dos territórios europeus invadidos pelos alemães e para o invasão da própria Alemanha.

B. Cite duas razões que geraram as divergências dos líderes mundiais frente à atual situação iraquiana.

R: Estados Unidos e Inglaterra de um lado a França e Alemanha, de outro divergiram sobre:  - a comprovação da existência das armar de destruição em massa no Iraque; - o papel da ONU; - a colaboração do Iraque com o chamado terrorismo internacional; - a forma de combater o terrorismo. 


"Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh! não se esqueçam
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor, sem perfume
Sem rosa, sem nada"

8. Podemos considerar que o texto acima debate:
A. (X) A herança terrível das bombas atômicas atiradas em Hiroshima e Nagasaky, no final da 2ª Guerra Mundial, levantando a necessidade de sua lembrança para defendermos a paz.
B. (   ) A poesia não trata dos problemas relativos à bomba atômica, à guerra e à paz.
C. (   ) As armas atômicas nunca seriam usadas como forma de poder entre as potências mundiais.
D. (   ) A paz só será garantida com a utilização de armas atômicas.
E. (   ) As armas atômicas deixaram poucas heranças culturais e políticas durante o período da Guerra Fria.

9. O Holocausto cometido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial se baseava em crenças pseudocientíficas que apontavam os germânicos (os alemães em particular) como:
A. (   ) Um povo de origem indo-europeia, iguais a todos os demais povos do mundo.
B. (   ) Um povo de origem ariana, iguais a todos os demais povos europeus e asiáticos, sendo superior apenas aos africanos.
C. (   ) Um povo de origem latina, cuja raça seria superior à de todas as demais que existem na Terra.
D. (   ) Um povo de origem judaica, superior aos arianos.
E. (X) Membros da raça ariana, surgida no norte da Europa e superior a todos os demais povos, principalmente os judeus.

10. O ataque à base naval de Pearl Harbor tornou-se um dos acontecimentos decisivos para o desfecho da Segunda Guerra Mundial. Esse ataque
A. (   ) Representou a primeira grande derrota dos aliados, uma vez que os japoneses passaram a utilizar armas atômicas contra cidades asiáticas, porque estas defendiam os aliados.
B. (X) Criou condições favoráveis para os aliados na luta contra as forças nazi-fascistas, pois foi um fato histórico decisivo para a entrada dos Estados Unidos da América na guerra.
C. (   ) Contribuiu para o aumento do poderio estratégico e militar dos alemães, haja vista o aniquilamento quase total das forças americanas e de seus aliados no Leste Europeu.
D. (   ) Marcou a derrota final dos países que faziam parte da Tríplice Entente, tornando-se o símbolo da restauração da democracia e do liberalismo em toda a Europa.
E. (   ) Foi importante para o fortalecimento do nazi-fascismo, em razão da vitória esmagadora das forças alemãs sobre o exército soviético e de outros países do Leste Europeu.


11. Escreva um texto (mínimo de 8 linhas), contendo os termos abaixo e a imagem apresentada acima:

A. Holocausto.
B. Nazismo.
C. Raça ariana.
D. Antissemitismo.
E. Hitler.

F. Judeus.

R: Resposta pessoal. 

Prova com gabarito - 2º Ano - Escola Estadual Monsenhor Rocha

           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                   Disciplina: História-Valor: 07pts. Data: 01 / 07 / 2016
Aluno(a):________________________Turma: 2º ano ____     Turno:_____Nota: _____

1. Qual das alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo?
A. (   ) Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa.
B. (   ) Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo comandado pela Igreja Católica.
C. (   ) Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para todos).
D. (X) Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.

2. Qual das alternativas abaixo apresenta apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas?
A. (   ) Defesa do regime absolutista, valorização do Mercantilismo; aumento do poder político dos membros da Igreja Católica.
B. (X) Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas ao Mercantismo e Absolutismo.
C. (   ) Fim de qualquer forma de governo; valorização das explicações baseadas nas crenças populares; sistema econômico controlado totalmente pelo Estado.
D. (   ) Aumento do poder das metrópoles sobre as colônias; criação de sistema de eleições diretas para escolher os reis; igualdade social (divisão igualitária dos bens e propriedades).

3. Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de importantes filósofos iluministas?
A. (   ) Alberto Magno, Aristóteles, Karl Marx e Norberto Bobbio.
B. (   ) Leonardo Boff, Giordano Bruno, Albert Camus e Augusto Comte.
C. (X) Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.
D. (   ) Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e Thomas Hobbes.

O Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável. O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem ser conduzido por outrem. Sapere aude!*Tenha a coragem de usar seu próprio entendimento.
 Essa é a divisa do Iluminismo.
IMMANUEL KANT (1784)

*Expressão latina que significa “tenha a coragem de saber, de aprender”.

4. No contexto da expansão capitalista no século XIX, uma das ideias centrais do Iluminismo, de acordo com o texto, está associada diretamente à valorização da:
A. (   ) Superioridade técnica   
B. (   ) Soberania econômica   
C. (   ) Liberdade política   
D. (X) Razão científica 

5.  Sobre o Iluminismo, marque (V) Verdadeiro e (F) Falso nas afirmações abaixo:
A. (F) foi um movimento revolucionário que surgiu na Inglaterra, no século XVIII.
B. (V) foi um movimento intelectual que surgiu na França, no século XVIII.
C. (V) defendia, no plano filosófico, a liberdade de pensamento e a igualdade de todos os homens perante as leis e, no plano econômico, a livre iniciativa.
D. (F) defendia o direito divino dos reis, o mercantilismo e o poder político da Igreja Católica.
E. (V) influenciou alguns governantes europeus, que implantaram reformas em seus países, ficando conhecidos como déspotas esclarecidos.

6. Adam Smith, autor de "A riqueza das nações", defendia em sua obra:
A. (   ) O governo da maioria
B. (   ) O governo parlamentar.
C. (X) A liberdade de comércio
D. (   ) O intervencionismo estatal na economia



7. Explique a charge acima com base em seus conhecimentos.

R: A charge evidencia que a divisão dos poderes proposta por Montesquieu tinha a finalidade de impedir o estabelecimento de governos autoritários. A forma proposta pelo filósofo seria fundamental para que a democracia se consolidasse e inviabilizaria a concentração de poder nas mãos de uma única pessoa. 

8. Sobre o chamado despotismo esclarecido é correto afirmar que
A. (   ) Foi um fenômeno comum a todas as monarquias europeias, tendo por característica a utilização dos princípios do Iluminismo.
B. (   ) Foram os déspotas esclarecidos os responsáveis pela sustentação e difusão das ideias iluministas elaboradas pelos filósofos da época.
C. (   ) Foi uma tentativa bem intencionada, embora fracassada, das monarquias europeias reformarem estruturalmente seus Estados.
D. (   ) Foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotarem o programa de modernização proposto pelos filósofos iluministas.
E. (X) Foi uma tentativa, mais ou menos bem sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes.

"Um comerciante está acostumado a empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um frequentemente vê seu dinheiro afastar-se e voltar às suas mãos com lucro; o outro, quando se separa do dinheiro, raramente espera vê-lo de novo. Esses hábitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e disposições em toda espécie de atividade. O comerciante é, em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tímido em seus empreendimentos..."
 (Adam Smith, A RIQUEZA DAS NAÇÕES, Livro III, capítulo 4)
           
9. Neste pequeno trecho, Adam Smith
A. (X) Contrapõe lucro a renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos.
B. (   ) Mostra as vantagens do capitalismo comercial em face da estagnação medieval.
C. (   ) Defende a lucratividade do comércio contra os baixos rendimentos do campo.
D. (   ) Critica a preocupação dos comerciantes com seus lucros e dos cavalheiros com a ostentação de riquezas.
E. (   ) Expõe as causas da estagnação da agricultura no final do século XVIII.

10. Escreva sobre a situação dos trabalhadores nas fábricas durante a Revolução Industrial.

R: Os trabalhadores eram explorados de uma forma intensa, pois realizavam atividades cansativas durante pelo menos 15 horas por dia. Além disso, não tinham nenhum tipo de direito trabalhista garantido e, além disso, o governo estava ao lado dos patrões, contrário aos trabalhadores.


11. Identifique, nas sentenças a seguir citadas, aquela que expressa o pensamento de Montesquieu:
A. (X) "É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder".
B. (   ) "(...) é preciso (...) encontrar uma forma de associação que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associação, de qualquer força comum, e pela qual, cada um, não obedeça senão a si mesmo, ficando assim tão livre quanto antes."
C. (   ) "O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos incapacitados. Não se pode obter tais resultados a não ser por um Poder Democrático."
D. (   ) "A única maneira de erigir-se um poder, capaz de defendê-los contra a invasão e danos infligidos, uns contra os outros (...) consiste em conferir todo o poder e força a um só homem."
E. (   ) “O homem é o único animal racional, porém, o único que comete absurdos”. 

12. Diferencie o movimento Cartista do movimento Ludista.

R: O movimento ludista foi a quebra de máquinas, pois os trabalhadores culpavam as máquinas pela sua exploração. Já o movimento cartista foi mais organizado, pois os trabalhadores escreveram cartas e enviaram ao Parlamento exigindo melhores condições de vida e de trabalho.




13. Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: A charge mostra que existia uma rígida divisão do trabalho dentro das fábricas. Além disso, os trabalhadores eram sumariamente explorados e alienados.

Prova com gabarito - 1º ano - Escola Estadual Monsenhor Rocha

ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                   Disciplina: História-Valor: 07pts. Data: 01 / 07 / 2016
Aluno(a):_______________________Turma: 1º ano ____Turno: Matutino   Nota: _____

1. Sobre a origem do Feudalismo, é correto afirmar:
A. (   ) Ele teve início ainda no Império Romano, durante o governo do imperador Nero.
B. (   ) Ele começou no século XV, com o início das conquistas marítimas de Portugal e Espanha.
C. (   ) Ele teve início na África durante o século V e espalhou-se pela Ásia e Europa no século VI.
D. (X) Ele começou a se formar na Europa no século V, com a invasão do Império Romano pelos povos germânicos.
  
2. Qual das alternativas abaixo apresenta características importantes do feudalismo?
A. (   ) Prevalência do trabalho assalariado; poder centralizado nas mãos do monarca; uso de moedas em todos os feudos.
B. (   ) Economia baseada na produção de mercadorias industrializadas; sistema de eleições para a escolha dos governantes; prevalência do trabalho servil (dos servos).
C. (X) Poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais); feudo como principal unidade política, administrativa e econômica; prevalência do trabalho servil; agricultura como base da economia.
D. (   ) Economia dinâmica com muito contato comercial entre os feudos; poder nas mãos dos cavaleiros medievais, divisão de terras igualitárias para todos do feudo.
  
3. Sobre a sociedade feudal é correto afirmar que:
A. (   ) Ela era justa, pois todos possuíam os mesmo direitos e deveres.
B. (   ) Ela era dinâmica, pois era muito fácil uma pessoa passar de uma camada para outra superior.
C. (   ) A maior parte da sociedade era composta por nobres (reis, senhores feudais, cavaleiros).
D. (X) Ela era hierarquizada e com pouca mobilidade social. Havia os que trabalhavam (servos camponeses), os que oravam (clero) e os que guerreavam (nobreza).
  
4. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características da economia feudal?
A. (X) A base era a agricultura e as relações comerciais ocorriam, principalmente, através do sistema de trocas.
B. (   ) A base era o artesanato e as relações comerciais ocorriam, principalmente, através do sistema monetário (uso de moedas).
C. (   ) A economia era controlada pelos servos, que detinham quase toda a riqueza da Europa na época feudal.
D. (   ) A terra tinha pouco valor, pois o comércio era a base da economia feudal.

5. Defina os impostos abaixo:

A. Banalidades.

R: Era tributos do feudalismo pagos pelos servos para a utilização de equipamentos e instalações do senhorio. Pois o senhor feudal detinha todos esse equipamentos.

B. Talha

R: A talha a era uma obrigação feudal na qual o servo tinha de repassar, aos nobres proprietários das terras onde os mesmos viviam, uma percentagem da produção agrícola.

C. Corveia

R: Corveia era a prestação de trabalhos gratuitos ao senhor Feudal para obtenção de parte ou uso de terras do feudo.

6. Qual das alternativas abaixo apresenta causas do enfraquecimento do feudalismo na Europa?
A. (   ) A Revolução Industrial do século XVIII fez com que o feudalismo perde-se força em quase toda Europa.
B. (X) O renascimento comercial, impulsionado pelas Cruzadas, deu início ao enfraquecimento do feudalismo no século XII.
C. (   ) A influência da Igreja Católica na política foi a principal causa do enfraquecimento e fim do feudalismo.
D. (   ) A Reforma Protestante fez com que muitos senhores feudais abandonassem o poder, transferindo-o para os monarcas.

7. Quem eram os “bárbaros” e de que forma contribuíram para a formação da sociedade feudal?
A. (   ) Os “bárbaros” eram os romanos que construíram um grande império no interior da Europa que deu origem a sociedade feudal.
B. (X) Os “bárbaros” eram povos que invadiram e destruíram o Império Romano provocando a fuga da população para o campo, fazendo surgir a sociedade feudal.
C. (   ) Os “bárbaros” eram os trabalhadores que tinham a obrigação de entregar parte de sua colheita, dando origem a servidão feudal.
D. (   ) Os “bárbaros” eram os primeiros guerreiros que lutaram pelo Império Romano, assim transformando-se nos nobres da sociedade feudal.
E. (   ) Os “bárbaros” eram feiticeiros condenados pela Igreja Católica que, dessa forma, fortalecia a religião na sociedade feudal.

Observe o trecho de uma canção popular medieval:
“... nunca bebe o vinho de suas parreiras, nem prova migalha do bom alimento. Se ele tiver ganso ou galinha gorda em seu quintal, tudo isso terá de ser do senhor. Muito feliz será aquele que puder ter seu pão preto e em pouco de sua manteiga...”
8. Que grupo social está representado na canção?
A. (   ) o clero.
B. (   ) a nobreza
C. (   ) a burguesia.
D. (X) o servo.
E. (   ) o proletariado.

9. Uma das características a ser reconhecida no feudalismo europeu é:
A. (   ) A economia do feudo era dinâmica, estando voltada para o comércio dos feudos vizinhos.
B. (   ) A sociedade feudal era semelhante ao sistema de castas.
C. (   ) As relações de produção eram escravocratas.
D. (   ) Os ideais de honra e fidelidade vieram das instituições dos hunos.
E. (X) Os servos estavam presos a várias obrigações, entre elas o pagamento anual da capitação, talha e banalidades.

“[A peste negra] era transmitida essencialmente pelos parasitas, principalmente as pulgas e os ratos. Era uma doença exótica, contra a qual os organismos dos europeus não tinham defesas. Veio da Ásia pela rota da seda. Veja: a epidemia, essa catástrofe, é, portanto, também um dos efeitos do progresso, do crescimento.”

10. A partir do texto, que trata do aparecimento da peste negra na Europa do século XIV, podemos dizer que
A. (X) A integração entre regiões diferentes do planeta, provocada pelo comércio e por intercâmbios culturais, também pode contribuir para a disseminação de doenças.
B. (   ) As doenças ficam em geral confinadas ao local de manifestação original e quando se alastram para outras áreas não provocam grandes problemas nem geram epidemias.
C. (   ) Epidemias, como a peste negra, são provocadas pela ira divina e não podem ser tratadas pelos homens, a não ser que a medicina recorra a procedimentos religiosos.
D. (   ) Más condições de higiene e a falta de um sistema unificado de atendimento médico foram os principais responsáveis pela proliferação dos parasitas que provocaram a peste negra.
E. (   ) Problemas de saúde, como a peste negra, derivam sempre da miséria social e as epidemias avançam apenas em períodos de crise econômica e conflitos sociais.

“A instituição das corveias variava de acordo com os domínios senhoriais, e, no interior de cada um, de acordo com o estatuto jurídico dos camponeses, ou de seus mansos [parcelas de terra].”

11. Esta frase sobre o feudalismo trata:
A. (   ) Da vassalagem.
B. (   ) Do colonato.
C. (   ) Do comitatus.
D. (X) Da servidão.
E. (   ) Da guilda.



12. Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: A charge evidencia o massacre empreendido pelos Primeiro e Segundo Estados sobre o Terceiro, por causa do pagamento de impostos.

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...