ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
Disciplina: História-Valor:08
pts. Data: __/__/ 2019
Aluno(a):_________________________
Nº ____ Turma: 3º ano: __ Turno: _____________ Nota: _____
1. Muitos
historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise
das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos
todos corretos a favor de tal opinião.
A. ( ) A economia de guerra
levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi
invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em
função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades
econômicas que abalaram os países liberais sobretudo através da inflação.
B.
( ) Em todos os países, a economia de
guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas
privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em xeque os pilares básicos da
sociedade liberal.
C.
( ) Durante a guerra, foi preciso
instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a
França e a Inglaterra, em um prenúncio do fascismo ainda por vir.
D.
( ) A guerra transformou Estados antes
liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o
trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito
às liberdades individuais.
E.
( ) Derrotadas na Primeira Guerra
Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, impotentes para
conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.
2. O que foi a NEP
executada por Lenin?
R: A NEP foi um plano de governo
que consistia em adotar algumas práticas e princípios do capitalismo, para,
posteriormente, implantar o modo comunista de produção.
3. Os
países envolvidos na I Guerra Mundial dividiram-se em duas coligações de nações
que se enfrentaram durante os anos da guerra, formadas inicialmente por seis
países. Qual das alternativas indica corretamente as coligações de nações e os
países participantes?
A.
( ) Eixo, formado por Alemanha, Itália
e Japão; e os Aliados, composto por França, Inglaterra e Estados Unidos.
B. ( ) Tríplice Aliança,
composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e a Tríplice Entente, formada
pela França, Inglaterra e Rússia.
C.
( ) Eixo, formado por Alemanha, Itália
e Japão; e Tríplice Entente, formada pela França, Inglaterra e Rússia.
D.
( ) Tríplice Aliança, composta pela
Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e os Aliados, composto por França,
Inglaterra e Estados Unidos.
Três décadas — de
1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países
europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional
na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o
período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos
empolgantes na Ásia e na África.
4. O
processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra
na medida em que
A.
( ) Difundiu as teorias socialistas.
B. ( ) Acirrou as disputas territoriais.
C. ( ) Superou as crises econômicas.
D. ( ) Multiplicou os conflitos religiosos.
E. ( ) Conteve os sentimentos xenófobos.
B. ( ) Acirrou as disputas territoriais.
C. ( ) Superou as crises econômicas.
D. ( ) Multiplicou os conflitos religiosos.
E. ( ) Conteve os sentimentos xenófobos.
5. Aponte as
justificativas que explicam a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial, em
1917.
R: Os navios norte-americanos estavam sendo atacados pelos países da
Tríplice Entente. Além disso, o governo dos EUA desejava receber os
investimentos direcionados aos países da Tríplice Entente.
"Artigos do
Tratado de Versalhes (séc. XX):
Art.
45 - Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de
exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre.
Art.
119 - A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos
sobre as colônias ultramarinas.
Art.
171 - Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros
blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de
guerra.
Art.
232 - A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população
civil das potências aliadas e a seus bens".
6. De
acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de
Versalhes:
A.
( ) Encerrou a 2ª Guerra Mundial,
fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos
Aliados.
B. ( ) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.
C. ( ) Estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, culminando na 1ª Guerra Mundial.
D. ( ) Permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha no fim da 2ª Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética.
E. ( ) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da 1ª Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.
B. ( ) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.
C. ( ) Estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, culminando na 1ª Guerra Mundial.
D. ( ) Permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha no fim da 2ª Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética.
E. ( ) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da 1ª Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.
7. Qual das
alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da Primeira Guerra Mundial?
A.
( ) A influência dos Estados Unidos na
política econômica europeia no início do século XX.
B. ( ) O descontentamento da
Itália e Alemanha com a divisão de territórios na África e Ásia no processo de
Neocolonialismo (século XIX).
C.
( ) A união política, econômica e
militar entre Alemanha e Grã-Bretanha.
D.
( ) O processo de globalização
econômica e a formação da União Europeia no final do século XIX.
8. Uma das principais
causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as
camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas
abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?
A.
( ) Trabalhadores urbanos, clero e
nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses
vivendo em situação de miséria.
B. ( ) Trabalhadores rurais
vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos
pelas camadas mais baixas da sociedade.
C.
( ) Agricultura atrasada, distribuição
de renda igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a
nobreza.
D.
( ) Boa situação econômica para toda
população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.
9. Sobre o fim da
Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:
A.
( ) Os países da Tríplice Aliança
venceram o conflito e retomaram o controle de diversos territórios na Europa,
Ásia e África.
B.
( ) Embora derrotados, Alemanha e
Império Austro-Húngaro não sofreram punições e restrições militares.
C. ( ) Os países da Tríplice
Aliança saíram derrotados e foram forçados a assinarem o Tratado de Versalhes,
que impôs severas punições e restrições aos derrotados, principalmente à
Alemanha.
D.
( ) Com a derrota na Primeira Guerra
Mundial, os países da Tríplice Entente, principalmente Rússia e Grã-Bretanha,
sofreram com uma forte crise econômica nas três décadas seguintes.
10. Observe
a foto destes soldados britânicos entrincheirados durante a Primeira Guerra
Mundial.
11. Com base nessas
informações, responda:
a) Identifique as
duas fases que marcam os conflitos da Primeira Guerra Mundial.
R: Para responder essa questão,
basta identificar os dois momentos distintos da Primeira Guerra Mundial. Entre
1914 – 1915, a Guerra de Movimento esteve marcada pelos violentos ataques dos
exércitos alemães. Já entre 1915 e 1918, a guerra de posições demonstra o maior
equilíbrio de forças entre os inimigos que lutavam na guerra.
b) Descreva as dificuldades
experimentadas pelos soldados que lutaram nas trincheiras da Primeira Guerra.
R: As trincheiras
impunham aos soldados condições de vida extremas, onde tinham que se submeter à
insalubridade e o desconforto das valas que separavam os exércitos inimigos.
Não raro, as trincheiras se transformavam em foco de doenças que poderiam ser
tão mortais quanto o poder de fogo das armas inimigas.
12. O
Partido Socialista era composto de duas correntes com diferentes idéias a
respeito de como os operários tomariam o poder da Rússia: Os bolcheviques e os
mencheviques. A partir desta informação podemos afirmar que:
I-
Os bolcheviques achavam que se deveria formar um partido capaz do organizar a
classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada.
II-
Os mencheviques acreditavam que deveria formar um grande partido de massas,
incluindo a burguesia, e participar das atividades políticas.
III-
Lenin era o líder dos mencheviques e Kerensky dos bolcheviques.
IV-
Bolchevique significa maioria e Menchevique significa minoria.
V-
Os mencheviques conseguiram impor suas idéias e conduziram a Revolução Russa.
Após
analisar as proposições acima assinale a alternativa correta:
A.
( ) Apenas a alternativa I é
correta.
B.
( ) Apenas a alternativa II é
correta
C.
( ) Apenas a alternativa III é
correta
D.
( ) As alternativas I e III estão
corretas
E. ( ) As alternativas
I, II e IV estão corretas.
13. “Todo
poder aos sovietes” Esta frase de Lenin estabelecia uma das bases da Revolução
Bolchevique. O que eram os Sovietes?
A.
( ) Representavam os conselhos
populares formados pela burguesia industrial, os camponeses e os
operários.
B.
( ) Assembléia capaz do organizar a
classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada
C. ( ) Significa
comitês, eram congressos que reuniam trabalhadores, soldados e camponeses.
D.
( ) Um tipo de assembléia chamada Duma
que congregaria representantes os trabalhadores e de outra classes sociais.
14. Quais as principais medidas estabelecidas pelos
bolcheviques ao chegar no poder?
A. (
) Estatizou fábricas, bancos,
confiscou os bens e propriedades. Distribuindo os latifúndios aos camponeses.
Retirou a Rússia da guerra
B. ( ) Mantiveram a Rússia na guerra. Aplicaram a economia de mercado e
derrubaram o governo provisório.
C. ( ) Aboliram a censura à imprensa, legalizaram os partidos políticos e
concederam anistia aos exilados políticos.
D. ( ) Derrubaram o Czar. Mantiveram a Rússia na guerra. Não atenderam a
principal reivindicação dos camponeses: a reforma agrária
15. Diferencie as ideais
de Stalin das de Trotsky.
R: Stálin defendia a concepção de que o comunismo deveria ser
adotado primeiramente na URSS para, posteriormente, ser incentivado em outras
nações. Contudo, Trotsky afirmava que, para
consolidar o comunismo no país soviético seria fundamental incrementar o
modo de produção comunista no continente europeu.
16. A Revolução Russa
de outubro de 1917 foi liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as
seguintes ações:
A.
( ) Implantação o sistema capitalista
na Rússia após a revolução.
B.
( ) Um governo socialista, apoiado pela
nobreza russa.
C.
( ) Distribuição de terras, igualdade
social, democracia e participação do clero nas decisões do governo.
D. ( ) Paz (saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial),
terra, pão, liberdade e trabalho.
17. Qual das
alternativas abaixo explica melhor a situação política da Rússia após a
Revolução?
A. ( ) O sistema político
era unipartidário, ou seja, o governo era controlado por um único partido
político: PC (Partido Comunista).
B.
( ) O sistema político era
bipartidário, ou seja, o governo era controlado por dois partidos políticos: PC
(Partido Comunista) e PM (Partido Monarquista).
C.
( ) Existiam vários partidos políticos
e os presidentes eram escolhidos através de eleições diretas.
D.
( ) Embora houvesse apenas um partido
político, o Partido Comunista, havia muita liberdade política e de expressão
onde todos podiam manifestar livremente suas opiniões e posições políticas sem
sofrer perseguições.
18. Relacione
a imagem acima com a Primeira Guerra Mundial.
R: O imperialismo desenvolveu a
rivalidade entre os países europeus, culminando na eclosão da grande guerra.
É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a
nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.
Mario Sergio Cortella