terça-feira, 23 de abril de 2019

Prova com gabarito - 3º Ano - E. E. Monsenhor Rocha


           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                Disciplina: História-Valor:08 pts. Data: __/__/ 2019
Aluno(a):_________________________ Nº ____ Turma: 3º ano: __            Turno: _____________             Nota: _____

1. Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor de tal opinião.
A. (   ) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais sobretudo através da inflação.
B. (   ) Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em xeque os pilares básicos da sociedade liberal.
C. (   ) Durante a guerra, foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, em um prenúncio do fascismo ainda por vir.
D. (   ) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.
E. (   ) Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.

2. O que foi a NEP executada por Lenin?

R: A NEP foi um plano de governo que consistia em adotar algumas práticas e princípios do capitalismo, para, posteriormente, implantar o modo comunista de produção.

3. Os países envolvidos na I Guerra Mundial dividiram-se em duas coligações de nações que se enfrentaram durante os anos da guerra, formadas inicialmente por seis países. Qual das alternativas indica corretamente as coligações de nações e os países participantes?
A. (   ) Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão; e os Aliados, composto por França, Inglaterra e Estados Unidos.
B. (   ) Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e a Tríplice Entente, formada pela França, Inglaterra e Rússia.
C. (   ) Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão; e Tríplice Entente, formada pela França, Inglaterra e Rússia.
D. (   ) Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e os Aliados, composto por França, Inglaterra e Estados Unidos.

Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.

4. O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que
A. (   ) Difundiu as teorias socialistas.
B. (   ) Acirrou as disputas territoriais.
C. (   ) Superou as crises econômicas.
D. (   ) Multiplicou os conflitos religiosos.
E. (   ) Conteve os sentimentos xenófobos.

5. Aponte as justificativas que explicam a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial, em 1917.

R: Os navios norte-americanos estavam sendo atacados pelos países da Tríplice Entente. Além disso, o governo dos EUA desejava receber os investimentos direcionados aos países da Tríplice Entente.

"Artigos do Tratado de Versalhes (séc. XX):
Art. 45 - Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre.
Art. 119 - A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas.
Art. 171 - Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra.
Art. 232 - A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens".

6. De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:
A. (   ) Encerrou a 2ª Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados.
B. (   ) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.
C. (   ) Estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, culminando na 1ª Guerra Mundial.
D. (   ) Permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha no fim da 2ª Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética.
E. (   ) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da 1ª Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.

7. Qual das alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da Primeira Guerra Mundial?
A. (   ) A influência dos Estados Unidos na política econômica europeia no início do século XX.
B. (   ) O descontentamento da Itália e Alemanha com a divisão de territórios na África e Ásia no processo de Neocolonialismo (século XIX).
C. (   ) A união política, econômica e militar entre Alemanha e Grã-Bretanha.
D. (   ) O processo de globalização econômica e a formação da União Europeia no final do século XIX.

8. Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?
A. (   ) Trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação de miséria.
B. (   ) Trabalhadores rurais vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas da sociedade.
C. (   ) Agricultura atrasada, distribuição de renda igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza.
D. (   ) Boa situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.

9. Sobre o fim da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:
A. (   ) Os países da Tríplice Aliança venceram o conflito e retomaram o controle de diversos territórios na Europa, Ásia e África.
B. (   ) Embora derrotados, Alemanha e Império Austro-Húngaro não sofreram punições e restrições militares.
C. (   ) Os países da Tríplice Aliança saíram derrotados e foram forçados a assinarem o Tratado de Versalhes, que impôs severas punições e restrições aos derrotados, principalmente à Alemanha.
D. (   ) Com a derrota na Primeira Guerra Mundial, os países da Tríplice Entente, principalmente Rússia e Grã-Bretanha, sofreram com uma forte crise econômica nas três décadas seguintes.

10. Observe a foto destes soldados britânicos entrincheirados durante a Primeira Guerra Mundial.

Resultado de imagem para guerra de trincheiras

11. Com base nessas informações, responda:
a) Identifique as duas fases que marcam os conflitos da Primeira Guerra Mundial.

R: Para responder essa questão, basta identificar os dois momentos distintos da Primeira Guerra Mundial. Entre 1914 – 1915, a Guerra de Movimento esteve marcada pelos violentos ataques dos exércitos alemães. Já entre 1915 e 1918, a guerra de posições demonstra o maior equilíbrio de forças entre os inimigos que lutavam na guerra.


b) Descreva as dificuldades experimentadas pelos soldados que lutaram nas trincheiras da Primeira Guerra.

R: As trincheiras impunham aos soldados condições de vida extremas, onde tinham que se submeter à insalubridade e o desconforto das valas que separavam os exércitos inimigos. Não raro, as trincheiras se transformavam em foco de doenças que poderiam ser tão mortais quanto o poder de fogo das armas inimigas.

12. O Partido Socialista era composto de duas correntes com diferentes idéias a respeito de como os operários tomariam o poder da Rússia: Os bolcheviques e os mencheviques. A partir desta informação podemos afirmar que:
I- Os bolcheviques achavam que se deveria formar um partido capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada.
II- Os mencheviques acreditavam que deveria formar um grande partido de massas, incluindo a burguesia, e participar das atividades políticas.
III- Lenin era o líder dos mencheviques e Kerensky dos bolcheviques.
IV- Bolchevique significa maioria e Menchevique significa minoria.
V- Os mencheviques conseguiram impor suas idéias e conduziram a Revolução Russa.

Após analisar as proposições acima assinale a alternativa correta:
A. (   ) Apenas a alternativa I é correta.          
B. (   ) Apenas a alternativa II é correta   
C. (   ) Apenas a alternativa III é correta         
D. (   ) As alternativas I e III estão corretas     
E. (   ) As alternativas I, II e IV estão corretas. 

13. “Todo poder aos sovietes” Esta frase de Lenin estabelecia uma das bases da Revolução Bolchevique.  O que eram os Sovietes?
A. (   ) Representavam os conselhos populares formados pela burguesia industrial, os camponeses e os operários. 
B. (   ) Assembléia capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada
C. (   ) Significa comitês, eram congressos que reuniam trabalhadores, soldados e camponeses.
D. (   ) Um tipo de assembléia chamada Duma que congregaria representantes os trabalhadores e de outra classes sociais.

14. Quais as principais medidas estabelecidas pelos bolcheviques ao chegar no poder?
A. (   ) Estatizou fábricas, bancos, confiscou os bens e propriedades. Distribuindo os latifúndios aos camponeses. Retirou a Rússia da guerra
B. (   ) Mantiveram a Rússia na guerra. Aplicaram a economia de mercado e derrubaram o governo provisório.
C. (   ) Aboliram a censura à imprensa, legalizaram os partidos políticos e concederam anistia aos exilados políticos. 
D. (   ) Derrubaram o  Czar. Mantiveram a Rússia na guerra. Não atenderam a principal reivindicação dos camponeses: a reforma agrária 

15. Diferencie as ideais de Stalin das de Trotsky.

R: Stálin defendia a concepção de que o comunismo deveria ser adotado primeiramente na URSS para, posteriormente, ser incentivado em outras nações. Contudo, Trotsky afirmava que, para consolidar o comunismo no país soviético seria fundamental incrementar o modo de produção comunista no continente europeu.

16. A Revolução Russa de outubro de 1917 foi liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as seguintes ações:
A. (   ) Implantação o sistema capitalista na Rússia após a revolução.
B. (   ) Um governo socialista, apoiado pela nobreza russa.
C. (   ) Distribuição de terras, igualdade social, democracia e participação do clero nas decisões do governo.
D. (   ) Paz (saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial), terra, pão, liberdade e trabalho.

17. Qual das alternativas abaixo explica melhor a situação política da Rússia após a Revolução?
A. (   ) O sistema político era unipartidário, ou seja, o governo era controlado por um único partido político: PC (Partido Comunista).
B. (   ) O sistema político era bipartidário, ou seja, o governo era controlado por dois partidos políticos: PC (Partido Comunista) e PM (Partido Monarquista).
C. (   ) Existiam vários partidos políticos e os presidentes eram escolhidos através de eleições diretas.
D. (   ) Embora houvesse apenas um partido político, o Partido Comunista, havia muita liberdade política e de expressão onde todos podiam manifestar livremente suas opiniões e posições políticas sem sofrer perseguições.

Resultado de imagem para charge sobre o imperialismo

18. Relacione a imagem acima com a Primeira Guerra Mundial.

R: O imperialismo desenvolveu a rivalidade entre os países europeus, culminando na eclosão da grande guerra.



É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.

Mario Sergio Cortella

Prova de história - 2º Ano - E. E. Monsenhor Rocha


           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                Disciplina: História-Valor:08 pts. Data: __/__/ 2019
Aluno(a):______________________________ Nº ____ Turma: 2º ano: __      Turno: _____________                                                                  Nota: _____

1. A Revolução Francesa iniciou-se em 1789 e estendeu-se até 1799, quando Napoleão Bonaparte assumiu o poder da França com o Golpe de 18 de Brumário. Esse acontecimento foi influenciado pelos ideais do:
A. (   ) Romantismo
B. (   ) Iluminismo
C. (   ) Socialismo
D. (   ) Anarquismo
E. (   ) Niilismo

2. Em 1789, o quadro da sociedade francesa era de intensa crise econômica e de grande convulsão social. O rei francês, como saída para a crise, optou por convocar os Estados Gerais. Selecione a alternativa que descreve corretamente do que se trata os Estados Gerais:
A. (   ) Uma assembleia convocada em momentos de crise que reunia os representantes dos três estados (classes) para debater soluções.
B. (   ) Era realizada uma assembleia em que os membros da nobreza francesa reuniam-se em Versalhes durante uma semana para escolher novos burocratas para o país.
C. (   ) Era a destituição imediata de todos os ministros da nação.
D. (   ) A convocação dos grandes representantes da Igreja na França para que aconselhassem o rei a tomar decisões.
E. (   ) Um imposto emergencial e compulsório que era convocado em momentos de grande crise. A população obrigatoriamente deveria fornecer uma contribuição extra para os cofres reais.

3. Podemos apontar como uma das principais causas da Revolução Francesa:
A. (   ) As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.
B. (   ) A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema político da França.
C. (   ) As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para monarca e ministros.
D. (   ) A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.

4. Um dos fatos históricos mais importantes da Revolução Francesa foi:
A. (   ) A decretação de leis que garantiam igualdade de direitos na França em 1789.
B. (   ) A união do clero e da burguesia em prol da derrubada da monarquia e implantação da República.
C. (   ) A Queda da Bastilha (principal prisão política da monarquia francesa) em 14 de julho de 1789.
D. (   ) O apoio de Napoleão Bonaparte ao governo do monarca Luís XVI.

5. Relacione o Bloqueio Continental com a vinda da Família Real para o Brasil.

R: O Bloqueio Continental, decretado por Napoleão, proibia os países europeus de comercializar com a Inglaterra. Diante disso, Portugal decidiu transferir a corte para o Brasil, visando continuar suas relações comerciais com os ingleses.

6. Durante o processo revolucionário quem eram os girondinos e o que defendiam?
A. (   ) Eram representantes da monarquia que queriam reestabelecer o regime monárquico na França.
B. (   ) Era um grupo político que representava a alta burguesia e queria evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
C. (   ) Eram representantes da baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.
D. (   ) Eram integrantes do clero e defendiam maior participação da Igreja na política francesa.

7. Uma das fases mais dramáticas da Revolução Francesa ficou conhecida como "O Terror", período em que o poder estava nas mãos dos jacobinos que dominavam a Convenção. Assinale o fato abaixo que ocorreu nesta fase:
A. (   ) Convocação dos Estados Gerais por Luís XVI;
B. (   ) Aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão;
C. (   ) Queda da Bastilha;
D. (   ) Abolição dos direitos feudais sobre os camponeses;
E. (   ) Os preços dos alimentos foram tabelados;

8. Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que
A. (   ) Teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem.
B. (   ) Fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime.
C. (   ) Nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados sans-culottes.
D. (   ) Foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou em mais de um século, o progresso econômico da França.
E. (   ) Abortou, pois a nobreza sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da riqueza, quanto do ponto de vista político, impediu que a burguesia a concluísse.

9. Um dos episódios históricos de maior relevância para a humanidade foi a Revolução Francesa. Sobre ela pode-se afirmar que:
A. (   ) A denominada fase do Terror ocorreu sob a liderança de expressivos membros do Primeiro Estado, principalmente dos grupos extremistas girondinos.
B. (   ) Marat, Danton e Montesquieu, liderando a ala dos jacobinos , organizaram o golpe de Estado de Napoleão Bonaparte.
C. (   ) Foi amplamente influenciada pela idéias de Rousseau, que pressupõem que os seres humanos nascem livres e iguais, e que a comunidade pode destituir os governantes que se negam a executar a vontade geral.
D. (   ) Adotou a forma tripartite de governo concebida como Reação Termidoriana.
E. (   ) Teve no 18 Brumário um de seus eventos mais importantes, com a queda da 8astilha e o fim da era vitoriana.

10. A Declaração dos Direitos do Homem era, principalmente.
A. (   ) Um documento político-burguês que garantia para o povo francês igualdade perante a lei.
B. (   ) Um vasto programa de reformas políticas com bases totalmente democráticas.
C. (   ) O primeiro documento que garantia os direitos sociais aos trabalhadores.
D. (   ) O reflexo do pensamento absolutista e suas restrições à liberdade e direitos políticos no século XVIII.
E. (   ) Uma reivindicação do povo, dirigida às autoridades.

11. “Chegou a hora da igualdade passar a foice por todas as cabeças. Portanto, legisladores, vamos colocar o terror na ordem do dia.” (Discurso de Robespierre na Convenção) A fala de Robespierre ocorreu num dos períodos mais intensos da Revolução Francesa. Esse período caracterizouse:
A. (   ) Pela fundação da monarquia constitucional, marcada pelo funcionamento da Assembléia Nacional.
B. (   ) Pela organização do Diretório, marcado pela adoção do voto censitário.
C. (   ) Pela reação termidoriana, marcada pelo fortalecimento dos setores conservadores.
D. (   ) Pela convocação dos Estados Gerais, que pôs fim ao absolutismo francês.
E. (   ) Pela criação do Comitê de Salvação Pública e a radicalização da revolução.

12. O Tratado de Viena, assinado em 1815, tinha por principal objetivo:
A. (   ) Estabelecer uma paz duradoura na Europa, que impedisse as guerras e revoluções, consolidando o princípio da legitimidade monárquica.
B. (   ) Ratificar a supremacia da Prússia, no contexto político da Europa Ocidental, para garantir o triunfo de uma onda contrarrevolucionária.
C. (   ) Assegurar ao Império Austro-Húngaro o controle da Europa Continental, assim como da impedir a expansão da Rússia.
D. (   ) Impedir a ascensão da classe média ao poder, que iniciara uma série de revoluções em vários países da Europa Ocidental.
E. (   ) Criar um sistema repressivo capaz de conter as primeiras vagas do movimento socialista na Europa, através da exclusão da influência da França.

13. A criança deve ser protegida contra as práticas que possam levar à discriminação racial, à discriminação religiosa ou a qualquer outra forma de discriminação.
Resultado de imagem para declaração dos direitos do homem e do cidadão charge mafalda

Sabemos que, assim como na charge da Mafalda, também durante as diversas fases da Revolução Francesa discutiu-se a questão dos direitos humanos. Foi na Era Napoleônica (1799-1815) que alguns desses direitos foram assegurados e vêm até os dias de hoje, como, por exemplo, a(o):
A. (   ) Propriedade privada.   
B. (   ) Organização sindical em todos os trabalhos urbanos.   
C. (   ) Jornada de trabalho de 8 horas diárias.   
D. (   ) Greve por parte de todos trabalhadores.   
E. (   ) Voto universal, incluindo o direito de voto das mulheres.  

14. Foram decisões do Congresso de Viena, exceto: 
A. (   ) Restabelecer o absolutismo na Europa 
B. (   ) Acabar com o sistema de colonização 
C. (   ) Refazer o mapa-mundi 
D. (   ) Bloquear o avanço do liberalismo 
E. (   ) A defesa do Princípio da Legitimidade 

15. Durante o período Napoleônico (1799 - 1815), entre as medidas adotadas por Bonaparte, assinale aquela que teve repercussões importantes nas relações comerciais do Brasil com a Inglaterra:
A. (   ) Restauração financeira, com a consequente fundação do Bando da França, em 1800.
B. (   ) Decretação do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o comércio ingleses.
C. (   ) Promulgação, em 1804, do Código Civil, que incorporou definitivamente à legislação francesa os princípios liberais burgueses.
D. (   ) Expansão territorial da França, graças à incorporação de várias regiões da Europa, formando o chamado "Império Napoleônico".
E. (   ) Criação do franco como novo padrão monetário.

16. A Revolução Francesa foi marcada por uma série de reviravoltas políticas. Em novembro de 1799, o general Napoleão Bonaparte liderou um golpe de Estado que pôs fim ao Diretório, inaugurando uma nova fase da História francesa.

A. Quais eram as características do Código Civil estabelecido por Napoleão?

R: O Código Civil estabelecido por Napoleão institucionalizou as relações sociais a partir da organização da família, com o objetivo de preservar a sociedade de classes e, com isso, o direito de propriedade.

B. Em que medida o Código Civil chocava-se com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789?

R: Apesar de se aproximar da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, por ser liberal, o Código Civil restringiu-se aos interesses da burguesia. Seus artigos se chocariam com as liberdades individuais ao proibir as greves e a livre-associação dos trabalhadores.

Resultado de imagem para charge sobre as mulheres durante a revolução francesa

17. Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: A imagem acima representa o preconceito inerente à posição que a mulher que deveria ocupar na sociedade. Contudo, com a radicalização da Revolução Francesa, as mulheres passaram a se engajar politicamente e a lutar pelos seus direitos.



É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.
Mario Sergio Cortella

quinta-feira, 11 de abril de 2019

A Revolução Francesa


       Na França do final do século XVIII, assim como em outras nações da Europa, o Antigo Regime apresentava sinais de desgaste. Nessa época, o poder estava centralizado nas mãos do rei, que controlava a política e a economia do Estado.
         A sociedade francesa, como vimos anteriormente, era dividida em três grupos: o primeiro estado, composto pelo clero; o segundo estado, formado pela nobreza; e o terceiro estado, formado pelos burgueses, artesãos e trabalhadores rurais e urbanos, englobando a maior parte da população.
Resultado de imagem para sociedade francesa antes da revolução de 1789

         Os membros do clero e da nobreza tinham uma série de privilégios, como não pagar impostos, receber pensões do rei e viver com muito luxo. Já os membros do terceiro estado não tinham privilégios e eram obrigados a pagar pesados impostos e taxas ao rei, à nobreza e à Igreja.
         Nesse período, a França estava endividada. Os gastos públicos para manter o luxo da Corte, além da participação da França na Guerra dos Sete Anos e nas guerras de independência dos Estados Unidos, provocaram um déficit econômico que atingiu toda a sociedade francesa. Essa crise gerou grande insatisfação na população pobre, que sentia mais fortemente os efeitos da crise. Entre os anos de 1785 e 1789, por exemplo, o custo de vida dos trabalhadores urbanos aumentou em 62%.
Resultado de imagem para Luís XVI
LUÍS XVI
         Insatisfeitos com o governo Luís XVI, os burgueses e os demais membros do terceiro estado se mobilizaram e passaram a exigir mudanças na organização política, social e econômica do Estado. O movimento recebeu grande adesão da população, espalhou-se por toda a França e acabou dando origem a um período de intensas e profundas transformações.
         No final da década de 1780, a França atravessava uma grave crise financeira. Os anos de péssimas colheitas agrícolas provocaram a escassez de alimentos, o que atingiu principalmente os camponeses e a população urbana pobre. Sofrendo forte pressão, o rei autorizou a convocação dos Estados Gerais, uma assembleia parlamentar que reunia os representantes dos três estados da França.
         Durante as primeiras reuniões dos Estados Gerais, a principal reivindicação dos representantes do terceiro estado era a mudança na forma de votação. Até então, cada um dos grupos tinha direito a um voto. Como o primeiro e o segundo estados geralmente votavam em conjunto, dificilmente o terceiro estado ganhava alguma votação. Os membros do terceiro estado queriam que os votos fossem distribuídos individualmente entre os deputados, pois dessa forma a votação seria mais justa e o terceiro estado teria chances de ganhar algumas votações, exercendo maior influência política.
         O impasse na questão do voto por indivíduo ou por estado durou mais de um mês, até que, em 17 de junho, o terceiro estado, com a adesão de membros liberais da nobreza de do clero, declarou-se em Assembleia Nacional, com o objetivo de elaborar uma Constituição para a França.
         Enquanto elaboravam a Constituição, os membros da Assembleia Nacional realizaram uma série de reformas. Apoiados por alguns nobres franceses que estavam insatisfeitos com o Antigo Regime, eles aboliram os privilégios feudais, padronizaram o sistema de arrecadação de impostos e acabaram com as penas consideradas cruéis.
         Os bens do clero e dos nobres que saíram da França foram confiscados e utilizados como garantia para a emissão de assignats e também para saldar as dívidas da França. Além disso, a Igreja foi subordinada ao Estado depois da aprovação da Constituição Civil do Clero. No entanto, a obra mais influente da Assembleia foi a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
         A Constituição foi aprovada em 1781 e contemplou as principais reivindicações do terceiro estado, como a igualdade civil, jurídica e fiscal. Porém, a igualdade política não se estendeu a toda a sociedade.
         A nova lei estabelecia uma diferenciação entre os cidadãos ativos, aqueles que podiam votar e candidatar-se a cargos eletivos, e os passivos, aqueles que não podiam participar das eleições.
         Essa diferenciação foi estabelecida de acordo com a renda de cada um e impossibilitou a participação política de milhões de franceses. Além deles, as mulheres francesas também ficaram excluídas das decisões políticas do Estado.
         Luís XVI foi acusado de apoiar os monarcas absolutistas europeus contra a revolução. Em 20 de junho de 1791, o rei tentou sair da França para encontrar seus aliados e iniciar a luta contrarrevolucionária. Porém, ele foi reconhecido quando tentava cruzar a fronteira francesa e levado de volta a Paris.
         Desde o início, a Revolução Francesa contou com a participação e diversos grupos políticos, desde monarquistas constitucionais até republicanos radicais. Na convenção, porém, destacaram-se três grupos políticos. Veja:

Girondinos: partidários da descentralização política e da autonomia das províncias. Defendiam os interesses da alta burguesia e desejavam limitar as conquistas sociais dos revolucionários. Ficavam localizados à direita na sala de reuniões da assembleia.

Jacobinos: desejavam ampliar as conquistas sociais que haviam sido propostas no início da revolução, por isso contavam com o apoio dos sans-culottes. Eram considerados radicais e sentavam-se à esquerda na sala da assembleia.

Planície ou Pântano: ocupavam o lugar central da assembleia e não tinham uma posição política definida.
Inicialmente, a Convenção foi dominada pelos girondinos. Esse domínio durou de setembro de 1792 a junho de 1793. Um dos objetivos dos Girondinos era evitar que os jacobinos proclamassem o fim do direito à propriedade.
         No início de seu governo, os girondinos tiveram dificuldades para administrar o país por conta das agitações internas e dos conflitos externos, decorrentes da formação de uma nova coligação contrarrevolucionária, desta vez composta pelos exércitos da Inglaterra, Espanha, Áustria, Prússia e outros Estados europeus.
     Para evitar que esses Estados atrapalhassem seus planos, os girondinos investiram muito dinheiro em armamentos e soldados. Essa crise financeira forçou os líderes da Convenção a lançar novos assgnats no mercado, que logo se desvalorizaram e provocaram uma grande inflação.
      Os sans-culottes, que desde o início da Convenção apoiavam os jacobinos, estavam cada vez mais descontentes com o governo dos girondinos. Então, eles se uniram aos jacobinos mais uma vez e os ajudaram a tomar o poder na Convenção.
        A partir de julho de 1793, os jacobinos estruturaram seu governo em torno do Comitê de Salvação Pública. Esse órgão seria responsável pela implantação das reformas necessárias.
      Quando os jacobinos assumiram o poder, a crise financeira da França era imensa e, além disso, regiões economicamente importantes do país se posicionavam contra o governo revolucionário.
Resultado de imagem para Robespierre
ROBESPIERRE  
   Foi nesse contexto que Robespierre, conhecido como o “incorruptível”, assumiu a liderança do Comitê de Salvação Pública, em julho de 1793. Em agosto desse mesmo ano, Robespierre decretou a mobilização militar em massa, estimulando a população a pegar em armas mais uma vez.
    No mês seguinte, Robespierre deu início ao regime que ficou conhecido como terror. Ele criou os comitês revolucionários, que eram responsáveis por prender as pessoas acusadas de serem “inimigas da República”. Foram presos suspeitos de serem monarquistas ou partidários dos girondinos.
     Nesse período, até algumas pessoas que haviam ajudado Robespierre a chegar ao poder foram executadas. Julgamentos sumários foram realizados em toda a França e milhares de pessoas foram executadas na guilhotina.
     As ações do Comitê de Salvação Pública, engendradas pelos partidários de Robespierre, levaram a um clima de desconfiança que atingiu toda a França e enfraqueceu politicamente os jacobinos. Aproveitando-se da situação, os girondinos retomaram o controle da Convenção. No dia 27 de julho de 1794, a Convenção decretou a prisão de Robespierre, executando-o na guilhotina com outros líderes jacobinos.
      A Convenção, controlada novamente pelos girondinos, desarmou a população, abrindo caminho para uma vingança generalizada contra os jacobinos e seus partidários. Dessa reação, que ficou conhecida como terror branco, participaram monarquistas, simpatizantes da Igreja e girondinos.
      O grupo dos girondinos era formado e apoiado pela alta burguesia, que tinha sido a principal beneficiada pelas primeiras leis adotadas no início da Revolução Francesa.
Em seu governo, iniciado em julho de 1794, os girondinos anularam a lei que aprovava o voto de todos os homens maiores de 21 anos e revogaram a Lei do Preço Máximo. Essas medidas deixaram os trabalhadores franceses insatisfeitos. Eles exigiam que a Constituição de 1793, de inspiração jacobina, fosse validada, pois ela lhes dava o direito ao voto e regulamentava a economia segundo as necessidades do povo.
     Os girondinos, no entanto, elaboraram uma nova Constituição, promulgada em 1795. De acordo com ela, o Poder Executivo foi transformado em um Diretório composto por cinco diretores e oito ministros. A instalação oficial do Diretório ocorreu em novembro de 1795.
       O governo do Diretório teve que enfrentar revoltas vindas de dois lados: dos jacobinos, que eram apoiados pelos sans-culottes, e dos monarquistas, que perceberam nesse momento uma nova chance de restituir o poder da nobreza. O exército francês, graças ao alistamento em massa promovido anteriormente, já havia vencido as guerras contra os exércitos estrangeiros e passou a combater as revoltas contra o novo governo. Assim, reprimiu essas revoltas e saiu fortalecido.
    Com o fortalecimento do exército francês, os generais foram estimulados a partir em novas guerras de conquista. Eles ampliaram as fronteiras da França, conquistando territórios que fazem parte das atuais Holanda, Suíça e Itália.
     O general de maior destaque nessas invasões foi Napoleão Bonaparte. Ele foi encarregado de comandar o recém-formado Exército do Oriente, que partiu para o Egito com o objetivo de criar obstáculos aos negócios britânicos no Mediterrâneo.
Resultado de imagem para Napoleão Bonaparte.
NAPOLEÃO BONAPARTE