ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
Disciplina: História-Valor:08
pts. Data: __/__/ 2019
Aluno(a):______________________________
Nº ____ Turma: 2º ano: __ Turno: _____________ Nota: _____
1. A
Revolução Francesa iniciou-se em 1789 e estendeu-se até 1799, quando Napoleão
Bonaparte assumiu o poder da França com o Golpe de 18 de Brumário. Esse
acontecimento foi influenciado pelos ideais do:
A.
( ) Romantismo
B. ( ) Iluminismo
C.
( ) Socialismo
D.
( ) Anarquismo
E.
( ) Niilismo
2. Em
1789, o quadro da sociedade francesa era de intensa crise econômica e de grande
convulsão social. O rei francês, como saída para a crise, optou por convocar os
Estados Gerais. Selecione a alternativa que descreve corretamente do que se
trata os Estados Gerais:
A. ( ) Uma assembleia
convocada em momentos de crise que reunia os representantes dos três estados
(classes) para debater soluções.
B.
( ) Era realizada uma assembleia em que
os membros da nobreza francesa reuniam-se em Versalhes durante uma semana para
escolher novos burocratas para o país.
C.
( ) Era a destituição imediata de todos
os ministros da nação.
D.
( ) A convocação dos grandes
representantes da Igreja na França para que aconselhassem o rei a tomar
decisões.
E.
( ) Um imposto emergencial e
compulsório que era convocado em momentos de grande crise. A população
obrigatoriamente deveria fornecer uma contribuição extra para os cofres reais.
3. Podemos apontar
como uma das principais causas da Revolução Francesa:
A.
( ) As guerras de conquistas promovidas
e comandadas por Napoleão Bonaparte.
B.
( ) A grande influência da burguesia e
dos trabalhadores urbanos no sistema político da França.
C.
( ) As fraudes eleitorais que existiam
na França durante as eleições para monarca e ministros.
D. ( ) A revolta de grande
parte da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos)
gerada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.
4. Um dos fatos
históricos mais importantes da Revolução Francesa foi:
A.
( ) A decretação de leis que garantiam
igualdade de direitos na França em 1789.
B.
( ) A união do clero e da burguesia em
prol da derrubada da monarquia e implantação da República.
C. ( ) A Queda da Bastilha
(principal prisão política da monarquia francesa) em 14 de julho de 1789.
D.
( ) O apoio de Napoleão Bonaparte ao
governo do monarca Luís XVI.
5. Relacione
o Bloqueio Continental com a vinda da Família Real para o Brasil.
R: O Bloqueio Continental,
decretado por Napoleão, proibia os países europeus de comercializar com a
Inglaterra. Diante disso, Portugal decidiu transferir a corte para o Brasil,
visando continuar suas relações comerciais com os ingleses.
6. Durante o processo
revolucionário quem eram os girondinos e o que defendiam?
A.
( ) Eram representantes da monarquia
que queriam reestabelecer o regime monárquico na França.
B. ( ) Era um grupo político
que representava a alta burguesia e queria evitar uma participação maior dos
trabalhadores urbanos e rurais na política.
C.
( ) Eram representantes da baixa
burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.
D.
( ) Eram integrantes do clero e
defendiam maior participação da Igreja na política francesa.
7. Uma
das fases mais dramáticas da Revolução Francesa ficou conhecida como "O
Terror", período em que o poder estava nas mãos dos jacobinos que
dominavam a Convenção. Assinale o fato abaixo que ocorreu nesta fase:
A.
( ) Convocação dos Estados Gerais por
Luís XVI;
B.
( ) Aprovação da Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão;
C.
( ) Queda da Bastilha;
D.
( ) Abolição dos direitos feudais sobre
os camponeses;
E. ( ) Os preços dos
alimentos foram tabelados;
8. Do
ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que
A.
( ) Teve resultados efêmeros, pois foi
iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única
beneficiária da nova ordem.
B.
( ) Fracassou, pois, apesar do terror e
da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do
Antigo Regime.
C. ( ) Nela coexistiram três
revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma
popular urbana, a dos chamados sans-culottes.
D.
( ) Foi um fracasso, apesar do sucesso
político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou em
mais de um século, o progresso econômico da França.
E.
( ) Abortou, pois a nobreza sendo uma
classe coesa, tanto do ponto de vista da riqueza, quanto do ponto de vista
político, impediu que a burguesia a concluísse.
9. Um
dos episódios históricos de maior relevância para a humanidade foi a Revolução
Francesa. Sobre ela pode-se afirmar que:
A.
( ) A denominada fase do Terror ocorreu
sob a liderança de expressivos membros do Primeiro Estado, principalmente dos
grupos extremistas girondinos.
B.
( ) Marat, Danton e Montesquieu,
liderando a ala dos jacobinos , organizaram o golpe de Estado de Napoleão
Bonaparte.
C. ( ) Foi amplamente
influenciada pela idéias de Rousseau, que pressupõem que os seres humanos
nascem livres e iguais, e que a comunidade pode destituir os governantes que se
negam a executar a vontade geral.
D.
( ) Adotou a forma tripartite de
governo concebida como Reação Termidoriana.
E.
( ) Teve no 18 Brumário um de seus
eventos mais importantes, com a queda da 8astilha e o fim da era vitoriana.
10. A
Declaração dos Direitos do Homem era, principalmente.
A. ( ) Um documento
político-burguês que garantia para o povo francês igualdade perante a lei.
B.
( ) Um vasto programa de reformas
políticas com bases totalmente democráticas.
C.
( ) O primeiro documento que garantia
os direitos sociais aos trabalhadores.
D.
( ) O reflexo do pensamento absolutista
e suas restrições à liberdade e direitos políticos no século XVIII.
E.
( ) Uma reivindicação do povo, dirigida
às autoridades.
11.
“Chegou a hora da igualdade passar a foice por todas as cabeças. Portanto,
legisladores, vamos colocar o terror na ordem do dia.” (Discurso de Robespierre
na Convenção) A fala de Robespierre ocorreu num dos períodos mais intensos da
Revolução Francesa. Esse período caracterizouse:
A.
( ) Pela fundação da monarquia
constitucional, marcada pelo funcionamento da Assembléia Nacional.
B.
( ) Pela organização do Diretório,
marcado pela adoção do voto censitário.
C.
( ) Pela reação termidoriana, marcada
pelo fortalecimento dos setores conservadores.
D.
( ) Pela convocação dos Estados Gerais,
que pôs fim ao absolutismo francês.
E. ( ) Pela criação do
Comitê de Salvação Pública e a radicalização da revolução.
12. O
Tratado de Viena, assinado em 1815, tinha por principal objetivo:
A. ( ) Estabelecer uma paz
duradoura na Europa, que impedisse as guerras e revoluções, consolidando o
princípio da legitimidade monárquica.
B.
( ) Ratificar a supremacia da Prússia,
no contexto político da Europa Ocidental, para garantir o triunfo de uma onda
contrarrevolucionária.
C.
( ) Assegurar ao Império Austro-Húngaro
o controle da Europa Continental, assim como da impedir a expansão da Rússia.
D.
( ) Impedir a ascensão da classe média
ao poder, que iniciara uma série de revoluções em vários países da Europa
Ocidental.
E.
( ) Criar um sistema repressivo capaz
de conter as primeiras vagas do movimento socialista na Europa, através da
exclusão da influência da França.
13. A
criança deve ser protegida contra as práticas que possam levar à discriminação
racial, à discriminação religiosa ou a qualquer outra forma de discriminação.
Sabemos
que, assim como na charge da Mafalda, também durante as diversas fases da
Revolução Francesa discutiu-se a questão dos direitos humanos. Foi na Era
Napoleônica (1799-1815) que alguns desses direitos foram assegurados e vêm até
os dias de hoje, como, por exemplo, a(o):
A. ( ) Propriedade
privada.
B.
( ) Organização sindical em todos
os trabalhos urbanos.
C.
( ) Jornada de trabalho de 8 horas
diárias.
D.
( ) Greve por parte de todos
trabalhadores.
E.
( ) Voto universal, incluindo o
direito de voto das mulheres.
14. Foram decisões do
Congresso de Viena, exceto:
A.
( ) Restabelecer o absolutismo na
Europa
B. ( ) Acabar com o sistema
de colonização
C.
( ) Refazer o mapa-mundi
D.
( ) Bloquear o avanço do
liberalismo
E.
( ) A defesa do Princípio da
Legitimidade
15. Durante
o período Napoleônico (1799 - 1815), entre as medidas adotadas por Bonaparte,
assinale aquela que teve repercussões importantes nas relações comerciais do
Brasil com a Inglaterra:
A.
( ) Restauração financeira, com a
consequente fundação do Bando da França, em 1800.
B. ( ) Decretação do
Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria
e o comércio ingleses.
C.
( ) Promulgação, em 1804, do Código
Civil, que incorporou definitivamente à legislação francesa os princípios
liberais burgueses.
D.
( ) Expansão territorial da França,
graças à incorporação de várias regiões da Europa, formando o chamado
"Império Napoleônico".
E.
( ) Criação do franco como novo padrão
monetário.
16. A
Revolução Francesa foi marcada por uma série de reviravoltas políticas. Em
novembro de 1799, o general Napoleão Bonaparte liderou um golpe de Estado que
pôs fim ao Diretório, inaugurando uma nova fase da História francesa.
A.
Quais eram as características do Código Civil estabelecido por Napoleão?
R: O Código Civil estabelecido por Napoleão institucionalizou as relações
sociais a partir da organização da família, com o objetivo de preservar a
sociedade de classes e, com isso, o direito de propriedade.
B. Em
que medida o Código Civil chocava-se com a Declaração dos Direitos do Homem e
do Cidadão de 1789?
R:
Apesar de se aproximar da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, por
ser liberal, o Código Civil restringiu-se aos interesses da burguesia. Seus artigos
se chocariam com as liberdades individuais ao proibir as greves e a
livre-associação dos trabalhadores.
17. Explique
a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.
R: A imagem acima representa o
preconceito inerente à posição que a mulher que deveria ocupar na sociedade.
Contudo, com a radicalização da Revolução Francesa, as mulheres passaram a se
engajar politicamente e a lutar pelos seus direitos.
É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a
nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.
Mario Sergio Cortella
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