quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Prova com gabarito - Escola Estadual Monsenhor Rocha - 3º Ano

           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                  Disciplina: História-Valor:08 pts. Data: __/__/ 2017
Aluno(a):______________________ Nº ____ Turma: 3º ano: __ Turno:____  

1. A Revolução Constitucionalista de 1932 representou, no contexto da Era Vargas,
A. (    ) O descontentamento dos tenentes com a repressão desencadeada sobre eles após o movimento de 1930.
B. (    ) A revolta popular contra as determinações autoritárias impostas após a decretação do Estado Novo.
C. ( ) A reação dos paulistas frente à perda da hegemonia na política nacional após a Revolução de 1930.
D. (    ) A tentativa golpista da tomada do poder e instalação do socialismo, liderada por Luiz Carlos Prestes.
E. (    ) A articulação da alta cúpula das Forças Armadas contra a ampliação das liberdades políticas.

2. Foram características do breve governo Jânio Quadros em 1961:
A. (    ) A política externa totalmente alinhada aos interesses norte-americanos.
B. (    ) A ausência de medidas antinflacionárias, gerando a forte pressão do FMI.
C. ( ) O estilo personalista e polêmico do presidente, além da oposição conservadora à política externa independente de seu governo.
D. (    ) A intensa colaboração entre presidente e Congresso nas questões administrativas.
E. (    ) A total dependência política do presidente em relação ao seu partido, a UDN. 

Durante a Era Vargas, notadamente no período de 1934-37, houve uma polarização ideológica entre a direita fascista, nucleada em torno do Movimento Integralista de Plínio Salgado, e a esquerda aliancista, tendo à frente o PCB de Luís Carlos Prestes.

3. A respeito do Integralismo, qual das características abaixo NÃO fazia parte de seu ideário?
A. (    ) Nacionalismo.
B. (    ) Militarismo.
C. (    ) Monopartidarismo.
D. ( ) Liberalismo.
E. (    ) Anticomunismo.

4. O governo Juscelino Kubitschek foi responsável:
A. (    ) Pela eliminação  das disparidades regionais;
B. (    ) Pela queda da inflação e da dívida externa;
C. (    ) Por uma política nacionalista e de rejeição ao capital estrangeiro;      
D. ( 
) Pela entrada maciça de capitais estrangeiros e a internacionalização de nossa economia;
E. (    ) Por práticas antidemocráticas como a violenta repressão às Rebeliões de Jacareacanga e Aragarças;

A proclamação a seguir é do movimento que, em nome da Aliança Nacional Libertadora, os comunistas deflagraram ao final de 1935 contra o governo Getúlio Vagas (1930/45) e que trouxe conseqüências que marcaram as décadas seguintes da História do Brasil. O Rio Grande do Norte, desafrontado dos dias amargos em que viveu tiranizado por um governo forjado na prostituição dos princípios republicanos de outrora, hasteia-se soberbo, (...) abrindo caminho largo no solo abençoado da Pátria à entrada triunfal do Cavaleiro da Esperança - Luiz Carlos Prestes. (...) A Aliança Nacional Libertadora assegura garantias plenas a todos os cidadãos, sem distinção de credo político ou religioso (...). Proclamação dos revoltosos de Natal (RN) em 24 de novembro de 1935,

5. Leia o texto acima e responda as questões a seguir:
A Explique o aparecimento do nome de Luiz Carlos Prestes na proclamação dos revoltosos.

R: Luiz Carlos Prestes assumiu o papel de líder da revolução de 1935, conhecida como “intentona comunista”. O objetivo era retirar Vargas do poder e adotar uma nova forma de governo. 

B. Cite uma consequência do fracasso do levante de 1935 para a História brasileira dos anos 30. 
R: Após o fracasso do movimento comunista no Brasil, em 1935, o presidente Vargas elaborou um sistema ideológico que buscava justificar sua ditadura (o Estado Novo). Em outras palavras, Getúlio criou o Plano Cohen, onde ocorreu a centralização política e o endurecimento do governo.
Resultado de imagem para Plano cohen charge

6. Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos

R: A imagem ilustra o Plano Cohen, onde Getúlio Vargas orquestrou uma estratégia política que objetivava adotar uma ditadura (o Estado Novo).

7. O Estado Novo, período que se seguiu ao golpe de Getúlio Vargas (10/11/1937 até 29/10/1945) caracterizou-se:
A. ( X ) Pela centralização político-administrativa, eliminação da autonomia dos estados e extinção dos partidos políticos;
B. (    ) Pela proliferação de partidos políticos, revogação da censura, descentralização político-administrativa;
C. (    ) Pelo apoio ao comunismo internacional;
D. (    ) pelo movimento tenentista, reconhecimento dos partidos de esquerda e estabelecimento das eleições diretas;
E. (    ) Pela formação de uma Assembleia Constituinte que votaria a Constituição de 1937, conhecida como a mais liberal da República.

“Bossa-nova mesmo é ser presidente/ desta terra descoberta por Cabral. / Para tanto basta ser tão simplesmente simpático... risonho... original” – Juca Chaves

“Bota o retrato do velho outra vez/ Bota no mesmo lugar/ O sorriso do velinho/ Faz a gente se animar, oi (...) O sorriso do velinho/ Faz a gente trabalhar” – Marino Pinto e Haroldo Lobo

8. Os estilos de governar de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek são abordados nas letras de música apresentadas. Um elemento comum das políticas econômicas destes dois governos está indicado na seguinte alternativa:
A. (    ) trabalhismo                    B. (    ) monetarismo
C. ( 
) industrialismo                D. (    ) corporativismo

Resultado de imagem para charge do Jânio Quadros


9. IDENTIFIQUE qual é o presidente da república mostrado na charge e APRESENTE duas características do seu governo.

R: O objetivo do presidente Jânio Quadros consistia em varrer a corrupção do país, por isso que usava uma vassoura em seus discursos. Além disso, o presidente desejava concentrar o poder em suas mãos, desagradando o Congresso Nacional. Suas medidas foram excêntricas, como a proibição da briga de galo, a utilização de biquínis e o uso de bilhetes na repartição pública. Além disso, Jânio prestou uma homenagem ao grande líder comunista Ernesto Che Guevara, despertando a ira dos EUA (o mundo estava sendo regido pela Guerra Fria).

10. A renúncia de Jânio Quadros, na sequência das reações à condecoração de Che Guevara pelo presidente brasileiro, apenas sete meses após iniciado o governo, gerou uma crise política que teve como consequência imediata
A. (    ) O não reatamento diplomático com a União Soviética e o abandono da Política Externa Independente.
B. (    ) O desenvolvimento do Movimento da Legalidade, que tinha como objetivo manter Quadros no poder.
C. ( X ) A introdução do Parlamentarismo, fórmula de compromisso para garantir a posse do vice-presidente.
D. (    ) A implantação do regime militar, que tinha como objetivo esmagar a esquerda.
E. (    ) A ruptura de relações com Cuba e o apoio aos EUA para expulsar esse país da OEA.

Resultado de imagem para apartheid Africa do sul

O regime do Apartheid adotado de 1948 a 1994 na África do Sul fundamentava-se em ações estatais de segregacionismo racial.

11. Na imagem, fuzileiros navais fazem valer a “lei do passe” que regulamentava o(a)
A. (    ) Concentração fundiária, impedindo os negros de tomar posse legítima do uso da terra.   
B. (    ) Boicote econômico, proibindo os negros de consumir produtos ingleses sem resistência armada.   
C. (    ) Sincretismo religioso, vetando os ritos sagrados dos negros nas cerimônias oficiais do Estado.   
D. ( X ) Controle sobre a movimentação, desautorizando os negros a transitar em determinadas áreas das cidades.   
E. (    ) Exclusão do mercado de trabalho, negando à população negra o acesso aos bens de consumo.   
  
Gandhi conduziu milhares de indianos ao litoral em uma marcha de cerca de 300 quilômetros, a fim de que todos coletassem seu próprio sal de cozinha, deixando de adquirir o produto industrializado dos britânicos e, portanto, não pagando impostos. Esta ação eficiente, que feriu os cofres da Coroa Britânica, foi a chamada Marcha do Sal, ocorrida entre 12 de março e 5 de abril de 1930. 

12. De acordo com as informações do texto, é correto afirmar que a Marcha do Sal demonstrava a
A. (    ) Cooperação entre o Império Britânico e a Índia governada por Gandhi.  
B. ( X ) Recusa de Gandhi à exploração neocolonial da Índia pela Inglaterra.   
C. (    ) Aprovação de Gandhi à cobrança de impostos dos produtos agrícolas.  
D. (    ) Adesão de Gandhi ao modelo neocolonial mercantilista da Coroa Britânica.   
E. (    ) Ação educativa de Gandhi para conscientizar o povo contra o uso do sal marinho.

13. Sobre o governo de João Goulart (1963-1964), é correto afirmar:
A. ( X ) Goulart procurou implementar todas as reformas de base, como a reforma agrária, a reforma urbana e a maior intervenção do Estado na economia, sendo impedido pelo golpe militar de 1964.  
B. (    ) Goulart realizou acordos multilaterais com países europeus e os Estados Unidos para a criação de filiais das principais empresas automobilísticas do mundo.   
C. (    ) Goulart tinha amplo apoio do empresariado nacional, pois possuía ideias arrojadas para a época, como fazer as reformas de base, que aumentariam os lucros das empresas sediadas no Brasil.   
D. (    ) A Marcha da Família com Deus pela Liberdade, realizada em 1964, foi uma manifestação de homenagem a João Goulart em defesa de seu governo e contra as ameaças dos militares.   

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Prova com gabarito - Escola Estadual Monsenhor Rocha - 6º Ano.

           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                  Disciplina: História-Valor:08 pts. Data: __/__/ 2017
Aluno(a):____________________ Nº ____ Turma: 6º ano: __  Turno: Vespertino Nota: __

1. Sobre a economia da Grécia Antiga é verdadeiro afirmar que:
A. (    ) Os gregos nunca usaram moedas e toda economia era baseada no sistema de trocas.
B. (    ) Os gregos possuíam uma economia fechada, as relações comerciais eram restritas às cidades-estado gregas.
C. (    ) O trabalho assalariado era o mais comum na Grécia Antiga, pois o escravismo nunca foi adotado já que era proibido em todo território grego.
D. ( ) O comércio marítimo foi uma das principais atividades econômicas da Grécia Antiga.

2. Sobre a religião grega é falso afirmar que:
A. ( X ) Os gregos antigos eram monoteístas, ou seja, acreditavam na existência de apenas um deus.
B. (    ) Os gregos antigos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses.
C. (    ) Os gregos antigos faziam consultas aos deuses no oráculo de Delfos.
D. (    ) Em homenagem aos deuses, principalmente a Zeus (deus dos deuses), os gregos criaram os Jogos Olímpicos.

3. Qual das alternativas abaixo aponta uma importante característica da cultura na Grécia Antiga?
A. (    ) As artes plásticas na Grécia Antiga não apresentou grande valor artístico, pois as esculturas e pinturas não eram realistas.
B. (    ) A arquitetura grega foi a principal manifestação cultura da Grécia Antiga, pois recebeu muita influência dos egípcios e mesopotâmicos.
C. ( X ) O teatro foi uma importante manifestação cultural na Grécia Antiga. Nos anfiteatros, os atores gregos representavam comédias e dramas.
D. (    ) No campo cultural, os gregos se dedicaram quase que exclusivamente às danças e festas musicais.

4. Uma das principais cidade-estado da Grécia Antiga foi Esparta. Qual das alternativas abaixo apresenta características de Esparta?
A. (    ) Esparta foi uma cidade-estado que se dedicou muito no desenvolvimento intelectual e artísticos dos seus cidadãos.
B. ( X ) Fundada pelos Dórios, Esparta era uma cidade-estado militarista e com uma sociedade estamental (pouca mobilidade social).
C. (    ) Esparta foi uma cidade pacífica, sendo que não se envolveu em nenhuma guerra em toda sua História.
D. (    ) Esparta foi fundada pelos jônios e teve no comércio marítimo e na indústria suas principais atividades econômicas.

5. Atenas foi uma importante cidade-estado grega na antiguidade. Qual das alternativas abaixo aponta características importantes da sociedade ateniense.
A. (    ) Atenas foi uma cidade exclusivamente voltada para a guerra.
B. (    ) Em Atenas todas as pessoas podiam participar da democracia, inclusive escravos, mulheres e crianças.
C. ( X ) Os atenienses valorizavam muito a democracia, as manifestações artísticas e a Filosofia.
D. (    ) Atenas possuía uma sociedade igualitária, ou seja, não havia classes sociais e todos viviam com o mesmo padrão de renda.

6. Os gregos da antiguidade acreditavam em vários deuses. Sobre os deuses gregos podemos destacar que
A. (    ) Eles tinham a forma de animais.
B. ( 
X ) Os deuses gregos tinham características humanas e sentiam raiva, ciúmes e outras emoções. A única coisa que os diferenciava dos seres humanos era a imortalidade.
C. (    ) Os deuses gregos não tinham sentimentos e somente castigavam seu povo. 
D. (    ) Os deuses gregos não exerciam influência sobre a vida dos seres humanos.

7. Na Grécia Antiga tinham costumes e crenças que fascinam muita gente até os dias atuais, onde podemos destacar
A. ( ) A Mitologia, as Olimpíadas e os Heróis.
B. (    ) O Cristianismo, o Paganismo e a Mitologia.
C. (    ) As Guerras, o Modernismo e o Teatro.
D. (    ) Os Heróis, o Budismo e o Ateísmo.

8. A educação das cidades-estados de Atenas e Esparta era distinta. Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se que
A. ( X ) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.
B. (    ) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
C. (    ) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
D. (    ) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.

9. A Guerra do Peloponeso foi um conflito ocorrido no século V a.C., envolvendo:
A. (    ) Os gregos, liderados pelos atenienses, contra os persas.
B. ( X ) Algumas cidades gregas, lideradas por Esparta, contra Atenas.
C. (    ) As cidades gregas, lideradas por Tebas, contra a Macedônia.
D. (    ) Todas as cidades gregas na formação da Magna Grécia.
E. (    ) Os macedônios quando invadiram a Pérsia.

10. Atenas foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo. Sobre o regime democrático ateniense, é correto afirmar que
A. (    ) A inexistência de escravos em Atenas levava a uma participação quase total da população da Cidade-Estado na política.
B. ( X ) Apenas os homens livres eram considerados cidadãos e participavam diretamente das decisões tomadas na Cidade-Estado.
C. (    ) Os estrangeiros e mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da Cidade-Estado.
D. (    ) Era erroneamente chamado de democrático pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo.

O historiador ateniense Tucídides, que viveu durante a Guerra do Peloponeso, escreveu o seguinte sobre os gregos: … antes da Guerra de Tróia, o [os habitantes da] Hélade nada [realizaram] em comum. Este nome mesmo não era empregado para designá-la no seu conjunto. (…) O que fica bem comprovado [nos livros] de Homero: ele que viveu numa época bem posterior à Guerra de Tróia, não utilizou a designação [de helenos] para o conjunto [dos gregos]. (…) Não utilizou, também, a expressão “bárbaros” porque, na minha opinião, os gregos não se encontravam ainda reunidos (…) sob um único nome que [lhes] permitisse [diferenciar-se de outros povos]. De qualquer forma, aqueles que receberam [mais tarde] o nome de Helenos (…) nada fizeram conjuntamente antes da Guerra de Troia. (…) Essa expedição mesma os reuniu apenas num momento, naquele em que a navegação marítima encontrava-se mais desenvolvida. Tucídides. A guerra do Peloponeso.

11. Responda com base no texto.

A. Que característica política dos gregos da Antiguidade é apresentada por Tucídides?

R: Tucídides faz referência à falta de unidade política grega antes da Guerra de Tróia. 

B.  Por que, apesar da situação política expressa por Tucídides, pode-se falar de uma antiga civilização grega?

R: Os gregos possuíam a mesma origem étnica e tinham a mesma cultura (crenças religiosas, língua). 

12. A Guerra do Peloponeso foi um conflito ocorrido no século V a.C., envolvendo:
A. (    ) Os gregos, liderados pelos atenienses, contra os persas.
B. ( X ) Algumas cidades gregas, lideradas por Esparta, contra Atenas.
C. (    ) As cidades gregas, lideradas por Tebas, contra a Macedônia. d) Todas as cidades gregas na formação da Magna Grécia.
E. (    ) Os macedônios quando invadiram a Pérsia.

13. As diferenças políticas e econômicas entre espartanos e atenienses culminaram no conflito armado denominado:
A. (    ) Guerras Médicas
B. (    ) Guerras Púnicas
C. ( 
) Guerra do Peloponeso
D. (    ) Invasão macedônica
E. (    ) Guerras Gaulesas

14. Sobre a Guerra do Peloponeso é correto dizer que:
A. (    ) Foi um confronto militar que uniu Esparta e Atenas para enfrentar o exército persa que invadiu o território grego.
B. ( ) A Guerra do Peloponeso foi um confronto que uniu as cidades de Esparta, Corinto, Mégara e Tebas contra o domínio ateniense na região.
C. (    ) Confronto entre os exércitos espartanos e atenienses com o objetivo de conquistar o império persa e o império babilônico.
D. (    ) Confronto militar em que Atenas saiu vitoriosa depois de um longo conflito contra os Espartanos pela disputa do mar mediterrâneo.

15. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
A. Oligarquia
B. Democracia
C. Tirania
D. Monarquia

) governo de um único homem
( ) governo exercido por um rei  
) governo no qual os cidadãos têm participação política
) governo de poucos

Resultado de imagem para CHARGE SOBRE SÓCRATES

16. Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: O filósofo Sócrates buscava promover o conhecimento através das perguntas, ou seja, ao realizar questionamentos, ele procurava levar as pessoas à produção de saber. Além disso, a famosa frase de Sócrates: “só sei que nada sei”, significa exatamente a busca incessante pelo conhecimento, através das perguntas. 

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...