ESCOLA
ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação
de aprendizagem
Disciplina: História-Valor:07
pts. Data: __/__/ 2019
Aluno(a):______________________ Turma: 2º ano:
__ Turno: ___Nota: ___
"Movimento intelectual, portador de uma visão
unitária do mundo e do homem, o iluminismo, apesar das diversidades de
leituras que lhe são contemporâneas, conseguiu uma grande mudança quanto
à racionalidade do mundo e do homem." (Francisco FALCON,
Iluminismo)
1. O movimento iluminista do século XVIII representou uma:
A. ( ) crítica ao mecanicismo, fundamental nos dogmas do pensamento religioso católico;
B. ( ) justificativa da dominação do homem pelo homem, representada nas práticas escravistas;
C. ( ) defesa da teocracia pontifícia, frente aos abusos cometidos pela monarquia absoluta;
D. ( ) afirmação das idéias de progresso e de Natureza, o que permitiu o avanço do conhecimento racional;
E. ( ) subordinação ideológica do poder político civil às práticas e doutrinas da Igreja contra-reformista.
2. Representava o pensamento das camadas populares, ao
afirmar que a fonte do poder era o próprio povo. Em seu livro Discurso sobre a
origem da desigualdade entre os homens, afirma que "o primeiro que
concebeu a ideia de cercar uma parcela de terra e dizer 'isto é meu', e que
encontrou gente
suficientemente ingênua que lhe desse crédito, esse foi o autêntico fundador da sociedade civil. De quantos delitos, guerras, assassínios, desgraças e horrores teria livrado o gênero humano aquele que, arrancando as estacas e enchendo os sulcos divisórios, gritasse: 'cuidado, não deis crédito a esse trapaceiro, perecereis se esquecerdes que a terra pertence a todos'."
suficientemente ingênua que lhe desse crédito, esse foi o autêntico fundador da sociedade civil. De quantos delitos, guerras, assassínios, desgraças e horrores teria livrado o gênero humano aquele que, arrancando as estacas e enchendo os sulcos divisórios, gritasse: 'cuidado, não deis crédito a esse trapaceiro, perecereis se esquecerdes que a terra pertence a todos'."
2. A que filósofo iluminista refere-se o texto?
A. ( ) Voltaire
B. ( ) Montesquieu
C. ( ) Rousseau
D. ( ) Denis Diderot
E. ( ) Jean d'Alembert
A. ( ) Voltaire
B. ( ) Montesquieu
C. ( ) Rousseau
D. ( ) Denis Diderot
E. ( ) Jean d'Alembert
3. Sobre o despotismo esclarecido, é correto
afirmar que:
A. (
) Foi um fenômeno comum a todas as monarquias europeias, tendo por
característica a utilização dos princípios do iluminismo;
B. ( ) Os déspotas esclarecidos foram os responsáveis pela sustentação e difusão das idéias iluministas elaboradas
pelos filósofos da época;
C. ( ) Foi uma tentativa bem-intencionada, embora fracassada, das monarquias européias no sentido de reformar
estruturalmente seus Estados;
D. ( ) Foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotar o programa de modernização proposto
pelos filósofos iluministas;
E. ( ) Foi uma tentativa mais ou menos bem-sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes.
B. ( ) Os déspotas esclarecidos foram os responsáveis pela sustentação e difusão das idéias iluministas elaboradas
pelos filósofos da época;
C. ( ) Foi uma tentativa bem-intencionada, embora fracassada, das monarquias européias no sentido de reformar
estruturalmente seus Estados;
D. ( ) Foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotar o programa de modernização proposto
pelos filósofos iluministas;
E. ( ) Foi uma tentativa mais ou menos bem-sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes.
4. As críticas ao Antigo Regime, efetuadas principalmente
pelos filósofos e economistas, deram origem a um importante movimento
intelectual conhecido como iluminismo. Esses pensadores:
A. ( ) Defendiam o intervencionismo estatal na área econômica;
B. ( ) Rejeitavam as leis naturais por serem irracionais;
C. ( ) Apoiavam o Estado absolutista e o princípio estamental de organização social;
D. ( ) Pregavam o respeito às liberdades individuais e a defesa da propriedade;
E. ( ) Repudiavam a extinção do monopólio metropolitano.
A. ( ) Defendiam o intervencionismo estatal na área econômica;
B. ( ) Rejeitavam as leis naturais por serem irracionais;
C. ( ) Apoiavam o Estado absolutista e o princípio estamental de organização social;
D. ( ) Pregavam o respeito às liberdades individuais e a defesa da propriedade;
E. ( ) Repudiavam a extinção do monopólio metropolitano.
5. "A fim de que seja possível abusar de seus poderes,
o Estado deve ser organizado de tal modo que cada um possa refrear a força
do outro." Esta frase de Montesquieu manifesta:
A. ( ) A submissão dos demais poderes do Executivo;
B. ( ) A superioridade do Legislativo sobre o Executivo;
C. ( ) Que o poder absoluto do governante não pode sofrer limitações;
D. ( ) Que a tripartição de poderes leva ao equilíbrio e à harmonia do Estado;
E. ( ) A importância da organização militar para que seu país possa dominar o outro.
A. ( ) A submissão dos demais poderes do Executivo;
B. ( ) A superioridade do Legislativo sobre o Executivo;
C. ( ) Que o poder absoluto do governante não pode sofrer limitações;
D. ( ) Que a tripartição de poderes leva ao equilíbrio e à harmonia do Estado;
E. ( ) A importância da organização militar para que seu país possa dominar o outro.
6. O que o iluminismo combatia?
R: O iluminismo combatia o Iluminismo, o dogmatismo religioso, o intervencionismo
estatal, o pacto colonial, etc.
"É proibido matar e, portanto, todos os assassinos
são punidos, a não ser que o façam em larga escala e ao som de
trombetas."
7. O autor desta frase é Voltaire, sempre lembrado por
seu discurso irreverente, sarcástico e pela atualidade de suas ideias,
embora tenha participado de um movimento intelectual do século XVIII, o
iluminismo, que propunha:
A. ( ) A defesa das idéias absolutistas e o controle da liberdade de expressão dos cidadãos;
B. ( ) A eliminação de qualquer tipo de propriedade privada e a estabilização da economia;
C. ( ) A valorização dos privilégios de nascimento e a crítica aos ideais burgueses de participação política;
D. ( ) A defesa dos direitos individuais e o fim das práticas centralizadoras;
E. ( ) A defesa de reformas apenas no plano cultural e a manutenção dos valores do Antigo Regime nos níveis
político e econômico.
A. ( ) A defesa das idéias absolutistas e o controle da liberdade de expressão dos cidadãos;
B. ( ) A eliminação de qualquer tipo de propriedade privada e a estabilização da economia;
C. ( ) A valorização dos privilégios de nascimento e a crítica aos ideais burgueses de participação política;
D. ( ) A defesa dos direitos individuais e o fim das práticas centralizadoras;
E. ( ) A defesa de reformas apenas no plano cultural e a manutenção dos valores do Antigo Regime nos níveis
político e econômico.
8. No período do Iluminismo, no século XVIII,
o filósofo Montesquieu defendia:
A. (
) Divisão da riqueza nacional.
B. ( ) Divisão dos poderes executivo,
legislativo e judiciário.
C. (
) Divisão da política em nacional e internacional.
D. (
) Formação de um Poder Moderador no Congresso Nacional.
E. (
) Implantação da ditadura moderna.
“O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a
ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que
eles (...) A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os
outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se,
portanto, em convenções.”
9. A respeito da citação de Rousseau, é correto afirmar:
A. (
) Aproxima-se do pensamento absolutista, que atribuía aos reis o direito
divino de manter a ordem social.
B. (
) Filia-se ao pensamento cristão, por atribuir a todos os homens uma
condição de submissão semelhante à escravatura.
C. (
) Filia-se ao pensamento abolicionista, por denunciar a escravidão
praticada na América, ao longo do século XIX.
D. (
) Aproxima-se do pensamento anarquista, que estabelece que o Estado deve
ser abolido e a sociedade, governada por autogestão.
E. ( ) Aproxima-se do pensamento iluminista, ao
conceber a ordem social como um direito sagrado que deve garantir a liberdade e
a autonomia dos homens.
10. Adam Smith, autor de "A riqueza das
nações", defendia em sua obra:
A. (
) o governo da maioria;
B. (
) o governo parlamentar.
C. ( ) a liberdade de comércio;
D. (
) o intervencionismo estatal na economia;
E. (
) o governo dos sábios.
“Constituída de 35 volumes, contou com o trabalho de 130
colaboradores: Montesquieu contribuiu com um artigo sobre estética; Quesnay e
Turgot versaram sobre economia; Rousseau discorreu sobre música e Voltaire e
Hans Holbach sobre filosofia, religião e literatura. Embora pretendesse mostrar
a unidade íntima entre a cultura e o pensamento humano, as opiniões de seus
autores divergiam muito. Sobre religião, por exemplo, era difícil chegar-se a
um consenso, já que havia deístas e ateístas”
11. As características acima expostas
referem-se à obra conhecida como:
A. (
) Contrato Social.
B. (
) Segundo Tratado do Governo Civil.
C. ( ) Enciclopédia.
D. (
) Cartas inglesas.
E. (
) Cartas persas.
O Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo
qual ele próprio é responsável. O estado de tutela é a incapacidade de
utilizar o próprio entendimento sem a condução de outrem. Cada um é responsável
por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma insuficiência do
entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem ser
conduzido por outrem. Sapere aude!* Tenha a coragem de usar seu próprio
entendimento.
Essa é a divisa do Iluminismo.
IMMANUEL KANT (1784)
*Expressão latina que significa “tenha a coragem de
saber, de aprender”.
12. No contexto da expansão capitalista no
século XIX, uma das ideias centrais do Iluminismo, de acordo com o texto, está
associada diretamente à valorização da:
A. (
) Superioridade técnica
B. (
) Soberania econômica
C. (
) Liberdade política
D. ( ) Razão científica
13. Adam Smith, teórico do liberalismo
econômico, cuja obra, "Riqueza das Nações", constitui o baluarte, a
cartilha do capitalismo liberal, considerava
A. (
) A política protecionista e manufatureira como elemento básico para
desenvolver a riqueza da nação.
B. (
) Necessária a abolição das aduanas internas, das regulamentações e das
corporações então existentes nos países.
C. (
) A propriedade privada como a raiz das infelicidades humanas, daí toda
a economia ter de ser controlada pelo Estado.
D. (
) A terra como fonte de toda a riqueza, enquanto a indústria e o
comércio apenas transformavam ou faziam circular a riqueza natural.
E. ( ) O trabalho como fonte de toda a riqueza,
dizendo que, com a concorrência, a divisão do trabalho e o livre comércio, a
harmonia e a justiça social seriam alcançadas.
14. O Iluminismo representa a visão de
mundo da intelectualidade do século XVIII, NÃO podendo ser apontado como parte
do seu ideário:
A. (
) Combate às injustiças sociais e aos privilégios aristocráticos.
B. ( ) Fortalecimento do Estado e o cerceamento
das liberdades.
C. (
) O anticolonialismo e o repúdio declarado à escravidão.
D. (
) O triunfo da razão sobre a ignorância e a superstição.
E. (
) O anticlericalismo e a oposição à intolerância religiosa.
15. Sobre o iluminismo, é correto afirmar que:
A. (
) Defendia a doutrina de que a soberania do Estado absolutista
garantiria os direitos individuais e eliminaria os resquícios feudais ainda
existentes.
B. (
) Propunha a criação de monopólios estatais e a manutenção da balança de
comércio favorável, para assegurar o direito de propriedade.
C. ( ) Criticava o mercantilismo, a limitação ao
direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e
deveres entre os indivíduos.
D. (
) Acreditava na prática do entesouramento como meio adequado para
eliminar as desigualdades sociais e garantir as liberdades individuais.
E. (
) Consistia na defesa da igualdade de direitos e liberdades individuais,
proporcionada pela influência da Igreja Católica sobre a sociedade, através da
educação.
16. Qual das alternativas abaixo define
melhor o que foi o Iluminismo?
A. (
) Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes
plásticas na Europa.
B. (
) Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um
governo comandado pela Igreja Católica.
C. (
) Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século
XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para todos).
D. ( ) Foi um movimento cultural ocorrido na
Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.
17. Explique a imagem acima de acordo com os
seus conhecimentos.
R: A imagem acima representa a criação dos três poderes, por parte
do Barão de Montesquieu. A finalidade consistia em evitar a concentração de
poderes nas mão de um único governante, isto é, impedir que o autoritarismo se
tornasse vigente.
“Nenhum obstáculo é tão grande se sua vontade
de vencer for maior”
Boa
sorte!