sexta-feira, 15 de março de 2019

Prova com gabarito - 2º Ano - E. E. Monsenhor Rocha


           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                Disciplina: História-Valor:07 pts. Data: __/__/ 2019
Aluno(a):______________________ Turma: 2º ano: __ Turno: ___Nota: ___

"Movimento intelectual, portador de uma visão unitária do mundo e do homem, o iluminismo, apesar das diversidades de leituras que lhe são contemporâneas, conseguiu uma grande mudança quanto à racionalidade do mundo e do homem." (Francisco FALCON, Iluminismo) 

1. O movimento iluminista do século XVIII representou uma:
A. (    ) crítica ao mecanicismo, fundamental nos dogmas do pensamento religioso católico;
B. (    ) justificativa da dominação do homem pelo homem, representada nas práticas escravistas;
C. (    ) defesa da teocracia pontifícia, frente aos abusos cometidos pela monarquia absoluta;
D. (    ) afirmação das idéias de progresso e de Natureza, o que permitiu o avanço do conhecimento racional; 
E. (    ) subordinação ideológica do poder político civil às práticas e doutrinas da Igreja contra-reformista. 

2. Representava o pensamento das camadas populares, ao afirmar que a fonte do poder era o próprio povo. Em seu livro Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, afirma que "o primeiro que concebeu a ideia de cercar uma parcela de terra e dizer 'isto é meu', e que encontrou gente
suficientemente ingênua que lhe desse crédito, esse foi o autêntico fundador da sociedade civil. De quantos delitos, guerras, assassínios, desgraças e horrores teria livrado o gênero humano aquele que, arrancando as estacas e enchendo os sulcos divisórios, gritasse: 'cuidado, não deis crédito a esse trapaceiro, perecereis se esquecerdes que a terra pertence a todos'." 

2. A que filósofo iluminista refere-se o texto?
A. (    ) Voltaire
B. (    ) Montesquieu
C. (    ) Rousseau 
D. (    ) Denis Diderot
E. (    ) Jean d'Alembert 

3. Sobre o despotismo esclarecido, é correto afirmar que: 
A. (    ) Foi um fenômeno comum a todas as monarquias europeias, tendo por característica a utilização dos princípios do iluminismo;
B. (    ) Os déspotas esclarecidos foram os responsáveis pela sustentação e difusão das idéias iluministas elaboradas
pelos filósofos da época;
C. (    ) Foi uma tentativa bem-intencionada, embora fracassada, das monarquias européias no sentido de reformar
estruturalmente seus Estados;
D. (     ) Foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotar o programa de modernização proposto
pelos filósofos iluministas;
E. (     ) Foi uma tentativa mais ou menos bem-sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes. 

4. As críticas ao Antigo Regime, efetuadas principalmente pelos filósofos e economistas, deram origem a um importante movimento intelectual conhecido como iluminismo. Esses pensadores:
A. (    ) Defendiam o intervencionismo estatal na área econômica;
B. (    ) Rejeitavam as leis naturais por serem irracionais;
C. (    ) Apoiavam o Estado absolutista e o princípio estamental de organização social;
D. (    ) Pregavam o respeito às liberdades individuais e a defesa da propriedade; 
E. (    ) Repudiavam a extinção do monopólio metropolitano. 

5. "A fim de que seja possível abusar de seus poderes, o Estado deve ser organizado de tal modo que cada um possa refrear a força do outro." Esta frase de Montesquieu manifesta:
A. (    ) A submissão dos demais poderes do Executivo;
B. (    ) A superioridade do Legislativo sobre o Executivo;
C. (    ) Que o poder absoluto do governante não pode sofrer limitações;
D. (    ) Que a tripartição de poderes leva ao equilíbrio e à harmonia do Estado; 
E. (    ) A importância da organização militar para que seu país possa dominar o outro. 

6. O que o iluminismo combatia?

R: O iluminismo combatia o Iluminismo, o dogmatismo religioso, o intervencionismo estatal, o pacto colonial, etc.

"É proibido matar e, portanto, todos os assassinos são punidos, a não ser que o façam em larga escala e ao som de trombetas." 

7. O autor desta frase é Voltaire, sempre lembrado por seu discurso irreverente, sarcástico e pela atualidade de suas ideias, embora tenha participado de um movimento intelectual do século XVIII, o iluminismo, que propunha: 

A. (    ) A defesa das idéias absolutistas e o controle da liberdade de expressão dos cidadãos;
B. (    ) A eliminação de qualquer tipo de propriedade privada e a estabilização da economia;
C. (    ) A valorização dos privilégios de nascimento e a crítica aos ideais burgueses de participação política;
D. (    ) A defesa dos direitos individuais e o fim das práticas centralizadoras; 
E. (    ) A defesa de reformas apenas no plano cultural e a manutenção dos valores do Antigo Regime nos níveis
político e econômico. 

8. No período do Iluminismo, no século XVIII, o filósofo Montesquieu defendia:
A. (    ) Divisão da riqueza nacional.
B. (    ) Divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
C. (    ) Divisão da política em nacional e internacional.
D. (    ) Formação de um Poder Moderador no Congresso Nacional.
E. (    ) Implantação da ditadura moderna.

“O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles (...) A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenções.”

9. A respeito da citação de Rousseau, é correto afirmar:
A. (    ) Aproxima-se do pensamento absolutista, que atribuía aos reis o direito divino de manter a ordem social.
B. (    ) Filia-se ao pensamento cristão, por atribuir a todos os homens uma condição de submissão semelhante à escravatura.
C. (    ) Filia-se ao pensamento abolicionista, por denunciar a escravidão praticada na América, ao longo do século XIX.
D. (    ) Aproxima-se do pensamento anarquista, que estabelece que o Estado deve ser abolido e a sociedade, governada por autogestão.
E. (    ) Aproxima-se do pensamento iluminista, ao conceber a ordem social como um direito sagrado que deve garantir a liberdade e a autonomia dos homens.

10. Adam Smith, autor de "A riqueza das nações", defendia em sua obra:
A. (    ) o governo da maioria;
B. (    ) o governo parlamentar.
C. (    ) a liberdade de comércio;
D. (    ) o intervencionismo estatal na economia;
E. (    ) o governo dos sábios.

“Constituída de 35 volumes, contou com o trabalho de 130 colaboradores: Montesquieu contribuiu com um artigo sobre estética; Quesnay e Turgot versaram sobre economia; Rousseau discorreu sobre música e Voltaire e Hans Holbach sobre filosofia, religião e literatura. Embora pretendesse mostrar a unidade íntima entre a cultura e o pensamento humano, as opiniões de seus autores divergiam muito. Sobre religião, por exemplo, era difícil chegar-se a um consenso, já que havia deístas e ateístas”

11. As características acima expostas referem-se à obra conhecida como:
A. (    ) Contrato Social.
B. (    ) Segundo Tratado do Governo Civil.
C. (    ) Enciclopédia.
D. (    ) Cartas inglesas.
E. (    ) Cartas persas.

O Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável. O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem ser conduzido por outrem. Sapere aude!* Tenha a coragem de usar seu próprio entendimento.
Essa é a divisa do Iluminismo.
IMMANUEL KANT (1784)

*Expressão latina que significa “tenha a coragem de saber, de aprender”.

12. No contexto da expansão capitalista no século XIX, uma das ideias centrais do Iluminismo, de acordo com o texto, está associada diretamente à valorização da:
A. (    ) Superioridade técnica   
B. (    ) Soberania econômica   
C. (    ) Liberdade política   
D. (    ) Razão científica

13. Adam Smith, teórico do liberalismo econômico, cuja obra, "Riqueza das Nações", constitui o baluarte, a cartilha do capitalismo liberal, considerava
A. (    ) A política protecionista e manufatureira como elemento básico para desenvolver a riqueza da nação.   
B. (    ) Necessária a abolição das aduanas internas, das regulamentações e das corporações então existentes nos países.   
C. (    ) A propriedade privada como a raiz das infelicidades humanas, daí toda a economia ter de ser controlada pelo Estado.   
D. (    ) A terra como fonte de toda a riqueza, enquanto a indústria e o comércio apenas transformavam ou faziam circular a riqueza natural.   
E. (    ) O trabalho como fonte de toda a riqueza, dizendo que, com a concorrência, a divisão do trabalho e o livre comércio, a harmonia e a justiça social seriam alcançadas. 

14. O Iluminismo representa a visão de mundo da intelectualidade do século XVIII, NÃO podendo ser apontado como parte do seu ideário:
A. (    ) Combate às injustiças sociais e aos privilégios aristocráticos.   
B. (    ) Fortalecimento do Estado e o cerceamento das liberdades.   
C. (    ) O anticolonialismo e o repúdio declarado à escravidão.   
D. (    ) O triunfo da razão sobre a ignorância e a superstição.   
E. (    ) O anticlericalismo e a oposição à intolerância religiosa.

15. Sobre o iluminismo, é correto afirmar que:
A. (    ) Defendia a doutrina de que a soberania do Estado absolutista garantiria os direitos individuais e eliminaria os resquícios feudais ainda existentes.
B. (    ) Propunha a criação de monopólios estatais e a manutenção da balança de comércio favorável, para assegurar o direito de propriedade.
C. (    ) Criticava o mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.
D. (    ) Acreditava na prática do entesouramento como meio adequado para eliminar as desigualdades sociais e garantir as liberdades individuais.
E. (    ) Consistia na defesa da igualdade de direitos e liberdades individuais, proporcionada pela influência da Igreja Católica sobre a sociedade, através da educação.

16. Qual das alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo?
A. (    ) Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa.
B. (    ) Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo comandado pela Igreja Católica.
C. (    ) Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para todos).
D. (    ) Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.

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17. Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: A imagem acima representa a criação dos três poderes, por parte do Barão de Montesquieu. A finalidade consistia em evitar a concentração de poderes nas mão de um único governante, isto é, impedir que o autoritarismo se tornasse vigente.



“Nenhum obstáculo é tão grande se sua vontade de vencer for maior”
Boa sorte!

Prova com gabarito - 3º Ano - E. E. Monsenhor Rocha


           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                Disciplina: História-Valor:07 pts. Data: __/__/ 2019
Aluno(a):___________________Turma: 3º ano: __  Turno: ____ Nota: ___

1. Proclamada a República inicia-se um novo período na História política do Brasil: “A República Velha ou Primeira República”. A respeito dos primórdios da República é correto afirmar. A fase e o primeiro presidente da República foram respectivamente:
A. (    ) República Oligárquica e  Hermes da Fonseca  
B. (    ) República da Espada e Deodoro da Fonseca
C. (    ) República da Espada e Floriano Peixoto
D. (    ) República Oligárquica e  Prudente de Morais
E. (    ) República da Espada e Campos Sales.

2. O que era a "Política do café com leite" na República Velha?
A. (    ) Foi o período em que o Brasil exportava em grande quantidade café e leite.
B. (    ) Foi uma política de revezamento do poder nacional pelos estados de São Paulo e Minas Gerais.
C. (    ) Foi o período em que o estado de São Paulo era o maior produtor de café e leite.
D. (    ) Foi o momento em que o poder político e econômico era concentrado nas mãos dos coronéis, que tomavam bastante café com leite.

3. A política do café, durante a Primeira República:
A. (    ) Chegou ao auge do protecionismo com o Convênio de Taubaté, passando depois a reger-se pelas leis do mercado.
B. (    ) Procurou atender aos interesses dos cafeicultores através de constantes medidas de proteção ao produto.
C. (    ) Pode ser equiparada a de outras produções agrícolas, todas elas amparadas por Planos de Defesa.
D. (    ) Atendeu exclusivamente aos interesses dos grandes grupos internacionais através dos Planos de Defesa.
E. (    ) Foi dirigida pelo governo do estado de São Paulo, enquanto o poder federal mantinha uma atitude distante e neutra.

República Velha(UFRJ) Em 1891 foi promulgada a primeira Carta Constitucional da República. Esta constituição caracterizava-se pela eleição direta em todos os níveis, todavia a alguns segmentos sociais foi negado o direito do voto.

4. Estavam impedidos de votar:
A. (    ) Os analfabetos, as mulheres, os pobres (voto censitário) e os religiosos.
B. (    ) Os analfabetos, as mulheres, os soldados e os menores de idade.
C. (    ) Os analfabetos, as mulheres, os soldados e os menores de dezesseis anos.
D. (    ) Os religiosos, as mulheres, os camponeses e os menores de idade.
E. (    ) Os religiosos, os camponeses, os menores de idade e os soldados.

5. Com a proclamação da República no Brasil, as antigas províncias receberam a denominação de estados. A mudança de província no Império para estado na primeira República não foi somente questão de nomenclatura, considerando que
A. (    ) Os presidentes das províncias indicavam o primeiro ministro no parlamentarismo brasileiro e os estados eram administrados por interventores nomeados pelo presidente. B. (    ) Os governantes das províncias eram membros das famílias tradicionais da sociedade local e os presidentes dos estados atendiam aos interesses gerais da nação.
C. (    ) Os presidentes das províncias exerciam um mandato de quatro anos, enquanto na presidência dos estados havia grande rotatividade política provocada por lutas partidárias. D. (    ) As províncias substituíam o poder central na manutenção da integridade territorial do país, enquanto os estados delegavam essa função ao presidente da república.
E. (    ) Os presidentes das províncias eram indicados pelo poder central, enquanto os presidentes dos estados eram eleitos pelas situações políticas e sociais regionais.

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6. A ilustração refere-se
A. (    ) Ao alto grau de abstenção dos eleitores na Primeira República, o que facilitava a ação de políticos ilustrados. 
B. (    ) À prática dos grupos oligárquicos, que controlavam de perto o voto de seus dependentes e agregados. 
C. (    ) Ao elevado índice de analfabetismo no campo, o que favorecia a distribuição de cédulas eleitorais falsas.
D. (    ) À alternância no poder federal, graças ao controle dos votos, de políticos populares dos diversos Estados brasileiros.
E. (    ) Ao controle do governo central sobre os governadores, que se valia do estado de sítio no período eleitoral.

A Guerra de Canudos, de 1896 a 1897, foi um dos principais conflitos que marcaram o início do período republicano no Brasil. Os prisioneiros retratados na foto são sobreviventes dessa guerra, sertanejos vítimas de exclusão social e política.

7. Os fatores responsáveis por essa exclusão, naquele contexto, foram:
A. (   ) Êxodo rural – voto de cabresto
B. (   ) Desemprego – reação monarquista
C. (   ) Crise agrícola – sincretismo religioso
D. (   ) Concentração de terras – coronelismo

8. "A Política dos Governadores" e "O Coronelismo" foram os principais instrumentos na República Velha, que consolidaram. 
A. (    ) O poder das oligarquias, desde o nível municipal até o federal. 
B. (    ) A influência das camadas populares no processo político. 
C. (    ) Um Congresso Livre, combativo e exercendo forte oposição ao Executivo. 
D. (    ) Um governo militarista e fortemente autoritário. 
E. (    ) O projeto desenvolvimentista e com prioridade sociais apoiado pela oligarquia do café.

9. A estrutura representada abaixo reproduz uma relação entre as esferas de poder no Brasil no início do século XX que, em parte, é parecida com os escândalos e conchavos políticos recentes do Congresso brasileiro. Esse esquema representa a Política dos Governadores. Espécie de troca de favores entre as forças políticas. Portanto, é correto afirmar: 
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A. (    )  Nesse esquema os governos populares estaduais dominavam o governo federal através da Comissão Verificadora de Poderes. 
B. (    ) A principal consequência da Política dos Governadores foi o controle da presidência por parte das oligarquias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
C. (    ) A Comissão verificadora de Poderes só concedia o direito de candidatura aos políticos da situação em seus estados.
D. (    ) A Política dos Governadores subordinou as elites estaduais através do Serviço de Proteção ao Índio.
E. (    ) Através da Campanha Civilista, Rui Barbosa dominou a esfera federal e subordinou os governos estaduais. 

10. Com base nas informações contidas no documento e no seu conhecimento sobre o assunto, ASSINALE a única opção que NÃO apresenta uma característica correta. 

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A. (    ) A Constituição de 1891 estabeleceu o voto direto, sendo considerados eleitores os cidadãos brasileiros maiores de 21 anos, excluídos os analfabetos, as mulheres, os praças militares e os membros das ordens religiosas.
B. (    ) A instituição do voto secreto e obrigatório contribuía para que a maioria dos eleitores ficasse sujeita à pressão dos chefes políticos.
C. (    ) Embora a fraude eleitoral fosse uma prática comum à época, as eleições cumpriam um papel estratégico, abrindo brechas no interior do jogo de poder oligárquico e implicando uma série de procedimentos de negociação entre as elites e o eleitorado.
D. (    ) A expressão "eleições a bico de pena" identificava um dos mais graves problemas do sistema eleitoral da Primeira República: a falsificação das atas eleitorais, alterando o número de votantes.
E. (    ) No nível municipal, o coronel era o senhor dos chamados "currais eleitorais", arregimentando os eleitores "de cabresto", como o "Zé Burro" da ilustração.

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11. Sobre o contexto que envolve a Revolta da Vacina, importante evento social urbano ocorrido na cidade do Rio de Janeiro em 1904, é INCORRETO afirmar que a charge
A. (    ) Descreve a maneira prepotente e hostil com que os primeiros governos republicanos trataram as classes populares; esse tratamento evidencia-se também nas revoltas de Canudos e Contestado.
B. (    ) Contém uma crítica ao autoritarismo da campanha de vacinação contra a varíola, vista pelos segmentos populares como desrespeitosa à honra das mulheres.
C. (    ) Expressa a desconfiança em relação à ciência médica e à desinformação de parte da população. Até intelectuais importantes, como Rui Barbosa, consideraram uma temeridade injetar um vírus na corrente sanguínea.
D. (    ) Demonstra a insatisfação das camadas urbanas em relação à carestia, ao desemprego e à falta de democracia da República Velha.
E. (    ) Apresenta o reconhecimento das classes populares do Rio de Janeiro pela forma como foi desenvolvida a campanha de vacinação liderada por Oswaldo Cruz.

12. Sobre a Revolta de Canudos, assinale a alternativa INCORRETA. 
A. (    ) O seu principal líder foi Antônio Conselheiro.
B. (    ) Os sertanejos de Canudos lutavam contra a injustiça e a miséria persistente na região.
C. (    ) Caracterizou-se como um movimento de caráter messiânico.
D. (    ) A Guerra de Canudos foi tema do livro “Os Sertões”, do escritor Euclides da Cunha.
E. (    ) Os revoltosos de Canudos receberam apoio incondicional dos coronéis da região.

13. Leia o texto abaixo e responda as questões a seguir:

Cabia agora definir, de uma vez por todas, a repartição dos poderes na República: o que caberia ao executivo federal, ao estadual, às instituições legislativas, ao município e aos coronéis. Já havia o texto constitucional, mas à estrutura político-jurídica estavam subjacentes, ainda, os resquícios do patrimonialismo.

Campos Salles (1898-1902) sacramentou o pacto do poder pela aplicação da “Política dos Governadores” (...)

A. Caracterize o fenômeno do coronelismo.

R: O coronelismo foi um fenômeno da República Velha, onde o poder política se concentrava nas mãos dos coronéis. O mesmo controlava o sistema eleitoral local, exercendo sua vontade sobre os eleitores.

B. No que consistia a “Política dos Governadores”?

R: A “Política dos Governadores” era a troca de favores que acontecia entre os coronéis, governadores (presidentes dos estados) e o presidente da República. Essa forma de exercer o poder contribuiu para a consolidação do sistema oligárquico no país.


“Nenhum obstáculo é tão grande se sua vontade de vencer for maior”
Boa sorte!

Prova com gabarito - 6º Ano - Introdução aos estudos da História


1. De acordo com nossos estudos e o nosso livro didático marque CERTO (C) OU ERRADO (E).
A. (C) (E) As fontes históricas são coisas fabricadas pelo ser humano.
B. (C) (E) A História é uma ciência, pois seus estudos são todos provados por meio das fontes históricas.
C. (C) (E) O único tipo de fonte histórica é a Fonográfica.
D. (C) (E) Os testemunhos orais podem ser considerados como fontes históricas.
E. (C) (E) A História é a ciência que estuda o passado e assim compreender a cultura dos povos antigos.
2. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o ano relacionado ao seu século.
A. (    ) Ano 1478 século XIV
B. (    ) Ano 258 século II
C. (    ) Ano 3698 século XXXI
D. (    ) Ano 1236 século XII
E. (    ) Ano 2015 século XXI

3. Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente. Escreva uma frase explicando o que são fontes históricas.

R: Fontes históricas são os vestígios deixados pelos seres humanos ao longo da história. São importantes no sentido de tentar compreender um acontecimento histórico específico.

4. De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
A. (    ) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
B. (    ) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
C. (    ) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
D. (    ) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
E. (    ) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga

O Tempo Histórico e o Tempo Cronológico
 “A divisão mais comum da história é a da Idade Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Mas essa divisão é de toda a história do Homem? Para estabelecer um caminho didático na exposição, desenvolvimento e pensamento dos fatos históricos fez-se necessário a divisão da história em períodos com características semelhantes, porém essa divisão não atende a todas as sociedades humanas. Na visão de um mundo eurocêntrico onde a Europa é o centro político e geográfico do mundo se estabeleceu para o ocidente a divisão da história segundo os acontecimentos políticos, religiosos e econômicos da Europa como, por exemplo, a Queda do Império romano, Queda de Constantinopla ou a Revolução Francesa. Mas como dizer que tais acontecimentos foram decisivos para a história de sociedades que não estavam ligadas direta ou indiretamente com esses fatos como uma tribo norte-americana que nunca passou por um processo de industrialização, ou que não construiu um grande império. Esse pensamento acaba por gerar um conceito de sociedades desiguais e proporciona um conceito de sociedades mais avançadas que outras. Para minimizar tais conceitos devemos nos apegar as características e necessidades de cada comunidade/sociedade e não compará-las, tendo como base o conceito da história é que devemos levar em consideração o tempo e o espaço das populações, pois se o espaço ou o tempo são diferentes, consequentemente a história também o será. Com isso não podemos alinhar o tempo histórico com o cronológico, não cometendo anacronismos e nem desprezando culturas diferentes.”

5. De acordo com o texto acima e as nossas aulas responda as seguintes questões:

A. Qual a divisão mais comum da História?

R: A divisão mais comum da história é: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

B. Cite um acontecimento europeu, de acordo com o texto, serve para marcar a divisão da história?

R: Os acontecimentos históricos citado foram: Queda do Império romano, Queda de Constantinopla e a Revolução Francesa.

c) De acordo com o texto e nossos estudos, devemos comparar duas sociedades diferentes? Justifique sua resposta com ao menos UM argumento.

R: Segundo o texto, não podemos alinhar o tempo histórico com o cronológico, não cometendo anacronismos e nem desprezando culturas diferentes.

A evolução do ser humano
Ao analisar fósseis de humanos antigos percebemos que nós evoluímos desde nosso surgimento. Esta evolução nos traz alguns indícios de que existiram outras raças humanas. Estas antigas raças humanas, como surgiram? Para essa pergunta temos basicamente 2 respostas: a primeira apresenta uma visão religiosa com a participação do divino e tem como fonte histórica principal a Bíblia (para os cristãos ou Torá para os Judeus), para essa teoria damos o nome de criacionista, onde Deus é o criador de tudo e de todos. Porém essa teoria não explica as diversidades encontradas entre os primeiros hominídeos. Tentando sanar essa lacuna na História do surgimento do ser humano começou a se pensar na teoria de uma evolução desse hominídeo, onde para continuar sua vida teve de se adaptar as novas características climáticas, geográficas, enquanto outras espécies foram extintas. Essa teoria traz grandes dúvidas sobre a evolução do homem tendo vindo do macaco, mas a nossa certeza hoje é de que essa evolução não é verídica, o que pode ter ocorrido é que um grupo de primatas com algumas características semelhantes à de nossos ancestrais possa a ter vindo originar os primeiros hominídeos. A seleção natural desenvolvida (mas não criada) por Charles Darwin no século XIX possibilitou de concreto para nós é de que hoje sobre a terra não existem raças humanas, o que nos diferencia uns dos outros é a nossa etnia.

6. A partir do texto acima e de nossos estudos sobre o tema, responda os seguintes itens:

a) O que são fosseis?

Os Fósseis são vestígios de organismos (animais e vegetais) muito antigos que foram preservados como passar dos anos por meio de processos naturais.

b) Qual o livro que traz a teoria Criacionista?

R: O livro que descreve a teoria criacionista é a bíblia.

c) Quem desenvolveu a teoria Evolucionista?

R: O cientista responsável pela elaboração da teoria evolucionista foi Charles Darwin.

7. De acordo com nossos estudos marque a alternativa que corresponda ao conceito da Ciência História:
A. (    ) Estuda as ações do homem no espaço sem se preocupar com o tempo
B. (    ) Estuda as ações do Homem no tempo, sem se preocupar com o espaço
C. (    ) Está relacionado a tudo o que o ser humano modifica
D. (    ) è toda tecnologia que o ser humano produz
E. (    ) Estuda as ações do Homem no tempo e no espaço

Os idosos
“Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo. Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história”.

8. Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
A. (    ) Oral
B. (    ) Textual
C. (    ) Visual
D. (    ) Mídia interativa

Leia a frase:
"Quem sou eu sem meu passado? Sou apenas um mero indigente perambulando pelas esquinas da História com os olhos fechados"

9. De acordo com a frase acima qual a importância da história para as nossas vidas?

R: A história é importante para que possamos nos conhecer como seres humanos, que ocupam seu lugar no tempo e no espaço. Em outras palavras, a história é essencial para compreender o mundo em que vivemos.

10. Nós vimos em nossas aulas que o tempo cronológico pode ser dividido de diversas formas, como meses, anos, séculos e milênios. Analise os fatos históricos abaixo e cite a qual século ele pertence (utilize os números romanos):
A. Neil Armstrong foi o primeiro a pisar na Lua, em 1969, no século XX
B. Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil em 1500, no século XV 
C. Bárbaros invadiram e derrubaram o Império Romano do Ocidente em 476, no século V
D. As Torres Gêmeas sofreram um ataque terrorista em 2001, no século XXI
E. A Primeira Guerra Mundial abalou o mundo e começou em 1914, no século XX
F. A Lei Áurea aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, em 1888, no século XIX


QUESTÃO DESAFIO:


Disponível em: http://www.wordinfo.info. Acesso em: 27 abr. 2010. (Foto: Reprodução/Enem)

Interprete a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: Para cada novo instrumento de trabalho que o homem conquista, ele adota uma postura diferente. Assim, quando se chega ao impacto tecnológico causado pelo computador, percebe-se que o homem aproxima-se fisicamente de seus ancestrais, deixando explicita a dependência à tecnologia.

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...