sábado, 2 de julho de 2016

Prova com gabarito 8º ano - Escola Estadual Moacyr de Mattos

E. E. Moacyr de Mattos

                           Avaliação de História – Turma 8º Ano _____

                          Prof. Moisés Rodrigues – Valor: 7.0 pontos

Nome:_________________________ ____Data: ___/___/___

1. Associe cada letra a um item.
A. Girondinos
B. Terror
C. Jacobinos
D. Termidor
E. Sans-culottes

(C) Representavam a pequena burguesia e a classe média de Paris e governaram a França durante a fase do Terror.
(E) Grupos urbanos radicais, composto por artesãos, operários e lojistas.
(B) Fase da revolução em que cerca de 17 mil pessoas foram executadas na guilhotina.
(A) Republicanos moderados, representavam a grande burguesia comercial.
(D) Mês do calendário republicano em que um golpe derrubou a Convenção Nacional.

2. Leia o texto e responda.

                “O próprio Napoleão Bonaparte (...) era um carreirista típico daquela espécie. Nascido em 1769, ambicioso, descontente e revolucionário, subiu vagarosamente na artilharia, um dos poucos ramos do exército em que competência técnica era indispensável. Durante a revolução, e especialmente sob ditadura jacobina que ele apoiou firmemente, foi reconhecido por um comissário local em um fronte de suma importância (...) como um soldado de dons esplêndido e muito promissor. O ano II fez dele um general. (...) Agarrou a sua chance na campanha italiana de 1796, que fez dele o inquestionado primeiro soldado da República.

A. A que revolução o autor se refere?

R: O autor está se referindo à Revolução Francesa, apoiada por Bonaparte.

B. Transcreva o trecho em que o autor salienta que Napoleão era um oficial competente.

R: O aluno deverá transcrever o seguinte trecho: “subiu vagarosamente na artilharia, um dos poucos ramos do exército real em que a competência técnica era indispensável”.

C. Quais foram, segundo o texto, as condições necessárias à subida de Napoleão ao poder?

R: Devido a sua competência militar, atestada nos combates contra os adversários da revolução por toda a Europa, Napoleão passou a ser encarado pela burguesia como o único homem capaz de recompor a França depois das etapas da Revolução.

3. Podemos apontar como uma das principais causas da Revolução Francesa: 
A. (   ) As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.
B. (   ) A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema político da França.
C. (   ) As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para monarca e ministros.
D. (X) A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.
  
4. Sobre o contexto histórico da França pré-revolução, é verdadeiro afirmar que:
A. (X) O clero e a nobreza possuíam muitos privilégios, entre eles a isenção tributária (não pagavam impostos).
B. (   ) A estrutura social da população francesa não era estratificada.
C. (   ) Havia igualdade de direitos, sendo que não havia camadas sociais privilegiadas.
D. (   ) Não havia pobreza, nem miséria, pois existia uma justa distribuição de renda.
  
5. Um dos fatos históricos mais importantes da Revolução Francesa foi:
A. (   ) A decretação de leis que garantiam igualdade de direitos na França em 1789.
B. (   ) A união do clero e da burguesia em prol da derrubada da monarquia e implantação da República.
C. (X) A Queda da Bastilha (principal prisão política da monarquia francesa) em 14 de julho de 1789.
D. (   ) O apoio de Napoleão Bonaparte ao governo do monarca Luís XVI.

6. Durante o processo revolucionário quem eram os girondinos e o que defendiam?
A. (   ) Eram representantes da monarquia que queriam reestabelecer o regime monárquico na França.
B. (X) Era um grupo político que representava a alta burguesia e queria evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
C. (   ) Eram representantes da baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.
D. (   ) Eram integrantes do clero e defendiam maior participação da Igreja na política francesa.
  
7. Qual era o lema dos revolucionários francesa, que resumia muito bem os anseios do Terceiro Estado?
A. (   ) "Liberdade, Paz e Justiça".
B. (   )  "Paz, Pão e Terra".
C. (X) "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".
D. (   ) "Liberdade ainda que tardia".

8. O que foi a fase do Terror?
A. (   ) Foi uma fase onde os monarquistas, insatisfeitos, mataram muitos
B. (X) Foi uma fase onde os Jacobinos matavam que fosse acusado de ser monarquista
C. (   ) Foi quando os Girondinos tentaram dar um golpe
D. (   ) Foi quando os monarquistas matavam quem fosse acusado de ser revolucionário.

9. A charge acima ilustra uma das fases da Revolução Francesa. Explique-a com base no conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: A charge mostra o período conhecido como "período do grande terror", em que os Jacobinos tomaram o poder e governaram de uma maneira autoritária. 

10. O que foi o Golpe 18 de Brumário?
A. (   ) Foi um alto golpe para tirar os jacobinos do poder
B. (   ) Foi um golpe contra Robespierre
C. (X) Foi um alto golpe para por Napoleão no poder
D. (   ) Foi o fim do Diretório pelo exército da Planície que poriam Napoleão como novo comandante

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão terá grande repercussão no mundo inteiro. O documento é uma manifestação contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. A propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável. (HOBSBAWM, Eric J. – A Era das Revoluções. RJ: Paz e Terra, p. 98).

11. A respeito da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, assinale a alternativa correta:
A. (   ) Foi elaborada na Inglaterra, durante a Revolução Gloriosa.
B. (   ) Foi elaborada na Revolução Francesa, na fase da Convenção Nacional.
C. (   ) Foi elaborada na Independência dos Estados Unidos.
D. (X) Foi elaborada na Revolução Francesa, na fase da Assembleia Nacional.
E. (   ) Foi elaborada na Inglaterra, durante a Revolução Puritana.

12. Explique o episódio conhecido como a “Tomada da Bastilha”.

R: A queda da Bastilha foi o momento em que o Terceiro Estado se revoltou contra a situação de desigualdade da França e invadiu a Bastilha (local onde os presos políticos se encontravam e estavam guardadas as armas do rei absolutista).



13. Explique a imagem acima de acordo com seus conhecimentos referentes ao período pré-revolucionário.

R: A charge mostra que o Primeiro Estado (a igreja) e o Segundo Estado (a nobreza) estavam com medo de que o Terceiro Estado (camponeses e burgueses) se revoltasse contra a cobrança forçada de impostos e promovesse a revolução.

“Art. 6.º A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou através de mandatários, para a sua formação. Ela deve ser a mesma para todos, seja para proteger, seja para punir. Todos os cidadãos são iguais a seus olhos e igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a sua capacidade e sem outra distinção que não seja a das suas virtudes e dos seus talentos.”

14. O texto acima corresponde a um fragmento da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, documento produzido durante o período da Revolução Francesa. Qual a relação deste documento com o lema da Revolução Francesa?

R: O documento abordava a questão da liberdade, fundamental no planejamento da Revolução francesa.

18 comentários:

  1. o negocio e come cu e buceta

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  2. Magnifico, espero mais avaliações assim prof

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  3. Mds tem todas essas questões na minha apostila partiu cola

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  4. não achei muito legal

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  5. vlw, coloquei varias questões nas minhas colas, vou passar de ano graças a você :)

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  6. Porque na questao 5 não poderia ser a letra A.

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    1. Porque isso foi logo depois que a burguesia o povo conseguiu chamar a atencao do rei fazendo a queda da pastilha em 14 de Julho de 1789 que mesmo assim o rei Luís XVI não queria a igualdade foi com muita luta que o povo conseguiu a igualdade através de outro rei napoleao Bonaparte que foi o primeiro consul e imperador

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