Avaliação de
História – Turma 8º Ano _____
Prof. Moisés
Rodrigues – Valor: 7.0 pontos
Nome:_________________________
Nº____Data: ___/___/___
1. Associe cada letra a um item.
A. Girondinos
B. Terror
C. Jacobinos
D. Termidor
E. Sans-culottes
(C)
Representavam a pequena burguesia e a classe média de Paris e governaram a
França durante a fase do Terror.
(E)
Grupos urbanos radicais, composto por artesãos, operários e lojistas.
(B)
Fase da revolução em que cerca de 17 mil pessoas foram executadas na
guilhotina.
(A)
Republicanos moderados, representavam a grande burguesia comercial.
(D)
Mês do calendário republicano em que um golpe derrubou a Convenção Nacional.
2. Leia o texto e responda.
“O próprio Napoleão
Bonaparte (...) era um carreirista típico daquela espécie. Nascido em 1769,
ambicioso, descontente e revolucionário, subiu vagarosamente na artilharia, um
dos poucos ramos do exército em que competência técnica era indispensável.
Durante a revolução, e especialmente sob ditadura jacobina que ele apoiou
firmemente, foi reconhecido por um comissário local em um fronte de suma
importância (...) como um soldado de dons esplêndido e muito promissor. O ano
II fez dele um general. (...) Agarrou a sua chance na campanha italiana de
1796, que fez dele o inquestionado primeiro soldado da República.
A. A que
revolução o autor se refere?
R: O autor está se referindo à Revolução Francesa, apoiada
por Bonaparte.
B.
Transcreva o trecho em que o autor salienta que Napoleão era um oficial
competente.
R: O aluno deverá transcrever o seguinte trecho: “subiu vagarosamente
na artilharia, um dos poucos ramos do exército
real em que a competência técnica era indispensável”.
C. Quais
foram, segundo o texto, as condições necessárias à subida de Napoleão ao poder?
R: Devido a sua competência militar, atestada nos combates
contra os adversários da revolução por toda a Europa,
Napoleão passou a ser encarado pela burguesia como
o único homem capaz de recompor a França depois das
etapas da Revolução.
3. Podemos apontar como uma das principais
causas da Revolução Francesa:
A. (
) As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão
Bonaparte.
B. (
) A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no
sistema político da França.
C. (
) As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para
monarca e ministros.
D. (X) A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses
e trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela
monarquia absolutista.
4. Sobre o contexto histórico da França
pré-revolução, é verdadeiro afirmar que:
A. (X) O clero e a nobreza possuíam muitos
privilégios, entre eles a isenção tributária (não pagavam impostos).
B. (
) A estrutura social da população francesa não era estratificada.
C. (
) Havia igualdade de direitos, sendo que não havia camadas sociais privilegiadas.
D. (
) Não havia pobreza, nem miséria, pois existia uma justa distribuição de
renda.
5. Um dos fatos históricos mais importantes da
Revolução Francesa foi:
A. (
) A decretação de leis que garantiam igualdade de direitos na França em
1789.
B. (
) A união do clero e da burguesia em prol da derrubada da monarquia e
implantação da República.
C. (X) A Queda da Bastilha (principal prisão política da monarquia francesa)
em 14 de julho de 1789.
D. (
) O apoio de Napoleão Bonaparte ao governo do monarca Luís XVI.
6. Durante o processo revolucionário quem eram
os girondinos e o que defendiam?
A. (
) Eram representantes da monarquia que queriam reestabelecer o regime
monárquico na França.
B. (X) Era um grupo político que representava a alta burguesia e queria
evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
C. (
) Eram representantes da baixa burguesia e defendiam uma maior
participação popular no governo.
D. (
) Eram integrantes do clero e defendiam maior participação da Igreja na
política francesa.
7. Qual era o lema dos revolucionários
francesa, que resumia muito bem os anseios do Terceiro Estado?
A. (
) "Liberdade, Paz e Justiça".
B. (
) "Paz, Pão e Terra".
C. (X) "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".
D. (
) "Liberdade ainda que tardia".
8. O que foi a fase do Terror?
A. ( ) Foi uma fase onde os monarquistas,
insatisfeitos, mataram muitos
B. (X) Foi uma fase onde os Jacobinos matavam que
fosse acusado de ser monarquista
C. ( ) Foi quando os Girondinos tentaram dar um
golpe
D. ( ) Foi quando os monarquistas matavam quem
fosse acusado de ser revolucionário.
9. A charge acima
ilustra uma das fases da Revolução Francesa. Explique-a com base no
conhecimentos adquiridos em sala de aula.
R: A charge mostra o período conhecido como "período do grande terror", em que os Jacobinos tomaram o poder e governaram de uma maneira autoritária.
10. O que foi o Golpe 18 de Brumário?
A. ( ) Foi um alto golpe para tirar os jacobinos
do poder
B. ( ) Foi um golpe contra Robespierre
C. (X) Foi um alto golpe para por Napoleão no
poder
D. ( ) Foi o fim do Diretório pelo exército da
Planície que poriam Napoleão como novo comandante
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão terá grande repercussão
no mundo inteiro. O documento é uma manifestação contra a sociedade hierárquica
de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade
democrática e igualitária. A propriedade privada era um direito natural,
sagrado, inalienável e inviolável. (HOBSBAWM, Eric J. – A Era das Revoluções.
RJ: Paz e Terra, p. 98).
11. A respeito da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão,
assinale a alternativa correta:
A. ( ) Foi elaborada na Inglaterra, durante a
Revolução Gloriosa.
B. (
) Foi elaborada na Revolução Francesa, na fase da Convenção Nacional.
C. (
) Foi elaborada na Independência dos Estados Unidos.
D. (X) Foi elaborada na Revolução Francesa, na fase da Assembleia Nacional.
E. ( ) Foi elaborada na Inglaterra, durante a
Revolução Puritana.
12. Explique o episódio conhecido como a
“Tomada da Bastilha”.
R: A queda da Bastilha foi o momento em que o Terceiro Estado se revoltou contra a situação de desigualdade da França e invadiu a Bastilha (local onde os presos políticos se encontravam e estavam guardadas as armas do rei absolutista).
13. Explique a imagem acima de acordo com
seus conhecimentos referentes ao período pré-revolucionário.
R: A charge mostra que o Primeiro Estado (a igreja) e o Segundo Estado (a nobreza) estavam com medo de que o Terceiro Estado (camponeses e burgueses) se revoltasse contra a cobrança forçada de impostos e promovesse a revolução.
“Art. 6.º A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o
direito de concorrer, pessoalmente ou através de mandatários, para a sua
formação. Ela deve ser a mesma para todos, seja para proteger, seja para punir.
Todos os cidadãos são iguais a seus olhos e igualmente admissíveis a todas as
dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a sua capacidade e sem outra
distinção que não seja a das suas virtudes e dos seus talentos.”
14. O texto acima corresponde a um fragmento
da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, documento produzido durante o
período da Revolução Francesa. Qual a relação deste documento com o lema da
Revolução Francesa?
R: O documento abordava a questão da liberdade, fundamental no planejamento da Revolução francesa.
excelente avaliação
ResponderExcluiro negocio e come cu e buceta
ResponderExcluirGostei ��
Excluirisso ai vamo estudar pra que \
ExcluirMagnifico, espero mais avaliações assim prof
ResponderExcluirUiii��
ResponderExcluirExcelente avaliação, Parabéns!
ResponderExcluirExcelente!!!!
ResponderExcluirPARABÉNS!!!!
ResponderExcluirmds
ResponderExcluirMds tem todas essas questões na minha apostila partiu cola
ResponderExcluirnão achei muito legal
ResponderExcluirME AJUDOU MUITO
ResponderExcluirvlw, coloquei varias questões nas minhas colas, vou passar de ano graças a você :)
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirPorque na questao 5 não poderia ser a letra A.
ResponderExcluirPorque isso foi logo depois que a burguesia o povo conseguiu chamar a atencao do rei fazendo a queda da pastilha em 14 de Julho de 1789 que mesmo assim o rei Luís XVI não queria a igualdade foi com muita luta que o povo conseguiu a igualdade através de outro rei napoleao Bonaparte que foi o primeiro consul e imperador
ExcluirMuito bom!
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