segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Prova com gabarito - 7º Ano


ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
             Disciplina: História-Valor: 7,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno (a):___________________________________ Nº ____
Turma: 7º ano: ____     Turno: ______________Nota: _____

1. Quais os dois países que mais se destacaram no período das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos dos séculos XV e XVI?
A. (    ) Inglaterra e França
B. (    ) Holanda e Itália
C. (    ) Portugal e Espanha
D. (    ) Alemanha e Noruega

2. Qual era o principal objetivo dos empreendimentos marítimos dos séculos XV e XVI?
A. (    ) Fazer a navegação ao redor do mundo passando por todos os oceanos.
B. (    ) Descobrir e controlar uma rota marítima para as Índias para comprar especiarias diretamente na fonte e vender com elevados lucros na Europa.
C. (    ) Chegar até o extremo norte do continente americano para iniciar o povoamento da região.
D. (    ) Estabelecer e controlar novas rotas marítimas para a Oceania com o objetivo de explorar os recursos minerais da região.

3. Quem foram os principais financiadores dos empreendimentos marítimos da época das Grandes Navegações?
A. (    ) Reis e burgueses
B. (    ) Integrantes do clero católico e pequenos comerciantes
C. (    ) Marinheiros e profissionais liberais
D. (    ) Artistas e engenheiros de caravelas

4. Qual das alternativas abaixo explica o pioneirismo de Portugal nas Grandes Navegações dos séculos XV e XVI?
A. (    ) Portugal era o país mais rico e populoso da Europa, marinheiros de vários países moravam e trabalhavam em Portugal e dinheiro para investimento em navegação oriundo da industrialização do país.
B. (    ) Apoio total da população, ajuda de outros países, altos investimentos na construção de caravelas feitos por ricos comerciantes asiáticos e americanos.
C. (    ) Posição geográfica favorável, bons conhecimentos e experiência em navegação, domínio da técnica de construção de caravelas, capital para investimentos oriundo da burguesia e nobreza.
D. (    ) Experiência em navegação de longo alcance desde o início da Idade Média, grande quantidade de madeira e ferro no território português para a construção das caravelas, total conhecimento das técnicas de navegação.

5. Qual das alternativas abaixo apresenta dois importantes momentos das navegações portuguesas dos séculos XV?
A. (    ) Descobrimento da Oceania e chegada ao litoral argentino em 1501.
B. (    ) Conquista da Ásia no final do século XV e descobrimento de ilhas no Caribe.
C. (    ) Navegação da costa oeste do continente americano e chegada ao norte da Rússia em 1502.
D. (    ) Chegada de Vasco da Gama às Índias em 1498 e chegada de Cabral ao Brasil em 1500.
6. A respeito da expansão marítima europeia não podemos afirmar:
A. (    ) Os fatores econômicos que levaram à expansão marítima europeia foram o comércio de especiarias, a busca de novos mercados e a falta de metais preciosos.
B. (    ) A compra de especiarias desviou para o Oriente grande quantidade de metais europeus.
C. (    ) Os líderes envolvidos na expansão marítima moviam-se pela ambição de enriquecer e pelo desejo de elevação social.
D. (    ) O desenvolvimento técnico-científico, no século XV era muito pequeno e impediu a expansão marítimo-comercial.

7. O que o Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, determinava?

R: O Tratado de Tordesilhas determinava a divisão do continente americano entre os espanhóis e os portugueses.

8. Quais eram os perigos reais e imaginários encontrados pelos navegadores naquela época?

R: Os perigos reais eram a falta de cuidado no armazenamento dos alimentos e o risco eminente de tempestades e naufrágios. Além disso, existia um alto número de pessoas que morriam em decorrência de doenças que disseminavam dentro das embarcações. Os perigos imaginários eram a crença de que a água do mar iria aquecer demasiadamente, impossibilitando a sobrevivência dos seres humanos. Também acreditavam existiam monstros marinhos assustadores e que, poderiam cair num abismo e serem devorados por animais irreais.

9. Por que os portugueses estavam dispostos a enfrentar os perigos reais e imaginários das Grandes Navegações?
A. (    ) Porque caso fossem bem-sucedidos ganhariam muito dinheiro.
B. (    ) Porque sabiam da importância de fundar colônias para ajudar os povos primitivos a se desenvolverem.
C. (    ) Para provar que a Terra é redonda.
D. (    ) Para tentar conquistar o mundo.

10. Assinale a alternativa que indica corretamente a importância das especiarias orientais para os Europeus.
A. (    ) Eram necessárias para tingir as roupas de vermelho e diferenciar assim os ricos dos pobres.
B. (    ) Eram utilizadas em pesquisas para produção de medicamentos.
C. (    ) Eram importantes cosméticos e estavam no auge em Paris.
D. (    ) Eram usadas para conservar e temperar carne, como não havia geladeiras, isso era muito importante.


11. “Navegar é preciso. Viver não é preciso.” Este verso, muito repercutido em Portugal no século XV
significa que...

A. (    ) Navio é um meio de transporte seguro.
B. (    ) A vida de muitos portugueses dependia do sucesso das Grandes Navegações.
C. (    ) Uma pessoa que tenha uma vida comum em nada contribui para a glória do país, mas um marinheiro, mesmo que morra em trabalho, sim.
D. (    ) Mais vale sobreviver tendo uma vida na pobreza do que se deixar enganar pelas promessas de ganhar
muito dinheiro, arriscando a vida, como marinheiro.

12. O sistema de troca entre indígenas e portugueses é conhecido como:
A. (    ) Escambo
B. (    ) Barganha
C. (    ) Permuta
D. (    ) Comutação

13. Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela metrópole portuguesa pretendiam tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais. Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para atingir esses objetivos.
A. (    ) Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
B. (    ) Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes, que garantiram uma produção crescente de açúcar.
C. (    ) Dividiu o território em governações vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.
D. (    ) Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.
E. (    ) Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.

14. A imagem abaixo é um mapa das capitanias hereditárias feito por Luís Teixeira, provavelmente em 1574.

Imagem relacionada

Apesar do intuito de Portugal em utilizar as capitanias hereditárias como forma de garantir a colonização e o povoamento do território colonial, as dificuldades econômicas e de enfrentamento das populações indígenas impediram o sucesso das capitanias. Apenas duas capitanias hereditárias conseguiram obter lucros, e eram as capitanias de:
A. (    ) São Vicente e Bahia.
B. (    ) Pernambuco e Maranhão.
C. (    ) Espírito Santo e Porto Seguro.
D. (    ) São Vicente e Pernambuco.
E. (    ) Rio Grande e Ceará.

15. O ritual Tupi em que os guerreiros capturados eram mortos, esquartejados e devorados no meio da aldeia é chamado de:
A. (    ) Antropografia
B. (    ) Antropologia
C. (    ) Antropofagia
D. (    ) Antropocentrismo

As capitanias dividiam as terras do litoral brasileiro, horizontalmente, até a linha do______________, em _________ lotes de tamanhos variados. Essas terras seriam oferecidas a fidalgos portugueses dispostos a explorá-la e ocupá-la. Esses investidores eram chamados de _____________, que ficavam responsáveis pela tarefa da colonização. Os direitos e deveres para essa exploração eram garantidos por meio de dois documentos: a carta de___________ e ____________.

16. A sequência correta para completar as lacunas acima é:
A. (    ) Tratado de Tordesilhas – dezessete – donatários – doação – floral.
B. (    ) Tratado de Madri – dezesseis – coronéis – doação – foral.
C. (    ) Tratado de Tordesilhas – quinze – donatários – doação – foral.
D. (    ) Tratado de Madri – quinze – donatários – doação – foral.

17. Qual era a função das câmaras municipais?
A. (    ) Resolver os problemas da vila e do cotidiano de seus moradores.
B. (    ) Assegurar a exploração de mão de obra indígena.
C. (    ) Garantir a formação do Exército no Brasil.
D. (    ) Garantir a extração de ouro e prata em todo o interior do Brasil.

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