terça-feira, 8 de março de 2016

Resumo da matéria para os alunos do 3º ano da E. E. Monsenhor Rocha

A presença dos europeus na África

O presente texto tem como finalidade apresentar um resumo dos temas abordados em sala de aula. Os dois aspectos debatido durante as aulas foram a relação entre os países europeus e o continente africano, além do movimento que culminou no fim da monarquia no Brasil. Porém, nesse primeiro momento abordaremos a ação imperialista das nações europeias diante dos povos europeus.
Inicialmente foram apresentadas as características das sociedades africanas antes da presença dos europeus no interior do continente. Vale enfatizar que a África, em seu passado, possuía riquezas extraordinárias, tanto em seu aspecto cultural quanto material. Deve-se enfatizar que sua história é marcada pela heterogeneidade, ou seja, várias línguas e costumes totalmente diversificados.
Charge representando a ação dos países europeus diante dos povos africanos
No entanto, toda essa riqueza acabou se perdendo após o contato com os países europeus, que provocou mudanças trágicas na composição histórico-geográfica do continente. Para entender esse processo, é fundamental analisar o conceito do imperialismo, ação que uma nação poderosa exerce diante de países marcados pelo atraso social e econômico.
Para fundamentar a divisão dos países africanos, as nações europeias se reuniram na Conferência de Berlim, em 28 de fevereiro de 1885 (não se preocupem com datas), em que ficou estabelecido a completa aniquilação do continente. Deve-se destacar que esse processo culminou na separação de povos aliados e junção de países rivais, gerando inúmeras guerras na África. Basta verificarmos as linhas geográficas sinuosas que marcam a divisão de países no interior do continente. 
Além disso, visando justificar a ação imperialista na África, algumas teorias foram fundamentadas em pressupostos totalmente preconceituosos. Em tais teorias, os negros africanos eram apresentados como sendo inferiores com relação aos europeus, que não possuíam cultura e nem traços de civilização. Com isso, diversos missionários cristãos foram ao continente africano com a finalidade de converter as sociedades africanas às religiões cristãs. Portanto, através da ação imperialista dos europeus, o continente acabou perdendo suas peculiaridades culturais e, sobretudo, foi drasticamente afetado pela disseminação de guerras e doenças diversas.
Espero ter contribuído para o esclarecimento de alguma questão pendente, desde já agradeço.

Moisés Rodrigues

Sites indicados:
http://revistaescola.abril.com.br/consciencia-negra/africa-brasil/historia-da-africa.shtml
http://www.suapesquisa.com/afric
https://www.youtube.com/watch?v=NAG06-UXMKM








Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...