Este trabalho foi realizado objetivando demonstrar o
desenvolvimento de um novo pensamento religioso, que se opunham com os valores
eclesiásticos impostos pela Igreja Católica. Buscou-se elucidar os pressupostos
essenciais que compunham o conjunto de idéias que foram sistematizadas por João
Calvino. Tendo como objetivo primordial a rescisão definitiva com a instituição
católica, e procurando apresentar uma nova expressão do cristianismo, o sistema
calvinista reformulou a estrutura político-religiosa de Genebra, e
posteriormente se disseminou por vários países da Europa Ocidental.
Na primeira parte do trabalho foram apresentados os
motivos pelos quais a Igreja Católica começou a sofrer sérias contestações,
tanto no aspecto referente aos seus dogmas e proposições filosóficas, quanto às
atitudes e valores dos membros que constituíam a cúpula eclesiástica.
Posteriormente foram tratadas algumas questões com
relação ao pensamento reformista de Calvino, as suas motivações e os seus
objetivos. Procurou-se salientar a sua trajetória, destacando os momentos mais
importantes no processo de fundamentação teórica de suas doutrinas.
A base do sistema calvinista foi a teoria da predestinação, onde Calvino deixa transparecer que seu
pensamento fora influenciado pelas concepções de Santo Agostinho. Sem contar
que também acabou revitalizando as idéias de seu percussor Ulrico Zuínglio.
Na parte final da obra, realizou-se uma abordagem sobre algumas
diferenças básicas entre o luteranismo e o calvinismo, ressaltando que em meio
às alarmantes dessemelhanças, ambos tinham um mesmo objetivo: reformular a estrutura da religião cristã.
Contudo, o radicalismo nas idéias de Calvino tornou-se perceptível no método
que ele adotou no sentido de se viabilizar os seus projetos, pois Genebra
passou a ser considerada a “Roma Protestante”.
Para concluir, concretizou-se uma sucinta análise no
sentido de delinear os aspectos essenciais que nortearam a ação dos hunguenotes
na cidade do Rio de Janeiro. Procurou-se especialmente, discorrer acerca dos
conflitos religiosos que se estabeleceram na França, culminado em violentas
perseguições e extermínio em massa, como o episódio conhecido como a “Noite de São Bartolomeu”.
Os movimentos de contestação à Igreja
Católica
Antes de
iniciarmos uma profunda análise das atitudes e dos ideais defendidos por João
Calvino, temos que refletir acerca da conjuntura de fatores que culminaram numa
tentativa de reformulação estrutural da Igreja Católica. É importante ressalvar
que a Instituição Católica desempenhava uma autoridade expressiva em toda a
Europa Ocidental, tornando-se a detentora de um poder político, econômico,
cultural e militar.
Esse esplêndido poder conquistado pela Igreja Católica se
perpassou e se fortaleceu durante toda a Idade Média, agindo e modificando o
pensamento do homem dessa época, e interferindo incisivamente nos aspectos
científico e filosófico da sociedade. A Igreja visava articular mecanismos
objetivando atender os seus próprios interesses. Ela impregnava na coletividade
uma explicação mística para os acontecimentos naturais, reprimindo
impetuosamente, por meio dos severos tribunais eclesiásticos, as idéias que
contrariavam as suas concepções.
No entanto, o poder outrora exercido de uma forma
absoluta pela Instituição Pontifícia, a partir do século XVI começou a sofrer
uma contestação mais impetuosa. Na liderança do movimento reformista
encontrava-se Martinho Lutero, que
apontou criticamente os principais problemas da Igreja. O argumento do monge
alemão foi fundamentado nos abusos dos membros da Igreja, na venda de indulgências, na
veneração incomensurável de relíquias consideradas sagradas, na ignorância de alguns clérigos,
dentre outros.
Contudo, vale salientar que o pensamento reformista de
Lutero foi comumente influenciado por alguns intelectuais dos séculos XV e
XVII. Dentre eles podemos citar o professor em Oxford João Wycliffe, que
denunciou a corrupção do clero e desafiou a autoridade da Igreja ao afirmar que
qualquer um que tivesse fé poderia conseguir a salvação. Outro percussor de
Lutero foi o padre Jan Huss, que pregava a obediência estrita às escrituras, e
também denunciou a corrupção e o luxo do clero.
As idéias defendidas por Lutero acabaram saindo da
Alemanha e penetrando em outros países da Europa. No entanto, em cada região
onde essas idéias foram impulsionadas, onde uma série de conceitos acabou sendo
congregada aos ideais reformadores, gerando uma diversificação significativa no
tocante à formação específica que o movimento se formou.
João Calvino e suas concepções reformistas
João Calvino nasceu em Nyon, na França em 1509, estudou
artes liberais em Paris e Orleáns, e letras e teologia em Bourges. Ao contrário
do que ocorrera com outros reformadores, não há indícios de que Calvino tenha
exercido as funções sacerdotais católicas, ou seja, jamais tenha sido ordenado
padre, como ocorrera com Lutero e outros. A educação de Calvino foi
caracterizada pela onipresença de princípios renascentistas.
A adesão de Calvino aos ideais reformistas ocorreu entre
1533 e 1534. Com isso, iniciou-se uma perseguição implacável ao intelectual
francês, que se viu obrigado a fugir para Genebra, onde começou a sua carreira
de reformador.
Entretanto, Calvino acabou envolvendo-se em conflitos com
o governo local. Ele procurou empregar em seus discursos as pregações de
Zwinglio, que já possuía grande aceitação da classe burguesa. Esse apoio da
burguesia ocorreu em virtude do completo rompimento do intelectual francês com
a Igreja Católica, que reprimia a busca por lucros, inibindo a ascensão
econômica dos comerciantes e dos grandes banqueiros.
Contudo, com o passar do tempo, Calvino acabou provocando
certos desentendimentos com lideranças políticas locais, em decorrência,
mormente, de seu posicionamento radical perante as regras moralizadora que ele
queria implantar na sociedade. Essa questão foi discutida por Hilário Franco Jr.,
que procurou enfatizar a conduta
autoritária de Calvino, que provocou profundas transformações nos costumes
do povo genebrino.
“Contudo, em pouco menos de dois
menos ele acabou sendo expulso devido à sua radical idade e brutalidade com
quis impor severos hábitos à população, proibindo jogos, festas, teatro e
outras festividades mundanas”.
No entanto, Genebra ficou marcada pelo anarquismo após a
saída de Calvino, caracterizada por um sistema político e religioso totalmente
devassado e um intenso desequilíbrio das relações sociais. Por isso, o conselho
administrativo da cidade decidiu convidar o Calvino para elaborar um projeto
visando reorganizar a cidade. Então, a partir de 1541, o intelectual francês
começou articular um conjunto de idéias objetivando reformular não só a igreja
de Genebra, mas também as instituições que se aderiram ao calvinismo na França,
nos países baixos, na Escócia e na Alemanha do norte.
É necessário salientar que as idéias de Calvino não foram
autóctones, ou seja, não foram originadas ou criadas por ele simplesmente. Calvino
sofreu influência de idealistas protestante anteriores a ele, e acabou
adaptando-as e construindo um ideal religioso distinto dos demais ou semelhante
a alguns deles. Lutero, Bucer, Farel, Zwiinglio dentre outros, foram homens que
deram de alguma forma um importante sustentáculo ás concepções de Calvino.
A ação de João Calvino em Genebra ficou caracterizada
pela sua incessante busca pela organização de um governo teocrático. Com isso,
o Estado articulou diversas leis e ordenações procurando controlar e vigiar os
costumes e os valores tradicionais dos habitantes. Vale frisar que o governo
liderado por Calvino condenou arbitrariamente aqueles que tentassem violar as
regras outorgadas por ele. Portanto, o governo foi marcado pelo caráter
teocrático, sendo freqüentes os casos de perseguições, proibições e extremo
moralismo. Autoritarismo em excesso
foi cometido por Calvino, enquanto este esteve como governante supremo de
Genebra; líder político e religioso, sem dissociação entre as duas categorias
sociais.
Num trecho do livro escrito por Edward Mcnall Burns, retratam
de uma forma precisa, os parâmetros conceituais e, mormente moralizadores
peculiares à atuação de Calvino na coordenação do governo de Genebra. Edward
procurou discorrer acerca dos órgãos que foram criados com a finalidade de
controlar e regularizar a vida e o comportamento dos habitantes genebrinos.
“Sob o governo de Calvino, Genebra transformou-se numa oligarquia
religiosa. A autoridade suprema era exercida pela congregação do clero, que
preparava todas as leis e as submetia à aprovação do consistório. (...) A
cidade foi dividida em distritos e uma comissão do consistório visitava casa
por casa, a intervalos irregulares, a fim de investigar os hábitos dos
moradores. Até as formas mais inofensivas de frivolidade eram estritamente
proibidas. Dançar, jogar cartas, ir ao teatro, trabalhar ou divertirem-se no Dia
do Senhor, tudo era punido como crime”.
Teoria da predestinação
Em 1536, João Calvino publicou um livro chamado “Instituição da Religião Cristã”, onde
procurou reafirmar as doutrinas defendidas por Lutero e expor as suas
concepções reformadoras. Nesse livro, Calvino expressa a sua teologia e
ressalta um ponto de fundamental relevância para a sua doutrina: a teoria da predestinação do homem.
Vale ressalvar que as suas idéias se assemelham às de Santo Agostinho, que
concebia o universo sob a dependência absoluta de um Deus onipotente, e que
criou todas as coisas para a sua maior gloria.
Esse aspecto da doutrina calvinista acabou rompendo como
o ideário católico, uma vez que colocava o homem como um Ser que já possuía um
destino previamente definido. Com isso, independente de suas atitudes no mundo
terreno, o homem já estava destinado à salvação eterna ou aos tormentos do
inferno. Isso resultou numa ampliação das possibilidades de ação do Ser Humano,
uma vez que esse inovador sistema religioso, propagava a idéia de valorização
moral do trabalho e da poupança, interferindo significativamente nos costumes
tradicionais materializados pelo catolicismo, que proibia a busca incessante
por lucros. Segundo os dogmas propostos pelo reformador francês, o alcance de riquezas
materiais pelo homem, era uma confirmação mística de que o indivíduo fora o
escolhido por Deus para entrar no paraíso e salvar-se da obscuridade das trevas
do inferno.
“Ele não cria todos em uma mesma condição e estado; mas ordena uns à
vida eterna e outros a perpetua condenação. Portanto segundo o fim a que o
homem é criado, dizemos que está predestinado ou à vida ou à morte”.
Uma burguesia sedenta por elementos que corroborassem a
legitimidade de seus lucros precisava ouvir de alguém o que ouviram de Calvino.
Pois ele lhes deu tais elementos que os legitimavam como bons cristãos e
predestinados; escolhidos por Deus, ao sucesso e salvação. Então a burguesia de
Genebra não mais precisava preocupar-se com as restrições impostas pelos
clérigos católicos.
Portanto, podemos afirmar que a reforma instituída por
João Calvino possuía fortes ligações com
a classe burguesa da Suíça, mais
especificamente Genebra; berço da reforma calvinista. Os ideais reformistas
propostos pelo Calvino acabaram saindo de Genebra e penetrando em outros países
como; a Holanda, a França, a Inglaterra e a Escócia.
Ao analisarmos o conjunto de idéias elaboradas por
Calvino, percebemos que elas se interferiram em outras dimensões do
conhecimento, ou seja, o pensamento calvinista modificou e/ou instituiu uma
nova visão sobre a realidade social. Alterando importantes elementos políticos,
econômicos e culturais, não se restringindo somente à esfera religiosa.
A partir do século XIX, o sistema capitalista acabou se
consolidando definitivamente nos quatro cantos do planeta, modificando de uma
forma irrefutável as relações sociais e o modo de produção. Diversos pensadores
tentaram elaborar explicações consistentes acerca da gênese de tal sistema.
Contudo, foi um importante sociólogo alemão que proferiu uma das mais célebres
respostas para a questão. Max Weber
defendeu a idéia de que as pregações de Calvino foram importantes instrumentos
que viabilizou a concretização do sistema capitalista. Com a ética protestante, João Calvino acabou
fornecendo subsídios elementares para a legitimidade da procura incessante por
lucros e a concepção de naturalidade no tocante à noção de sucesso pessoal. De
acordo com o sociólogo, foi dessa forma que os devotos à nova fé passaram a
investir nas novas economias, sobretudo no comércio e na indústria têxtil, e
também passaram a fundar bancos. Lembrando que, de acordo como os dogmas
calvinistas, as benesses não mais seriam consideradas pecados, mas sim a
comprovação de que Deus os abençoou e que estavam predestinados á salvação
desde o seu nascimento.
Importante ressaltar que a forma de governo empreendida
por Calvino era no princípio moderno de teocracia: aliança clara entre o poder político e religioso. Calvino governou
arbitrariamente, fundamentado em práticas de perseguições e proibições. Muitas
vezes mataram-se em nome de sua fé aqueles que se manifestavam contrários às
suas convicções e anseios.
Diferenças entre o luteranismo e calvinismo
Por serem
movimentos de contestação aos dogmas e tradições defendidas pela Igreja
Católica, dá-se a entender que Lutero e Calvino pensavam de uma maneira
totalmente semelhante quanto às propostas de renovação do ideário cristão. Entretanto,
ao realizarmos uma profunda análise sobre os dois reformadores, perceberemos muitos
pontos diferentes entre as concepções dogmáticas de ambos.
Primeiramente notamos que Lutero atribuía maior valor à orientação da consciência individual, já o ditador de Genebra
colocava acima de tudo a soberania da lei. Ou seja, para João Calvino, os
homens deviam seguir estritamente o conjunto de princípios consubstanciados nas
escrituras sagradas, que foram formuladas por Deus.
Outro aspecto desigual entre os dois movimentos
reformistas é a questão da predestinação defendida por Calvino, pois Lutero
acreditava que o homem poderia alcançar a salvação por intermédio da fé. Com
isso, o ditador genebrino acabou se associando, de uma forma mais íntima aos
ideais capitalistas.
“(...) o frade alemão havia conservado muitas características do culto
romano e até alguns dogmas católicos. Calvino rejeitou tudo que lhe cheirava à
‘papismo’. A organização de sua igreja era de molde a excluir todos os traços
do sistema episcopal.”
Podemos concluir, através das palavras proferidas por
Edward Burns, que o movimento desencadeado por Calvino seguiu preceitos,
práticas e incorporou valores mais radicais do que as proposições inferidas por
Lutero. Percebe-se que o objetivo primordial de Calvino foi romper
contundentemente com as doutrinas católicas, negando qualquer idéia que
remetesse aos dogmas romanos. Comparadas às atitudes do ditador genebrino, o
posicionamento do monge alemão diante das tentativas em se modificar o
pensamento cristão, foi muito mais conservadora e conciliatória.
No tocante às concepções políticas, Lutero se posicionou favoravelmente à subordinação da Igreja ao Estado. Por outro lado, Calvino
defendeu a separação entre as duas instituições. Contudo, é importante advertir
que em Genebra a Igreja foi o próprio
Estado, se interferindo e modificando os valores e hábitos tradicionais dos
cidadãos, misturando incisivamente o poder místico e o poder temporal.
Por fim, outra diferença entre os dois movimentos foi a
consolidação de alianças políticas. Enquanto que na Alemanha, Lutero estabeleceu fortes ligações com a
nobreza; em Genebra, Calvino
materializou uma onipresente relação com a classe burguesa. Importante
ressaltar que ambos careciam de apoio para solidificar a reforma e,
consequentemente, programar novos valores culturais, que divergiam dos que
estavam estabelecidos.
Os calvinistas no Brasil
No Brasil, tentou-se instalar uma colônia francesa para
que os hunguenotes perseguidos na metrópole pudessem encontrar um refúgio.
Portanto, no século XVI, os franceses invadiram o Rio de Janeiro e afirmaram
acordos com algumas tribos de nativos. Não obstante, vale esclarecer que tal
empreendimento não foi movido tão-somente por fatores religiosos, pois o
elemento econômico também se fez presente, uma vez que os franceses também
estavam interessados na exploração do pau-brasil.
O principal pretexto pelo qual se criou a necessidade de
erguer uma colônia no continente americano, foi a incessante guerra civil que sacudiu a França. Essa
guerra foi travada por motivos religiosos, pois o número de simpatizantes ao
calvinismo aumentou consideravelmente, gerando uma relação conflituosa com os
católicos do país.
O principal argumento dos católicos fora que os
“heréticos” eram os anunciadores do anticristo, e que por isso eles deveriam
ser perseguidos. Existem diversos relatos que retratam as perseguições e os
massacres brutais que os hunguenotes sofreram na França. Milhares de
calvinistas foram executados sumariamente, e depois abandonados sobre o
esterco.
A história da Reforma Calvinista é marcada pela
intolerância religiosa; seja pelo lado calvinista ou católico. Se Calvino,
enquanto líder político-religioso de Genebra perseguiu e matou os opositores ao
seu governo; os hunguenotes também foram perseguidos pelos católicos, fato que
teve como conseqüência o massacre conhecido como “A Noite de São Bartolomeu”, que resultou em milhares de mortes de
calvinistas na Paris e arredores.
Por isso, em decorrência dessa situação conflituosa, os
expedicionários franceses objetivaram criar um reduto seguro que pudesse
abrigar os refugiados da França. Esse local seria marcado pela tolerância
religiosa e atuação exclusiva dos hunguenotes. Então, estabeleceu-se uma
aliança com os autóctones, e elaboraram estratégias visando impor sua cultura e
os seus costumes na terra conquistada. Criou-se mecanismos objetivando fazer do
Rio de Janeiro um local onde os elementos peculiares das doutrinas calvinistas
e, mormente, os hábitos tradicionais dos franceses pudessem predominar
pacificamente.
Contudo, diversos fatores podem ser apontados para
explicar o fracasso das colônias francesas. Podemos atribuir esse insucesso às precárias condições nas quais os
franceses promoveram o processo de colonização. Sem contar que os recursos humanos e materiais empregados no
empreendimento foram escassos e,
consequentemente insuficientes.
Encontramos um trecho no livro de Gilberto Freyre,
Casa-Grande e Senzala, que demonstra de uma forma objetiva o resultado negativo
da ação dos calvinistas franceses no Brasil.
“(...) os calvinistas franceses
que no século XVI tentaram muitos anchos e triunfantes estabelecer no Brasil
uma colônia exclusivamente branca e daqui se retiraram sem deixar traços de sua
ação colonizadora”.
Portanto, de acordo com o próprio Freyre, percebemos que os
objetivos dos calvinistas não foram realizados, uma vez que eles tinham a
intenção de construir uma colônia, cujas estruturas estivessem fundamentadas
nos princípios consubstanciados da doutrina difundida por João Calvino. Todos
os elementos peculiares da ação calvinista na chamada “França Antártica” foram
barrados pelos portugueses ávidos por defenderem os seus territórios contra os
inimigos franceses. Enfim, como conseqüência do confronto franco-lusitano, os
hunguenotes acabaram sendo expulsos do litoral brasileiro.
Conclusão
As idéias de João Calvino ganharam adeptos em vários
países da Europa Ocidental, onde influenciou expressivamente o pensamento de
milhares de pessoas. Provocou uma reflexão acerca dos valores pré-estabelecidos
pela Igreja Católica, que incidiam no procedimento do homem europeu do século
XVI, modificando o seu posicionamento filosófico e empírico perante a sociedade
na qual estava arraigado.
É importante ressaltar que o apoio da classe burguesa às
concepções Calvinistas, foi de substancial relevância para que elas ganhassem a
dimensão que ganhou, provocando uma ruptura com o ideário vigente. É muito
pertinente a ponderação proposta por Max Weber, que atribui o fortalecimento do
sistema capitalista às conjecturas defendidas e propagadas por Calvino, concernentes,
mormente à “ética protestante” e à “teoria da predestinação”, incentivando e
legitimando as atitudes dos burgueses.
Então, é sensato afirmarmos que as doutrinas calvinistas
estrapolaram a esfera religiosa e se interferiram no campo político, econômico,
cultural e social. Os pressupostos primordiais da doutrina calvinista foram
importantes para o fortalecimento de um movimento que visava modificar a forma
de se compreender a religião cristã,
alterando e modificando certos valores considerados anormais e indignos.
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