ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
Disciplina: História-Valor: 8 pts. Data: ___/___/2016
Aluno(a):_____________________________________Nº______
Turma: 2º Ano:__ Turno: ________ Nota:
_____
Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de
terras efetuadas pela metrópole portuguesa pretendiam tanto a ocupação e o
povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais.
1. Identifique a alternativa correta sobre as
medidas que a Coroa portuguesa adotou para atingir esses objetivos.
A. Dividiu o território em capitanias
hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras
em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
B. Vendeu as terras brasileiras a senhores de
engenho já experientes, que garantiram uma produção crescente de açúcar.
C. Dividiu o território em governações
vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos
portugueses.
D. Armou fortemente os colonos para que
pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da
terra entre colonos e índios aliados.
E. Distribuiu a terra do litoral entre os
mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda
das safras de açúcar durante o ano inteiro.
“[El rei D. João III] ordenou que se povoasse esta
província, repartindo as terras por pessoas que se lhe oferecessem para as
povoarem e conquistarem à custa de sua fazenda, e dando a cada um cinquenta
léguas por costa com todo o seu sertão, para que eles fossem não só senhores
mas capitães delas pelo que se chamam e distinguem por capitanias.”
2. Ao receber uma capitania hereditária, o
donatário recebia também o Foral, um documento onde eram determinados os seus
direitos e deveres nas terras a ele concedidas. Dentre esses direitos e deveres
não constava:
A. O direito de repassar a concessão das
capitanias a um descendente.
B. O dever de cumprir as funções militares e
judiciais na capitania.
C. O direito de controlar o direito de
passagem nos rios e portos.
D. O direito de vender as terras recebidas a
terceiros.
e) fundar vilas.
3. Explique o significado do ESCAMBO.
R: Escambo foi a primeira forma de exploração do trabalho indígena estabelecido pelos portugueses. Os nativos trabalhavam de uma forma compulsória em troca de objetos que, para os portugueses, não tinham tanto valor.
4. A centralização político-administrativa do
Brasil colônia foi concretizada com a
a) criação do Estado do Brasil.
b) instituição do governo-geral.
c) transferência da capital para o Rio de
Janeiro.
d) instalação do sistema das capitanias
hereditárias.
e) política de descaso do governo português
pela atuação predatória dos bandeirantes.
5. Quais as únicas
capitanias hereditárias que prosperaram economicamente? E por que as demais não
alcançaram a mesma prosperidade? Justifique sua resposta.
R: As Capitanias Hereditárias que alcançaram sucesso foram: São Vicente e Pernambuco. No que se refere ao fracasso das demais Capitanias, houve uma série de ataques dos indígenas, falta de capacidade dos donatários ao administrar as terras e, além disso, os portugueses que chegavam ao Brasil não conseguiam se adaptar ao clima do país.
O texto abaixo, do ano de 1612, refere-se ao
período colonial brasileiro. Leia-o com atenção.
"Os bens dos vassalos deste Estado são engenhos, canaviais, roças ou
sementeiras, gados, lenhas, escravos, que são o fundamento em que se estriba
essa potência [...] porém a [posse] dos escravos é a mais considerável porque
dela depende o remédio de todos os outros.
Estes escravos hão de ser de Guiné, vindos das conquistas ou comércios de
Etiópia, ou hão de ser da própria terra, ou de uns e de outros.
[...] Os índios da terra, que parecem de maior facilidade, menos custo e maior
número, como andam metidos com os religiosos aos quais vivem sujeitos de
maravilha fazem serviço, nem dão ajuda aos leigos, que seja de substância
[...]"
6. Todas as
afirmativas que se seguem têm relação com o texto, EXCETO:
A. A mão-de-obra escrava foi indispensável para a
produção de riquezas coloniais.
B. O tráfico negreiro foi responsável, em grande
parte, pelo abastecimento de escravos na Colônia.
C. A riqueza do colonizador media-se pelo volume de
suas propriedades, incluindo os escravos.
D. A contribuição
do trabalho dos indígenas foi mais substancial que o dos africanos.
E. Os aldeamentos
facilitaram a exploração, ainda que mais amena, da força de trabalho do índio.
7. Assinale a
afirmativa que sintetiza a lógica dos empreendimentos coloniais em relação ao
trabalho:
A. A mão-de-obra
indígena era mais facilmente obtida por ser menos dispendiosa e pela grande
quantidade de índios disponíveis na própria Colônia.
B. A necessidade
de grandes contingentes de trabalhadores levou os portugueses a recorrerem ao
trabalho indígena.
C. A questão da
mão-de-obra foi um problema constante no período, conduzindo à escravização de
índios e africanos.
D. A escravização
do gentio constitui-se numa questão polêmica que contrapôs, frequentemente,
lavradores e missionários.
E. O trabalho
compulsório mostrou-se o mais adequado ante as diretrizes mercantilistas de
ocupação e exploração coloniais.
8. Defina os escravos abaixo:
A. Escravos Ladinos
R: Escravos ladinos eram aqueles que conheciam a cultura da região em que se encontravam.
B. Escravos Boçais
R: Escravos boçais eram os cativos que não se adequavam ao trabalho exigido pelos portugueses colonizadores.
9. Analise o
gráfico acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula, sobre
o tráfico de escravos no Brasil Colonial. Relacione o resultado da sua análise
com a substituição dos escravos indígenas pelos africanos.
R: O gráfico acima mostra o crescimento da vinda de escravos africanos para o Brasil. Vale ressaltar que os indígenas não se adaptaram ao tipo de trabalho exigido pelos portugueses.
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