O presente texto tem a finalidade de
contribuir para o esclarecimento de dúvidas pendentes sobre o assunto abordado
em sala de aula, das turmas do 1º ano do Ensino Médio da E. E. Monsenhor Rocha. Vale ressaltar que um dos princípios norteadores das aulas é a total
imparcialidade ao abordar a questão no ambiente escolar, ou seja, é importante
esclarecer que apresentaremos as teorias e os alunos chegarão às suas
conclusões.
Um
dos aspectos importantes se refere ao conceito de eurocentrismo, teoria que
coloca o continente europeu como o exemplo a se seguir. Em outras palavras, é
uma forma de se contar e registrar a história tendo como parâmetro as ideias e
concepções da Europa. Com isso, os outros continentes ficariam completamente em
desvantagem e desprivilegiados no tocante à sua importância na maneira de se
estudar a história.
Uma
das abordagens realizadas em sala de aula consiste na ideia de que a África é o
berço da humanidade. Isso se torna evidente ao verificarmos que não existe um
fóssil mais antigo do que o encontrado no continente. A partir da África é que
a espécie humana teria migrado para outras regiões do mundo, demonstrando a importância
do continente nos registros históricos referentes à humanidade.
Outro
ponto debatido em sala de aula consiste na questão referente ao surgimento da
espécie homo sapiens (nossa espécie). Deve-se enfatizar que as duas teorias
sobre o assunto são distintas entre si. Enquanto que a teoria do criacionismo
afirma que o homem foi criado por Deus, a teoria do evolucionismo afirma que o
Ser Humano é originário do macaco e foi evoluindo ao longo da história. Além
disso, a evolução da espécie humana teria acontecido de acordo com a adaptação
do homem ao ambiente em que se encontra.
No
que se refere ao período da pré-história, ocorre a subdivisão do período em
três ramificações, o Paleolítico, o Neolítico e a Idade dos Metais. O
Paleolítico (Idade da pedra lascada), é marcado pela utilização de lascas de
pedras como ferramentas de caça. Além disso, os homens eram nômades, ou seja,
não tinham uma moradia fixa para morar. No período do Neolítico (Idade da pedra
polida), os seres humanos passaram a fabricar suas ferramentas. Nesse momento,
as mulheres, através da observação, inventaram a prática da agricultura,
transformando sua realidade de forma significativa, pois os homens passaram a
fabricar seus alimentos, tornando-se sedentários. Por fim, na Idade dos Metais, os grupos
humanos utilizavam o metal no seu cotidiano, principalmente nas armas de caça.
A
utilização dos rios também proporcionou aos grupos humanos uma significativa
mudança em sua composição. Após a enchentes, depositavam-se em suas margens uma
espécie de humos, que deixava o solo fértil, contribuindo positivamente para o
aumento de sua produção. Com isso, o excedente (sobra) era trocado com as
outras aldeias, gerando, dessa maneira, a primeira forma de comércio da
humanidade. Além disso, existia a necessidade de se eleger um líder para
organizar a sociedade, surgindo a figura do líder e, posteriormente, a
organização do Estado, um governo que teria a responsabilidade de se organizar
a comunidade primitiva.
No
que se refere à Mesopotâmia (Terra entre rios), deve-se enfatizar que houve o
surgimento de várias cidades-estados (cidades independentes) com uma
organização própria. Uma delas foi a Babilônia, cujo líder, Hamurábi criou o
primeiro código de leis da história, moldando sua comunidade segundo as suas
regras. Tal conjunto de leis seguia o princípio de talião (olho por olho, dente
por dente), ou seja, a pessoa receberia uma punição de acordo com a gravidade
do crime que cometeu. As cidades-estados viviam em constantes guerras,
objetivando adquirir os territórios inimigos e, consequentemente, controlar a
arrecadação de impostos.
Espero
ter contribuído para o esclarecimento de dúvidas sobre os temas abordados em
sala de aula. Até breve.
Moisés Rodrigues
Olá, Bom conteúdo. Gostaria de saber se posso usar essa imagem que retrata o período Paleolítico e Neolítico? para uma publicação sem fins lucrativos, apenas educativo.
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