Colônia de
povoamento e colônia de exploração e o processo de Independência das treze colônias
Este texto é direcionado aos meus
adoráveis alunos do 8º ano A da Escola Estadual Dinalva Maria de Souza, que
ficaram com dúvidas a respeito dos modelos de colonização empreendidos pelos
países ibéricos (Espanha e Portugal), e Inglaterra, em meados do século XVII.
Portanto, espero esclarecer alguns questionamentos a respeito do assunto
proposto.
Antes de qualquer coisa devemos
analisar o significado histórico do termo colonização, que possui uma variante
temática peculiar. Quando falamos de colonização, estamos nos referindo ao
processo de dominação que um país exerce sobre o outro. Dominação essa que está
relacionada ao aspecto político, uma
vez que os países dominados não têm o direito de decidirem o destino da sua
própria nação. No âmbito cultural, já
que as tradições e características dos povos locais não são respeitadas, (como
os indígenas brasileiros que foram obrigados a aceitarem a religião católica e
o padrão de vida estabelecido pelos portugueses). E, principalmente, no aspecto
econômico, pois todas as riquezas
geradas pelos países dominados acabam sendo usurpados pelas nações
colonizadoras. Portanto, vale destacar, que o processo de colonização apenas
traz benefícios para uma parte, isto é, para os países dominantes. Em
contrapartida, os países dominados acabam sendo manipulados e sofrendo com a
fome, a pobreza e o descaso.
No que se refere aos dois modelos
de colonização em destaque, devemos realçar suas diferenças. Uma delas, a
colonização de povoamento, como a Inglaterra empreendeu nos territórios das treze
colônias, hoje EUA, possui uma maneira diferente de exploração. Boa parte dos
habitantes da Inglaterra no período, fugindo de perseguições religiosas, acabou
indo morar nas treze colônias. Com isso, a região acabou crescendo de uma
maneira significativa. Os ingleses não tinham apenas o objetivo de explorar o
local, procuravam fazer com que o lugar crescesse.
Já no que se refere à colonização
de exploração, sob o comando de Portugal e Espanha, existia apenas o interesse
em retirar as riquezas que os países dominados produziam. Em outras palavras,
eles criaram maneiras de se enriquecerem através da exploração. Todas as fontes
de produção de matéria-prima, o pau-brasil, o ouro, a cana-de-açúcar, enfim, tudo
que gerasse lucro, acabava sendo exportado para os países exploradores.
Vale destacar que no aspecto
cultura e das tradições religiosas, na colonização de exploração houve um
interesse muito maior, por parte dos países ibéricos (lembrando: países
ibéricos significam Portugal e Espanha), em converter os nativos das regiões
exploradas ao catolicismo. Por outro lado, na colonização de povoamento, os
ingleses, ligados à religião protestante, não realizaram tal empreendimento.
Cabe ressaltar que os habitantes
das treze colônias se acostumaram com o modelo de colonização estabelecido pela
Inglaterra (só para lembrar: colonização
de povoamento). Contudo, um acontecimento muito importante resultará na
mudança de postura dos ingleses diante de suas colônias na América. Estamos
falando da Guerra dos Sete Anos (1756-1763),
onde os ingleses venceram, mas tiveram enormes gastos militarem com os
conflitos. Com o objetivo de buscar uma compensação financeira, o parlamento da
Inglaterra decidiu elaborar um conjunto de leis (conhecida como leis intoleráveis pelos habitantes das
treze colônias) visando aumentar os impostos sobre as colônias da América.
Logicamente que os colonos não aceitariam de uma forma pacífica o autoritarismo
dos ingleses. A partir desse momento, os moradores das treze colônias decidiram
lutar pela liberdade diante da Inglaterra. Liberdade essa defendida pelos
iluministas franceses, cujas concepções filosóficas ultrapassavam a barreira do
autoritarismo e da falta de livre-arbítrio.
“Todos
os homens foram criados iguais e são dotados de certos direitos inalienáveis,
entre os quais estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade”. (Thomas Jefferson, Declaração de Independência dos EUA)
Belo discurso do idealizador da
Independência norte-americana, mas que na verdade não condiz com a realidade,
pois a escravidão africana foi mantida por mais cem anos, os indígenas
continuaram sendo explorados e as mulheres conquistaram o direito ao voto
apenas no século XX. Portanto, o dia 4
de julho de 1776 (não se preocupem com datas), dia da independência dos EUA,
significa o rompimento do domínio que os ingleses exerciam sobre a região, mas
afirmar que TODOS os cidadãos
tiveram seus direitos civis, sociais e políticos garantidos é mascarar um fato
histórico inquestionável.
Por fim, espero ter contribuído
para retirar algumas dúvidas sobre o assunto. Apesar da complexidade do tema, a
sua importância reside no fato de entendermos a nossa atual situação política e
social. Pois o modelo de colonização que nos foi imposto resultou na nossa
falta de estrutura para resolvermos os problemas básicos da população. Em
outras palavras, a intensa exploração que o Brasil sofreu ao longo da história
através do processo de colonização resultou na nossa atual constituição social
totalmente desfavorável e precária.
Um grande abraço para todos os
alunos da turma 8º ano A da Escola Professora Dinalva Maria de Souza.
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