ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
Disciplina: História-Valor: 8 pts. Data: ___/___/2016
Aluno(a):_____________________________________Nº______ Turma: 3º
Ano:_____ Turno: Noturno Nota: ______
1. O que é Imperialismo?
A. Política de ocupação territorial e
econômica praticada pelas potências capitalistas do Ocidente.
B. Política de dominação econômica desenvolvida a partir da exploração da mão de obra dos países periféricos.
C. Política de dominação econômica a partir da exploração da mão de obra e da matéria-prima.
D. Política de ocupação territorial e econômica praticada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
B. Política de dominação econômica desenvolvida a partir da exploração da mão de obra dos países periféricos.
C. Política de dominação econômica a partir da exploração da mão de obra e da matéria-prima.
D. Política de ocupação territorial e econômica praticada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
2. Quais necessidades determinaram o
Imperialismo?
A. Fornecimento estável e barato de
matéria-prima e produtores independentes.
B. Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção, energia para a produção e criação de um parque industrial em antigas colônias.
C. Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção e mercados receptores de investimentos.
D. Fornecimento estável e barato de matéria-prima e mercado receptor de investimentos privado europeu.
B. Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção, energia para a produção e criação de um parque industrial em antigas colônias.
C. Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção e mercados receptores de investimentos.
D. Fornecimento estável e barato de matéria-prima e mercado receptor de investimentos privado europeu.
Entre o final do século XIX e início do XX, os países
capitalistas desenvolvidos conseguiram dominar praticamente todo o mundo. Era o
imperialismo.
3. Analisando suas motivações e características,
julgue os itens com V (Verdadeiro) e F (Falso).
A. (V)
As causas da expansão imperialista ligaram-se às transformações de estrutura
capitalista geralmente enquadradas na Segunda Revolução Industrial e marcaram,
o início do capitalismo monopolista e financeiro.
B. (F)
Razões humanitárias e filantrópicas foram usadas para justificar a política
imperialista; a Europa assume uma missão "civilizadora" .
C. (V)
A década de 1870 conheceu uma crise econômica acompanhada de excedentes de
capitais o que, por um lado, impossibilitava o reinvestimento na produção e por
outro, tornava necessário encontrar áreas extra-europeias para investir.
“O continente africano está associado, hoje, a endemias,
Aids, miséria, massacre de etnias, tribalismo, ditaduras, guerras civis...”
4. A origem desses problemas na África está:
A. Na partilha do continente no século XIX,
pelas potências imperialistas européias, que acentuou rivalidades já
existentes.
B. No fracasso do processo de
industrialização promovido no século XIX, por decisão da Conferência de Berlim.
C. Na desorganização do rentável tráfico
negreiro, que abastecia as colônias americanas, devido à crise do escravismo.
D. Na disputa
entre as superpotências, EUA e URSS, durante a bipolarização entre capitalismo
e socialismo.
E. Nos efeitos
devastadores que as duas guerras mundiais causaram no continente, palco de
batalhas decisiva
5. Explique a
charge acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
R: A charge representa o episódio conhecido como Conferência de Berlim, onde as nações europeias se reuniram com a finalidade de dividir a África entre eles. Com isso, povos que eram rivais acabaram se unindo e nações que eram aliadas se separaram, acarretando sérias guerras no interior do continente.
6. A Constituição brasileira de 1891
A. Permitiu a plena democratização do país, com a
superação do regime militar.
B. Criou um quarto poder, o Moderador, que atribuía
plenos poderes ao Imperador.
C. Separou o Estado, agora republicano, da Igreja
Católica.
D. Manteve a permissão para a existência de
mão-de-obra escrava.
7. Explique a charge acima de acordo com os
conhecimentos adquiridos em sala de aula.
R: A imagem acima mostra o episódio conhecido como Revolta da Vacina, onda a população da cidade do Rio de Janeiro iniciou uma onda de protestos contra a obrigatoriedade da vacina. Tal episódio provocou uma onda de manifestações violentas contra as tropas do governo.
8. Durante a Primeira República no Brasil
(1889-1930), a Política dos Governadores ou "Política do Café com
Leite" representou:
A. Uma política econômica de incentivo à produção e
à exportação de café e leite.
B. A predominância, no comando político do Governo
Federal, das oligarquias paulista e mineira.
C. A reação das oligarquias do Rio de Janeiro e do
Rio Grande do Sul contra o monopólio de poder dos paulistas.
D. Uma campanha publicitária promovida pelo governo
federal destinada a atrair investidores estrangeiros, por meio da divulgação
das riquezas do Brasil.
E. Uma política de investimento em gêneros de
primeira necessidade de modo a suprir o abastecimento alimentar da população
urbana em expansão.
9. O fenômeno político do coronelismo no
Brasil esteve associado a um modo de política que caracterizou a República, a
partir de 1894, como:
A. República dos oligarcas
B. República dos generais
C. República da espada
D. República parlamentar
E. República imperial
Completamente
analfabeto, ou quase, sem assistência médica, não lendo jornais, nem revistas,
nas quais se limita a ver as figuras, o trabalhador rural, a não ser em casos
esporádicos, tem o patrão na conta de benfeitor. No plano político, ele luta
com o “coronel” e pelo “coronel”. Aí estão os votos de cabresto, que resultam,
em grande parte, da nossa organização econômica rural.
10. O coronelismo, fenômeno político da Primeira
República (1889-1930), tinha como uma de suas principais características o
controle do voto, o que limitava, portanto, o exercício da cidadania. Nesse
período, esta prática estava vinculada a uma estrutura social
a) igualitária, com um nível satisfatório de
distribuição da renda.
b) estagnada, com uma relativa harmonia entre as
classes.
c) tradicional, com a manutenção da escravidão nos
engenhos como forma produtiva típica.
d) ditatorial, perturbada por um constante clima de
opressão mantido pelo exército e polícia.
e) agrária, marcada pela concentração da terra e do
poder político local e regional.
11. Com base nas informações contidas no documento
e no seu conhecimento sobre o assunto, ASSINALE a única opção que NÃO apresenta uma característica
correta.
A. A Constituição de 1891 estabeleceu o voto
direto, sendo considerados eleitores os cidadãos brasileiros maiores de 21
anos, excluídos os analfabetos, as mulheres, os praças militares e os membros
das ordens religiosas.
B. A instituição do voto secreto e obrigatório
contribuía para que a maioria dos eleitores ficasse sujeita à pressão dos
chefes políticos.
C. Embora a fraude eleitoral fosse uma prática
comum à época, as eleições cumpriam um papel estratégico, abrindo brechas no
interior do jogo de poder oligárquico e implicando uma série de procedimentos
de negociação entre as elites e o eleitorado.
D. A expressão “eleições a bico de pena”
identificava um dos mais graves problemas do sistema eleitoral da Primeira
República: a falsificação das atas eleitorais, alterando o número de votantes.
E. No nível municipal, o coronel era o senhor dos
chamados “currais eleitorais”, arregimentando os eleitores “de cabresto”, como
o “Zé Burro” da ilustração.
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