E.E. “VENCESLAU JOSÉ
DA SILVA”
AVENIDA FRANCISCO ROSA, Nº 300- DISTRITO DE SANTA
EFIGÊNIA
Ensino Fundamental - Anos Finais 6º ao 9º ano - Educação Integral – Turma: 8º Ano Nome_________________________Nº__ Data: __/__/__ Nota___
1 A importância
da Lei Eusébio de Queiróz (1850), no contexto do processo de abolição da
escravatura, esta no fato de ter
A. ( ) Declarada extinto o tráfico de africanos, estipulando penas para seus infratores.
B. ( ) Concedido liberdade a todos os escravos que participaram da Praieira (1848).
C. ( ) Libertado os escravos que fossem maiores de 60 anos de idade.
A. ( ) Declarada extinto o tráfico de africanos, estipulando penas para seus infratores.
B. ( ) Concedido liberdade a todos os escravos que participaram da Praieira (1848).
C. ( ) Libertado os escravos que fossem maiores de 60 anos de idade.
D. (
) Acabado com a venda em separado de casais africanos em leilões
públicos.
2. A
Lei 3.270, também conhecida como Lei dos Sexagenários ou Lei Saraiva-Cotejipe,
foi promulgada em 28 de setembro de 1885, que consistia em
A.
( ) Libertar todos os filhos de
escravas nascidas a partir daquele ano.
B.
( ) Libertar os escravos com
mais de 40 anos
C.
( ) Condenar a morte os escravos
com mais de 30 anos.
D. ( ) Libertar os escravos com mais de 60
anos.
A Guerra do
Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do
Sul. Estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870. É também
chamada Guerra da Tríplice Aliança (Guerra de la Triple Alianza) na Argentina
e Uruguai e de Guerra Grande, no Paraguai.
3. Para
a guerra contra o Paraguai, os países que se uniram para formar a Tríplice
Aliança foram
A.
( ) Brasil, Argentina e
Inglaterra
B. ( ) Brasil, Argentina e Uruguai
C. ( ) Brasil, Uruguai e Bolívia
D. ( ) Argentina, Uruguai e Bolívia
B. ( ) Brasil, Argentina e Uruguai
C. ( ) Brasil, Uruguai e Bolívia
D. ( ) Argentina, Uruguai e Bolívia
4. No século XIX, a Inglaterra pressionou diversos países para acabar com o protecionismo comercial e com a existência do trabalho compulsório. Esta situação culminou, em 1845, com o "Bill Aberdeen". Neste contexto o Brasil sancionou, em 1850, a "Lei Eusébio de Queirós" tratando:
A. ( ) Da extinção do sistema de parceria na lavoura cafeeira;
B. ( ) Da manutenção dos arrendamentos de terras;
C. ( ) Da extinção do tráfico indígena entre o norte e o sul do país;
D. ( ) Da manutenção do sistema de colonato na lavoura canavieira;
E. ( ) Da extinção do tráfico negreiro.
5. Qual das alternativas abaixo apresenta uma importante característica
do processo de Independência dos EUA?
A.
( ) O processo de independência foi
pacífico, pois a Inglaterra reconheceu de imediato (em 1776) a independência
dos EUA.
B. ( ) A Inglaterra não aceitou a independência
das colônias americanas. Houve a Guerra de Independência, que ocorreu entre
1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da
Espanha.
C.
( ) Para evitar a independência de
suas colônias norte-americanas, a Inglaterra contou com o apoio militar da
Espanha, França e Holanda.
D.
( ) A Independência dos Estados Unidos
não recebeu nenhuma influência do Iluminismo.
6. Em
1865, o acordo da Tríplice Aliança uniu quais países para a guerra contra o
Paraguai?
A.
( ) Brasil, Argentina e Inglaterra
B. ( ) Brasil, Argentina e Uruguai
C. ( ) Brasil, Uruguai e Bolívia
D. ( ) Argentina, Uruguai e Bolívia
E. ( ) Argentina, Uruguai e Inglaterra
B. ( ) Brasil, Argentina e Uruguai
C. ( ) Brasil, Uruguai e Bolívia
D. ( ) Argentina, Uruguai e Bolívia
E. ( ) Argentina, Uruguai e Inglaterra
No período imperial
brasileiro, muitas mães não queriam amamentar os seus filhos. Isso acontecia,
em alguns casos, por puro recato. Um historiador apontou que “o hábito do
aleitamento materno seguia a escala inversa da renda familiar”, ou seja, as
mães mais ricas amamentavam muito menos do que as mães pobres. Para realizar
essa tarefa, algumas famílias alugavam, de outros proprietários, escravas
especializadas em amamentar e cuidar dos bebês das famílias de classe alta e
média, hábito que ocorria tanto na cidade como no campo. Essas escravas ficaram
conhecidas como “amas de leite”.
7. A
prática do aluguel de amas de leite demonstra algumas características do escravismo
brasileiro. Observando a imagem e com base no texto, podemos concluir que a
escravidão do Brasil
A.
( ) contribuiu para a produção
econômica, sem influenciar a cultura familiar no país.
B. ( ) esteve presente no cotidiano social,
tanto na zona rural como nos meios urbanos.
C.
( ) proibiu os escravos de
circularem pelos ambientes domésticos de seus proprietários.
D.
( ) manteve negros e brancos
separados, evitando qualquer tipo de relação social entre eles.
8. Por
que os ingleses queriam que a escravidão fosse proibida no Brasil?
R: O
interesse da Inglaterra em acabar com a escravidão no Brasil consiste em
conquistar um mercado consumidor para os seus produtos.
9. “A
guerra exterminou quase uma geração de paraguaios, arrasou povoados, fortificações
e hipotecou o futuro da arruinada nação”, escreveu o argentino Alejandro Maciel
em "O Livro da Guerra Grande". Assinale a alternativa incorreta:
A. ( ) Após a vitória sobre o Paraguai, o
Exército brasileiro ficou fortalecido, e a monarquia, enfraquecida
B. ( ) A guerra impôs ao Paraguai uma forte retração demográfica.
C. ( ) O Exército brasileiro precisou formar o corpo de "Voluntários da Pátria" para a Guerra do Paraguai
D. ( ) Em 1864, o ditador paraguaio Francisco Solano López apoiou a intervenção brasileira no Uruguai
E. ( ) O Paraguai possuía indústrias e ferrovias, havia estatizado a economia e não dependia de recursos estrangeiros
B. ( ) A guerra impôs ao Paraguai uma forte retração demográfica.
C. ( ) O Exército brasileiro precisou formar o corpo de "Voluntários da Pátria" para a Guerra do Paraguai
D. ( ) Em 1864, o ditador paraguaio Francisco Solano López apoiou a intervenção brasileira no Uruguai
E. ( ) O Paraguai possuía indústrias e ferrovias, havia estatizado a economia e não dependia de recursos estrangeiros
10. A
Ku Klux Klan foi fundada em 1866 no Tennessee, Estados Unidos, após o final da
Guerra Civil americana. Seu objetivo era
A.
( ) Impedir uma nova guerra
civil nos Estados Unidos.
B.
( ) Distribuir terras aos
escravos recém libertos.
C. ( ) Impedir a integração social dos
negros recém libertados.
D.
( ) Integrar o negro na sociedade
americana.
11. Leia o texto e
responda as questões a seguir:
Nos Estados Unidos da
década de 1870, o projeto político sulista de excluir os negros venceu. Os
Republicanos Radicais ficaram isolados em sua defesa dos negros e tiveram que
enfrentar a oposição violenta do terrorismo branco no sul. A Ku Klux Klan, formada
por veteranos do exército confederado, virou uma organização de terroristas,
perseguindo os negros e seus aliados com incêndios, surras e linchamentos. A
depressão de 1873 apressou o declínio dos Republicanos Radicais, que sentiram a
falta do apoio financeiro dos bancos. Para o público, a corrupção tolerada
pelos Republicanos Radicais agora parecia um desperdício inaceitável.
A. De acordo com o
texto, aponte dois fatores que levaram à vitória do projeto de exclusão dos
negros no sul dos Estados Unidos após a Guerra da Secessão.
R: Os
Republicanos Radicais ficaram isolados em sua defesa dos negros e tiveram que
enfrentar a oposição violenta do terrorismo branco no sul.
B. Quais
foram as causas da Guerra da Secessão?
R: A guerra de secessão aconteceu em decorrência das diferenças que
existiam entre os estados do norte e do sul. O modelo econômico e político,
completamente distinto, foi fundamental para que os conflitos acontecessem.
12. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes causas da Independência
dos EUA (1776)?
A.
( ) Comércio das colônias americanas
com outros países e a proibição da prática da agricultura.
B. ( ) O poder que a Inglaterra (metrópole)
exercia sobre sua colônia, através da fiscalização, altas taxas e
impostos e leis que tiravam a liberdade dos habitantes.
C.
( ) Proibição das práticas religiosas
nas colônias americanas.
D.
( ) Relações comercias entre
Inglaterra e França que não eram aprovadas pelos habitantes das colônias
americanas.
13. Qual das alternativas abaixo apresenta três leis criadas pela
Inglatera e aplicadas nas colônias americanas, que geraram forte
descontentamento entre os colonos e influenciaram no processo de Independências
dos EUA?
A.
( ) Lei da Água, Lei do Café e Lei do
Trabalho Escravo.
B.
( ) Lei do Milho, Lei do Algodão e
Lei da Soja.
C.
( ) Lei da Indústria, Lei dos Sapatos
e Lei dos Tecidos.
D. ( ) Lei do Chá, Lei do Selo e Lei do Açúcar
14. O que foi a Festa do Chá de Boston (The Boston Tea Party) ?
A.
( ) Festa realizada entre colonos americanos e
marinheiros ingleses, como forma de comemoração pela Independência dos Estados
Unidos.
B.
( ) Protesto organizado por escravos
americanos contra o domínio inglês e as péssimas condições de trabalho.
C. ( ) Protesto ocorrido em Boston, realizado
por colonos americanos contra a Inglaterra. No evento, vários colonos
americanos jogaram ao mar o carregamento de chá de um navio inglês.
D.
( ) Movimento social e político
ocorrido nas colônias americanas, organizado por trabalhadores com o objetivo
de implantar um reinado inglês em território colonial.
15.
Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.
R: A imagem
acima representa o episódio conhecido como “a festa do chá de Boston”, em que
os colonos das Treze Colônias jogaram o carregamento de chá ao mar. Esse
episódio provocou o acirramento das relações entre a América do Norte e da
Inglaterra.
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