Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de
aprendizagem
Disciplina: História-Valor: 7,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno
(a):_______________________ Nº ____ Turno:________ Nota:
_____
1. A
fase anterior ao Diretório, que foi marcada pelos ataques dos exércitos
contrarrevolucionários e, principalmente, pela forte perseguição política,
ficou conhecida como:
A.
( ) Assembleia Nacional Constituinte
B.
( ) Consulado
C.
( ) Estados Gerais
D.
( ) Waterloo
E. ( ) Terror
2. O
Diretório foi iniciado após a Reação Termidoriana e encerrou o período de
radicalização conhecido como Terror. Ele foi idealizado por qual importante
grupo do contexto da Revolução Francesa?
A.
( ) Sans-culottes
B.
( ) Jacobinos
C. ( ) Girondinos
D.
( ) Montanheses
E.
( ) Nenhuma das alternativas
3. A
luta pela liberdade na Revolução Francesa de 1789 possibilitou a conquista de
direitos essenciais que até hoje formam alguns dos pilares do mundo
contemporâneo. Entre esses direitos assegurados na Declaração dos Direitos
do Homem e do Cidadão de 1789, podem-se destacar:
A. ( ) Liberdade, propriedade e resistência à
opressão, como direitos naturais do homem.
B.
( ) Soberania, igualdade civil e
autoridade, como direitos inerentes aos corpos privilegiados da sociedade.
C.
( ) Distinção de nascimento,
privilégio fiscal e hereditariedade do poder, como direitos sagrados do
cidadão.
D.
( ) Insurreição para o povo, direito à
cidadania e igualdade social, como os mais elevados dos direitos do homem.
4. Relacione
o Bloqueio Continental decretado por Napoleão Bonaparte com a transferência da
Família Real para o Brasil.
R: O Bloqueio Continental foi decretado por Napoleão Bonaparte, cuja
finalidade era acabar com a economia dos ingleses. Com isso, os portugueses se
encontraram numa situação complicada, uma vez que eles dependiam da Inglaterra.
Diante desse impasse, D. João VI e a Família Real embarcaram para o Brasil,
fugindo das tropas do exército napoleônico.
5. A Constituição
de 1791, na medida em que estabeleceu a liberdade de comércio, confirmou o
direito à propriedade privada e adotou o voto censitário, apontou para o fato
de que a Revolução Francesa representou:
A. ( ) A vitória da burguesia no sentido de ocupar
o poder e organizar o Estado de modo a favorecer seus interesses, afastando o
povo das decisões políticas.
B.
( ) A canalização de todo o potencial
e energia revolucionária das massas na defesa de um Estado democrático,
participativo e de direito.
C.
( ) O estabelecimento dos princípios
de igualdade civil e social consubstanciadas na função mediadora representada
pelo Estado.
D.
( ) A conciliação dos interesses das
diferentes classes, ao estabelecer o direito à liberdade para todas as camadas
sociais.
E.
( ) O fracasso dos ideais filosóficos
do liberalismo, ao valorizar o sistema da universalização do voto.
E o estudo que nos
permite compreender o presente. Veja, por exemplo, a origem dos termos
“ESQUERDA” e “DIREITA” - hoje tidos como superados. Nas reuniões da Assembléia
Legislativa francesa, eleita em 1791, os deputados conservadores sentavam-se à
direita; à esquerda, ficavam os favoráveis às transformações.
6. Sabendo disso,
escolha a alternativa correta.
A.
( ) Os monarquistas sentavam-se à
esquerda.
B.
( ) Os republicanos sentavam-se à
direita.
C.
( ) Os girondinos sentavam-se no
centro.
D. ( ) Os jacobinos sentavam-se à esquerda.
E.
( ) Os democratas sentavam-se à
direita.
“Que é Terceiro
Estado? Tudo. Que tem sido até agora na ordem política? Nada. Que deseja? Vir a
ser alguma coisa”.
7. Sobre
o contexto histórico da Revolução Francesa, marque V (Verdadeiro) e F (Falso):
A.
( F )
A sociedade francesa até 1789 estava divididos em três ordens ou estados: o
primeiro estado formado pela nobreza; o segundo estado pelo clero e o terceiro
estado pela burguesia.
B.
( V )
O primeiro e o segundo estado é que tinham os poderes e os privilégios, o
terceiro estado é que arcava com todas as despesas da administração francesa
pré-revolução.
C.
(V )
O movimento iluminista ajudou a atacar a ordem social até então vigente na
França.
D.
( V )
A primeira fase da Revolução Francesa é chamada de Assembleia Nacional,
fase na qual foram abolidos os privilégios do clero e elaborada a primeira
Constituição da França.
E.
( F )
O governo da Convenção Nacional consolidou a volta da alta burguesia ao
poder político francês.
A Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão terá grande repercussão no mundo inteiro. O
documento é uma manifestação contra a sociedade hierárquica de privilégios
nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e
igualitária. A propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienável
e inviolável.
8. A
respeito da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, assinale a alternativa
correta:
A.
( ) Foi elaborada na Inglaterra,
durante a Revolução Gloriosa.
B.
( ) Foi elaborada na Revolução
Francesa, na fase da Convenção Nacional.
C.
( ) Foi elaborada na Independência dos
Estados Unidos.
D. ( ) Foi elaborada na Revolução Francesa, na
fase da Assembleia Nacional.
E.
( ) Foi elaborada na Inglaterra,
durante a Revolução Puritana.
Considere o texto. A
Revolução é inovadora, “revolucionária” em relação à ordem anterior que foi
derrubada. Mas, no momento mesmo de sua implantação inevitavelmente tende a revelar
seu conteúdo conservador.
9. No
processo da Revolução Francesa, um dos grupos políticos reagiu, em 1792, contra
o conservadorismo a que o texto se refere. Esse grupo tornou-se conhecido por:
A.
( ) Girondinos, que eram porta-vozes
dos setores da média e alta burguesia.
B. ( ) Jacobinos, que tinham o apoio da pequena
burguesia e dos sans-culottes.
C.
( ) Montanheses, que eram defensores
do retorno do rei ao poder político.
D.
( ) Girondinos, que eram
representantes dos servos e dos senhores feudais.
E.
( ) Jacobinos, que eram apoiados pelos
setores do clero e da alta burguesia.
10. Podemos apontar como uma das principais causas da Revolução
Francesa:
A.
( ) As guerras de conquistas
promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.
B.
( ) A grande influência da burguesia e
dos trabalhadores urbanos no sistema político da França.
C.
( ) As fraudes eleitorais que existiam
na França durante as eleições para monarca e ministros.
D. ( ) A revolta de grande parte da população
francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos) gerada pelas
injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.
11. Sobre o contexto histórico da França pré-revolução, é verdadeiro
afirmar que:
A. ( ) O clero e a nobreza possuíam muitos
privilégios, entre eles a isenção tributária (não pagavam impostos).
B.
( ) A estrutura social da população
francesa não era estratificada.
C.
( ) Havia igualdade de direitos, sendo
que não havia camadas sociais privilegiadas.
D.
( ) Não havia pobreza, nem miséria,
pois existia uma justa distribuição de renda.
12. Um dos fatos históricos mais importantes da Revolução Francesa foi:
A.
( ) A decretação de leis que
garantiam igualdade de direitos na França em 1789.
B.
( ) A união do clero e da burguesia
em prol da derrubada da monarquia e implantação da República.
C. ( ) A Queda da Bastilha (principal prisão
política da monarquia francesa) em 14 de julho de 1789.
D.
( ) O apoio de Napoleão Bonaparte ao
governo do monarca Luís XVI.
13. Durante o processo revolucionário quem eram os girondinos e o que
defendiam?
A.
( ) Eram representantes da monarquia
que queriam reestabelecer o regime monárquico na França.
B. ( ) Era um grupo político que representava a
alta burguesia e queria evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos
e rurais na política.
C.
( ) Eram representantes da baixa
burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.
D.
( ) Eram integrantes do clero e
defendiam maior participação da Igreja na política francesa.
14. Qual era o lema dos revolucionários francesa, que resumia muito bem
os anseios do Terceiro Estado?
A.
( ) "Liberdade, Paz e
Justiça".
B.
( ) "Paz, Pão e Terra".
C. ( ) "Liberdade, Igualdade e
Fraternidade".
D.
( ) "Liberdade ainda que
tardia".
15. Assinale
a alternativa que apresenta, corretamente, uma realização de Napoleão
Bonaparte, que representou uma consolidação das ideias da Revolução Francesa:
A.
( ) O impedimento do retorno do uso
de títulos de nobreza, reivindicado pelos seus generais e pela burguesia
francesa que desejava tornar-se a nova elite do país.
B. ( ) A criação do Código Civil, inspirado no
direito romano e nas leis do período revolucionário, que, na sua essência,
vigora até hoje na França.
C.
( ) A abolição da escravidão nas
colônias francesas, reafirmando o princípio da liberdade presente na Declaração
dos Direitos do Homem e do Cidadão.
D.
( ) A realização de uma reforma
agrária, prometida, mas não efetivada, pelos jacobinos, o que garantiu a
popularidade de Napoleão entre os camponeses.
E.
( ) A criação da Constituição Civil
do Clero, que proibiu toda forma de culto religioso no território francês.
16. No contexto
histórico da Revolução Francesa, o episódio denominado "O Golpe do 18
Brumário", aconteceu
A. ( ) Quando se inicia o regime do Diretório, período que se caracterizou pelos desmandos políticos.
B. ( ) No momento em que a Conjura dos Iguais propõe a tomada do poder à força e o fim da propriedade privada.
C. ( ) Quando Napoleão, apoiado pelo Exército e pela alta burguesia, derruba o Diretório e chega ao poder.
D. ( ) No momento em que os monarquistas tentam voltar ao poder através de golpe, que foi sufocado por Napoleão Bonaparte.
E. ( ) Quando Robespierre, Saint Just e seus companheiros do Comitê de Salvação Pública são mortos na guilhotina, pondo fim ao Terror.
A. ( ) Quando se inicia o regime do Diretório, período que se caracterizou pelos desmandos políticos.
B. ( ) No momento em que a Conjura dos Iguais propõe a tomada do poder à força e o fim da propriedade privada.
C. ( ) Quando Napoleão, apoiado pelo Exército e pela alta burguesia, derruba o Diretório e chega ao poder.
D. ( ) No momento em que os monarquistas tentam voltar ao poder através de golpe, que foi sufocado por Napoleão Bonaparte.
E. ( ) Quando Robespierre, Saint Just e seus companheiros do Comitê de Salvação Pública são mortos na guilhotina, pondo fim ao Terror.
17.
Descreva a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos, associando-a ao
Antigo Regime na França.
R:
A imagem acima representa o Antigo Regime, onde o Clero (1º Estado) e a Nobreza
(2º Estado) impunha uma série de medidas aos burgueses, camponeses e
sans-culottes (3º Estado)
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