E.E. “VENCESLAU JOSÉ
DA SILVA”
AVENIDA FRANCISCO ROSA, DISTRITO DE SANTA EFIGÊNIA
CEP: 35319-000- CARATINGA-MG- TEL (33) 3318-6080
Ensino Fundamental - Anos Finais 6º ao 9º ano - Educação Integral – Turma: 8º Ano Nome:_________________________Nº__Data__/__/___ Nota__
1. O que foi o bolivarismo?
R: Corrente de pensamento que surgiu através da ideologia de Simón
Bolívar. Sua principal característica consistia em manter a unidade dos países
independentes da América Espanhola.
2. Uma das diferenças essenciais entre a
Independência da América Espanhola e a Independência Brasileira está no:
A. ( ) Modelo político adotado, haja vista que
na América Hispânica predominou o modelo republicano, enquanto no Brasil
adotou-se o modelo monárquico.
B. (
) Modelo de guerra adotado, já que no Brasil a guerrilha foi o modelo de
combate adotado no processo de independência.
C. (
) Modelo econômico, haja vista que o Brasil, ao contrário da América
Espanhola, sofreu um grave transtorno na produção agrícola, levando a política
colonial ao colapso.
D. (
) Carisma do líder, já que Bolívar tinha menos impacto na consciência da
população do que Dom Pedro I.
E. (
) Papel do exército, já que, no caso brasileiro, o exército precisou
impedir que Portugal retomasse o Brasil como sua colônia.
3. Como as guerras napoleônicas se relacionam
com os movimentos de independência na América?
A. ( ) A invasão da península Ibérica por
Napoleão Bonaparte fez com que a presença da metrópole nas colônias espanholas
desaparecesse momentaneamente.
B. (
) O Congresso de Viena, realizado após a queda de Napoleão, apoiou os
processos emancipatórios como medida preventiva ao surgimento de novos
movimentos belicosos.
C. (
) Quando invadiu a península Ibérica, Napoleão afrouxou o controle da
metrópole sobre as colônias por entender que a colonização era incompatível com
os seus ideais de governo.
D. (
) O Bloqueio Continental força a Inglaterra a abrir mão de suas
colônias, fazendo com que a independência fosse um processo pacífico.
4. Escola a alternativa que não mostra as diferenças que marcaram a emancipação das colônias da América Latina em relação a Portugal e Espanha.
4. Escola a alternativa que não mostra as diferenças que marcaram a emancipação das colônias da América Latina em relação a Portugal e Espanha.
A. (
) No Brasil, após a independência vigorou por muito tempo um regime
monárquico e na América espanhola prevaleceram os regimes republicanos.
B. (
) De maneira geral, a emancipação da América espanhola foi mais
sangrenta que a da América portuguesa.
C. ( ) Com o fim das guerras napoleônicas, na
América espanhola houve tentativa de resgatar o poder da metrópole sobre a
colônia e no Brasil a família real portuguesa não tentou a recolonização.
D. (
) Na América portuguesa foi preservada a integridade territorial
enquanto na América espanhola ocorreu uma fragmentação em vários Estados.
5. Assinale a alternativa que apresenta informação correta sobre o processo de independência da América Espanhola.
A. ( ) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.
B. ( ) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político.
C. ( ) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol.
D. ( ) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.
5. Assinale a alternativa que apresenta informação correta sobre o processo de independência da América Espanhola.
A. ( ) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.
B. ( ) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político.
C. ( ) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol.
D. ( ) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.
-Simon Bolívar escreveu na Conhecida CARTA DA JAMAICA de
1815:
"Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América [Latina] a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória."
Bolívar foi o primeiro a pensar na possibilidade da unidade, idéia posteriormente retomada por muitos políticos e intelectuais latino-americanos. Essa ideia, de grande repercussão entre as lideranças dos movimentos pela independência, foi responsável pela estabilidade da unidade centro-americana.
6. Explique a afirmação acima.
R: O texto acima demonstra a inclinação de Bolívar a manter a integridade
territorial da América Latina, principalmente as nações que se livraram do
domínio espanhol.
7. “Criollos” e “Chapettones” eram respectivamente:
A. ( ) Os espanhóis e os mestiços.
B. ( ) Os naturais da América e os espanhóis.
C. ( ) Os mestiços e os precursores da independência.
D. ( ) Nenhuma delas é correta.
A. ( ) Os espanhóis e os mestiços.
B. ( ) Os naturais da América e os espanhóis.
C. ( ) Os mestiços e os precursores da independência.
D. ( ) Nenhuma delas é correta.
8. Assinale a alternativa que apresenta informação
correta sobre o processo de independência da América Espanhola.
A. ( ) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.
B. ( ) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político.
C. ( ) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol.
D. ( ) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.
A. ( ) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.
B. ( ) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político.
C. ( ) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol.
D. ( ) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.
9. Independência da América Espanhola: São
causas internas da independência dos países Latino-Americanos, EXCETO:
A. ( ) As condições sociais das colônias.
B. ( ) A imprensa e as universidades.
C. ( ) As pressões contra os naturais da terra.
D. ( ) A atuação dos “cabildos”.
A. ( ) As condições sociais das colônias.
B. ( ) A imprensa e as universidades.
C. ( ) As pressões contra os naturais da terra.
D. ( ) A atuação dos “cabildos”.
E. ( ) O abrandamento dos
impostos.
10. Independência da América Espanhola: Assinale a
alternativa que apresenta informação correta sobre o processo de independência
da América Espanhola.
A. ( ) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.
B. ( ) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político.
C. ( ) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol.
D. ( ) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.
A. ( ) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.
B. ( ) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político.
C. ( ) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol.
D. ( ) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.
Apesar de utilizarem um discurso de libertação dos povos
americanos da dominação espanhola, indicando que haveria liberdade e melhoria
nas condições sociais, os líderes das independências das colônias
hispano-americanas tinham, na verdade, interesses na manutenção de uma
estrutura de poder político e econômico que beneficiava apenas as elites
coloniais.
11. Qual das alternativas abaixo indica
corretamente o nome pelo qual ficaram conhecidas estas elites?
A. (
) Chapetones.
B. (
) Burgueses.
C. (
) Aristocratas.
D. ( ) Criollos.
E. (
) Latifundiários.
12. Para as populações indígenas das antigas
colônias espanholas na América, a independência não representou a conquista de
maior liberdade. Explique o que isso quer dizer.
R: Os indígenas, mesmo tendo lutado pela independência, foram
explorados pela elite criolla. Deve-se ressaltar que os nativos foram obrigados
a pagar impostos abusivos.
13. Explique a imagem acima de acordo com os
seus conhecimentos.
R: A imagem acima demonstra que os europeus promoveram o domínio das
terras indígenas e, sobretudo, desenvolveram o processo de catequização dos
nativos. Em outras palavras, os europeus destruíram a riqueza material e
cultural dos índios.
14. A luta contra a escravidão nas Américas
ocorreu durante todo o período colonial, passando ainda a ser verificada após a
independência conseguida das metrópoles europeias. Qual país foi o primeiro a
abolir a escravidão em suas fronteiras?
A. (
) EUA.
B. ( ) Haiti.
C. (
) Venezuela.
D. (
) Cuba.
E. (
) Brasil.
15. Líder da Independência da
América Latina, conhecido como o Libertador da América. Estamos falando de
A. ( ) Simon Bolívar
B. (
) Aguirre
C. (
) Monroe
D. (
) Juarez
"(...) Desejo mais do que outro, ver formar-se na
América a maior nação do mundo, não tanto pela sua extensão e riquezas como
pela sua liberdade e glória." (Simón Bolívar. CARTA DE JAMAICA, 1815.)
Simón Bolívar (1783-1830), um dos mais importantes líderes da luta pela
independência das colônias espanholas na América, formulou uma série de
propostas para o futuro do continente que, por diversas razões, não se
concretizaram. No entanto, suas idéias servem como fundamento para o
pan-americanismo ao longo dos séculos XIX e XX.
16. Leia o texto acima e responda ás questões a seguir:
A) Identifique, a partir do texto, uma
característica da proposta política de Bolívar para a América Independente.
R: A ideia central do texto, referente ao pensamento de Bolívar, era
construir uma grande nação, também pela liberdade e pela glória.
B) Explique por que as idéias de Bolívar não
foram concretizadas na América hispânica independente.
R: As ideias de Bolívar não foram concretizadas porque o regime
político adotado foi a República. A ausência de um poder central promoveu a
desarticulação da América Espanhola.
17. Lei o texto a seguir para responder às questões:
“Ao sul desta linha (Buenos Aires – Argentina), viviam
aproximadamente 30 mil indígenas, miscigenados há séculos com os mapuche
originários do Chile, de quem herdaram a estrutura social marcada pelo
cacicado, sistema pelo qual um grande cacique liderava uma confederação de
caciques intermediários, responsáveis por milhares de indígenas. (...) os
nativos assumiram o comércio e o fornecimento de gado de origem portenha para
as províncias do interior e para o Chile. Os animais não eram obtidos através
do comércio, mas sim com grandes invasões – denominadas malones.”
A. Como os indígenas que viviam no sul da
Argentina estavam organizados? Quais eram seus interesses? Como obtinham
recursos para sobreviver?
R: Os indígenas do sul da Argentina viviam da criação de gado e das
relações comerciais estabelecidas com outros povos. Além disso, os nativos
objetivavam consolidar uma liberdade diante do poder da elite vigente do país.
B. Como eram as relações entre criollos e
indígenas? Qual foi o resultado dessas relações para os nativos?
R: As relações entre indígenas e criollos era caracterizada pelos
conflitos e interesses econômicos por parte da elite dirigente do país. Além
disso, os nativos eram obrigados a pagar pesados impostos e perderam seu
direito de acessar às terras desocupadas.
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