ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de
aprendizagem
Disciplina: História-Valor: 7,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno
(a):___________________________________ Nº ____
Turma: 2º
ano: ____ Turno: ______________Nota:
_____
1. O que é
capitalismo monopolista?
A.
( ) Imenso número de empresas disputam
o mercado.
B. ( ) Grupo restrito de grandes empresas dominam praticamente sozinhas o mercado.
C. ( ) O mercado é dominado pelas multinacionais
D. ( ) Grupo restrito de transnacionais dominam o mercado
B. ( ) Grupo restrito de grandes empresas dominam praticamente sozinhas o mercado.
C. ( ) O mercado é dominado pelas multinacionais
D. ( ) Grupo restrito de transnacionais dominam o mercado
2. O que é
Imperialismo?
A. ( ) Política de ocupação territorial e
econômica praticada pelas potências capitalistas do Ocidente.
B. ( ) Política de dominação econômica desenvolvida a partir da exploração da mão de obra dos países periféricos.
C. ( ) Política de dominação econômica a partir da exploração da mão de obra e da matéria-prima.
D. ( ) Política de ocupação territorial e econômica praticada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
B. ( ) Política de dominação econômica desenvolvida a partir da exploração da mão de obra dos países periféricos.
C. ( ) Política de dominação econômica a partir da exploração da mão de obra e da matéria-prima.
D. ( ) Política de ocupação territorial e econômica praticada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
3. Quais necessidades
determinaram o Imperialismo?
A.
( ) Fornecimento estável e barato de
matéria-prima e produtores independentes.
B. ( ) Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção, energia para a produção e criação de um parque industrial em antigas colônias.
C. ( ) Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção e mercados receptores de investimentos.
D. ( ) Fornecimento estável e barato de matéria-prima e mercado receptor de investimentos privado europeu.
B. ( ) Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção, energia para a produção e criação de um parque industrial em antigas colônias.
C. ( ) Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção e mercados receptores de investimentos.
D. ( ) Fornecimento estável e barato de matéria-prima e mercado receptor de investimentos privado europeu.
4. São medidas
protecionistas:
A.
( ) Criação de novos mercados
coloniais.
B. ( ) Elevação das taxas alfandegárias e restrições às importações.
C. ( ) Criação de novos mercados coloniais e livre importação de matéria-prima.
D. ( ) Elevação das taxas alfandegárias e liberação das importações
B. ( ) Elevação das taxas alfandegárias e restrições às importações.
C. ( ) Criação de novos mercados coloniais e livre importação de matéria-prima.
D. ( ) Elevação das taxas alfandegárias e liberação das importações
5. A
Expansão Neocolonialista do século XIX foi acelerada essencialmente:
A. ( ) Pela disputa de mercados consumidores para produtos industrializados e de investimentos de capitais em novos projetos, além da busca de matérias-primas.
B. ( ) Pelo crescimento incontrolado da população européia, gerando a necessidade de migração para a África e Ásia.
C. ( ) Pela necessidade de irradiar a superioridade da cultura européia pelo mundo.
D. ( ) Pelo desenvolvimento do capitalismo comercial e das práticas do mercantilismo.
E. ( ) Pela distribuição igualitária dos monopólios de capitais e pelo decréscimo da produção industrial.
A. ( ) Pela disputa de mercados consumidores para produtos industrializados e de investimentos de capitais em novos projetos, além da busca de matérias-primas.
B. ( ) Pelo crescimento incontrolado da população européia, gerando a necessidade de migração para a África e Ásia.
C. ( ) Pela necessidade de irradiar a superioridade da cultura européia pelo mundo.
D. ( ) Pelo desenvolvimento do capitalismo comercial e das práticas do mercantilismo.
E. ( ) Pela distribuição igualitária dos monopólios de capitais e pelo decréscimo da produção industrial.
6. “Se tivéssemos de definir o imperialismo da forma mais
breve possível, diríamos que ele é a fase monopolista do capitalismo”. Indique,
tomando como ponto de referência o texto acima, dois fatores que estimularam a
expansão imperialista.
R: Os fatores responsáveis pela expansão da prática imperialista
são: o avanço do processo de industrialização, que culminou com a busca
incessante por mercado consumidor; a procura insaciável por matéria-prima
barata; busca por mão-de-obra de baixo custo para as potências europeias;
dentre outros.
7. A conquista da
Ásia e da África, durante a segunda metade do século XIX, pela principais
potências imperialistas objetivava
A. ( ) A busca de matérias primas, a aplicação de capitais excedentes e a procura de novos mercados para os manufaturados.
B. ( ) A implantação de regimes políticos favoráveis à independência das colônias africanas e asiáticas.
C. ( ) O impedimento da evasão em massa dos excedentes demográficos europeus para aqueles continentes.
D. ( ) A implantação da política econômica mercantilista, favorável à acumulação de capitais nas respectivas Metrópoles.
E. ( ) A necessidade de interação de novas culturas, a compensação da pobreza e a cooperação dos nativos.
A. ( ) A busca de matérias primas, a aplicação de capitais excedentes e a procura de novos mercados para os manufaturados.
B. ( ) A implantação de regimes políticos favoráveis à independência das colônias africanas e asiáticas.
C. ( ) O impedimento da evasão em massa dos excedentes demográficos europeus para aqueles continentes.
D. ( ) A implantação da política econômica mercantilista, favorável à acumulação de capitais nas respectivas Metrópoles.
E. ( ) A necessidade de interação de novas culturas, a compensação da pobreza e a cooperação dos nativos.
8. A
expansão colonialista européia do século XIX foi um dos fatores que levaram:
A. ( ) à diminuição dos contingentes militares europeus.
B. ( ) à eliminação da liderança industrial da Inglaterra.
C. ( ) ao predomínio da prática mercantilista semelhante à do colonialismo do século XVI.
D. ( ) à implantação do regime de monopólio.
E. ( ) ao rompimento do equilíbrio europeu, dando origem à Primeira Guerra Mundial.
A. ( ) à diminuição dos contingentes militares europeus.
B. ( ) à eliminação da liderança industrial da Inglaterra.
C. ( ) ao predomínio da prática mercantilista semelhante à do colonialismo do século XVI.
D. ( ) à implantação do regime de monopólio.
E. ( ) ao rompimento do equilíbrio europeu, dando origem à Primeira Guerra Mundial.
9. A
"partilha do mundo" (1870 -1914) resultou do interesse das potências
capitalistas europeias em:
A. ( ) Investir seus capitais excedentes nas
colônias, obter mercados fornecedores de matérias-primas e reservar mercados
para seus produtos industrializados;
B. ( ) Desenvolver a produção de gêneros
alimentícios nas colônias, visando suprir as deficiências de grãos existentes
na Europa na virada do século;
C. ( ) Buscar "áreas novas" para a
emigração, uma vez que a pressão demográfica na Europa exigia uma solução para
o problema;
D. ( ) Promover o desenvolvimento das colônias
através da aplicação de capitais excedentes em programas sociais e
educacionais;
E. ( ) Favorecer a atuação dos missionários
católicos junto aos pagãos e assegurar a livre concorrência comercial.
"...
a 'missão civilizadora' dos povos brancos utilizou-se das ciências da época
para provar sua superioridade. (...) teorias proclamavam a desigualdade dos
homens e das raças como lei irrevogável, destacando-se a biologia e a
etnografia..."
10. O
texto contém elementos que, servindo de respaldo ideológico, foram utilizados
pelos europeus, no século XIX, para justificar a
A. ( ) Reação dos americanos à política colonialista da Inglaterra.
B. ( ) Ação colonizadora das missões jesuíticas nas colônias.
C. ( ) Dominação e a aniquilação de povos pré-colombianos.
D. ( ) Exploração e a subjugação de africanos e asiáticos.
E. ( ) Expulsão dos povos árabes do mar Mediterrâneo.
A. ( ) Reação dos americanos à política colonialista da Inglaterra.
B. ( ) Ação colonizadora das missões jesuíticas nas colônias.
C. ( ) Dominação e a aniquilação de povos pré-colombianos.
D. ( ) Exploração e a subjugação de africanos e asiáticos.
E. ( ) Expulsão dos povos árabes do mar Mediterrâneo.
11. A
chamada “Partilha da África” deu-se no fim do século XIX, em um contexto em que
as potências nacionalistas europeias tinham expandido os seus domínios pelos
continentes asiático e africano. Sobre o processo de “Partilha da África”, é
INCORRETO afirmar que:
A.
( ) A Conferência de Berlim foi
decisiva para organizar os domínios europeus sobre o território africano.
B. ( ) A França foi o único país a não
estabelecer domínios coloniais em território africano.
C.
( ) O Congo passou a ser um território
submetido ao domínio particular do rei Leopoldo II, da Bélgica.
D.
( ) A “Partilha da África” pode ser
enquadrada no fenômeno mais abrangente denominado “Neocolonialismo”.
E.
( ) Muitas tribos e etnias africanas
diferentes ficaram circunscritas a um mesmo território na ocasião em que o
continente africano foi dividido.
A “Partilha da
África” suscitou uma grande discussão ideológica e científica que procurava
justificar a “inferioridade” dos povos africanos e a “missão civilizatória” que
a Europa desempenhava em seu processo de colonização.
12. A
corrente ideológica com bases cientificistas que mais se destacou nessa época
foi:
A.
( ) A microbiologia
B.
( ) A antropologia cultural
C.
( ) O existencialismo
D. ( ) O darwinismo social
E.
( ) A sociobiologia
13.
Assinale a alternativa correta a respeito da expansão imperialista na Ásia e na
África, na segunda metade do século XIX.
A.
( ) Ela derivou da necessidade de
substituir os mercados dos novos países americanos, uma vez que a constituição
de Estados nacionais foi acompanhada de políticas protecionistas.
B. ( ) Ela foi motivada pela busca de novas
fontes de matérias-primas e de novos mercados consumidores, fundamentais para a
expansão capitalista dos países europeus.
C.
( ) Ela foi consequência direta da
formação do Segundo Império alemão e da ampliação de suas rivalidades em
relação ao governo da França.
D.
( ) Ela atendeu, primordialmente, às
necessidades da expansão demográfica em diversos países europeus, decorrente de
políticas médicas preventivas e programas de saneamento básico.
E.
( ) Ela viabilizou a integração
econômica mundial, favorecendo a circulação de riquezas, tecnologia e
conhecimentos entre povos e regiões envolvidos.
14.
Interprete a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.
R: A imagem representa a Conferência de Berlim, que viabilizou o
processo de partilha do continente africano entre as potências capitalistas da
Europa Ocidental.
“A colonização
portuguesa e espanhola do século XVI havia se limitado quase que exclusivamente
à América. No século XIX, porém, a necessidade de expansão dos mercados
consumidores de produtos manufaturados e de controle sobre as regiões
fornecedoras de matéria-prima deu início a nova corrida colonial, empreendida
principalmente pelas potências industriais da Europa.”
15. Explique a diferença
fundamental entre o colonialismo europeu exercido no século XVI e o
neocolonialismo exercido no século XIX.
R: As diferenças entre o colonialismo e o neocolonialismo estão
no campo político e econômico. Durante o colonialismo nos séculos XVI e
XVII, as principais potências econômicas eram Portugal e Espanha que
encabeçaram a colonização da América. Nesse período, as relações de trabalho
nas colônias eram realizadas através do trabalho escravo e os produtos
extraídos eram de gênero agrícola. A legitimação para a exploração da América
estava na esfera religiosa, a disseminação do
catolicismo nas colônias era uma maneira de justificar essa colonização.
O Neocolonialismo praticado no século XIX estava
inserido dentro das transformações econômicas que atingiram a Europa. A
Revolução Industrial contribuiu para o crescimento de novas potências como
Inglaterra e França, que buscavam mercado consumidor para os seus produtos
industrializados e matéria-prima existente nos países chamados de terceiro
mundo. A legitimação dessa política imperialista era a missão do homem branco,
que por ser superior culturalmente aos africanos e asiáticos, deveria carregar
o fardo de levar civilização a esses povos.
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