quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Prova com gabarito - 8º Ano E. E. Venceslau José da Silva


E.E. “VENCESLAU JOSÉ DA SILVA”
AVENIDA FRANCISCO ROSA, DISTRITO DE SANTA EFIGÊNIA
CEP: 35319-000- CARATINGA-MG- TEL (33) 3318-6080
Ensino Fundamental - Anos Finais 6º ao 9º ano -  Educação Integral – Turma: 8º Ano   Nome:_________________________Nº__Data__/__/___  Nota__

1. O que foi o bolivarismo?

R: Corrente de pensamento que surgiu através da ideologia de Simón Bolívar. Sua principal característica consistia em manter a unidade dos países independentes da América Espanhola.

2. Uma das diferenças essenciais entre a Independência da América Espanhola e a Independência Brasileira está no:
A. (    ) Modelo político adotado, haja vista que na América Hispânica predominou o modelo republicano, enquanto no Brasil adotou-se o modelo monárquico.
B. (    ) Modelo de guerra adotado, já que no Brasil a guerrilha foi o modelo de combate adotado no processo de independência.
C. (    ) Modelo econômico, haja vista que o Brasil, ao contrário da América Espanhola, sofreu um grave transtorno na produção agrícola, levando a política colonial ao colapso.
D. (    ) Carisma do líder, já que Bolívar tinha menos impacto na consciência da população do que Dom Pedro I.
E. (    ) Papel do exército, já que, no caso brasileiro, o exército precisou impedir que Portugal retomasse o Brasil como sua colônia. 

3. Como as guerras napoleônicas se relacionam com os movimentos de independência na América?
A. (    ) A invasão da península Ibérica por Napoleão Bonaparte fez com que a presença da metrópole nas colônias espanholas desaparecesse momentaneamente.
B. (    ) O Congresso de Viena, realizado após a queda de Napoleão, apoiou os processos emancipatórios como medida preventiva ao surgimento de novos movimentos belicosos.
C. (    ) Quando invadiu a península Ibérica, Napoleão afrouxou o controle da metrópole sobre as colônias por entender que a colonização era incompatível com os seus ideais de governo.
D. (    ) O Bloqueio Continental força a Inglaterra a abrir mão de suas colônias, fazendo com que a independência fosse um processo pacífico.

4. Escola a alternativa que não mostra as diferenças que marcaram a emancipação das colônias da América Latina em relação a Portugal e Espanha.
A. (    ) No Brasil, após a independência vigorou por muito tempo um regime monárquico e na América espanhola prevaleceram os regimes republicanos.
B. (    ) De maneira geral, a emancipação da América espanhola foi mais sangrenta que a da América portuguesa.
C. (    ) Com o fim das guerras napoleônicas, na América espanhola houve tentativa de resgatar o poder da metrópole sobre a colônia e no Brasil a família real portuguesa não tentou a recolonização.
D. (    ) Na América portuguesa foi preservada a integridade territorial enquanto na América espanhola ocorreu uma fragmentação em vários Estados.

5. Assinale a alternativa que apresenta informação correta sobre o processo de independência da América Espanhola. 
A. (    ) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional. 
B. (    ) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político. 
C. (    ) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol. 
D. (    ) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.

-Simon Bolívar escreveu na Conhecida CARTA DA JAMAICA de 1815:

"Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América [Latina] a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória."

Bolívar foi o primeiro a pensar na possibilidade da unidade, idéia posteriormente retomada por muitos políticos e intelectuais latino-americanos. Essa ideia, de grande repercussão entre as lideranças dos movimentos pela independência, foi responsável pela estabilidade da unidade centro-americana.

6. Explique a afirmação acima.

R: O texto acima demonstra a inclinação de Bolívar a manter a integridade territorial da América Latina, principalmente as nações que se livraram do domínio espanhol.

7. “Criollos” e “Chapettones” eram respectivamente:
A. (    ) Os espanhóis e os mestiços.
B. (    ) Os naturais da América e os espanhóis. 
C. (    ) Os mestiços e os precursores da independência.
D. (    ) Nenhuma delas é correta. 

8. Assinale a alternativa que apresenta informação correta sobre o processo de independência da América Espanhola.
A. (    ) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.
B. (    ) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político. 
C. (    ) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol.
D. (    ) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.

9. Independência da América Espanhola: São causas internas da independência dos países Latino-Americanos, EXCETO:
A. (    ) As condições sociais das colônias.
B. (    ) A imprensa e as universidades.
C. (    ) As pressões contra os naturais da terra.
D. (    ) A atuação dos “cabildos”.
E. (    ) O abrandamento dos impostos.

10. Independência da América Espanhola: Assinale a alternativa que apresenta informação correta sobre o processo de independência da América Espanhola.
A. (    ) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.
B. (    ) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político.
C. (    ) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol.
D. (    ) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.

Apesar de utilizarem um discurso de libertação dos povos americanos da dominação espanhola, indicando que haveria liberdade e melhoria nas condições sociais, os líderes das independências das colônias hispano-americanas tinham, na verdade, interesses na manutenção de uma estrutura de poder político e econômico que beneficiava apenas as elites coloniais.

11. Qual das alternativas abaixo indica corretamente o nome pelo qual ficaram conhecidas estas elites?
A. (    ) Chapetones.
B. (    ) Burgueses.
C. (    ) Aristocratas.
D. (    ) Criollos.
E. (    ) Latifundiários.

12. Para as populações indígenas das antigas colônias espanholas na América, a independência não representou a conquista de maior liberdade. Explique o que isso quer dizer.

R: Os indígenas, mesmo tendo lutado pela independência, foram explorados pela elite criolla. Deve-se ressaltar que os nativos foram obrigados a pagar impostos abusivos.
  
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13. Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: A imagem acima demonstra que os europeus promoveram o domínio das terras indígenas e, sobretudo, desenvolveram o processo de catequização dos nativos. Em outras palavras, os europeus destruíram a riqueza material e cultural dos índios.

14. A luta contra a escravidão nas Américas ocorreu durante todo o período colonial, passando ainda a ser verificada após a independência conseguida das metrópoles europeias. Qual país foi o primeiro a abolir a escravidão em suas fronteiras?
A. (    ) EUA.
B. (    ) Haiti.
C. (    ) Venezuela.
D. (    ) Cuba.
E. (    ) Brasil.

15. Líder da Independência da América Latina, conhecido como o Libertador da América. Estamos falando de
A. (    ) Simon Bolívar
B. (    ) Aguirre
C. (    ) Monroe
D. (    ) Juarez

"(...) Desejo mais do que outro, ver formar-se na América a maior nação do mundo, não tanto pela sua extensão e riquezas como pela sua liberdade e glória." (Simón Bolívar. CARTA DE JAMAICA, 1815.) Simón Bolívar (1783-1830), um dos mais importantes líderes da luta pela independência das colônias espanholas na América, formulou uma série de propostas para o futuro do continente que, por diversas razões, não se concretizaram. No entanto, suas idéias servem como fundamento para o pan-americanismo ao longo dos séculos XIX e XX.

16. Leia o texto acima e responda ás questões a seguir:
A) Identifique, a partir do texto, uma característica da proposta política de Bolívar para a América Independente.

R: A ideia central do texto, referente ao pensamento de Bolívar, era construir uma grande nação, também pela liberdade e pela glória.

B) Explique por que as idéias de Bolívar não foram concretizadas na América hispânica independente.

R: As ideias de Bolívar não foram concretizadas porque o regime político adotado foi a República. A ausência de um poder central promoveu a desarticulação da América Espanhola.

17. Lei o texto a seguir para responder às questões:

“Ao sul desta linha (Buenos Aires – Argentina), viviam aproximadamente 30 mil indígenas, miscigenados há séculos com os mapuche originários do Chile, de quem herdaram a estrutura social marcada pelo cacicado, sistema pelo qual um grande cacique liderava uma confederação de caciques intermediários, responsáveis por milhares de indígenas. (...) os nativos assumiram o comércio e o fornecimento de gado de origem portenha para as províncias do interior e para o Chile. Os animais não eram obtidos através do comércio, mas sim com grandes invasões – denominadas malones.”

A. Como os indígenas que viviam no sul da Argentina estavam organizados? Quais eram seus interesses? Como obtinham recursos para sobreviver?

R: Os indígenas do sul da Argentina viviam da criação de gado e das relações comerciais estabelecidas com outros povos. Além disso, os nativos objetivavam consolidar uma liberdade diante do poder da elite vigente do país.

B. Como eram as relações entre criollos e indígenas? Qual foi o resultado dessas relações para os nativos?

R: As relações entre indígenas e criollos era caracterizada pelos conflitos e interesses econômicos por parte da elite dirigente do país. Além disso, os nativos eram obrigados a pagar pesados impostos e perderam seu direito de acessar às terras desocupadas.

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