domingo, 11 de novembro de 2018

Prova com gabarito - 9º Ano - Escola Estadual Venceslau José da Silva.


E.E. “VENCESLAU JOSÉ DA SILVA”
AVENIDA FRANCISCO ROSA, Nº 300- DISTRITO DE SANTA EFIGÊNIA CARATINGA-MG- TEL(33) 3318-6080
Ensino Fundamental - Educação Integral – Turma: 9º 
Ano Nome:______________________Nº____ Data:__/__/__  Nota___ 

“Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil.” (Manifesto dos ministros militares à Nação, em 29 de agosto de 1961).

1. Esse Manifesto revela que os militares
A (   ) Estavam excluídos de qualquer poder no regime de democracia presidencial.
B (   ) Eram favoráveis à manutenção do regime democrático e parlamentarista.
C (   ) Justificavam uma possibilidade de intervenção armada em regime democrático.
D (   ) Apoiavam a interferência externa nas questões de política interna do país.
E (   ) Eram contrários ao regime socialista implantado pelo presidente em exercício.

2. O governo Juscelino Kubitschek foi responsável
A. (    ) Pela eliminação  das diferenças regionais.
B. (    ) Pela queda da inflação e da dívida externa.
C. (    ) Por uma política nacionalista e de rejeição ao capital estrangeiro.     
D. (    ) Pela entrada maciça de capitais estrangeiros e a internacionalização de nossa economia.

3. Um dos marcos do governo de JK foi
A. (    ) A construção de Brasília.
B. (    ) A diminuição das indústrias.
C. (    ) O fim da corrupção.
D. (    ) A aliança com a União Soviética.

4. A “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, em março de 1964, na cidade de São Paulo, foi:
A (    ) Uma demonstração de forças conservadoras de direita contra o que chamavam de esquerdismo e comunismo do governo João Goulart.
B (    ) Uma manifestação de apoio das famílias de trabalhadores brasileiros ao governo do presidente Goulart.
C (    ) Uma resposta das massas populares, apoiando as Reformas de Base, após o Comício na Central do Brasil (RJ/março de 1964).
D (    ) Uma demonstração de repúdio das classes trabalhadoras a uma possível intervenção militar, com apoio norte-americano, ao governo de Goulart.
E (    ) Uma manifestação, de setores conservadores da sociedade brasileira, de revolta contra a tentativa de se derrubar o governo constitucional.

Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue


5. Interprete o refrão da música acima associando-o ao período da Ditadura Militar.

R: Os artistas que viveram o período da Ditadura Militar, buscavam compor suas canções com a finalidade de impedir que os militares compreendessem suas mensagens de protesto. O trecho acima possui o termo “cálice”, que significa o verbo calar.

6. Como teve início a Ditadura Militar no Brasil que durou de 1964 a 1985?
A (    ) Através de eleições democráticas que levaram ao poder os militares.
B (    ) Através de um acordo ocorrido entre o presidente João Goulart e comandantes das forças armadas brasileiras.
C (    ) Através de uma sangrenta guerra civil em que os militares tomaram o poder a força, após a morte de milhares de brasileiros.
D (   ) Através de um golpe militar, ocorrido em 31 de março de 1964, que tirou o presidente João Goulart do poder.

7. Qual das alternativas abaixo aponta características do regime militar brasileiro?
A (   ) Bipartidarismo, falta de democracia, perseguição aos opositores políticos e repressão aos movimentos sociais.
B (    ) Democracia, eleições diretas para presidência da República, apoio aos movimentos sociais, distribuição de terras para os camponeses.
C (    ) Implantação do socialismo, existência de vários partidos políticos, tolerância com os opositores políticos.
D (    ) Liberdade de imprensa, valorização do sistema democrático, apoio aos sindicatos e movimentos de trabalhadores sem terras.

8. O Ato Institucional Número 5 (AI-5) foi o mais duro do governo militar. Qual das alternativas abaixo aponta as características deste ato?
A (    ) Fechou totalmente a economia brasileira para o mercado externo, nomeou juízes para cargos públicos e implantou várias medidas socialistas.
B (    ) Decretou a prisão de todos os artistas brasileiros, proibiu todo tipo de música no país e modificou a letra do Hino Nacional.
C (    ) Decretou o fechamento do Congresso Nacional por 10 anos, anulou o título de eleitor de todos os cidadãos brasileiros e anulou as aposentadorias de cantores, professores e políticos.
D (   ) Aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.

9. No campo econômico, a economia brasileira cresceu muito durante os anos de 1969 e 1973. Esta fase ficou conhecida como época do Milagre Econômico. Qual das alternativas abaixo aponta características deste período?
A (    ) Investimentos nos setores culturais e educacionais, baixo índice de endividamento externo, distribuição de renda de forma justa.
B (    ) Forte crescimento do PIB, investimentos em infraestrutura e elevados empréstimos vindos do exterior com aumento da dívida externa.
C (    ) Elevados investimentos externos (principalmente da URSS), inflação muito baixa e controlada e aumento do consumo das camadas mais pobres da sociedade.
D (    ) Criação de programas de distribuição de renda, incentivo à reforma agrária, aumento significativo das exportações de máquinas e produtos tecnológicos.

10. Sobre o governo de João Goulart (1963-1964), é correto afirmar:
A. (    ) Goulart procurou implementar todas as reformas de base, como a reforma agrária, a reforma urbana e a maior intervenção do Estado na economia, sendo impedido pelo golpe militar de 1964.  
B. (    ) Goulart realizou acordos multilaterais com países europeus e os Estados Unidos para a criação de filiais das principais empresas automobilísticas do mundo.   
C. (    ) Goulart tinha amplo apoio do empresariado nacional, pois possuía ideias arrojadas para a época, como fazer as reformas de base, que aumentariam os lucros das empresas sediadas no Brasil.   
D. (    ) A Marcha da Família com Deus pela Liberdade, realizada em 1964, foi uma manifestação de homenagem a João Goulart em defesa de seu governo e contra as ameaças dos militares.   

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11. Interprete a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: A imagem acima representa a repressão e a falta de liberdade de expressão do período.

12. Durante grande parte do período militar, tanto no Rio Grande do Norte quanto no restante do país, houve a prevalência de apenas dois partidos políticos oficiais. Assinale-os.
A (    ) PSDB e ANL.
B (    ) PT e PC do B.
C (    ) PMDB e PTB.
D (    ) Arena e MDB.
  
Resultado de imagem para charge sobre janio quadros

13. IDENTIFIQUE qual é o presidente da república mostrado na charge e APRESENTE duas características do seu governo.

R: O personagem acima representa Jânio Quadros, presidente totalmente excêntrico e peculiar. Ele desejava acumular poderes e ser autoritário no comando máximo da nação. Ele tomou medidas como a proibição destinada às mulheres de utilizar biquínis, jogos de azar e brigas de galo. Deve-se ressaltar que, na política externa, Jânio adotou uma forma independente.

14. A renúncia de Jânio Quadros, na sequência das reações à condecoração de Che Guevara pelo presidente brasileiro, apenas sete meses após iniciado o governo, gerou uma crise política que teve como consequência imediata
A. (    ) O não reatamento diplomático com a União Soviética e o abandono da Política Externa Independente.
B. (    ) O desenvolvimento do Movimento da Legalidade, que tinha como objetivo manter Quadros no poder.
C. (    ) A introdução do Parlamentarismo, fórmula de compromisso para garantir a posse do vice-presidente.
D. (    ) A implantação do regime militar, que tinha como objetivo esmagar a esquerda.
E. (    ) A ruptura de relações com Cuba e o apoio aos EUA para expulsar esse país da OEA.

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