ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de
aprendizagem
Disciplina: História-Valor: 7,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno
(a):___________________________________ Nº ____
Turma: 7º
ano: ____ Turno: ______________Nota:
_____
“Nos anos 1575-1600,
Potosí produziu talvez a metade de toda a prata hispano-americana. Tal profusão
de prata não teria vindo à tona sem a concomitante abundância de mercúrio de Huancavélica,
que naqueles mesmos anos estava também produzindo como nunca havia feito. Outro
estimulante para Potosí foi claramente a mão de obra barata fornecida através
da mita de
Toledo.”
1. Como
indicado no texto, os espanhóis utilizaram um sistema de trabalho
denominado mita, que
consistia:
A. ( ) No
trabalho obrigatório e temporário, mobilizando mão de obra indígena geralmente
escolhida por sorteio entre as tribos, sendo deslocada para qualquer região da
colônia.
B.
( ) No emprego de tribos inteiras de
indígenas, dirigidas por seus chefes naturais, assegurando ainda a instrução
cristã dos envolvidos.
C.
( ) No trabalho compulsório e
permanente de escravos que chegavam ao porto de Toledo.
D.
( ) Em contratos de servidão
realizados entre espanhóis e astecas.
E.
( ) Em um sistema de servidão por
dívidas, pois com a desintegração da economia tradicional indígena, esses foram
obrigados a adquirir produtos vindos da Europa.
2.
Explique as 2 principais formas de trabalho mais utilizadas pelos espanhóis em
suas colônias.
R: As duas formas de exploração foram: a mita, que sorteava um
indígena para trabalhar na extração de metais preciosos; e a encomienda, que
promovia o controle exploratória de toda a comunidade indígena.
Os espanhóis chegaram
ao continente americano em 1492, com o navegador genovês Cristóvão Colombo no
comando das naus. Entretanto, a colonização só tomou fôlego com a descoberta
dos metais preciosos nas áreas das grandes civilizações pré-colombianas,
principalmente depois das expedições de Hernán Cortéz.
3. A
ação deste conquistador espanhol ocorreu sobre qual povo e em qual região do
continente americano:
A.
( ) Sobre os incas, na região andina.
B. ( ) Sobre os Astecas, nos territórios onde
hoje se localiza o México.
C.
( ) Sobre os maias, na região
amazônica.
D.
( ) Sobre os tupis-guaranis, na bacia
do Prata.
4. O mais importante
órgão metropolitano da administração colonial espanhola era a(o):
A. ( ) Capitania Geral
B. ( ) Conselho de Índias
C. ( ) Conselho Ultramarino
D. ( ) Casa das Índias
E. ( ) Intendencia
A. ( ) Capitania Geral
B. ( ) Conselho de Índias
C. ( ) Conselho Ultramarino
D. ( ) Casa das Índias
E. ( ) Intendencia
5. As bases da
dominação espanhola na América puderam se organizar rapidamente:
A. ( ) Porque as zonas ricas em metais preciosos se encontravam próximas ao litoral.
B. ( ) Pela capacidade empreendedora da administração espanhola.
C. ( ) Pelo fato de que os produtos agrícolas tradicionais dos indígenas, como o fumo e o milho puderam ser aproveitados para exportação.
D. ( ) Pela alta densidade populacional indígena nas zonas da mineração o que propiciava uma elevada oferta de mão-de-obra.
A. ( ) Porque as zonas ricas em metais preciosos se encontravam próximas ao litoral.
B. ( ) Pela capacidade empreendedora da administração espanhola.
C. ( ) Pelo fato de que os produtos agrícolas tradicionais dos indígenas, como o fumo e o milho puderam ser aproveitados para exportação.
D. ( ) Pela alta densidade populacional indígena nas zonas da mineração o que propiciava uma elevada oferta de mão-de-obra.
E.
( ) Pelos grandes investimentos
feitos pela coroa espanhola na América.
Nos séculos XVI, XVII
e XVIII, a América Espanhola experimentou um intenso confronto cultural que deu
origem a uma sociedade marcada pela mistura de traços europeus e indígenas. Tal
sociedade configurou-se de modo bastante estratificado e em conformidade com a
linhagem, a riqueza, a cor da pele e a exploração das populações nativas.
6. Considerando o seu
conhecimento sobre o tema, é correto afirmar:
A) A mão-de-obra indígena foi utilizada em pequena escala pelos espanhóis na exploração das minas, aspecto que dificultou a integração dos nativos aos costumes europeus.
B) O mestiço, por sua condição social, gozava dos mesmos privilégios e oportunidades dos brancos.
C. ( ) Não há registros da influência das sociedades indígenas na organização das estruturas sociais e de produção da América Hispânica.
D. ( ) Os espanhóis oriundos da metrópole desfrutavam de uma série de vantagens em relação a seus descendentes nascidos na colônia.
E. ( ) A produção colonial da América Espanhola organizou-se em regiões de baixa densidade populacional indígena e adotou a escravidão de africanos nas minas e plantações.
A) A mão-de-obra indígena foi utilizada em pequena escala pelos espanhóis na exploração das minas, aspecto que dificultou a integração dos nativos aos costumes europeus.
B) O mestiço, por sua condição social, gozava dos mesmos privilégios e oportunidades dos brancos.
C. ( ) Não há registros da influência das sociedades indígenas na organização das estruturas sociais e de produção da América Hispânica.
D. ( ) Os espanhóis oriundos da metrópole desfrutavam de uma série de vantagens em relação a seus descendentes nascidos na colônia.
E. ( ) A produção colonial da América Espanhola organizou-se em regiões de baixa densidade populacional indígena e adotou a escravidão de africanos nas minas e plantações.
7. Diferencie
chapetones e criollos.
R: Os Chapetones eram aqueles espanhóis que trabalhavam no
continente americano. Já os criollos eram os filhos dos europeus que nasciam na
América.
8. A administração
espanhola na América era bastante rígida; daí a criação de órgãos como a Casa
de Contratação, cuja função era
A. ( ) Administrativa, pois a cada três anos realizava a Visitacion e fiscalizava a cristianização dos índios.
B. ( ) Presidir a Audiência, comandar as forças militares, controlar as minas e fiscalizar a cristianização dos índios.
C. ( ) Administrar estabelecimentos públicos, cobrar impostos e policiar a região.
D. ( ) Fiscalizar a entrada e a saída de riquezas da América, combatendo o contrabando.
E. ( ) Fazer leis coloniais, comandar os funcionários e servir de Tribunal.
A. ( ) Administrativa, pois a cada três anos realizava a Visitacion e fiscalizava a cristianização dos índios.
B. ( ) Presidir a Audiência, comandar as forças militares, controlar as minas e fiscalizar a cristianização dos índios.
C. ( ) Administrar estabelecimentos públicos, cobrar impostos e policiar a região.
D. ( ) Fiscalizar a entrada e a saída de riquezas da América, combatendo o contrabando.
E. ( ) Fazer leis coloniais, comandar os funcionários e servir de Tribunal.
Por cima das ruínas
dos incas, astecas e maias, os espanhóis consolidaram seu poderio e riqueza.
Até meados do século 16, a colonização espanhola estava completamente
organizada, sendo a mineração do ouro e da prata as principais atividades
lucrativas.
9.
Sobre a colonização espanhola na América é CORRETO afirmar:
A. ( ) Os adelantados eram os
conquistadores que, pelo sucesso conseguido, recebiam amplos poderes civis e
militares para governar determinada região.
B.
( ) Os espanhóis agiram com
violência porque não contaram com boa receptividade dos nativos, que
acreditavam que eles (os espanhóis) eram os enviados dos deuses para
destruí-los.
C.
( ) A violência e a injustiça
com os nativos aumentaram quando a coroa substituiu os conquistadores pela
burocracia régia (pessoas de confiança do rei).
D.
( ) A empresa de colonização
espanhola foi organizada fora dos padrões fixados pela política mercantilista,
já que os espanhóis controlavam todas as atividades na colônia.
Cortés chegou ao
México com pouco mais de quinhentos soldados e Pizzaro entrou no Peru
com cerca de 180 homens. Como tão poucos espanhóis conseguiram derrotar
milhares de astecas e incas? Existem várias razões para a vitória dos
espanhóis.
10. Dentre essas
razões podemos considerar, EXCETO
A. ( ) A superioridade bélica caracterizada pela utilização de armas de fogo.
A. ( ) A superioridade bélica caracterizada pela utilização de armas de fogo.
B.
( ) As doenças trazidas
pelos espanhóis, tais como sarampo, gripe.
C.
( ) O modo de agir e pensar
dos espanhóis não eram compreendidos pelos nativos.
D. ( ) Os nativos conheciam muito mais
os costumes dos espanhóis do que estes dos nativos.
11. Os astecas e o
incas não foram eliminados nem expulsos pelos conquistadores espanhóis devido
A. ( ) Ao respeito que os colonizadores tinham pela cultura desses povos.
B. ( ) A eles terem-se associado aos colonizadores, na exploração dos povos mais fracos.
C. ( ) Á existência de ouro e prata nas regiões que eles ocupavam e ao interesse dos colonizadores em explorá-los enquanto mão-de-obra.
D. ( ) A existência de excedente de produção agrícola e de força de trabalho organizada nessas civilizações.
E. ( ) Aos tratados com os "criollos", que regulamentavam as formas de convivência.
A. ( ) Ao respeito que os colonizadores tinham pela cultura desses povos.
B. ( ) A eles terem-se associado aos colonizadores, na exploração dos povos mais fracos.
C. ( ) Á existência de ouro e prata nas regiões que eles ocupavam e ao interesse dos colonizadores em explorá-los enquanto mão-de-obra.
D. ( ) A existência de excedente de produção agrícola e de força de trabalho organizada nessas civilizações.
E. ( ) Aos tratados com os "criollos", que regulamentavam as formas de convivência.
"(...) desde o
começo até hoje a hora presente os espanhóis nunca tiveram o mínimo cuidado em
procurar fazer com que a essas gentes fosse pregada a fé de Jesus Cristo, como
se os índios fossem cães ou outros animais: e o que é pior ainda é que o
proibiram expressamente aos religiosos, causando-lhes inumeráveis aflições e
perseguições, a fim de que não pregassem, porque acreditavam que isso os
impediria de adquirir o ouro e riquezas que a avareza lhes prometia."
12. No contexto da
colonização espanhola na América, é possível afirmar que:
A. ( ) Existia concordância entre colonizadores e missionários sobre a legitimidade de sujeitar os povos indígenas pela força.
B. ( ) Os missionários influenciaram o processo de conquista para salvar os índios da cobiça espanhola.
C. ( ) Colonizadores, soldados e missionários respeitavam os costumes, o modo de vida e a religião dos povos nativos.
D. ( ) Os padres condenavam as atitudes dos soldados porque pretendiam ficar com as riquezas das terras descobertas.
E. ( ) Os missionários condenavam o uso da força e propunham a conversão religiosa dos povos indígenas.
A. ( ) Existia concordância entre colonizadores e missionários sobre a legitimidade de sujeitar os povos indígenas pela força.
B. ( ) Os missionários influenciaram o processo de conquista para salvar os índios da cobiça espanhola.
C. ( ) Colonizadores, soldados e missionários respeitavam os costumes, o modo de vida e a religião dos povos nativos.
D. ( ) Os padres condenavam as atitudes dos soldados porque pretendiam ficar com as riquezas das terras descobertas.
E. ( ) Os missionários condenavam o uso da força e propunham a conversão religiosa dos povos indígenas.
13. O processo de
colonização europeia da América, durante os séculos XVI, XVII e XVIII está
ligado à
A. ( ) Expansão comercial e marítima, ao fortalecimento das monarquias nacionais absolutas e à política mercantilista.
B. ( ) Disseminação do movimento cruzadista, ao crescimento do comércio com os povos orientais e à política livre-cambista.
C. ( ) Política imperialista, ao fracasso da ocupação agrícola das terras e ao crescimento do comércio bilateral.
D. ( ) Criação das companhias de comércio, ao desenvolvimento do modo feudal de produção e à política liberal.
E. ( ) Política industrial, ao surgimento de um mercado interno consumidor e ao excesso de mão-de-obra livre.
A. ( ) Expansão comercial e marítima, ao fortalecimento das monarquias nacionais absolutas e à política mercantilista.
B. ( ) Disseminação do movimento cruzadista, ao crescimento do comércio com os povos orientais e à política livre-cambista.
C. ( ) Política imperialista, ao fracasso da ocupação agrícola das terras e ao crescimento do comércio bilateral.
D. ( ) Criação das companhias de comércio, ao desenvolvimento do modo feudal de produção e à política liberal.
E. ( ) Política industrial, ao surgimento de um mercado interno consumidor e ao excesso de mão-de-obra livre.
“[...] A primeira
colonização foi feita por um punhado de homens. Na Espanha, desde o início, a
emigração era controlada pela Casa de Contratación: precisava-se de uma
licença para se instalar na América, só os súditos da Coroa de Castela podiam
consegui-la – os conversos de origem judaica estavam excluídos. [...]”
14. Ao
chegar à América, esses espanhóis passaram a gozar de privilégios pelo
nascimento e criação na Europa, ocupando os altos postos civis e militares.
Indique a alternativa que denomina corretamente esses espanhóis.
A.
( ) Criollos.
B.
( ) Cabildos.
C. ( ) Chapetones.
D.
( ) Encomendero.
E.
( ) Mestiços.
15. A
administração colonial na América Espanhola estava centralizada de forma a
permitir o controle da Coroa sobre seus territórios americanos. O órgão
representante da política administrativa colonizadora da Coroa Espanhola era
a(o):
A.
( ) Casa de Contratação.
B.
( ) "Audiência".
C.
( ) Consulado.
D.
( ) "Pueblo".
E. ( ) Conselho Real e Supremo das Índias.
16. "As aldeias de índios estão forçadas a entregar certa quantidade de seus membros aptos para realizar trabalhos (...), durante um prazo determinado. Esses índios são compensados com certa quantidade de dinheiro e destinados aos mais variados tipos de serviços." Esse trecho da obra de Sérgio Bagú, ECONOMIA DA SOCIEDADE COLONIAL, apresenta as condições de trabalho compulsório
16. "As aldeias de índios estão forçadas a entregar certa quantidade de seus membros aptos para realizar trabalhos (...), durante um prazo determinado. Esses índios são compensados com certa quantidade de dinheiro e destinados aos mais variados tipos de serviços." Esse trecho da obra de Sérgio Bagú, ECONOMIA DA SOCIEDADE COLONIAL, apresenta as condições de trabalho compulsório
A.
( ) Dos diversos grupos indígenas das
áreas colonizadas por espanhóis e portugueses.
B. ( ) Dos grupos indígenas das áreas
espanholas submetidos à instituição da "mita".
C.
( ) Dos grupos indígenas das áreas
portuguesas submetidas às regras da "guerra justa".
D.
( ) Dos grupos indígenas das áreas
agrícolas de colonização espanhola submetidos ao regime de
"encomienda".
E.
( ) Dos grupos indígenas das áreas
portuguesas e espanholas originários das "missões" dos jesuítas.
17.
Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.
R: Os espanhóis foram os responsáveis pelo extermínio de grande
parte dos povos indígenas. Em outras palavras, as páginas da nossa história
estão manchadas de sangue.
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