AVENIDA FRANCISCO ROSA,
Nº 300- DISTRITO DE SANTA EFIGÊNIA
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Ensino Fundamental -
Anos Finais 6º ao 9º ano - Turma: 7º Ano
Nome:
_________________________________Nº______ Data: __/__/____ Nota ___
1. Leia atentamente e responda as questões a seguir.
“Na ilha de Espanhola, que foi a primeira, como dissemos,
onde entraram os cristãos e começaram os estragos e perdições destas gentes e
que primeiro destruíram e despovoaram, começando os cristãos a tomar as
mulheres e filhos dos índios para servir-se e para usar mal deles, e comer suas
comidas que vinham de seus suores e trabalhos, não contentando-se com o que os
índios lhes davam de seu agrado (…) e o que basta para três casas de dez
pessoas (30 índios) para um mês, come um cristão e destrói em um dia, e outras
muitas forças e violências e vexações que lhes faziam, começaram a entender os
índios que aqueles homens não deveriam ter vindo do céu.”
a) Quem eram os cristãos citados no texto?
R: Os cristãos citados no texto eram os padres jesuítas.
b) Quais seriam os objetivos desses cristãos?
R: Os objetivos desses padres jesuítas eram legitimar a colonização
e dominar os indígenas. Com isso, houve a catequização dos nativos em larga
escala.
c) De acordo com o que você aprendeu, comente
a seguinte afirmação do texto: “começaram a entender os índios que aqueles
homens não deveriam ter vindo do céu.”
R: O primeiro contato entre indígena e europeus foi amistoso, pois
os nativos pensaram que os espanhóis eram deuses. Contudo, com o
desenvolvimento da colonização, os ameríndios perceberam que a finalidade dos
europeus era explorar e retirar as riquezas encontradas na América.
“Nos anos
1575-1600, Potosí produziu talvez a metade de toda a prata hispano-americana.
Tal profusão de prata não teria vindo à tona sem a concomitante abundância de
mercúrio de Huancavélica, que naqueles mesmos anos estava também produzindo
como nunca havia feito. Outro estimulante para Potosí foi claramente a mão de
obra barata fornecida através da mita de
Toledo.”
2. Como indicado no texto, os espanhóis
utilizaram um sistema de trabalho denominado mita, que consistia:
A. (X) No trabalho obrigatório e temporário, mobilizando mão de obra indígena
geralmente escolhida por sorteio entre as tribos, sendo deslocada para qualquer
região da colônia.
B. (
) No emprego de tribos inteiras de indígenas, dirigidas por seus chefes
naturais, assegurando ainda a instrução cristã dos envolvidos.
C. (
) No trabalho compulsório e permanente de escravos que chegavam ao porto
de Toledo.
D. (
) Em contratos de servidão realizados entre espanhóis e astecas.
E. (
) Em um sistema de servidão por dívidas, pois com a desintegração da
economia tradicional indígena, esses foram obrigados a adquirir produtos vindos
da Europa.
3. Em relação ao trabalho na América espanhola, explique:
A. Encomienda
R: Sistema de colonização onde TODOS os índios eram sumariamente
explorados. Além disso, eram convertidos à fé católica.
B. Mita
R: Forma de colonização em que acontecia um sorteio no interior da
comunidade para levar o nativo ao trabalho forçado, extração de metais preciosos.
4. Os astecas e o incas não foram eliminados
nem expulsos pelos conquistadores espanhóis devido
A. (
) Ao respeito que os colonizadores tinham pela cultura desses povos.
B. (
) A eles terem-se associado aos colonizadores, na exploração dos povos
mais fracos.
C. (
) À existência de ouro e prata nas regiões que eles ocupavam e ao
interesse dos colonizadores em explorá-los enquanto mão-de-obra.
D. (X) À existência de excedente de produção agrícola e de força de trabalho
organizada nessas civilizações.
E. (
) Aos tratados com os "criollos", que regulamentavam as formas
de convivência.
5. No século XVI, a conquista e ocupação da
América pelos espanhóis:
A. (
) Desestimulou a economia da Metrópole e conduziu ao fim do monopólio de
comércio.
B. (
) Contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena,
concentrada nas áreas de mineração.
C. (
) Eliminou a participação do Estado nos lucros obtidos e beneficiou
exclusivamente a iniciativa privada.
D. (X) Dizimou a população indígena e destruiu as estruturas agrárias
anteriores à conquista.
E. (
) Impôs o domínio político e econômico dos "criollos".
6. Sobre a estrutura social e econômica da
America Colonial espanhola, podemos afirmar que:
A. (X) Os “Criollos” formavam uma aristocracia econômica local, sendo donos
de propriedades rurais e de minas.
B. (
) Os “Chapetones” eram mestiços que monopolizavam as funções
administrativas e religiosas nos vice-reinados.
C. (
) Os indígenas estavam protegidos por uma rigorosa legislação real, que
proibia que trabalhassem para os peninsulares.
D. (
) O trabalho através da mita incidia sobre as populações negras escravas
das grandes fazendas de gado.
7. O
mais importante órgão metropolitano da administração colonial espanhola era
a(o):
A.
( ) Capitania Geral
B. ( X ) Conselho de Índias
B. ( X ) Conselho de Índias
C. ( ) Conselho Ultramarino
D. ( ) Casa das Índias
E. ( ) Intendencia
D. ( ) Casa das Índias
E. ( ) Intendencia
Nos séculos XVI, XVII
e XVIII, a América Espanhola experimentou um intenso confronto cultural que deu
origem a uma sociedade marcada pela mistura de traços europeus e indígenas. Tal
sociedade configurou-se de modo bastante estratificado e em conformidade com a
linhagem, a riqueza, a cor da pele e a exploração das populações nativas.
8. Considerando o seu conhecimento sobre
o tema, é correto afirmar:
A. ( ) A mão-de-obra indígena foi utilizada em pequena escala pelos espanhóis na exploração das minas, aspecto que dificultou a integração dos nativos aos costumes europeus.
B. ( ) O mestiço, por sua condição social, gozava dos mesmos privilégios e oportunidades dos brancos.
C. ( ) Não há registros da influência das sociedades indígenas na organização das estruturas sociais e de produção da América Hispânica.
D. ( X ) Os espanhóis oriundos da metrópole desfrutavam de uma série de vantagens em relação a seus descendentes nascidos na colônia.
A. ( ) A mão-de-obra indígena foi utilizada em pequena escala pelos espanhóis na exploração das minas, aspecto que dificultou a integração dos nativos aos costumes europeus.
B. ( ) O mestiço, por sua condição social, gozava dos mesmos privilégios e oportunidades dos brancos.
C. ( ) Não há registros da influência das sociedades indígenas na organização das estruturas sociais e de produção da América Hispânica.
D. ( X ) Os espanhóis oriundos da metrópole desfrutavam de uma série de vantagens em relação a seus descendentes nascidos na colônia.
E. ( )
A produção colonial da América Espanhola organizou-se em regiões de baixa
densidade populacional indígena e adotou a escravidão
de africanos nas minas e plantações.
9. Relacione a 2 coluna de
acordo com a 1:
A. Casa de
Contratação B. Conselho das
Índias
C. Vice-reis D. Capitanias
Gerais
E. Audiências F. Cabildo
( B ) Responsável pela nomeação de autoridades,
resolvia disputas e mantinha o contato entre a Coroa e a colônia.
( C ) Nobres espanhóis com grandes poderes
administrativos
( D ) O papel do vice-rei era exercido pelos
capitães- gerais.
( A ) Supervisionar as relações marítimas e
comerciais entre a metrópole e as colônias americanas.
( F ) Tipo Câmara de Vereadores ou Governo
Municipal
( E ) Espécie de tribunais que, além da
justiça, realizavam funções administrativas e vigiavam os funcionários da
colônia.
10. Que
tipo de colonização predominou na América?
R: O modelo de colonização adotado pelos espanhóis e portugueses foi
a exploração, ou seja, o objetivo deles era retirar as riquezas encontradas no
continente americano.
POLÍTICA COLONIAL
Nas colônias o poder dos adelantados foi eliminado com a
formação dos Vice-Reinos e posteriormente dos Capitães gerais. O território
colonial foi dividido em quatro Vice-Reinos -- Nova Espanha, Peru, Rio da
Prata, e Nova Granada -- e posteriormente foi redividido, surgindo as Capitanias
Gerais, áreas consideradas estratégicas ou não colonizadas. Os Vice-Reis eram
nomeados pelo Conselho das Índias e possuíam amplos poderes, apesar de estarem
sujeitos à fiscalização das Audiências.
11. As Audiências eram tribunais superiores que
A. ( X ) Exerciam funções de justiça.
B. (
) Exerciam funções militares.
C. (
) Exerciam funções fazendárias.
D. (
) Regulamentavam o trabalho.
12. A administração colonial na América
Espanhola estava centralizada de forma a permitir o controle da Coroa sobre
seus territórios americanos. O órgão representante da política administrativa
colonizadora da Coroa Espanhola era a(o):
A. (
) Casa de Contratação.
B. ( X ) "Audiência".
C. (
) Consulado.
D. (
) "Pueblo".
E. (
) Conselho Real e Supremo das Índias.
Adicionar legenda |
13.
Interprete a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.
R: A charge mostra que os indígenas foram explorados através do
escambo (troca de objetos pelo intenso trabalho dos nativos) pelos europeus.
Depois disso, eles perderam suas terras e milhares foram assassinados.
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