sábado, 30 de junho de 2018

Torcer pela seleção brasileira ou pelo povo brasileiro?


            A sociedade brasileira está extasiada e anestesiada em decorrência da realização da copa do mundo. Nesses dias, parece que todos os problemas do Brasil foram resolvidos como um passe de mágica. A mídia continua realizando o seu trabalho de manipulação e de controle ideológico orquestrado diante da grande massa. A serviço dos representantes da “casa-grande”, a elite brasileira (elite do atraso, como afirma o sociólogo Jessé Souza), continua orquestrando a sua política de exclusão das camadas sociais mais desfavorecidas.
Resultado de imagem para charges sobre a copa 2018        Os comentários pífios de Galvão Bueno e seus asseclas tentam despertar no povo brasileiro um sentimento patriótico. Um sentimento que tenta ocultar todos os problemas que acontecem em nosso país, desviando a atenção a atenção da sociedade diante da dura realidade em que nos encontramos. Como se não estivéssemos vivenciando o aumento descomunal no número de desempregados em nosso país, o retrocesso econômico aliado à concentração de renda, o baixo crescimento do PIB, a retirada dos direitos dos trabalhadores (conquista da classe no histórico governo de Getúlio Vargas), a descaracterização do poder judiciário (que assumiu o papel de partido político), a volta do país ao mapa da fome como mostra os dados divulgados pela ONU, dentre outras calamidades sociais orquestradas pelo desgoverno golpista.
         Estamos atravessando um momento na nossa histórica marcada pela incerteza, pelo descalabro, pelo retrocesso dos direitos civis conquistados com a promulgação da Constituição de 1988. A segunda instância do poder judiciário pode decretar a prisão de qualquer indivíduo, desrespeitando o parágrafo 5° da nossa Carta Magna que afirma o seguinte: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: LVII - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.
         Esse dispositivo constitucional foi uma conquista da sociedade brasileira contra os arbítrios cometidos durante a Ditadura Militar (1964-1985). Foi a completa autoafirmação do sistema democrático, aniquilando todos os resquícios advindos do período anterior, onde as pessoas eram brutalmente presas e torturadas. Contudo, o Supremo Tribunal Federal (STF), vem desrespeitando essa cláusula pétrea da nossa Carta Magna, ou seja, que não pode ser alterado de forma alguma. Acredito que os ministros não sabem o significado dessa expressão.

Resultado de imagem para stf persegue lula

         O que queremos afirmar é que para alguns políticos, principalmente ligados ao presidente Lula e ao PT (Partido dos Trabalhadores), esse elemento legalista da nossa Constituição vem sendo desrespeitado. Todavia, com os políticos ligados ao PSDB e demais partidos ligados à casa-grande, (aos golpistas), como afirma Sérgio Moro “isso não vem ao caso”. 
      Em outras palavras, os e-mails do Fernando Henrique Cardoso pedindo dinheiro a Marcelo Odebrecht? Não. “Isso não vem ao caso”. Geraldo Alckmin roubando dinheiro de merenda das escolas públicas de São Paulo? Não. “Isso não vem ao caso”. Aécio flagrado em gravação negociando propina? Não. “Isso não vem ao caso”. Temer denunciado por negociar a "compra" do silêncio do deputado Eduardo Cunha? Não. "Isso não vem ao caso".
Resultado de imagem para sergio moro protegendo tucanos
         Em outras palavras, a justiça brasileira é seletiva e completamente parcial. Está cada vez mais atrelada aos interesses dos acionistas de empresas petrolíferas estrangeiras que, sobretudo, não podem deixar o Lula voltar a governar esse país. Sabem que ele acabaria com essa bagunça e com a entrega de nossas riquezas a grupos internacionais. Sabem que seu governo será voltado para atender os interesses das camadas sociais mais pobres da sociedade, que voltaram a morar nas ruas, que estão cozinhando com álcool porque não têm dinheiro para comprar o gás de cozinha, que estão perecendo na fila do SUS sem atendimento, que tem um sistema educacional sucateado (vale lembrar que o governo golpista congelou os investimentos em educação por 20 anos).
Imagem relacionada      Depois de tudo o que foi relatado, como torcer para a seleção brasileira? Como torcer para Neymar, considerado ídolo das crianças, mas seu exemplo consiste em proferir palavras obscenas e tentar enganar os árbitros de futebol? Por que parar para assistir aos jogos da seleção, uma vez que nosso país é que está completamente parado? Como ficar feliz com o gol do Paulinho, sabendo que milhares de pessoas estão preocupadas, pois não sabem o que comerão no almoço de amanhã?
         Fui acusado de não ser patriota pelo fato de não estar torcendo pela seleção brasileira. Com isso, fico me perguntando: ser patriota significa vestir a camisa verde-amarela de quatro em quatro anos e ficar torcendo pelos milionários jogadores de futebol? Ser patriota é ficar na frente da TV Globo (denunciada por corrupção na compra da exclusividade na transmissão dos jogos da seleção brasileira na copa do mundo) ouvindo os comentários lastimáveis e estúpidos de Ronaldo (o fenômeno em proferir asneiras e irracionalidades)?
         Isso não é ser patriota. Desculpem-me, mas Neymar e companhia nada farão para minimizar os problemas sofridos pelo povo brasileiro. Ser patriota é denunciar a entrega das nossas riquezas aos acionistas milionários norte-americanos. Ser patriota é tentar levantar a voz contra as injustiças cometidas contra as camadas mais pobres da nossa sociedade. É defender os mais necessitados financeiramente diante de um governo opressor. É denunciar que o golpe em curso em nosso país está massacrando somente os mais pobres e, em contrapartida, privilegiando os grandes empresários. É cobrar que o caso da vereadora Marielle Franco e de seu motorista seja esclarecido. É lutar para que as injustiças cometidas contra os mais pobres deixem de acontecer. Ser patriota é lutar incansavelmente pela volta da nossa democracia.

Resultado de imagem para brasil volta ao mapa da fome 2018 no governo temer

         Devemos traçar as nossas prioridades. Precisamos refletir mais acerca do momento em que estamos vivendo, em que pessoas inocentes estão morrendo diante da negligência do Estado. Seres humanos sendo esmagados por um governo que apenas conseguiu retirar os direitos dos trabalhadores e, sobretudo, fazer com que o Brasil regredisse de uma forma vexatória e criminosa. Sou apaixonado pelo Brasil, pelo meu querido Estado de Minas Gerais, mas enquanto o Brasil for governado por essa quadrilha e, mormente, o povo brasileiro continuar morrendo de fome, essa copa e essa seleção para mim não tem relevância alguma.

Conheça o nosso trabalho pelo YouTube
Moisés Rodrigues - Sem Censura
https://www.youtube.com/watch?v=ldJBlOR6ekE&t=22s

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...