sexta-feira, 8 de junho de 2018

Prova com gabarito - Escola Estadual Monsenhor Rocha - 2º Ano


ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
             Disciplina: História-Valor: 7,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno (a):_______________________ Nº ____ Turno:________ Nota: _____

1. A fase anterior ao Diretório, que foi marcada pelos ataques dos exércitos contrarrevolucionários e, principalmente, pela forte perseguição política, ficou conhecida como:
A. (    ) Assembleia Nacional Constituinte
B. (    ) Consulado
C. (    ) Estados Gerais
D. (    ) Waterloo
E. (    ) Terror

2. O Diretório foi iniciado após a Reação Termidoriana e encerrou o período de radicalização conhecido como Terror. Ele foi idealizado por qual importante grupo do contexto da Revolução Francesa?
A. (    ) Sans-culottes
B. (    ) Jacobinos
C. (    ) Girondinos
D. (    ) Montanheses
E. (    ) Nenhuma das alternativas

3. A luta pela liberdade na Revolução Francesa de 1789 possibilitou a conquista de direitos essenciais que até hoje formam alguns dos pilares do mundo contemporâneo. Entre esses direitos assegurados na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, podem-se destacar:  
A. (    ) Liberdade, propriedade e resistência à opressão, como direitos naturais do homem. 
B. (    ) Soberania, igualdade civil e autoridade, como direitos inerentes aos corpos privilegiados da sociedade.
C. (    ) Distinção de nascimento, privilégio fiscal e hereditariedade do poder, como direitos sagrados do cidadão.
D. (    ) Insurreição para o povo, direito à cidadania e igualdade social, como os mais elevados dos direitos do homem.

4. Relacione o Bloqueio Continental decretado por Napoleão Bonaparte com a transferência da Família Real para o Brasil.

R: O Bloqueio Continental foi decretado por Napoleão Bonaparte, cuja finalidade era acabar com a economia dos ingleses. Com isso, os portugueses se encontraram numa situação complicada, uma vez que eles dependiam da Inglaterra. Diante desse impasse, D. João VI e a Família Real embarcaram para o Brasil, fugindo das tropas do exército napoleônico.

5. A Constituição de 1791, na medida em que estabeleceu a liberdade de comércio, confirmou o direito à propriedade privada e adotou o voto censitário, apontou para o fato de que a Revolução Francesa representou: 
A. (     ) A vitória da burguesia no sentido de ocupar o poder e organizar o Estado de modo a favorecer seus interesses, afastando o povo das decisões políticas.
B. (     ) A canalização de todo o potencial e energia revolucionária das massas na defesa de um Estado democrático, participativo e de direito.
C. (     ) O estabelecimento dos princípios de igualdade civil e social consubstanciadas na função mediadora representada pelo Estado.
D. (     ) A conciliação dos interesses das diferentes classes, ao estabelecer o direito à liberdade para todas as camadas sociais.
E. (     ) O fracasso dos ideais filosóficos do liberalismo, ao valorizar o sistema da universalização do voto.

E o estudo que nos permite compreender o presente. Veja, por exemplo, a origem dos termos “ESQUERDA” e “DIREITA” - hoje tidos como superados. Nas reuniões da Assembléia Legislativa francesa, eleita em 1791, os deputados conservadores sentavam-se à direita; à esquerda, ficavam os favoráveis às transformações.

6. Sabendo disso, escolha a alternativa correta.  
A. (    ) Os monarquistas sentavam-se à esquerda.
B. (    ) Os republicanos sentavam-se à direita.
C. (    ) Os girondinos sentavam-se no centro.
D. (    ) Os jacobinos sentavam-se à esquerda.
E. (    ) Os democratas sentavam-se à direita.

“Que é Terceiro Estado? Tudo. Que tem sido até agora na ordem política? Nada. Que deseja? Vir a ser alguma coisa”.

7. Sobre o contexto histórico da Revolução Francesa, marque V (Verdadeiro) e F (Falso):
A. ( F ) A sociedade francesa até 1789 estava divididos em três ordens ou estados: o primeiro estado formado pela nobreza; o segundo estado pelo clero e o terceiro estado pela burguesia.
B. ( V )  O primeiro e o segundo estado é que tinham os poderes e os privilégios, o terceiro estado é que arcava com todas as despesas da administração francesa pré-revolução.
C. (V ) O movimento iluminista ajudou a atacar a ordem social até então vigente na França.
D. ( V )  A primeira fase da Revolução Francesa é chamada de Assembleia Nacional, fase na qual foram abolidos os privilégios do clero e elaborada a primeira Constituição da França.
E. ( F )   O governo da Convenção Nacional consolidou a volta da alta burguesia ao poder político francês.

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão terá grande repercussão no mundo inteiro. O documento é uma manifestação contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. A propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável.

8. A respeito da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, assinale a alternativa correta:
A. (    ) Foi elaborada na Inglaterra, durante a Revolução Gloriosa.
B. (    ) Foi elaborada na Revolução Francesa, na fase da Convenção Nacional.
C. (    ) Foi elaborada na Independência dos Estados Unidos.
D. (    ) Foi elaborada na Revolução Francesa, na fase da Assembleia Nacional.
E. (    ) Foi elaborada na Inglaterra, durante a Revolução Puritana.

Considere o texto. A Revolução é inovadora, “revolucionária” em relação à ordem anterior que foi derrubada. Mas, no momento mesmo de sua implantação inevitavelmente tende a revelar seu conteúdo conservador.

9. No processo da Revolução Francesa, um dos grupos políticos reagiu, em 1792, contra o conservadorismo a que o texto se refere. Esse grupo tornou-se conhecido por:
A. (    ) Girondinos, que eram porta-vozes dos setores da média e alta burguesia.
B. (    ) Jacobinos, que tinham o apoio da pequena burguesia e dos sans-culottes.
C. (    ) Montanheses, que eram defensores do retorno do rei ao poder político.
D. (    ) Girondinos, que eram representantes dos servos e dos senhores feudais.
E. (    ) Jacobinos, que eram apoiados pelos setores do clero e da alta burguesia.

10. Podemos apontar como uma das principais causas da Revolução Francesa:
A. (    ) As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.
B. (    ) A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema político da França.
C. (    ) As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para monarca e ministros.
D. (    ) A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.

11. Sobre o contexto histórico da França pré-revolução, é verdadeiro afirmar que:
A. (    ) O clero e a nobreza possuíam muitos privilégios, entre eles a isenção tributária (não pagavam impostos).
B. (    ) A estrutura social da população francesa não era estratificada.
C. (    ) Havia igualdade de direitos, sendo que não havia camadas sociais privilegiadas.
D. (    ) Não havia pobreza, nem miséria, pois existia uma justa distribuição de renda.

12. Um dos fatos históricos mais importantes da Revolução Francesa foi:
A. (     ) A decretação de leis que garantiam igualdade de direitos na França em 1789.
B. (     ) A união do clero e da burguesia em prol da derrubada da monarquia e implantação da República.
C. (     ) A Queda da Bastilha (principal prisão política da monarquia francesa) em 14 de julho de 1789.
D. (     ) O apoio de Napoleão Bonaparte ao governo do monarca Luís XVI.

13. Durante o processo revolucionário quem eram os girondinos e o que defendiam?
A. (    ) Eram representantes da monarquia que queriam reestabelecer o regime monárquico na França.
B. (    ) Era um grupo político que representava a alta burguesia e queria evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
C. (    ) Eram representantes da baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.
D. (    ) Eram integrantes do clero e defendiam maior participação da Igreja na política francesa.

14. Qual era o lema dos revolucionários francesa, que resumia muito bem os anseios do Terceiro Estado?
A. (    ) "Liberdade, Paz e Justiça".
B. (    ) "Paz, Pão e Terra".
C. (    ) "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".
D. (    ) "Liberdade ainda que tardia".

15. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma realização de Napoleão Bonaparte, que representou uma consolidação das ideias da Revolução Francesa:
A. (     ) O impedimento do retorno do uso de títulos de nobreza, reivindicado pelos seus generais e pela burguesia francesa que desejava tornar-se a nova elite do país.
B. (     ) A criação do Código Civil, inspirado no direito romano e nas leis do período revolucionário, que, na sua essência, vigora até hoje na França.
C. (     ) A abolição da escravidão nas colônias francesas, reafirmando o princípio da liberdade presente na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
D. (     ) A realização de uma reforma agrária, prometida, mas não efetivada, pelos jacobinos, o que garantiu a popularidade de Napoleão entre os camponeses.
E. (     ) A criação da Constituição Civil do Clero, que proibiu toda forma de culto religioso no território francês.

16. No contexto histórico da Revolução Francesa, o episódio denominado "O Golpe do 18 Brumário", aconteceu
A. (     ) Quando se inicia o regime do Diretório, período que se caracterizou pelos desmandos políticos.
B. (     ) No momento em que a Conjura dos Iguais propõe a tomada do poder à força e o fim da propriedade privada.
C. (     ) Quando Napoleão, apoiado pelo Exército e pela alta burguesia, derruba o Diretório e chega ao poder.
D. (     ) No momento em que os monarquistas tentam voltar ao poder através de golpe, que foi sufocado por Napoleão Bonaparte.
E. (     ) Quando Robespierre, Saint Just e seus companheiros do Comitê de Salvação Pública são mortos na guilhotina, pondo fim ao Terror.
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17. Descreva a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos, associando-a ao Antigo Regime na França.

R: A imagem acima representa o Antigo Regime, onde o Clero (1º Estado) e a Nobreza (2º Estado) impunha uma série de medidas aos burgueses, camponeses e sans-culottes (3º Estado)



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