segunda-feira, 11 de junho de 2018

Escola Estadual Monsenhor Rocha - Prova com gabarito - Turmas: 3º Ano 30 e 3º Ano 31


ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
             Disciplina: História-Valor: 7,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno (a):________________Nº ____Turma: 3º ano: ___Turno: __ Nota: ___

Acerca da crise econômica, historicamente conhecida como Crise de 1929, marque C (Correta) ou I (Incorreta) nas afirmativas abaixo.
A. (   )   A crise de 1929 atingiu praticamente todos os ramos da economia: agricultura, indústria, comércio e sistema financeiro.
B. (   )   Foram características da crise de 1929, entre outras, a queda generalizada dos preços dos produtos agrícolas e o desemprego.
C. (   )   A crise de 1929 levou ao aumento dos preços dos produtos industriais, pois ocorreu queda da produção industrial.
D. (   )   A crise de 1929 não afetou a periferia do sistema capitalista, pois ocasionou uma grande retração do comércio mundial.
1. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
A. (     ) I, C, C, I.
B. (     ) I, I, C, C.
C. (     ) C, I, I, C.
D. (     ) C, C, I, I.

2. Leia o texto a seguir.
“Que a Rússia czarista estava madura para a revolução, merecia muitíssimo uma revolução, e na verdade essa revolução certamente derrubaria o czarismo, já fora aceito por todo observador sensato do panorama mundial desde a década de 1870” – Eric J. Hobsbawn

A. Com base nessa afirmação, destaque a situação econômica da Rússia antes que o processo revolucionário de 1917 acontecesse.

R: Antes que a revolução acontecesse, a Rússia vivia uma situação econômica marcada pela questão do atraso. A grande parte do país dependia da produção agrícola e os camponeses viviam subordinados ao mando de uma pequena faixa de grandes proprietários de terra. Ao mesmo tempo, a industrialização do país se dava pela força do capital estrangeiro e da exploração sistemática de uma classe operária em formação.

B. Identifique e explique dois levantes que antecederam a Revolução Russa.

O Domingo Sangrento e a rebelião do Encouraçado Potemkin foram dois eventos que indicavam a grave crise que ameaçava o regime czarista, ambos realizados no ano de 1905. No primeiro, um grupo de operários foi assassinado durante uma manifestação pacífica onde reivindicavam aumento de salários e melhores condições de vida. No segundo, um grupo de militares tomou uma embarcação oficial em sinal de protesto à manutenção do país na Guerra Russo-japonesa.

3. Em abril de 1917, o líder bolchevique Lenin, exilado em Zurique (Suíça), voltou à Rússia lançando as Teses de Abril. Nesse programa político é incorreto afirmar que Lenin propunha a/o:
A. (     ) Formação de uma República de sovietes;
B. (     ) Concessão à defesa nacional, dando total apoio ao governo provisório;
C. (     ) Nacionalização dos bancos e das propriedades privadas;
D. (     ) Reconstituição da Internacional;
E. (     ) Controle da produção pelos operários.

4. A respeito da Revolução Socialista na Rússia e da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) é correto afirmar:
A. (     ) A Revolução socialista que derrubou o Governo de Kerensky, o qual estabelecera uma república liberal-burguesa, exilou a Família Imperial Romanov em Paris.
B. (     ) A Revolução Socialista chegou ao poder com a liderança de Lênin e Leon Trotsky e se empenhou em manter a Rússia na Primeira Guerra Mundial, fiel ao tratado da Tríplice Entente.
C. (     ) Exceto a Comuna de Paris (1871), a Revolução Socialista na Rússia significou a instauração do primeiro governo inspirado na ideologia de Karl Marx - Frederico Engels.
D. (     ) Após a morte de Lênin, Stálin triunfou na luta pelo poder com Trotsky e defendeu sempre a idéia da "Revolução Permanente", de que deveria o modelo ser levado ao restante da Europa e ao mundo.
E. (     ) A URSS terminou, como organização política, em 1945, quando terminou também a Segunda Guerra Mundial.

5. A Grande Depressão eclodiu num mundo otimista que parecia caminhar na direção de uma prosperidade permanente. Ela iniciou-se com o crack da bolsa de Nova York em outubro de 1929, afetando todas as atividades econômicas dos Estados Unidos e se propagando através do mundo.
A. Caracterize a Grande Depressão e indique o motivo pelo qual seus efeitos foram sentidos em diversas regiões do mundo.

R: A Grande Depressão foi um evento durante o qual a economia dos EUA passou por uma violenta recessão após a quebra da Bolsa de Nova York. Nesse contexto, as empresas produziram em quantidades que não equivaliam ao poder de compra do mercado e, por esta razão, tiveram que abaixar o preço dos produtos e despedir milhares de trabalhadores. No mercado externo, a Grande Depressão pôde ser sentida nas nações europeias que dependiam fortemente dos recursos financeiros emprestados pela economia norte-americana. A partir da crise, os governos europeus também foram vitimados pelo retrocesso da economia dos Estados Unidos da América.

B. Indique uma consequência da Grande Depressão para a economia brasileira

R: As implicações da Depressão na economia brasileira foram bastante significativas. O descontrole da economia norte-americana reduziu drasticamente os lucros obtidos com a exportação do café. Por esse mesmo motivo, vários setores do comércio e da indústria também foram obrigados a fechar postos de trabalho, tendo em vista que também dependiam dos lucros do café para ampliarem.

6.  colapso deflagrado no mundo pela crise financeira dos anos 20 teve como principal ato o craque da Bolsa de Valores de Nova York, em outubro de 1929. Como consequência dessa crise, podemos destacar:
A. (     ) Os preços e salários subiram, aumentando a oferta de empregos na área industrial europeia.
B. (     ) A Europa recuperou sua prosperidade com altos investimentos dos fundos particulares norte-americanos.
C. (     ) O Brasil manteve-se fora da crise com contínuos aumentos das exportações do café.
D. (     ) O mundo todo foi afetado drasticamente, quando a Inglaterra abandonou o padrão-ouro, permitindo a desvalorização da libra.
E. (     ) Nos primeiros anos da década de 30, a indústria alemã duplicou a sua produção, acarretando o crescimento do comércio mundial.

Leia o texto a seguir.
Em 1921, o problema nacional central era o da recuperação econômica - o índice de desespero do país é eloquente: naquele ano, 36 milhões de pessoas não tinham o que comer. Nas novas e ruinosas condições da paz, o "comunismo de guerra" revelava-se insuficiente: era preciso estimular mais efetivamente os mecanismos econômicos da sociedade. Assim, ainda em 1921, no X Congresso do Partido, Lenin propõe um plano econômico de emergência: a Nova Política Econômica.

7. Sobre a chamada Nova Política Econômica é correto afirmar que
A. (    ) Ela reintroduziu práticas de exploração econômica anteriores à Revolução Russa de 1917 que se traduziram num abandono temporário de todas as transformações socialistas já feitas e um retorno ao capitalismo.
B. (    ) Ela consistiu na manutenção de elementos econômicos socialistas, na organização da economia (como o planejamento) e na permissão para o estabelecimento de elementos capitalistas por meio da livre iniciativa em certos setores.
C. (    ) Ela significou fundamentalmente uma reforma agrária radical que promoveu a coletivização forçada das propriedades agrárias e a construção de fazendas coletiva, os Kolkhozes.
D. (     ) Seu resultado foi catastrófico, mesmo permitindo a volta controlada de relações capitalistas na economia, já que ela ampliou ainda mais o nível de desemprego e produziu fome em grande escala.
E. (     ) Ela significou, com a abertura para o capitalismo, um aumento substancial da produção industrial, mas, ao mesmo tempo, por ter retirado todos os incentivos anteriormente concedidos à produção agrícola, foi a razão da ruína do campo.

Em 1929, a Bolsa de Valores de Nova York quebrou.  As ações se desvalorizaram drasticamente; os estoques de cereais se acumularam; os preços dos produtos baixaram.  Fazendeiros faliram.  As grandes indústrias diminuíram fortemente a produção; as médias e pequenas fecharam.  Grandes massas de trabalhadores ficaram desempregadas.  O Estado, essencialmente liberal, não intervinha na produção e o mercado sozinho não controlava a crise.  Para controlar a crise, Franklin Delano Roosevelt, democrata eleito presidente em 1932, lançou um programa de reconstrução nacional, o New Deal, cuja meta era promover reformas profundas na sociedade norte-americana. Baseando-se no texto, responda:

8. Qual a diferença entre o liberalismo econômico clássico e o New Deal?

R: O Liberalismo econômico significa que o Estado não pode promover intervenção na economia. Por outro lado, o New Deal realizou uma série de intervenções no sentindo de promover a geração de empregos.

9. Após a Primeira Guerra Mundial, a febre de negócios baseada na especulação provocou a Crise de 1929. Identifique, nas alternativas a seguir, os principais fatos que a produziram.
A. (     ) Aparecimento de ideologias como o Fascismo e o Nazismo.
B. (     ) Superprodução de mercadorias e saturação dos mercados consumidores.
C. (     ) Retraimento do crédito e proibição das exportações.
D. (     ) Equilíbrio entre a agricultura e o comércio.
E. (     ) Má colheita e demanda ilimitada da indústria.

10. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais mudanças ocorridas na Rússia após a revolução e implantação do socialismo?
A. (     ) Nacionalização de bancos; implantação de leis que favoreciam os donos de indústrias, implantação de sistema democrática com eleições livres e diretas para todos os cargos públicos.
B. (     ) Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo
C. (     ) Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo; nacionalização de bancos; controle das fábricas pelos operários.
D. (    ) Implantação de sistema democrático, fortalecimento de laços econômicos e militares com os Estados Unidos, criação de governo composto por integrantes de todas as camadas da sociedade russa.
  
11. Qual das alternativas abaixo explica melhor a situação política da Rússia após a Revolução?
A. (     ) O sistema político era unipartidário, ou seja, o governo era controlado por um único partido político: PC (Partido Comunista).
B. (     ) O sistema político era bipartidário, ou seja, o governo era controlado por dois partidos políticos: PC (Partido Comunista) e PM (Partido Monarquista).
C. (     ) Existiam várias partidos políticos e os presidentes eram escolhidos através de eleições diretas.

12. A chamada Crise de 1929 caracterizou-se por um colapso no sistema financeiro mundial no período do entreguerras, isto é, no intervalo entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Tal crise também é identificada com:
A. (    ) A Guerra Franco-Prussiana.
B. (    ) A quebra da Bolsa de Valores de São Paulo.
C. (    ) A Guerra Civil Americana.
D. (    ) A quebra da Bolsa de Valores de Nova York.
E. (    ) A Independência dos Estados Unidos.

No fim da década de 20, anos de prosperidade, uma grave crise econômica, conhecida como a Grande Depressão, começou nos EUA e atingiu todos os países capitalistas. J. K. Galbraith, economista norte-americano, afirma que “à medida que o tempo passava tornava-se evidente que aquela prosperidade não duraria. Dentro dela estavam contidas as sementes de sua própria destruição.” (Dias de boom e de desastre in J.M. Roberts (org), História do Século XX.).

13. A aparente prosperidade pode ser percebida nas seguintes características:
A. (     ) O aumento da produção automobilística, a expansão do mercado de trabalho e a falta de investimentos em tecnologia.
B. (    ) A destruição dos grandes estoques de mercadorias, o aumento dos preços agrícolas e o aumento dos salários.
C. (    ) A cultura de massa com a venda de milhões de discos, as dívidas de guerra dos EUA e o aumento do número de empregos.
D. (    ) A crise de superprodução, a especulação desenfreada nas bolsas de valores e a queda da renda dos trabalhadores.
E. (    ) O aumento do mercado externo, o mito do American way of life e a intervenção do Estado na economia.

A grave crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista, na década de 30, tem suas origens nos Estados Unidos. A primeira medida governamental que procurou, internamente, solucionar essa crise foi o "New Deal", adotado por Roosevelt, em 1933.

14. Uma das medidas principais desse programa foi o(a):
A. (     ) Encerramento dos investimentos governamentais em obras de infra-estrutura.
B. (     ) Fim do planejamento e da intervenção do Estado na economia.
C. (     ) Imediata suspensão da emissão monetária.
D. (     ) Política de estímulo à criação de novos empregos.
E. (     ) Redução dos incentivos à produção agrícola.

Imagem relacionada

15. Descreva a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos, associando à URSS e seu dirigente máximo.
R: A imagem acima demonstra que o governo de Stalin utilizava a propaganda para legitimar o seu governo. Em outras palavras, a URSS foi abalada por uma ditadura, no sentindo de que os meios de comunicação eram sumariamente controlados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...