sexta-feira, 15 de junho de 2018

A Reforma Protestante


O luteranismo
         Na Idade Média a Igreja era rica e poderosa. Os bispos possuíam feudos enormes. O papa tinha muita força política: celebravam acordos entre países, interferia na escolha dos reis, era chamado a coroá-los etc. Mas havia um grande número de pessoas, grupos sociais e líderes políticos e religiosos descontentes com a Igreja.
         No século XV, muitos reis passaram a ver o papa como um obstáculo ao fortalecimento do poder real. E se opunham também à saída de dinheiro de seus reinos e principados para Roma, a sede do papado. Esse dinheiro saía em razão das taxas e tributos pagos à Igreja pelos fiéis. Muitos membros da Igreja tinham comprado o cargo de bispo ou de cardeal. Vários papas daquela época chegavam à chefia da Igreja por pertencerem a famílias poderosas. Os padres tinham geralmente pouca instrução e nenhum preparo religioso para orientar os fiéis.

Resultado de imagem para a venda de indulgencias
Crítica à venda da indulgência 
         Além disso, diversos líderes da Igreja Católica praticavam o comércio de artigos religiosos. Vendiam um objeto qualquer dizendo que era um pedaço de osso do jumento montado por Jesus, um pedaço de pano envelhecido dizendo que era um pedaço de pano envelhecido dizendo que era do manto da Maria e várias outras falsas relíquias. E mais: bispos e padres vendiam também indulgências, isto é, o perdão dos pecados, em troca de doação em dinheiro à Igreja.
         Essas práticas abusivas de membros da Igreja provocaram uma grande insatisfação entre cristãos de diferentes condições sociais, e contribuíram para o surgimento de ideias e movimentos reformistas.
         No início do século XVI, na região onde hoje é a Alemanha, um monge de nome Martinho Lutero revoltou-se contra a venda de indulgências e ousou discordar da doutrina católica; era o início do movimento conhecido como Reforma Protestante.
Resultado de imagem para martinho lutero
Imagem de Martinho Lutero
         O reformador Martinho Lutero nasceu em 1483, na cidade alemã de Eisleben e recebeu de seus pais uma educação bastante rígida. Com 18 anos, para alegria de seu pai que queria vê-lo advogado, Lutero entrou na universidade de Erfut para estudar Direito. No entanto, ele se interessava mais pelo estudo da Bíblia e vivia preocupado com a salvação eterna. Por isso trocou o curso de Direito pelo de Teologia e ingressou num convento agostiniano. Estudioso e persistente, aos 29 anos Lutero tornou-se doutor em Teologia. No convento, ele fazia tudo o que julgava necessário à salvação da alma: jejuava, orava e lia a Bíblia noites inteiras e, no entanto, continuava a se sentir um pecador. Lutero só superou sua crise pessoal e espiritual ao romper com a Igreja de Roma e propor uma nova doutrina.
         Em 1517, o papa prometeu que todo aquele que desse dinheiro para construir a nova basílica de São Pedro, em Roma, receberia em troca uma indulgência plena, isto é, o perdão de todos os pecados. Indignado, Martinho Lutero pregou na porta de sua paróquia as 95 teses, um documento contendo duras críticas à Igreja.
         Lutero fundou uma Igreja e criou para ela uma nova doutrina baseada nos seguintes pontos:

·        A justificação pela fé, ou seja, é a fé em Deus que salva uma pessoa, e não as boas obras que ela praticou;

·        Sacerdócio universal, onde todo cristão é capaz de interpretar a bíblia por si mesmo;

·        A bíblia é a única fonte de verdade;

·        O batismo e a eucaristia são os dois únicos sacramentos;

·        O culto aos santos e a ideia de que o papa é infalível não tem fundamento;

·        Qualquer membro da Igreja pode se casar;

O Calvinismo
Resultado de imagem para joão calvino
Imagem de João Calvino
         João Calvino nasceu na França, em uma família burguesa, e se formou em Teologia. Ele também defendia a salvação pela fé e os outros princípios básicos da doutrina luterana. Mas, diferentemente de Lutero, Calvino acreditava na predestinação absoluta; ou seja, que as pessoas nada podiam fazer para mudar seu destino. Alguns são predestinados por Deus à vida eterna e outros, à morte eterna.
         Por divulgar suas ideias, Calvino foi acusado de herege pelos católicos franceses. Então deixou a França e refugiou-se em Genebra, na Suíça, onde encontrou pessoas abertas às suas ideias. Em 1541, Calvino se tornou a principal figura do governo de Genebra, onde exigiu que seus habitantes levassem uma vida puritana, isto é, acordassem cedo, dormissem cedo, se dedicassem à oração a ao trabalho, poupassem, não participassem de jogos de azar e nem ingerissem bebida alcoólica.

O Anglicanismo
Resultado de imagem para henrique viii
Henrique VIII
         Na Inglaterra, o movimento reformista foi conduzido elo rei Henrique VIII. Ele vinha querendo se livrar da interferência do papa e dos impostos cobrados pela Igreja Católica no seu país. Então, pediu que o papa anulasse seu casamento com Catarina de Aragão dizendo que ela não conseguiria lhe dar um filho para ser seu herdeiro.
Ao ter seu pedido negado pelo papa, Henrique VIII decidiu agir: romper com a Igreja de Roma (1531) e se casou novamente; desta vez com Ana Bolena, uma dama da corte. Ao saber disso, o papa o excomungou. O Parlamento inglês, em comum acordo com Henrique VIII, reagiu aprovando o Ato de Supremacia (1534), o qual declarava o rei o novo chefe da Igreja na Inglaterra, chamada de Igreja Anglicana.
Como chefe da nova Igreja, Henrique VIII confiscou as terras e os mosteiros da Igreja Católica e os vendeu ou presenteou aos nobres e burgueses que o apoiaram. Assim, o rei inglês se fortalecia, acumulando o poder político e religioso.

A contrarreforma
         Inconformados com a grande aceitação das ideias de Lutero na Europa, os líderes da Igreja Católica organizaram uma reação, que ficou conhecida como Contrarreforma. Para isso, realizaram encontros entre 1545 e 1563 para discutir formas de combater o movimento protestante e reavaliar a conduta dos líderes do catolicismo. Esses encontros ocorreram na cidade italiana de Trento, por isso ficaram conhecidos como Concilio de Trento.

Resultado de imagem para Concilio de Trento.
Concílio de Trento 
         Além disso, foi fundada pelo espanhol Inácio de Loyola, em 1540, a Companhia de Jesus acabou se tornando uma das principais representantes do movimento da Contrarreforma. Os Jesuítas, como eram chamados seus membros, fundaram vários colégios com o objetivo de ensinar a fé católica. Além disso, muitos deles participaram ativamente das reuniões do Concílio de Trento.
         Outro órgão criado nesse período pela Igreja Católica foi a Inquisição. A partir de então, em várias regiões da Europa, os juízes do chamado Tribunal da Inquisição torturaram e condenaram à morte milhares de homens e mulheres cristãos acusados de heresia.

Resultado de imagem para inquisição da igreja catolica
Representação da Inquisição
         Qualquer um poderia ser um delator, ou seja, acusar alguém suspeitos de praticar heresia. A identidade do delator era preservada, e muitas vezes os acusados não sabiam qual era a acusação contra eles. Entre os perseguidos estavam os chamados cristãos-novos, pessoas recém-convertidas ao catolicismo – muitos dos quais eram judeus ou muçulmanos. Muitos cristãos novos sofriam perseguição porque ficavam sob suspeita de manter suas antigas crenças em segredo.
         Outras práticas perseguidas eram aquelas consideradas pagãs, como a magia, a alquimia e a astrologia, tidas pelos cristãos como bruxaria ou feitiçaria. Dentre as punições aplicadas durante a Inquisição, estavam: torturas, prisões, confisco de bens, trabalhos forçados, degredo, dentre outros castigos.

Acompanhe o nosso trabalho pelo YouTube
Sem Censura - Moisés Rodrigues
https://www.youtube.com/watch?v=iEsV0XgvoxI&t=87s

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...