segunda-feira, 25 de junho de 2018

A suprema covardia do Supremo


         Quando pensamos que o STF (supremo Tribunal Federal) começava a dar sinais de que assumiria uma posição de respeito à Constituição Federal, eis que, monocraticamente, o Ministro Edson Fachin perpetrou mais um duro golpe em nossa Carta Magna. O caso em questão é o julgamento do Habeas Corpus que seria julgado no dia 26 (terça-feira), cancelado de uma forma autoritária e desrespeitosa.
      A decisão do ministro foi tomada após a vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4), Maria de Fátima Freitas Labarrère, rejeitar pedido para que a condenação a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex em Guarujá (SP), um dos processos da operação, fosse analisado pela Corte. 





      Em outras palavras, o Supremo (sob a tutela da ministra Carmen Lúcia) obedeceu uma determinação inferida por um tribunal de Segunda instância. Em nenhum país do mundo isso acontece. Todavia, quando se trata do Brasil e, mais precisamente, do presidente Lula e do PT (Partido dos Trabalhadores) essas tratativas inconstitucionais se tornam corriqueiras.
         Na decisão, Fachin afirmou que o resultado do julgamento do pedido de admissibilidade do recurso pelo TRF-4 impede o julgamento no STF.  "Com efeito, a modificação do panorama processual interfere no espectro processual objeto de exame deste Supremo Tribunal Federal, revelando, por consequência, a prejudicialidade do pedido defensivo, [o que] impede a análise da questão pelo STF", decidiu o ministro.
       Contudo, deve-se ressaltar que quando a data do julgamento fora determinada, com significativa possibilidade de vitória, diante do perfil legalista dos demais ministros, a campanha midiática e inescrupulosa tomou forma e conteúdo. A agressividade dos meios de comunicação, os encontros entre ministros e políticos ligados aos golpistas, a acirrada pressão dos procurados da lava-jato, dentre outros fatores são elementos importantes para explicar a decisão do ministro Edson Fachin.
         A repercussão da decisão do ministro foi sumariamente negativa.  O ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão definiu como "chicana jurisdicional" a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, de arquivar o pedido da defesa de Lula que seria julgado na próxima terça-feira 26 pela Segunda Turma do STF e poderia libertar o ex-presidente. "O STF se dobrará à chicana ou colocará ordem no processo para devolver a respeitabilidade à tão abalada justiça brasileira? As próximas horas o dirão", destaca. O jurista observa ainda que "impressionam essas andanças do TRF" ao observar a decisão do TRF-4 na véspera do julgamento do Supremo, o que provocou o arquivamento. Para ele, "o repentino despertar do tribunal convenientemente dorminhoco do sul se deveu unicamente ao intento de frustrar o julgamento da cautelar".

Ex-ministro Eugênio Aragão critica o ministro Edson Fachin
    O ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão definiu como "chicana jurisdicional" a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, de arquivar o pedido da defesa de Lula que seria julgado na próxima terça-feira 26 pela Segunda Turma do STF e poderia libertar o ex-presidente. "O STF se dobrará à chicana ou colocará ordem no processo para devolver a respeitabilidade à tão abalada justiça brasileira? As próximas horas o dirão", destaca.
     O jurista observa ainda que "impressionam essas andanças do TRF" ao observar a decisão do TRF-4 na véspera do julgamento do Supremo, o que provocou o arquivamento. Para ele, "o repentino despertar do tribunal convenientemente dorminhoco do sul se deveu unicamente ao intento de frustrar o julgamento da cautelar". Xixo o chama de “verme”. "O princípio da 'colegialidade' só vale contra a gente. O verme impede que seus pares apreciem a matéria", disse o advogado em sua página no Twitter. Ele já havia escrito um artigo em que, sem citar o nome, dizia: “Meu amigo morreu”.
      Outra personalidade que emitiu nota de repúdio ao Ministro foi o teólogo Leonardo Boff, religioso e amigo do presidente Lula e que, mormente, tem realizado uma campanha pela liberdade de Lula e pelo seu direito de se candidatar à Presidência da República. "As manobras articuladas entre Fachin do STF e os magistrados do TRF4 de POA é uma manifesta manipulação que beira à imoralidade e à falta de senso de equidade para manter Lula refém de suas decisões, cujas provas até agora se mostraram pífias. Estamos indignados", escreveu Boff. 

        A defesa do presidente Lula emitiu uma nota sobre o assunto: “A defesa do ex-presidente Lula recorrerá das decisões proferidas hoje (22/06) e estranha que o TRF4 tenha analisado a admissibilidade do recurso extraordinário às vésperas do julgamento marcado pela presidência da 2a. Turma do STF para analisar o pedido de liberdade do ex-presidente. A decisão do TRF4 foi proferida poucas horas após a defesa de Lula haver apresentado à vice-presidência da Corte, em audiência, memorial demonstrando a presença de todos os requisitos para a admissibilidade dos recursos especial e extraordinário interpostos em 23/04”
Resultado de imagem para Deltan Dallagnol farsante
Deltan Dallagnol - promotor da lava-jato
       Todo esse movimento de ministros do STF e do TRF-4, corroboram apenas uma constatação: a finalidade da Lava-jato nunca foi acabar com a corrupção, mas sim perpetrar o golpe midiático e parlamentar e, sobretudo, prender o presidente Lula. Até o presente momento não foram apresentadas as provas de culpabilidade do petista, apenas convicções de promotores que passaram a vida sendo sustentados pelos pais e que, diante disso, conseguiram se preparar para serem aprovados em concursos públicos. São esses analfabetos políticos, como Deltan Dallagnol, que se acham no direito de promover a destruição das nossas indústrias e a prisão de grandes líderes populares, que tanto fizeram para as camadas mais pobres da sociedade.
         Esse mesmo acéfalo, que disse que faria greve de fome para que o STF negasse o habeas corpus preventivo julgado pelo STF, não se manifestou quando o Aécio foi liberado pelo mesmo supremo, mesmo diante de provas irrefutáveis. Também se manteve em silêncio quando foram divulgadas os e-mails de Fernando Henrique Cardoso pedindo dinheiro a Marcelo Odebrecht. Nunca vi tanta hipocrisia e arrogância encarnada numa única pessoa. Sua única preocupação não é acabar com a corrupção, mas sim prender Lula e tentar destruir o Partido dos Trabalhadores.
   Por fim, ontem tivemos uma nítida manifestação do ministro constitucionalista Marco Aurélio Mello. O ministro responsabilizou a presidente do STF, Carmen Lúcia, pela injusta prisão do presidente Lula. Segundo ele "a presidente está retendo esses processos, não designa data para julgar. Eu liberei as duas declaratórias de inconstitucionalidade em dezembro do ano passado", afirmou; "A presidente, muito poderosa, não designa dia, e ficamos por isso mesmo".


        O ministro ainda reiterou que a prisão em segunda instância fere cláusula pétrea da constituição brasileira. "A partir do momento em que sustento que (prisão) só após o trânsito em julgado, por consequência toda prisão, não apenas a do ex-presidente Lula, mas toda prisão açodada, temporã, é inconstitucional", explicou. Ele espera que a situação volte à normalidade em setembro, quando o ministro Dias Toffoli assumir a presidência do STF.
        A única finalidade dessa prisão arbitrária do presidente Lula consiste em tirá-lo da corrida presidencial. Sua inocência está comprovada a cada dia. O receio da “elite do atraso”, como reitera o sociólogo Jessé Souza, é de que Lula volte a governar o Brasil. Todos sabem que seu governo será voltado para as camadas mais pobres da sociedade. Por Lula vale a luta, pelo retorno da nossa democracia, com o respeito aos princípios básicos da nossa Constituição Federal. 

Resultado de imagem para lula nos braços do povo


Acompanhe nosso trabalho pelo YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=p9IHP6vhV3A&t=92s
Moisés Rodrigues  Sem Censura



Fontes:

https://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/359476/Marco-Aur%C3%A9lio-Mello-culpa-C%C3%A1rmen-L%C3%BAcia-por-pris%C3%A3o-ilegal-de-Lula.htm

https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/359393/Ex-amigo-de-Fachin-o-chama-de-%E2%80%9Cverme%E2%80%9D-ap%C3%B3s-manobra-para-manter-Lula-preso.htm

https://g1.globo.com/politica/noticia/fachin-arquiva-pedido-de-liberdade-de-lula.ghtml

http://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/7487902/ministro-stf-arquiva-pedido-liberdade-lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...