quinta-feira, 7 de junho de 2018

Prova com gabarito - 9° Ano E. E. Venceslau José da Silva.


E.E. “VENCESLAU JOSÉ DA SILVA”
AVENIDA FRANCISCO ROSA, Nº 300- DISTRITO DE SANTA EFIGÊNIA    CEP: 35319-000- CARATINGA-MG- TEL(33) 3318-6080
Ensino Fundamental - Anos Finais 6º ao 9º ano -  Educação Integral – Turma: 9º Ano - Nome:___________________________ Nº____      

1. Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?
A. (     ) Trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação de miséria.
B. (     ) Trabalhadores rurais vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas da sociedade.
C. (     ) Agricultura atrasada, distribuição de renda igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza.
D. (     ) Boa situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.

2. O que foi o episódio conhecido como Domingo Sangrento?

R: O Domingo Sangrento foi um episódio em que milhares de camponeses foram sumariamente executados a mando do czar Nicolau II. Deve-se ressaltar que tais camponeses foram até o palácio de inverno em busca de alimentos, pois a crise econômica havia atingido proporção significativa.

3. A Revolução Russa de outubro de 1917 foi liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as seguintes ações:
A. (     ) Implantação o sistema capitalista na Rússia após a revolução.
B. (     ) Um governo socialista, apoiado pela nobreza russa.
C. (     ) Distribuição de terras, igualdade social, democracia e participação do clero nas decisões do governo.
D. (     ) Paz (saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial), terra, pão, liberdade e trabalho.
  
4. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais mudanças ocorridas na Rússia após a revolução e implantação do socialismo?
A. (     ) Nacionalização de bancos; implantação de leis que favoreciam os donos de indústrias, implantação de sistema democrática com eleições livres e diretas para todos os cargos públicos.
B. (     ) Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo
C. (     ) Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo; nacionalização de bancos; controle das fábricas pelos operários.
D. (     ) Implantação de sistema democrático, fortalecimento de laços econômicos e militares com os Estados Unidos, criação de governo composto por integrantes de todas as camadas da sociedade russa.
  
5. Qual das alternativas abaixo explica melhor a situação política da Rússia após a Revolução?
A. (     ) O sistema político era unipartidário, ou seja, o governo era controlado por um único partido político: PC (Partido Comunista).
B. (     ) O sistema político era bipartidário, ou seja, o governo era controlado por dois partidos políticos: PC (Partido Comunista) e PM (Partido Monarquista).
C. (     ) Existiam várias partidos políticos e os presidentes eram escolhidos através de eleições diretas.
D. (     ) Embora houvesse apenas um partido político, o Partido Comunista, havia muita liberdade política e de expressão onde todos podiam manifestar livremente suas opiniões e posições políticas sem sofrer perseguições.

6. Qual das alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da Crise de 1929?
A. (     ) O crescimento econômico da China e do Japão prejudicaram as exportações dos Estados Unidos.
B. (     ) A crise no mercado imobiliário dos Estados Unidos, no final da década de 1920, afetou o valor das ações e derrubou as bolsas de valores no mundo todo.
C. (     ) No final da década de 1920, reconstruídas, as nações europeias reduziram drasticamente as importações de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos da América. 
D. (     ) No final da década de 1920 ocorreu uma forte diminuição na quantidade de mão-de-obra disponível nos Estados Unidos e na Europa. Com poucos trabalhadores as indústrias entraram em forte crise.

7. Qual das alternativas abaixo não está relacionada com as consequências da Crise Econômica de 1929?
A - Aumento de falências de empresas nos Estados Unidos.
B - Crescimento do desemprego nos Estados Unidos.
C. (    ) Aumento do nível de emprego nos Estados Unidos.
D - Forte desvalorização das ações e queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque.

8. Como o Brasil foi afetado pela Crise de 1929?
A. (     ) O Brasil parou de exportar automóveis e máquinas para os Estados Unidos, trazendo prejuízos para a economia brasileira.
B. (     ) Houve uma significativa diminução das exportações de café do Brasil para os Estados Unidos. 
C. (     ) A economia brasileira entrou em crise, pois todas as multinacionais americanas instaladas no Brasil foram à falência.
D. (     ) A Crise de 1929 afetou somente a produção de borracha na região da Amazônia.
  
9. Qual o nome do plano econômico criado pelo presidente Roosevelt para acabar com a crise e retomar o crescimento econômico nos EUA?
A. (    ) Plano Marshall
B. (    ) PAC (Plano de Aceleração do Crescimento)
C. (    ) Plano Schlieffen
D. (    ) New Deal

10. Qual das alternativas abaixo não está relacionado com o plano elaborado pelo presidente Roosevelt para combater a crise e retomar o crescimento da economia nos Estados Unidos?
A. (     ) Empréstimos a juros baixos para Japão, China, Brasil e todos os países da Europa.
B. (     ) Controle de preços de produtos.
C. (     ) Controle da produção (estoques) de produtos das empresas.
D. (     ) Investimentos em infraestrutura (obras públicas).

11. Em 1922 foi implantada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Qual das alternativas abaixo apresenta características da URSS.
A. (     ) Total liberdade política, investimentos em arte e cultura, política econômica voltada para as camadas mais pobres da população.
B. (     ) Sistema econômico capitalista, política militarista, aliança política e militar com os Estados Unidos e Grã-Bretanha.
C. (     ) Adesão à economia de mercado, fortes laços comerciais com países do oeste europeu, repressão aos opositores políticos.
D. (     ) Falta de democracia, governo controlado pelo Partido Comunista, fortes investimentos nos setores industrial e bélico.

12. Com relação ao processo revolucionário russo, que culminou com a tomada do poder pelos bolcheviques 1917, pode-se afirmar que:
A. (     ) Na fase denominada Comunismo de Guerra, as medidas tomadas por Lenin está a centralização da produção e a eliminação da economia de mercado.
B. (     ) O governo provisório de Kerensky, tão logo assumiu o poder, retirou a Rússia da Guerra através do tratado de Brest-Litovsky.
C. (     ) O lema “Paz, Terra e Pão”, adotado por Lenin, líder menchevique ,foi fundamental para o apoio do campesinato  a revolução.
D. (     ) Na guerra civil entre brancos e vermelhos, os vermelhos  receberam auxílio dos países capitalistas europeus.
E. (     ) Na fase da NEP (Nova Política Econômica), houve a estatização definitiva de todas as indústrias e a proibição de entrada de técnicos estrangeiros.

13. “Todo poder aos sovietes” Esta frase de Lenin estabelecia uma das bases da Revolução Bolchevique.  O que eram os Sovietes?
A. (     ) Representavam os conselhos populares formados pela burguesia industrial, os camponeses e os operários. 
B. (     ) Assembleia capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada
C. (     ) Significa comitês, eram congressos que reuniam trabalhadores, soldados e camponeses.
D. (     ) Um tipo de assembléia chamada Duma que congregaria representantes os trabalhadores e de outra classes sociais.

14. Quais as principais medidas estabelecidas pelos bolcheviques ao chegar no poder?
A. (      ) Estatizou fábricas, bancos, confiscou os bens e propriedades. Distribuindo os latifúndios aos camponeses. Retirou a Rússia da guerra
B. (     ) Mantiveram a Rússia na guerra. Aplicaram a economia de mercado e derrubaram o governo provisório.
C. (     ) Aboliram a censura à imprensa, legalizaram os partidos políticos e concederam anistia aos exilados políticos. 
D. (     ) Derrubaram o Czar. Mantiveram a Rússia na guerra. Não atenderam a principal reivindicação dos camponeses: a reforma agrária 

Resultado de imagem para propaganda de stalin

15. Descreva a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: A imagem acima retrata o período da ditadura implantada por Stalin na URSS. Para melhorar a sua imagem, o governo investia na propaganda, associando o líder máximo da nação com as ideias de progresso, cultura e desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...