sábado, 9 de junho de 2018

Prova com gabarito - E. E. Monsenhor Rocha. Turma 3° Ano 29


ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
             Disciplina: História-Valor: 7,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno (a):________________Nº ____ Turma: 3º ano: ___ Turno: __ Nota: __

No final da primavera de 1921, um grande artigo de Lenin define o que será a NEP [Nova política econômica]: supressão das requisições, impostos em gêneros (para os camponeses); liberdade de comércio; liberdade de produção artesanal; concessões aos capitalistas estrangeiros; liberdade de empresa – é verdade que restrita – para os cidadãos soviéticos. [...] Ao mesmo tempo, recusa qualquer liberdade política ao país: “Os mencheviques continuarão presos”, e anuncia uma depuração do partido, dirigida contra os revolucionários oriundos de outros partidos, isto é, não imbuídos da mentalidade bolchevique. 

1. O texto identifica duas características do processo de constituição da União Soviética: 
A. (     ) A reconciliação entre as principais facções social-democratas e a implantação de um sistema político que atribuía todo poder aos sovietes de soldados, operários e camponeses. 
B. (     ) O reconhecimento do fracasso político e social dos ideais comunistas e o restabelecimento do capitalismo liberal como modo de produção hegemônico no país. 
C. (     ) A estatização das empresas e dos capitais estrangeiros investidos no país e a nacionalização de todos os meios de produção, com a implantação do chamado comunismo de guerra. 
D. (     ) A aguda centralização do poder nas mãos do partido governante e o restabelecimento temporário de algumas práticas capitalistas, que visavam à aceleração do crescimento econômico do país. 
E. (     ) O fim da participação russa na Guerra Mundial, defendida pelas principais lideranças do Exército Vermelho, e a legalização de todos os partidos socialistas. 

Em 1929, a Bolsa de Valores de Nova York quebrou.  As ações se desvalorizaram drasticamente; os estoques de cereais se acumularam; os preços dos produtos baixaram.  Fazendeiros faliram.  As grandes indústrias diminuíram fortemente a produção; as médias e pequenas fecharam.  Grandes massas de trabalhadores ficaram desempregadas.  O Estado, essencialmente liberal, não intervinha na produção e o mercado sozinho não controlava a crise.  Para controlar a crise, Franklin Delano Roosevelt, democrata eleito presidente em 1932, lançou um programa de reconstrução nacional, o New Deal, cuja meta era promover reformas profundas na sociedade norte-americana. Baseando-se no texto, responda:

2. Qual a diferença entre o liberalismo econômico clássico e o New Deal?

R: O liberalismo econômico pregava a ideia de que o Estado não poderia intervir na economia. Já o New Deal promovia a intervenção do Estado no sistema econômico, advindo do pensamento de Jhon Keynes.

3. A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que colocou em xeque a ordem socioeconômica capitalista. Sobre o desencadeamento do processo revolucionário, é correto afirmar que:
A. (      ) Os mencheviques tiveram um papel fundamental no processo revolucionário por defenderem a implantação ditadura do proletariado.
B. (     ) Os bolcheviques representavam a ala mais conservadora dos socialistas, sendo derrotados, pelos mencheviques, nas jornadas de outubro.
C. (     ) Foi realimentado pela participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que desencadeou uma série de greves e revoltas populares em razão da crise de abastecimento de alimentos.
D. (     ) Foi liderada por Stalin, a partir de outubro, que estabeleceu a tese da necessidade da revolução em um só país, em oposição a Trotsky, líder do exército vermelho.
E. (     ) O Partido Comunista conseguiu superar os conflitos que existiam no seu interior quando estabeleceu a Nova Política Econômica que representava os interesses dos setores mais conservadores.

4. A Revolução Russa de 1917 derrubou o regime czarista e estabeleceu o socialismo no país. Assinale a alternativa correta em relação às medidas adotadas pelo novo governo.
A. (      ) Com a abdicação do Czar, estabeleceu-se uma aliança política entre os líderes do regime czarista e os dirigentes do governo provisório.
B. (     ) Lênin, prisioneiro político exilado na Sibéria, ficou excluído do processo revolucionário.
C. (     ) O governo socialista colocou em prática, imediatamente, o projeto de reconstrução da economia, a Nova Política Econômica (NEP).
D. (     ) A fase inicial do processo caracterizou-se pela alteração nas leis dos direitos civis, pela anulação dos títulos de nobreza, pela separação entre Igreja e Estado, pela reforma agrária e pelo fim da propriedade privada.
E. (     ) No nível político, o governo revolucionário promulgou, no mesmo ano, uma nova constituição, que legitimou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

5. Sobre o contexto social da Rússia, anterior à Revolução Bolchevique de 1917, é incorreto dizer que:
A. (     ) A grande massa da população era camponesa, reflexo das condições econômicas e sociais anteriores, havendo grande concentração fundiária nas mãos de poucos.
B. (     ) A industrialização estava restrita a poucas cidades, como Moscou e São Petersburgo, e fora financiada, em grande parte, pelo capital europeu ocidental.
C. (     ) Apresentava uma burguesia forte e organizada, com um projeto revolucionário amadurecido, que defendia, entre outros aspectos, a criação de uma República no lugar do governo czarista.
D. (     ) O proletariado enfrentava péssimas condições de vida nas cidades, fruto dos baixos salários, mas dispunha de um certo grau de organização política, que possibilitava sua mobilização.
E. (     ) Após o fim da servidão, houve uma intensa migração do campo em direção à cidade, contribuindo para o aumento da mão-de-obra disponível, que seria direcionada, em grande parte, para a indústria.

6. A Grande Depressão eclodiu num mundo otimista que parecia caminhar na direção de uma prosperidade permanente. Ela iniciou-se com o crack da bolsa de Nova York em outubro de 1929, afetando todas as atividades econômicas dos Estados Unidos e se propagando através do mundo.
A. Caracterize a Grande Depressão e indique o motivo pelo qual seus efeitos foram sentidos em diversas regiões do mundo.

R: A Grande Depressão foi um evento durante o qual a economia dos EUA passou por uma violenta recessão após a quebra da Bolsa de Nova York. Nesse contexto, as empresas produziram em quantidades que não equivaliam ao poder de compra do mercado e, por esta razão, tiveram que abaixar o preço dos produtos e despedir milhares de trabalhadores. No mercado externo, a Grande Depressão pôde ser sentida nas nações europeias que dependiam fortemente dos recursos financeiros emprestados pela economia norte-americana. A partir da crise, os governos europeus também foram vitimados pelo retrocesso da economia dos Estados Unidos da América.

B. Indique uma consequência da Grande Depressão para a economia brasileira

R: As implicações da Depressão na economia brasileira foram bastante significativas. O descontrole da economia norte-americana reduziu drasticamente os lucros obtidos com a exportação do café. Por esse mesmo motivo, vários setores do comércio e da indústria também foram obrigados a fechar postos de trabalho, tendo em vista que também dependiam dos lucros do café para ampliarem

7. Com relação ao processo revolucionário russo, que culminou com a tomada do poder pelos bolcheviques 1917, pode-se afirmar  que: 
A. (     ) Na fase denominada Comunismo de Guerra, as medidas tomadas por Lenin está a centralização da produção e a eliminação da economia de mercado.
B. (     ) O governo provisório de Kerensky, tão logo assumiu o poder, retirou a Rússia da Guerra através do tratado de Brest-Litovsky.
C. (     ) O lema “Paz, Terra e Pão”, adotado por Lenin, líder menchevique ,foi fundamental para o apoio do campesinato  a revolução.
D. (    ) Na guerra civil entre brancos e vermelhos, os vermelhos  receberam auxílio dos países capitalistas europeus.
E. (     ) Na fase da NEP (Nova Política Econômica), houve a estatização definitiva de todas as indústrias e a proibição de entrada de técnicos estrangeiros.

8. “Todo poder aos sovietes” Esta frase de Lenin estabelecia uma das bases da Revolução Bolchevique.  O que eram os Sovietes?
A. (     ) Representavam os conselhos populares formados pela burguesia industrial, os camponeses e os operários
B. (     ) Assembleia capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada
C. (     ) Significa comitês, eram congressos que reuniam trabalhadores, soldados e camponeses.
D. (     ) Um tipo de assembleia chamada Duma que congregaria representantes os trabalhadores e de outra classes sociais.

9. Quais as principais medidas estabelecidas pelos bolcheviques ao chegar no poder?
A. (     ) Estatizou fábricas, bancos, confiscou os bens e propriedades. Distribuindo os latifúndios aos camponeses. Retirou a Rússia da guerra
B. (     ) Mantiveram a Rússia na guerra. Aplicaram a economia de mercado e derrubaram o governo provisório.
C. (     ) Aboliram a censura à imprensa, legalizaram os partidos políticos e concederam anistia aos exilados políticos. 
D. (     ) Derrubaram o Czar. Mantiveram a Rússia na guerra. Não atenderam a principal reivindicação dos camponeses: a reforma agrária 

10. A Revolução Russa de outubro de 1917 foi liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as seguintes ações:
A. (     ) Implantação o sistema capitalista na Rússia após a revolução.
B. (     ) Um governo socialista, apoiado pela nobreza russa.
C. (     ) Distribuição de terras, igualdade social, democracia e participação do clero nas decisões do governo.
D. (     ) Paz (saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial), terra, pão, liberdade e trabalho.
  
11. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais mudanças ocorridas na Rússia após a revolução e implantação do socialismo?
A. (     ) Nacionalização de bancos; implantação de leis que favoreciam os donos de indústrias, implantação de sistema democrática com eleições livres e diretas para todos os cargos públicos.
B. (     ) Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo
C. (     ) Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo; nacionalização de bancos; controle das fábricas pelos operários.
D. (    ) Implantação de sistema democrático, fortalecimento de laços econômicos e militares com os Estados Unidos, criação de governo composto por integrantes de todas as camadas da sociedade russa.
  
12. Qual das alternativas abaixo explica melhor a situação política da Rússia após a Revolução?
A. (     ) O sistema político era unipartidário, ou seja, o governo era controlado por um único partido político: PC (Partido Comunista).
B. (     ) O sistema político era bipartidário, ou seja, o governo era controlado por dois partidos políticos: PC (Partido Comunista) e PM (Partido Monarquista).
C. (     ) Existiam várias partidos políticos e os presidentes eram escolhidos através de eleições diretas.
D. (     ) Embora houvesse apenas um partido político, o Partido Comunista, havia muita liberdade política e de expressão onde todos podiam manifestar livremente suas opiniões e posições políticas sem sofrer perseguições.

13. Após a Primeira Guerra Mundial, a febre de negócios baseada na especulação provocou a Crise de 1929. Identifique, nas alternativas a seguir, os principais fatos que a produziram.
A. (     ) Aparecimento de ideologias como o Fascismo e o Nazismo.
B. (     ) Superprodução de mercadorias e saturação dos mercados consumidores.
C. (     ) Retraimento do crédito e proibição das exportações.
D. (     ) Equilíbrio entre a agricultura e o comércio.
E. (     ) Má colheita e demanda ilimitada da indústria.

A grave crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista, na década de 30, tem suas origens nos Estados Unidos. A primeira medida governamental que procurou, internamente, solucionar essa crise foi o "New Deal", adotado por Roosevelt, em 1933.

14. Uma das medidas principais desse programa foi o(a):
A. (     ) Encerramento dos investimentos governamentais em obras de infra-estrutura.
B. (     ) Fim do planejamento e da intervenção do Estado na economia.
C. (     ) Imediata suspensão da emissão monetária.
D. (     ) Política de estímulo à criação de novos empregos.
E. (     ) Redução dos incentivos à produção agrícola.
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15. Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos, associando-a à crise econômica de 1929.

R: A imagem acima está relacionada ao AMERICAN WAY OF LIFE, ou seja, o modo de vida americano, onde acreditava-se que o modelo adotado pelos EUA era o melhor do mundo. Contudo, a imagem acima representa a profunda contradição da sociedade norte-americana, pois enquanto o cartaz mostrava uma família feliz dentro do automóvel (consumismo do sistema capitalista), a realidade para milhões de pessoas era marcada pela miséria e pelo sofrimento, com a falta de emprego e o acirramento da crise econômica.


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