quinta-feira, 21 de junho de 2018

As consequências da Segunda Guerra Mundial



As constantes investidas norte-americanas fizeram os japoneses intensificaram sua resistência com os Kamikazes, isto é, pilotos que sacrificavam a própria vida, mergulhando aviões carregados de bombas contra os navios aliados. Os ataques dos Kamikazes provocaram muitas baixas nas embarcações inimigas.
Diante da perspectiva do prolongamento do conflito, os EUA optaram por um novo tipo de armas: a bomba atômica. O primeiro ataque nuclear foi realizado contra a cidade de Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, matando cerca de 140 mil pessoas. O segundo, três dias depois, teve como alvo a cidade de Nagasaki e provocou mais de 70 mil mortes. Diante da tragédia, o Japão rendeu-se dias depois e assinou a capitulação no dia 2 de setembro de 1945.

Resultado de imagem para bombas de hiroshima e nagasaki






Resultado de imagem para bombas de hiroshima e nagasaki

Em fevereiro de 1945, os líderes dos Aliados reuniram-se na Conferência de Yalta para discutir a criação da Organização das Nacoes Unidas (ONU), que substituiria a Liga das Nações, e confirmar algumas decisões tomadas na Conferência de Teerã (1943), referentes à criação de zonas de influência norte-americana e soviética. Por esse acordo, começava a ser traçada a divisão do mundo em blocos que logo se tornariam antagônicos, sob a hegemonia dos EUA ou da URSS.
Em junho de 1945, a Carta das Nações Unidas foi assinada por 50 países (excluídos os integrantes do Eixo), em São Francisco, nos EUA. Entre outros aspectos, a carta firmou o compromisso dos países membros de garantir a paz e a segurança internacionais, promover o progresso econômico e social das nações e estimular o respeito aos direitos humanos.
Alguns meses depois, os Aliados novamente se reuniram para decidir o futuro da Alemanha. Na Conferência de Postdam (agosto de 1945), estiveram presentes Stalin, o primeiro-ministro britânico Clement Attlee, sucessor de Churchill, e Harry Truman, sucessor de Roosevelt na presidência dos EUA.
Resultado de imagem para Conferência de Potsdam
Os líderes aliados decidiram que o território alemão e a cidade de Berlim seriam divididos em quatro zonas de administração: franceses, britânica, norte-americana e soviética. A Alemanha deveria pagar aos aliados uma indenização no valor de 20 bilhões de dólares, além de ser obrigada a ceder parte de seu território à Polônia e à União Soviética. Para julgar os criminosos de guerra, desmilitarizar a Alemanha e punir os agentes financeiros que subsidiaram os nazistas, foi criado um Tribunal Internacional, sediado em Nuremberg, na Alemanha.
A população dos países que se envolveram diretamente na guerra, tanto no bloco do Eixo quanto no bloco dos Aliados, sofreu com os constantes bombardeios e os mais diversos tipos de privações. Cidades inteiras foram destruídas, prejudicando a produção industrial, agrícola, os transportes e a geração de energia. Entre 1939 e 1944, por exemplo, a produção britânica de bens de consumo caiu 45%. Essa situação agravou a fome, principalmente na Europa e na Ásia, obrigando a população a sobreviver com pequenas rações diárias de alimento. Nos países dominados pelos nazistas, a comida ainda era tirada de povos considerados inferiores para alimentar alemães. Milhões de pessoas morreram por inanição ou devido a doenças.
Além disso, milhares de pessoas tiveram suas casas destruídas, foram despejadas, refugiaram-se em outros países e até mesmo passaram a viver em montanhas e cavernas. Famílias inteiras foram desestruturadas, mulheres sofreram abuso sexual dos soldados, jovens e crianças deixaram de ir à escola, a população teve que se adaptar aos toques de recolher.
No mercado de trabalho, a mão de obra feminina ganhou grande impulso, já que a maioria dos homens economicamente ativos havia sido convocada para lutar na guerra. No Japão, por exemplo, as mulheres chegaram a compor metade da força de trabalho na agricultura em 1944, e, nos EUA, milhões de norte-americanos forma realocadas para as indústrias bélicas. As mulheres também foram recrutadas para o serviço militar: no exército soviético havia mais de 800 mil. Porém, elas continuaram a trabalhar em péssimas condições: sofriam humilhações, passavam fome e recebiam salários baixíssimos.

Imagens da destruição causada pela Segunda Guerra Mundial

Resultado de imagem para destruição causada pela segunda guerra mundial



Resultado de imagem para destruição causada pela segunda guerra mundial


Resultado de imagem para destruição causada pela segunda guerra mundial


Resultado de imagem para destruição causada pela segunda guerra mundial


Acompanhe o nosso trabalho pelo YouTube - Sem Censura - Moisés Rodrigues

https://youtu.be/NrIVkwotRiE




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...