quarta-feira, 13 de junho de 2018

Prova com gabarito - 8º Ano - Escola Estadual Venceslau José da Silva.


E.E. “VENCESLAU JOSÉ DA SILVA”
AVENIDA FRANCISCO ROSA, Nº 300- DISTRITO DE SANTA EFIGÊNIA
CARATINGA-MG- TEL(33) 3318-6080
Ensino Fundamental - Anos Finais 6º ao 9º ano -  Educação Integral – Turma: 8º Ano - Nome:_____________________ Data: __/__/__ Nota___  

1. Podemos apontar como uma das principais causas da Revolução Francesa:
A. (     ) As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.
B. (     ) A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema político da França.
C. (     ) As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para monarca e ministros.
D. (     ) A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.

2. Sobre o contexto histórico da França pré-revolução, é verdadeiro afirmar que:
A. (     ) O clero e a nobreza possuíam muitos privilégios, entre eles a isenção tributária (não pagavam impostos).
B. (     ) A estrutura social da população francesa não era estratificada.
C. (     ) Havia igualdade de direitos, sendo que não havia camadas sociais privilegiadas.
D. (     ) Não havia pobreza, nem miséria, pois existia uma justa distribuição de renda.

3. Um dos fatos históricos mais importantes da Revolução Francesa foi:
A. (     ) A decretação de leis que garantiam igualdade de direitos na França em 1789.
B. (     ) A união do clero e da burguesia em prol da derrubada da monarquia e implantação da República.
C. (     ) A Queda da Bastilha (principal prisão política da monarquia francesa) em 14 de julho de 1789.
D. (     ) O apoio de Napoleão Bonaparte ao governo do monarca Luís XVI. 

4. Durante o processo revolucionário quem eram os girondinos e o que defendiam?
A. (     ) Eram representantes da monarquia que queriam reestabelecer o regime monárquico na França.
B. (     ) Era um grupo político que representava a alta burguesia e queria evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
C. (     ) Eram representantes da baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.
D. (     ) Eram integrantes do clero e defendiam maior participação da Igreja na política francesa.
  
5. Qual era o lema dos revolucionários francesa, que resumia muito bem os anseios do Terceiro Estado?
A. (     ) "Liberdade, Paz e Justiça".
B. (     ) "Paz, Pão e Terra".
C. (     ) "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".
D. (     ) "Liberdade ainda que tardia".

No contexto da Revolução Francesa, a organização do Governo Revolucionário significou uma forte centralização do poder: o Comitê de Salvação Pública, eleito pela Convenção, passou a ser o efetivo órgão do Governo. Havia ainda o Comitê de Segurança Geral, que dirigia a polícia e a justiça, sendo que estava subordinado ao Tribunal Revolucionário que tinha competência para punir, até a morte todos os suspeitos de oposição ao regime.

6. O conjunto de medidas de exceção adotadas pelo Governo revolucionário deram margem a que essa fase da Revolução viesse a ser conhecida como:
A. (     ) Os Massacres de Setembro.
B. (     ) O Período do Terror.
C. (     ) O Grande Medo.
D. (     ) O Período do Termidor.
E. (     ) o Golpe do 18 de Brumário.

7. O que foi a fase do Terror?
A. (    ) Foi uma fase onde os monarquistas, insatisfeitos, mataram muitos
B. (    ) Foi uma fase onde os Jacobinos matavam que fosse acusado de ser monarquista
C. (    ) Foi quando os Girondinos tentaram dar um golpe
D. (    ) Foi quando os monarquistas matavam quem fosse acusado de ser revolucionário.

Imagem relacionada

8. A charge acima ilustra uma das fases da Revolução Francesa. Explique-a com base no conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: A imagem acima demonstra o período conhecido como "período do terror", onde os Jacobinos matavam todos os seus opositores políticos na guilhotina.

9. O que foi o Golpe 18 de Brumário?
A. (   ) Foi um alto golpe para tirar os jacobinos do poder
B. (   ) Foi um golpe contra Robespierre
C. (   ) Foi um alto golpe para por Napoleão no poder
D. (   ) Foi o fim do Diretório pelo exército da Planície que poriam Napoleão como novo comandante

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão terá grande repercussão no mundo inteiro. O documento é uma manifestação contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. A propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável.

10. A Revolução Francesa representou um marco da história ocidental pelo caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime. Dentre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:
A. (     ) A crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia contra os privilégios do clero e da nobreza.
B. (     ) O desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial.
C. (     ) A retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert.
D. (     ) O apoio da monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza.
E. (     ) O fortalecimento da monarquia dos Bourbons, após a participação vitoriosa na guerra de independência dos E.U.A.

11. A respeito da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, assinale a alternativa correta:
A. (   ) Foi elaborada na Inglaterra, durante a Revolução Gloriosa.
B. (   ) Foi elaborada na Revolução Francesa, na fase da Convenção Nacional.
C. (   ) Foi elaborada na Independência dos Estados Unidos.
D. (   ) Foi elaborada na Revolução Francesa, na fase da Assembleia Nacional.
E. (   ) Foi elaborada na Inglaterra, durante a Revolução Puritana.

12. Explique o episódio conhecido como a “Tomada da Bastilha”.

R: O processo conhecido como "Tomada da Bastilha" foi a invasão do prédio que simbolizava o poder absoluto do Rei por parte dos membros do Terceiro Estado. Em outras palavras, era o local onde o Rei Absolutista prendia os seus opositores e, sobretudo, guardavam as armas utilizadas pelo exército do Rei.

Resultado de imagem para charge ironizando a sociedade francesa do seculo xviii

13. Explique a imagem acima de acordo com seus conhecimentos referentes ao período pré-revolucionário. 

R: A imagem acima mostra que o Terceiro Estado estava se levantando, ou melhor, se revoltando contra os privilégios das camadas sociais do Primeiro Estado e do Segundo Estado.

14. O Tratado de Viena, assinado em 1815, tinha por principal objetivo
A. (     ) Estabelecer uma paz duradoura na Europa, que impedisse as guerras e revoluções, consolidando o princípio da legitimidade monárquica.
B. (     ) Ratificar a supremacia da Prússia, no contexto político da Europa Ocidental, para garantir o triunfo de uma onda contrarrevolucionária.
C. (     ) Assegurar ao Império Austro-Húngaro o controle da Europa Continental, assim como da Inglaterra, a fim de impedir a expansão da Rússia.
D. (     ) Promover o estabelecimento do governo de Napoleão na Europa.

15. A respeito do Golpe do 18 Brumário é correto afirmar que:         
A. (     ) A ditadura bonapartista atendeu aos interesses da burguesia francesa.
B. (     ) Provocou a convocação da Assembléia Nacional Constituinte.
C. (     ) Reforçou a composição política entre girondinos e jacobinos.
D. (     ) A ditadura napoleônica instituiu o Terror.
E. (     ) Aprovou a Declaração dos Direitos do Homem

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