Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de
aprendizagem
Disciplina: História-Valor: 7,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno
(a):___________________________________ Nº ____
Turma: 3º
ano: ____ Turno: ______________Nota:
_____
1. O período entre as
duas guerras mundiais (1919 - 1939) foi marcado por:
A. ( ) Crise do capitalismo, do liberalismo e
da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo;
B. ( ) Sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo;
C. ( ) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista da Europa;
D. ( ) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e aparecimento da Guerra fria entre os EUA e a URSS;
E. ( ) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.
B. ( ) Sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo;
C. ( ) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista da Europa;
D. ( ) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e aparecimento da Guerra fria entre os EUA e a URSS;
E. ( ) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.
2. O nazismo e o
fascismo surgiram:
A. ( ) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário,
com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização surgida após a Primeira Guerra;
b. ( ) da esperança de conseguir estabilidade com a união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas;
C. ( ) com a instituição do parlamentarismo na Itália e na Alemanha, agregando partidos populares;
D. ( ) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos
socialistas;
e. ( ) do coletivismo pregado pelos marxistas.
A. ( ) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário,
com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização surgida após a Primeira Guerra;
b. ( ) da esperança de conseguir estabilidade com a união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas;
C. ( ) com a instituição do parlamentarismo na Itália e na Alemanha, agregando partidos populares;
D. ( ) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos
socialistas;
e. ( ) do coletivismo pregado pelos marxistas.
3. A ascensão de
Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu:
A. ( ) pelas mãos do Exército Alemão, que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes;
B. ( ) através de uma ação golpista, cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do Partido Nazista;
C. ( ) em conseqüência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas;
D. ( ) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg para chefiar uma coalizão governamental;
E. ( ) através de uma mobilização semelhante à que ocorreu na Itália, com a marcha de Mussolini sobre Roma.
A. ( ) pelas mãos do Exército Alemão, que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes;
B. ( ) através de uma ação golpista, cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do Partido Nazista;
C. ( ) em conseqüência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas;
D. ( ) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg para chefiar uma coalizão governamental;
E. ( ) através de uma mobilização semelhante à que ocorreu na Itália, com a marcha de Mussolini sobre Roma.
4. De
acordo com seus conhecimentos sobre o Totalitarismo, indique a
alternativa abaixo que está incorreta:
A.
( ) Na economia, o totalitarismo teve
um caráter intervencionista por parte do Estado, sendo que qualquer outra forma
de ordenação das atividades produtivas seria contrária ao fortalecimento da
economia e do próprio governo.
b.
( ) Na esfera política, o
totalitarismo reprimiu sistematicamente a existência de diferentes grupos
políticos divergentes da orientação oficial. Por isso, tais governos
costumeiramente defenderam a adoção de um sistema unipartidário, sendo nenhum
outro grupo político aceito.
C.
( ) O ufanismo nacionalista foi
repetidas vezes comemorado por meio de manifestações públicas, feriados
nacionais, cartazes, canais de comunicação do Estado e políticas educacionais,
supervalorizando um passado de glórias e oferecendo uma perspectiva de futuro
onde a unidade do povo oferecia um porvir próspero e soberano.
D.
( ) Os governos totalitários
estabeleceram as forças armadas e policias como uma extensão do Estado, com a
polícia no papel de garantia da submissão ao governo, utilizando de violência
física, tortura, prisões arbitrárias, espionagem, censura e exílio. As forças
armadas, complementando essa ação, deviam estar fortemente munidas contra
qualquer ameaça externa.
E. ( ) O totalitarismo não contou com uma
ideologia sistematicamente reafirmada por meio de agências de propaganda. O
abandono de uma propaganda massiva impedia que o regime repetisse
sistematicamente uma visão histórico-ideológica da nação, que era contrária aos
ideais totalitários.
5. Leia os trechos a
seguir e responda à questão:
“Após a Primeira Guerra
Mundial, a República de Weimar teve controle muito limitado sobre as forças
militares e policiais necessárias à manutenção da paz interna. No final, a
República caiu em consequência dessa limitação, fragilidade explorada por
organizações da classe média, as quais achavam que o regime
parlamentar-republicano as discriminava e, assim, procuraram destruí-lo.”
(Adaptado de Norbert Elias. Os alemães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p.
199 e 204). “A exigência da anulação da ‘paz imposta’ pelo Tratado de Versalhes
foi, ao lado do antissemitismo, o ponto mais importante na propaganda nazista durante
a República de Weimar.”
A) O que foi a
República de Weimar? Relacione-a com a ascensão do nazismo.
R: Foi um sistema representativo, fundamentado no parlamentarismo,
organizado na Alemanha após a sua derrota na Primeira Guerra Mundial. Mesmo
cercado por diferentes setores, o novo governo não apresentou condições para
superar a grave crise econômica que se desenvolvia no país. Com isso,
observamos o crescimento do nazismo como uma opção política radical que viria a
atrair rapidamente os anseios das classes médias e da burguesia industrial do
país.
B) O que foi o
Tratado de Versalhes e qual o significado da expressão “paz imposta”?
R: Foi o tratado assinado pela Alemanha com o fim da Primeira Guerra
Mundial. Esse documento simbolizou a chamada “paz imposta”, que forçou os
países derrotados a pagarem pesadas multas indenizatórias, perder boa parte de
suas forças militares e reduzir seus territórios.
6.
Podemos apontar como uma das principais causas da Segunda Guerra Mundial:
A. ( ) A rivalidade política e militar entre
Alemanha e Itália no final da década de 1930.
B. ( ) O surgimento e fortalecimento, na década
de 1930, de governos totalitários na Europa, com objetivos expansionistas e
militaristas.
C. ( ) A política expansionista da França, que
invadiu e conquistou vários territórios na Europa e na África no final da
década de 1930.
D. ( ) A aliança militar estabelecida por
Itália, Alemanha e Estados Unidos no começo da década de 1930.
7.
Qual das alternativas abaixo aponta o marco inicial da Segunda Guerra Mundial?
A. ( ) O ataque do Japão à base militar
norte-americana de Pearl Harbor.
B. ( ) Os diversos bombardeios britânicos a
várias cidades alemãs.
C. ( ) A invasão da Polônia pelas forças
armadas da Alemanha em 1º de setembro de 1939.
D. ( ) O estabelecimento de acordos militares
entre Alemanha, Itália e Japão.
A II Guerra Mundial
foi o maior conflito armado da história da humanidade, caracterizada pelo
desenvolvimento da indústria bélica, ao ponto de se produzir a bomba atômica e
toda a mortandade decorrente.
8. Sobre o conflito,
é incorreto afirmar que:
A.
( ) Os Estados Unidos entraram na
guerra após o ataque japonês a Pearl Habor.
B.
( ) O Eixo era formado pela Alemanha,
Itália e Japão.
C. ( ) A guerra iniciou-se após a invasão da
Alemanha no território soviético.
D.
( ) O evento final da II Guerra
Mundial foram as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.
E.
( ) Em 1940, os alemães conseguiram
ocupar Paris.
9.
Na Segunda Guerra Mundial, o bloco militar conhecido como Eixo era composto
pelos seguintes países:
A. ( ) Alemanha, Itália e Japão.
B. ( ) França, Inglaterra e Estados Unidos.
C. ( ) Alemanha, Itália e Rússia.
D. ( ) Inglaterra, Estados Unidos e Rússia.
10.
Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro afirmar
que:
A.
( ) O Brasil participou enviando
apenas medicamentos e médicos para ajudar os feridos de guerra das tropas
aliadas.
B.
( ) O Brasil ficou ao lado do Eixo e
enviou soldados que combateram as forças aliadas em território italiano.
C.
( ) O Brasil participou apenas
fazendo a proteção do litoral e enviando armamentos às forças aliadas.
D. ( ) O Brasil enviou soldados que combateram
ao lado dos Aliados, principalmente em territórios da Itália.
11.
Sobre o final da Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro afirmar que:
A.
( ) Estados Unidos e Grã-Bretanha
foram os países derrotados e tiveram que reconhecer o domínio alemão na Europa.
B.
( ) Embora a guerra tenha terminado
em 1945, o Japão assinou a rendição apenas em 1948.
C. ( ) Alemanha, Itália e Japão saíram
derrotados, marcando o fim dos governos fascistas na Europa.
D.
( ) Japão, Estados Unidos e França foram
os países que mais saíram fortalecidos politicamente após a Segunda Guerra
Mundial.
Os
cartazes foram um importante meio de publicidade utilizado pelos países
beligerantes durante a II Guerra Mundial, expressando a imagem que cada um
tinha de seus inimigos e de si próprio. Frente a isso, analise o cartaz abaixo:
12. O cartaz acima
expressa a:
A.
( ) Entrada dos ingleses na II Guerra
Mundial.
B.
( ) A vitória dos estadunidenses
sobre os japoneses.
C. ( ) A entrada dos estadunidenses na II
Guerra Mundial.
D.
( ) A vitoria dos estadunidenses
sobre os italianos.
13. O
fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:
A.
( ) A saída dos invasores alemães do
território dos Sudetos, na Checoslováquia;
B. ( ) A tomada do "Corredor Polonês" que desembocava na cidade-livre de Dantzig (atual Gdanki), pelos italianos;
C. ( ) A invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França declarando guerra ao Terceiro Reich;
D. ( ) A efetivação do "Anschluss", que desmembrou a Áustria da Alemanha;
E. ( ) A invasão da Polônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germano-Soviético.
B. ( ) A tomada do "Corredor Polonês" que desembocava na cidade-livre de Dantzig (atual Gdanki), pelos italianos;
C. ( ) A invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França declarando guerra ao Terceiro Reich;
D. ( ) A efetivação do "Anschluss", que desmembrou a Áustria da Alemanha;
E. ( ) A invasão da Polônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germano-Soviético.
14.
"Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior." (Winston
Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941). A
afirmativa acima confirma a continuidade
latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que
contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra
Mundial. Entre esses problemas, identificamos:
A. ( ) O crescente nacionalismo e o aumento da
disputa por mercados consumidores e por áreas de
investimentos;
B. ( ) O desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente;
C. ( ) Os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena;
D. ( ) A oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo;
E. ( ) A divisão da Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão marítima.
B. ( ) O desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente;
C. ( ) Os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena;
D. ( ) A oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo;
E. ( ) A divisão da Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão marítima.
15. Em relação à
Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
A. ( ) Hitler empreendeu implacável perseguição aos judeus, o Holocausto, que resultou na morte de seis milhões de pessoas;
B. ( ) Os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki;
C. ( ) Charles de Gaulle, líder da resistência francesa, foi o chefe do governo de Vichy ;
D. ( ) com o ataque alemão a base de Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra;
E. ( ) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.
16. Os Estados Unidos iniciaram sua participação na Segunda Guerra Mundial motivados pelo(a):
A. ( ) invasão da China pelo exército do Japão;
B. ( ) política de implantação do Plano Marshall, que favorecia a industrialização do país;
C. ( ) afundamento pelos japoneses, no Oceano Pacífico, de navios de países aliados, como o Brasil;
D. ( ) ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor;
E. ( ) apoio dado pela ONU aos países latino-americanos participantes do conflito.
A. ( ) Hitler empreendeu implacável perseguição aos judeus, o Holocausto, que resultou na morte de seis milhões de pessoas;
B. ( ) Os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki;
C. ( ) Charles de Gaulle, líder da resistência francesa, foi o chefe do governo de Vichy ;
D. ( ) com o ataque alemão a base de Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra;
E. ( ) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.
16. Os Estados Unidos iniciaram sua participação na Segunda Guerra Mundial motivados pelo(a):
A. ( ) invasão da China pelo exército do Japão;
B. ( ) política de implantação do Plano Marshall, que favorecia a industrialização do país;
C. ( ) afundamento pelos japoneses, no Oceano Pacífico, de navios de países aliados, como o Brasil;
D. ( ) ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor;
E. ( ) apoio dado pela ONU aos países latino-americanos participantes do conflito.
https://www.youtube.com/watch?v=ryuenGpTNz4
Nenhum comentário:
Postar um comentário