terça-feira, 2 de outubro de 2018

Prova com gabarito - E. E. Monsenhor Rocha - 2º Ano


ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
             Disciplina: História-Valor: 8,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno (a):___________________________________ Nº ____
Turma: 2º ano: ____     Turno: ______________Nota: _____

1. A Guerra do Paraguai, considerada o maior conflito armado da história da América do Sul, além de provocar a morte de inúmeros paraguaios, brasileiros, argentinos e uruguaios, foi a causa do desequilíbrio econômico e do aumento substancial das dívidas externas dos países envolvidos no conflito. Apesar disso, a guerra foi um "bom negócio" para:
A, (    ) Os paraguaios, que conquistaram territórios estratégicos para seu desenvolvimento na Bacia do Prata;
B. (    ) Os argentinos, que conquistaram vastas porções do território paraguaio e anexaram áreas do Rio Grande do Sul;
C. (    ) Os norte-americanos, que aumentaram a sua exportação de açúcar e trigo para o Uruguai e para o Brasil;
D. (    ) Os brasileiros, que não tiveram grandes prejuízos com a guerra e conquistaram parte do território argentino e paraguaio;
E. (    ) Os ingleses, que emprestaram milhões de libras para os países da Tríplice Aliança, com juros altos, através de seus bancos.

O forte e bem treinado exército paraguaio venceu as primeiras batalhas durante a Guerra do Paraguai, impondo baixas e conquistando territórios. Porém, a partir de certo momento, passou a sofrer sérias derrotas, que comprometeram suas defesas.

2. A primeira derrota dos paraguaios que ficou célebre foi a Batalha:
A. (    ) De Riachuelo
B. (    ) De Uruguaiana.
C. (    ) De Tuiuti.
D. (    ) Batalha de Humaitá.

Resultado de imagem para a festa do chá de boston
Manifestação realizada nas vésperas da Independência dos EUA *

3. A imagem diz respeito à qual evento que antecedeu e foi um dos impulsionadores do processo de Independência dos Estados Unidos?
A. (    ) Guerra dos Sete Anos.
B. (    ) Manifestação contra a Lei do Selo.
C. (    ) Revolta contra a Lei do Porto de Boston.
D. (    ) Comemoração das Leis Intoleráveis.
E. (    ) Festa do Chá de Boston.

"A Ku-Klux-Klan foi organizada para segurança própria... o povo do Sul se sentia muito inseguro. Havia muitos nortistas vindos para cá (Sul), formando ligas por todo o país. Os negros estavam se tornando muito insolentes e o povo branco sulista de todo o estado de Tennessee estava bastante alarmado." 

4. A leitura deste depoimento, feito por um membro da Ku-Klux-Klan, permite entender que esta organização tinha por objetivo 
A. (     ) Assegurar os direitos políticos da população branca, pelo voto censitário, eliminando as possibilidades de participação dos negros nas eleições. 
B. (     ) Impedir a formação de ligas entre nortistas e negros, que propunham a reforma agrária nas terras do sul dos Estados Unidos. 
C. (     ) Unir os brancos para manter seus privilégios e evitar que os negros, com apoio dos nortistas, tivessem direitos garantidos pelo governo. 
D. (     ) Proteger os brancos das ameaças e massacres dos negros, que criavam empecilhos para o desenvolvimento econômico dos estados sulistas. 
E. (     ) Evitar confrontos com os nortistas, que protegiam os negros quando estes atacavam propriedades rurais dos sulistas brancos.

“A guerra exterminou quase uma geração de paraguaios, arrasou povoados, fortificações e hipotecou o futuro da arruinada nação”, escreveu o argentino Alejandro Maciel em "O Livro da Guerra Grande".

5. Assinale a alternativa incorreta:
A. (     ) Após a vitória sobre o Paraguai, o Exército brasileiro ficou fortalecido, e a monarquia, enfraquecida.
B. (     ) A guerra impôs ao Paraguai uma forte retração demográfica.
C. (     ) O Exército brasileiro precisou formar o corpo de "Voluntários da Pátria" para a Guerra do Paraguai.
D. (     ) O então presidente da Argentina, Bartolomeu Mitre, apoiou a intervenção brasileira no Uruguai.
E. (     ) O Paraguai possuía indústrias e ferrovias, havia estatizado a economia e não dependia de recursos estrangeiros.

Resultado de imagem para charge sobre a guerra do paraguai

6. Interprete a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: A imagem acima representa o papel secundário exercido pelo negro na sociedade brasileira, após a Guerra do Paraguai. Deve-se ressaltar que os escravos tiveram um papel fundamental na vitória da Tríplice Aliança.

7. Leis britânicas acirraram as divergências entre colonos americanos e a Coroa inglesa, provocando a luta pela independência. Dentre os objetivos dessas leis, destacam-se:
A. (    ) Aumentar a receita real, impedir o contrabando e o comércio intercolonial e recuperar a Companhia das Índias Orientais.
B. (    ) Aumentar o consumo de chá e de açúcar na colônia, obrigar o uso de selos nas correspondências e aumentar as exportações da colônia.
C. (    ) Abolir a escravidão nas colônias, separar juridicamente as Treze Colônias e ajudar a Pensilvânia a anexar terras no Oeste.
D. (     ) Recuperar Companhia das Índias Ocidentais, abrir o porto de Boston às nações amigas e aumentar as importações da colônia.
E. (     ) Pagar indenizações à França, devido à derrota inglesa na Guerra dos Sete Anos, revogar os atos Townshend e favorecer os produtores locais de açúcar.

8. A Guerra do Paraguai: Entre 1864 e 1870, a Guerra do Paraguai opôs o Paraguai à Tríplice Aliança, composta por Argentina, Brasil e Uruguai. Sobre essa guerra, é possível afirmar corretamente que:
A. (     ) Se relaciona ao processo de construção dos Esta­dos nacionais na região do Prata e à disputa pela hegemonia na região.
B. (     ) Demonstrou a fragilidade militar dos países envol­vidos e permitiu a penetração armada e comercial norte-americana na região.
C. (     ) Resultou exclusivamente da ambição excessiva de Solano López, ditador do Paraguai, e de seus interesses expansionistas.
D. (     ) Consolidou a hegemonia espanhola na região e im­pediu a conclusão do processo de independência política do Paraguai.
E. (     ) Levou ao rompimento das relações diplomáticas entre os quatro países e à busca, por eles, de parcerias mercantis com a Inglaterra.

9. Em relação às consequências da Guerra do Paraguai, no Brasil, pode-se afirmar que:
A. (     ) O declínio da monarquia foi concomitante à guerra e as críticas atingiram seu ponto vital: a escravidão. Foi através dessa brecha que os ideais republica­nos se propagaram.
B. (     ) O território foi devastado e a população gravemente afetada pelas mortes, o que retardou o desenvol­vimento econômico do país.
C. (     ) A abertura do mercado externo paraguaio, resultan­te da derrota na guerra, trouxe grandes benefícios à expansão da economia cafeeira no país.
D. (     ) Ao favorecer o desenvolvimento do setor naval, contribuiu para a reorganização da Marinha, que, após a guerra, colocou-se contra a monarquia.
E. (     ) A participação das camadas mais pobres da população na guerra respondeu pela sua integra­ção nas decisões políticas após a proclamação da República.

Leia o texto a seguir: “As mulheres tinham trabalhos dentro e fora de casa. Por suas mãos a família se vestia, comia e obtinha iluminação, tendo em vista que tecidos, alimentos e velas eram geralmente produção caseira. No século XVIII, as mulheres das colônias dificilmente ficavam solteiras, casando-se por volta dos 24 anos – bem mais tarde que as mulheres europeias do período. Já no século XIX, o autor francês Alexis de Tocqueville notaria que as mulheres da América eram muito mais liberadas do que as europeias.”

10. De acordo com o texto, o papel desempenhado pelas mulheres no contexto das Treze Colônias dos EUA:
A. (     ) Era marcado pela submissão e falta de liberdade.
B. (     ) Era restrito à atividade doméstica sem produtividade alguma.
C. (     ) Não tinham nenhuma expressividade.
D. (     ) Era decisivo para a economia e produção de utensílios domésticos.
E. (     ) Nenhuma das alternativas.

11. A expansão territorial dos Estados Unidos, ao longo do século XIX, caracterizou-se por um forte sentimento nacionalista. Sobre essa expansão podemos afirmar que: 
A. (     ) Encerrou as divergências entre o Norte e o Sul, quanto à utilização da mão-de-obra escrava. 
B. (     ) Retardou o crescimento demográfico da população norte-americana. 
C. (     ) Priorizou a mineração em detrimento das atividades industriais e agrícolas. 
D. (     ) Acarretou o fortalecimento político da representação nortista no Congresso Norte-Americano. 
E. (    ) Impediu a emigração devido à política de defesa das fronteiras do país. 

12. Da vitória dos estados nortistas na "Guerra de Secessão" resultou: 
A. (     ) Diminuição do número de pequenos e médios proprietários e o crescimento da aristocracia rural no sul. 
B. (     ) Unificação do mercado interno, desenvolvimento capitalista e transformação dos EUA em potência econômica. 
C. (     ) Anexação da região do Texas ao território dos EUA. 
D. (     ) Extinção do tráfico de escravos negros para os EUA. 
E. (     ) Regulamentação, pelo compromisso do Missouri, dos territórios que passaram a ser escravistas ou livres. 

13. Ao final da Guerra de Secessão, a constituição dos Estados Unidos sofreu a XIII Emenda, que aboliu a escravidão. Os brancos sulistas: 
A. (     ) Abatidos, emigraram em massa, para não conviver com os negros em condições de igualdade política e social. 
B. (     ) Inconformados com a concessão de direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades secretas que os perseguiam. 
C. (     ) Arruinados, tiveram suas terras submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos. 
D. (     ) Desanimados, abandonaram a agricultura e voltaram-se para a indústria, a fim de se integrarem à prosperidade do capitalismo do norte. 
E. (     ) Recuperados, substituíram as plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados.

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