ESCOLA ESTADUAL
“MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do
Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
Disciplina: História-Valor: 8,0
pts. Data:__/__/ 2018
Aluno (a):___________________________________
Nº ____
Turma: 2º ano: ____ Turno: ______________Nota: _____
1. A
Guerra do Paraguai, considerada o maior conflito armado da história da América
do Sul, além de provocar a morte de inúmeros paraguaios, brasileiros,
argentinos e uruguaios, foi a causa do desequilíbrio econômico e do aumento
substancial das dívidas externas dos países envolvidos no conflito. Apesar
disso, a guerra foi um "bom negócio" para:
A,
( ) Os paraguaios, que conquistaram
territórios estratégicos para seu desenvolvimento na Bacia do Prata;
B.
( ) Os argentinos, que conquistaram
vastas porções do território paraguaio e anexaram áreas do Rio Grande do Sul;
C.
( ) Os norte-americanos, que
aumentaram a sua exportação de açúcar e trigo para o Uruguai e para o Brasil;
D.
( ) Os brasileiros, que não tiveram
grandes prejuízos com a guerra e conquistaram parte do território argentino e
paraguaio;
E. ( ) Os ingleses, que emprestaram milhões de
libras para os países da Tríplice Aliança, com juros altos, através de seus
bancos.
O forte e bem
treinado exército paraguaio venceu as primeiras batalhas durante a Guerra do
Paraguai, impondo baixas e conquistando territórios. Porém, a partir de certo
momento, passou a sofrer sérias derrotas, que comprometeram suas defesas.
2. A
primeira derrota dos paraguaios que ficou célebre foi a Batalha:
A. ( ) De Riachuelo
B.
( ) De Uruguaiana.
C.
( ) De Tuiuti.
D.
( ) Batalha de Humaitá.
Manifestação realizada nas vésperas
da Independência dos EUA *
3. A
imagem diz respeito à qual evento que antecedeu e foi um dos impulsionadores do
processo de Independência dos Estados Unidos?
A.
( ) Guerra dos Sete Anos.
B.
( ) Manifestação contra a Lei do Selo.
C.
( ) Revolta contra a Lei do Porto de
Boston.
D.
( ) Comemoração das Leis Intoleráveis.
E. ( ) Festa do Chá de Boston.
"A Ku-Klux-Klan foi organizada para segurança própria... o povo do
Sul se sentia muito inseguro. Havia muitos nortistas vindos para cá (Sul),
formando ligas por todo o país. Os negros estavam se tornando muito insolentes
e o povo branco sulista de todo o estado de Tennessee estava bastante
alarmado."
4. A leitura deste depoimento, feito por um membro
da Ku-Klux-Klan, permite entender que esta organização tinha por objetivo
A. ( ) Assegurar
os direitos políticos da população branca, pelo voto censitário, eliminando as
possibilidades de participação dos negros nas eleições.
B. ( ) Impedir
a formação de ligas entre nortistas e negros, que propunham a reforma agrária
nas terras do sul dos Estados Unidos.
C. ( ) Unir os brancos para
manter seus privilégios e evitar que os negros, com apoio dos nortistas,
tivessem direitos garantidos pelo governo.
D. ( ) Proteger
os brancos das ameaças e massacres dos negros, que criavam empecilhos para o
desenvolvimento econômico dos estados sulistas.
E. ( ) Evitar
confrontos com os nortistas, que protegiam os negros quando estes atacavam
propriedades rurais dos sulistas brancos.
“A guerra exterminou
quase uma geração de paraguaios, arrasou povoados, fortificações e hipotecou o
futuro da arruinada nação”, escreveu o argentino Alejandro Maciel em "O
Livro da Guerra Grande".
5. Assinale a
alternativa incorreta:
A.
( ) Após a vitória sobre o Paraguai,
o Exército brasileiro ficou fortalecido, e a monarquia, enfraquecida.
B. ( ) A guerra impôs ao Paraguai uma forte retração demográfica.
C. ( ) O Exército brasileiro precisou formar o corpo de "Voluntários da Pátria" para a Guerra do Paraguai.
D. ( ) O então presidente da Argentina, Bartolomeu Mitre, apoiou a intervenção brasileira no Uruguai.
E. ( ) O Paraguai possuía indústrias e ferrovias, havia estatizado a economia e não dependia de recursos estrangeiros.
B. ( ) A guerra impôs ao Paraguai uma forte retração demográfica.
C. ( ) O Exército brasileiro precisou formar o corpo de "Voluntários da Pátria" para a Guerra do Paraguai.
D. ( ) O então presidente da Argentina, Bartolomeu Mitre, apoiou a intervenção brasileira no Uruguai.
E. ( ) O Paraguai possuía indústrias e ferrovias, havia estatizado a economia e não dependia de recursos estrangeiros.
6. Interprete
a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.
R: A imagem acima representa o papel secundário exercido pelo negro
na sociedade brasileira, após a Guerra do Paraguai. Deve-se ressaltar que os
escravos tiveram um papel fundamental na vitória da Tríplice Aliança.
7. Leis
britânicas acirraram as divergências entre colonos americanos e a Coroa
inglesa, provocando a luta pela independência. Dentre os objetivos dessas leis,
destacam-se:
A. ( ) Aumentar a receita real, impedir o
contrabando e o comércio intercolonial e recuperar a Companhia das Índias
Orientais.
B.
( ) Aumentar o consumo de chá e de
açúcar na colônia, obrigar o uso de selos nas correspondências e aumentar as
exportações da colônia.
C.
( ) Abolir a escravidão nas colônias,
separar juridicamente as Treze Colônias e ajudar a Pensilvânia a anexar terras
no Oeste.
D.
( ) Recuperar Companhia das Índias
Ocidentais, abrir o porto de Boston às nações amigas e aumentar as importações
da colônia.
E.
( ) Pagar indenizações à França,
devido à derrota inglesa na Guerra dos Sete Anos, revogar os atos Townshend e
favorecer os produtores locais de açúcar.
8. A
Guerra do Paraguai: Entre 1864 e 1870, a Guerra do Paraguai opôs o Paraguai à
Tríplice Aliança, composta por Argentina, Brasil e Uruguai. Sobre essa guerra,
é possível afirmar corretamente que:
A. ( ) Se relaciona ao processo de construção
dos Estados nacionais na região do Prata e à disputa pela hegemonia na região.
B.
( ) Demonstrou a fragilidade militar
dos países envolvidos e permitiu a penetração armada e comercial
norte-americana na região.
C.
( ) Resultou exclusivamente da
ambição excessiva de Solano López, ditador do Paraguai, e de seus interesses
expansionistas.
D.
( ) Consolidou a hegemonia espanhola
na região e impediu a conclusão do processo de independência política do
Paraguai.
E.
( ) Levou ao rompimento das relações
diplomáticas entre os quatro países e à busca, por eles, de parcerias mercantis
com a Inglaterra.
9. Em
relação às consequências da Guerra do Paraguai, no Brasil, pode-se afirmar que:
A. ( ) O declínio da monarquia foi concomitante
à guerra e as críticas atingiram seu ponto vital: a escravidão. Foi através
dessa brecha que os ideais republicanos se propagaram.
B.
( ) O território foi devastado e
a população gravemente
afetada pelas mortes, o que retardou o desenvolvimento econômico do país.
C.
( ) A abertura do mercado externo
paraguaio, resultante da derrota na guerra, trouxe grandes benefícios à
expansão da economia cafeeira no país.
D.
( ) Ao favorecer o desenvolvimento do
setor naval, contribuiu para a reorganização da Marinha, que, após a guerra,
colocou-se contra a monarquia.
E.
( ) A participação das camadas mais
pobres da população na guerra respondeu pela sua integração nas decisões
políticas após a proclamação da República.
Leia o texto a
seguir: “As mulheres tinham trabalhos dentro e fora de casa. Por suas mãos a
família se vestia, comia e obtinha iluminação, tendo em vista que tecidos,
alimentos e velas eram geralmente produção caseira. No século XVIII, as
mulheres das colônias dificilmente ficavam solteiras, casando-se por volta dos 24 anos – bem mais tarde que as mulheres
europeias do período. Já no século XIX, o autor francês Alexis de Tocqueville
notaria que as mulheres da América eram muito mais liberadas do que as
europeias.”
10. De
acordo com o texto, o papel desempenhado pelas mulheres no contexto das Treze
Colônias dos EUA:
A.
( ) Era marcado pela submissão e
falta de liberdade.
B.
( ) Era restrito à atividade
doméstica sem produtividade alguma.
C.
( ) Não tinham nenhuma
expressividade.
D. ( ) Era decisivo para a economia e produção
de utensílios domésticos.
E.
( ) Nenhuma das alternativas.
11. A
expansão territorial dos Estados Unidos, ao longo do século XIX,
caracterizou-se por um forte sentimento nacionalista. Sobre essa expansão
podemos afirmar que:
A.
( ) Encerrou as divergências entre o
Norte e o Sul, quanto à utilização da mão-de-obra escrava.
B.
( ) Retardou o crescimento
demográfico da população norte-americana.
C.
( ) Priorizou a mineração em
detrimento das atividades industriais e agrícolas.
D. ( ) Acarretou o fortalecimento político da
representação nortista no Congresso Norte-Americano.
E.
( ) Impediu a emigração devido à
política de defesa das fronteiras do país.
12. Da
vitória dos estados nortistas na "Guerra de Secessão" resultou:
A.
( ) Diminuição do número de pequenos
e médios proprietários e o crescimento da aristocracia rural no sul.
B. ( ) Unificação do mercado interno,
desenvolvimento capitalista e transformação dos EUA em potência
econômica.
C.
( ) Anexação da região do Texas ao
território dos EUA.
D.
( ) Extinção do tráfico de escravos
negros para os EUA.
E.
( ) Regulamentação, pelo compromisso
do Missouri, dos territórios que passaram a ser escravistas ou livres.
13. Ao
final da Guerra de Secessão, a constituição dos Estados Unidos sofreu a XIII
Emenda, que aboliu a escravidão. Os brancos sulistas:
A.
( ) Abatidos, emigraram em massa,
para não conviver com os negros em condições de igualdade política e
social.
B. ( ) Inconformados com a concessão de
direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades
secretas que os perseguiam.
C.
( ) Arruinados, tiveram suas terras
submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos.
D.
( ) Desanimados, abandonaram a
agricultura e voltaram-se para a indústria, a fim de se integrarem à
prosperidade do capitalismo do norte.
E.
( ) Recuperados, substituíram as
plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como
assalariados.
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