ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de
aprendizagem
Disciplina: História-Valor: 7,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno
(a):___________________________________ Nº ____
Turma: 6º
ano: ____ Turno: ______________Nota:
_____
1.
Esparta e Atenas eram importantes cidades da Grécia Antiga e as diferenças
entre essas duas cidades eram muito grandes.
Coloque
a letra E se referir a Esparta
Coloque
a letra A se referir a Atenas
A.
( A )
Havia preocupação com o desenvolvimento intelectual: “ a mente”.
B.
( E
) A Apela era a assembleia política da cidade e a Gerúsia era a assembleia dos
anciãos, responsável pela elaboração das leis.
C.
( A
) A educação era responsabilidade dos pais e a criança aprendia a leitura e a
escrita.
D.
( A )
Os jovens frequentavam a escola até aos 18 anos e a partir dessa idade podiam
participar da Eclésia (assembleia política).
2.
Sobre a economia da Grécia Antiga é verdadeiro afirmar que:
A.
( ) Os gregos nunca usaram moedas e toda economia era baseada no
sistema de trocas.
B.
( ) Os gregos possuíam uma economia fechada, as relações comerciais
eram restritas às cidades-estado gregas.
C.
( ) O trabalho assalariado era o mais comum na Grécia Antiga, pois
o escravismo nunca foi adotado já que era proibido em todo território grego.
D. ( ) O comércio marítimo foi uma das principais
atividades econômicas da Grécia Antiga.
3. Sobre a religião
grega é falso afirmar que:
A ( ) Os gregos antigos eram monoteístas, ou
seja, acreditavam na existência de apenas um deus.
B
( ) Os gregos antigos eram politeístas, ou seja, acreditavam na
existência de vários deuses.
C
( ) Os gregos antigos faziam consultas aos deuses no oráculo de
Delfos.
D
( ) Em homenagem aos deuses, principalmente a Zeus (deus dos
deuses), os gregos criaram os Jogos Olímpicos.
4. Qual
das alternativas abaixo aponta uma importante característica da cultura na
Grécia Antiga?
A
( ) As artes plásticas na Grécia Antiga não apresentou grande valor
artístico, pois as esculturas e pinturas não eram realistas.
B
( ) A arquitetura grega foi a principal manifestação cultura da
Grécia Antiga, pois recebeu muita influência dos egípcios e mesopotâmicos.
C ( ) O teatro foi uma importante manifestação
cultural na Grécia Antiga. Nos anfiteatros, os atores gregos representavam
comédias e dramas.
D
( ) No campo cultural, os gregos se dedicaram quase que
exclusivamente às danças e festas musicais.
5. Uma
das principais cidades-estado da Grécia Antiga foi Esparta. Qual das
alternativas abaixo apresenta características de Esparta?
A
( ) Esparta foi uma cidade-estado que se dedicou muito no
desenvolvimento intelectual e artísticos dos seus cidadãos.
B ( ) Fundada pelos Dórios, Esparta era uma
cidade-estado militarista e com uma sociedade estamental (pouca mobilidade
social).
C
( ) Esparta foi uma cidade pacífica, sendo que não se envolveu em
nenhuma guerra em toda sua História.
D
( ) Esparta foi fundada pelos jônios e teve no comércio marítimo e
na indústria suas principais atividades econômicas.
6.
Atenas foi uma importante cidade-estado grega na antiguidade. Qual das
alternativas abaixo aponta características importantes da sociedade ateniense.
A
( ) Atenas foi uma cidade exclusivamente voltada para a guerra.
B
( ) Em Atenas todas as pessoas podiam participar da democracia,
inclusive escravos, mulheres e crianças.
C ( ) Os atenienses valorizavam muito a
democracia, as manifestações artísticas e a Filosofia.
D
( ) Atenas possuía uma sociedade igualitária, ou seja, não havia
classes sociais e todos viviam com o mesmo padrão de renda.
7. As
cidades-Estados, base da organização política que caracterizou o povo grego,
A.
( ) Mantinham política comum.
B. ( ) Eram politicamente autônomas.
C.
( ) Possuíam princípios religiosos antagônicos.
D.
( ) Possuíam uma organização econômica solidária.
E.
( ) Estavam unidas na política de organização do Mediterrâneo
8. Qual o papel
social dos hilotas em Esparta?
A
( ) Cidadãos, com todas as funções políticas, dedicados
principalmente às tarefas militares.
B
( ) Estrangeiros, geralmente comerciantes e artesãos, sem
participação política.
C ( ) Servos, em geral trabalhadores braçais,
sem direitos políticos reconhecidos.
D
( ) Governantes de Esparta nos períodos de guerra e líderes nas
Assembleias Gerais dos cidadãos.
E
( ) Responsáveis pelas tarefas religiosas e membros da Assembleia
de Anciãos.
9.
Acerca da participação política na Grécia Antiga, é correto afirmar que:
A
( ) Em Esparta, espartíatas, mulheres e periecos escolhiam membros
da Gerúsia.
B
( ) Em Atenas, os eupátridas, mulheres, demiurgos e metecos
escolhiam seus representantes na Assembleia Popular.
C
( ) Em Esparta, os espartíatas, hilotas e periecos escolhiam os
membros da Ápela.
D ( ) Em Atenas, apenas os cidadãos participavam
da Assembleia Popular.
E
( ) Em Atenas, todos os habitantes da cidade, exceto os escravos,
participavam da Assembleia Popular.
10. São
características da Democracia Ateniense Antiga:
A
( ) Imperialismo, escravismo e participação dos escravos nas
eleições
B ( ) Voto dos cidadãos, imperialismo e
escravismo
C
( ) Trabalho livre, não exploração de colônias e democracia direta
D
( ) Voto dos metecos, não exploração de colônias e escravismo
11. O que foi a Liga
de Delos e a Guerra do Peloponeso?
R: A Liga de Delos foi a união de diversas cidades-estados gregas
para derrotar os persas. Já a Guerra do Peloponeso foi a guerra travada entre
Esparta e Atenas, pois os atenienses ameaçavam dominar os territórios pertencentes
à península grega.
12.
A educação das cidades-estados de Atenas e Esparta era
distinta. Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se
que
A. ( ) Os atenienses valorizavam a formação
intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.
B. ( ) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
C. ( ) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
D ( ) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
B. ( ) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
C. ( ) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
D ( ) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
13. Observe a imagem
e marque a opção a que se refere:
A. ( ) A entrada dos gregos na cidade de Tróia,
o que o fizeram vencer a guerra.
B.
( ) A vitória dos 300 de
Esparta sobre os persas.
C.
( ) A derrota dos deuses gregos.
D.
( ) A vitória dos troianos contra os espartanos.
14. A educação das
cidades-estados de Atenas e Esparta era distinta. Comparando-se a educação
ateniense com a espartana, conclui-se que
A. ( ) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos,
o militarismo.
B. ( ) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
C. ( ) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
D. ( ) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
A. ( ) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos,
o militarismo.
B. ( ) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
C. ( ) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
D. ( ) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
15.
Atenas foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo. Sobre o
regime democrático ateniense, é correto afirmar que
A.
( ) A inexistência de escravos em
Atenas levava a uma participação quase total da população da Cidade-Estado na
política.
B. ( ) Apenas os homens livres eram considerados
cidadãos e participavam diretamente das decisões tomadas na Cidade-Estado.
C.
( ) Os estrangeiros e mulheres maiores
de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da
Cidade-Estado.
D.
( ) Era erroneamente chamado de
democrático pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo.
Viagem à Grécia
Bem-vindos à terra
dos deuses, filósofos e artistas
No mundo antigo, não
havia um país chamado Grécia. Havia apenas as póleis (plural de pólis), cidades
gregas que viviam completamente independentes umas das outras. Elas funcionavam
como minúsculos países localizados em campos férteis, separados por montanhas
difíceis de atravessar. Por isso, o principal contato entre as póleis se
estabelecia pelo mar.
Comecemos nossa
visita à cidade grega pelo Ginásio: o local para a prática de esportes. Como os
gregos eram apaixonados por esportes, toda pólis tinha o seu Ginásio. Os
torneios eram uma homenagem aos deuses. E por falar em deuses, vamos subir até
a acrópole. A acrópole — o lugar mais alto e fortificado da pólis — abrigava os
monumentos religiosos. A religião era muito importante na Grécia e estava
presente em todos os momentos da vida das pessoas. Quando uma criança nascia,
por exemplo, ela devia ser apresentada a Héstia, a deusa do lar. Além disso,
para os gregos, a natureza estava repleta de ninfas — divindades belas, jovens
e mortais. Dessa forma, quando alguém derrubava uma árvore, estava matando a
ninfa que morava dentro dela.
Continuando nossa
viagem, vamos ao Odeão. Nesse prédio, aconteciam as representações teatrais. Os
gregos não se destacavam apenas no teatro, mas também na escultura e na
arquitetura. Seus templos eram decorados com belas estátuas e colunas. Esses
prédios tão bonitos eram públicos. Essa é uma das principais diferenças entre a
civilização grega e outras civilizações antigas, em que tudo podia ser decidido
pelo rei sem ouvir a comunidade. Já na pólis, tudo era resolvido pelos cidadãos
em assembleias. “Os gregos passavam muito tempo nas ruas, trocando ideias,
sabendo notícias”, conta o professor Manuel Rolph, da Universidade Federal Fluminense.
Depois dessa viagem,
você deve estar se perguntando: por que precisamos conhecer um povo que viveu
há tanto tempo? Os costumes gregos influenciaram muitas outras culturas,
inclusive a nossa. Além disso, os pensadores gregos produziram obras que são
estudadas até hoje em todo mundo.
16. Leia o texto
acima e responda às questões a seguir:
A. “Bem-vindos à terra dos deuses, filósofos e
artistas”. A que terra o texto se refere?
R: O texto
faz referência às características da Grécia e os principais pontos turísticos
do local.
B. Identifique o
propósito do texto:
A.
( ) Destacar as habilidades artísticas
dos gregos.
B. ( ) Levar ao leitor conhecimentos sobre a
Grécia.
C.
( ) Orientar as pessoas que viajarão à
Grécia.
D.
( ) Apresentar os principais deuses
gregos.
C. Segundo
o texto, as póleis eram as cidades gregas no mundo antigo. A respeito delas,
não se pode afirmar que:
A. ( ) Compunham o país chamado Grécia.
B.
( ) Eram independentes entre si.
C.
( ) Se localizam em campos férteis.
D.
( ) Estabeleciam contato entre si por
meio do mar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário