terça-feira, 2 de outubro de 2018

Prova com gabarito - E. E. Monsenhor Rocha - 7º Ano


ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
             Disciplina: História-Valor: 7,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno (a):___________________________________ Nº ____
Turma: 7º ano: ____     Turno: ______________Nota: _____

1. Para garantir a posse da terra, Portugal decidiu colonizar o Brasil. Mas, para isso, seria preciso desenvolver uma atividade econômica lucrativa. A solução encontrada foi implantar em certos trechos do litoral:
A. (    ) A produção açucareira.
B. (    ) A exploração do ouro.
C. (    ) A extração do pau-brasil.
D. (    ) A criação de gado.
E. (    ) O comércio de especiarias.

O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época, passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras".

2. Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de:
A. (    ) O lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.
B. (    ) Os árabes serem aliados históricos dos portugueses.
C. (    ) A mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.
D. (    ) As feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.
E. (    ) Os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.

3. O país que atuava como parceiro econômico de Portugal na produção do açúcar por meio do financiamento dos engenhos, refinamento do açúcar e distribuição da mercadoria pela Europa foi:
A. (    ) Holanda.
B. (    ) Espanha.
C. (    ) França.
D. (    ) Índia.
E. (    ) Cabo Verde.

O escravo no Brasil é geralmente apresentado como dócil, dominado pela força e submisso ao senhor. Porém, muitos historiadores mostram a importância da resistência dos escravos aos senhores e o medo que os senhores sentiram diante dos quilombos, insurreições, revoltas, atentados e fugas de escravos.

4. Leia o texto acima e responda às perguntas a seguir:
A. Descreva o que eram os quilombos.

Os quilombos eram comunidades em regiões de difícil acesso formadas por escravos que resistiam ao trabalho compulsório. Uma vez foragidos, a população dos quilombos desenvolviam formas próprias de organização social e econômica afastadas do modelo imposto pela ordem agroexportadora. Não raro, fugitivos da lei, indígenas e outros marginalizados também viam a fazer parte das comunidades quilombolas.

B. Por que a Metrópole portuguesa e os senhores combateram os quilombos, as revoltas, os atentados e as fugas de escravos no Período Colonial brasileiro?

O combate contra tais ações era de fundamental importância para que a ordem colonial não fosse ameaçada pelos inúmeros escravos que determinavam a sua própria sustentação. De tal forma, os combates às fugas e revoltas se mostravam constantes e indicavam as tensões geradas no interior de um sistema construído a partir da exploração e da desigualdade.

5. Qual era a estrutura básica da produção de açúcar implantada por Portugal no Brasil?
A. (    ) Policultura, trabalho assalariado e grande propriedade.
B. (    ) Monocultura, trabalho escravo e pequena propriedade familiar.
C. (    ) Monocultura, trabalho assalariado e pequena propriedade familiar.
D. (    ) Monocultura, trabalho escravo e grande propriedade.
E. (    ) Policultura, trabalho escravo e grande propriedade.

6. O empreendimento açucareiro durante a colonização do Brasil contou com a participação dos holandeses. Enquanto os portugueses dominavam a produção de açúcar, os holandeses controlavam:
A. (    ) A extração do pau-brasil
B. (    ) A mineração
C. (    ) A distribuição comercial
D. (    ) A mão-de-obra
E. (    ) A criação de caprinos

O mapa mostra as Treze Colônias inglesas na América do Norte, normalmente divididas entre Norte, de Massachusetts até a Pensilvânia, e sul, a partir de Maryland até a Geórgia. Colonização de iniciativa particular no século XVI, as Treze Colônias inglesas mantinham grandes diferenças entre si, sendo as principais entre o Norte e o Sul.

Resultado de imagem para mapa das treze colonias

7. Dentre elas, podemos citar
A. (    ) As colônias do sul eram voltadas à exploração, possuíam um sistema de produção baseado no plantation, portanto, com trabalho escravo, monocultura e exportação.   
B. (    ) O norte foi caracterizado por receber um grande fluxo de imigrantes ingleses, estimulados pelos cercamentos e pelas perseguições religiosas sofridas na Inglaterra, vieram para colônia e montaram grandes fazendas de açúcar, tabaco e algodão, voltadas à exportação para a Europa.   
C. (    ) O sul abrigou colônias de povoamento, onde a pequena propriedade para subsistência e o trabalho livre foram predominantes.   
D. (    ) A coroa inglesa se manteve presente nas Treze Colônias, cobrando impostos e fundando a Companhia Geral do Comércio, órgão cuja competência era fiscalizar e manter o monopólio inglês sobre os produtos exportados pela colônia.   
E. (    ) As colônias ao norte foram conhecidas pela exploração de matéria-prima que abastecia as manufaturas inglesas, contudo, a partir das revoltas de escravos e o início do trabalho assalariado, o valor das transações aumenta muito, tornando inviável para a Inglaterra continuar ligada às colônias.   

8. Era um casarão térreo ou um sobrado, onde morava o senhor de engenho e sua família, além de capatazes que cuidavam de sua segurança pessoal. Era também o centro administrativo do engenho:
A. (    ) Senzala
B. (    ) Moenda
C. (    ) Casa-grande
D. (    ) Mansão
E. (    ) Purgador

9.Além das moradias das famílias de senhores de engenhos e de escravos, havia construções reservadas propriamente à produção citadas a seguir, exceto:
A. (    ) Moenda
B. (    ) Fornalhas
C. (    ) Casa de purgar
D. (    ) Galpões
E. (    ) Almoxarife 

10. Os senhores de engenho nem sempre administravam diretamente suas propriedades, por vezes transferindo essa tarefa:
A. (    ) A um escravo de confiança
B. (    ) A qualquer escravo
C. (    ) A sua esposa
D. (    ) A um parente próximo
E. (    ) A um feitor-mor

11. Foram características dominantes da colonização portuguesa na América:
A. (     ) Pequenas unidades de produção diversificada, comércio livre e trabalho compulsório.
B. (     ) Grandes unidades produtivas de exportação, monopólio do comércio e escravidão.
C. (     ) Pacto colonial, exploração de minérios e trabalho livre.
D. (     ) Latifúndio, produção monocultora e trabalho assalariado de indígenas.
E. (     ) Exportação de matérias-primas, minifúndio e servidão.

Eles não tinham deixado a Inglaterra para escapar a toda forma de governo, mas para trocar o que acreditavam ser um mau governo por um bom, ou seja, formado livremente por eles mesmos. Tanto no plano político como no religioso, acreditavam que o indivíduo só poderia se desenvolver em liberdade. Entretanto, convencidos de que a liberdade consiste em dar ao homem a oportunidade de obedecer aos desígnios divinos, ela apenas permitia ao indivíduo escolher o Estado que deveria governá-lo e a Igreja na qual ele iria louvar a Deus. [...]

12. A historiografia sobre a colonização da América costuma realçar as peculiaridades da colonização britânica nas colônias do Norte. As diferenças, entretanto, em relação às colonizações portuguesa e inglesa não são absolutas, pois
A. (     ) Ambos os modelos de colonização eram predominantemente mercantis, ainda que a agricultura de subsistência fosse mais presente na colonização portuguesa.   
B. (     ) Tanto os colonos ingleses quanto os portugueses eram profundamente marcados pelas disputas entre as potências europeias, sendo que os portugueses eram aliados preferenciais da França.   
C. (     ) Em ambas as modalidades de colonização, a administração colonial era formalmente descentralizada, havendo espaço para uma expressiva margem de autonomia dos colonos.   
D. (     ) O sentido de missão religiosa estava presente nas duas modalidades de colonização, refletindo a ainda forte presença do misticismo no mundo europeu.   

13. Como surgiu a União Ibérica?

R: A União Ibérica foi o período em que o rei espanhol Felipe II dominou Portugal, redefinindo a configuração geográfica da América Espanhola.

14. A expulsão dos holandeses do Brasil alterou a vida econômico-financeira da Metrópole portuguesa porque:
A. (    ) Permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.
B. (    ) Permitiu que Portugal retomasse o total controle da produção açucareira brasileira.
C. (    ) Favoreceu o consumo do açúcar, tendo em vista a quebra do monopólio de distribuição no mercado internacional.
D. (    ) Assegurou ao governo português a ampliação de suas rendas, pela estatização dos engenhos holandeses em Pernambuco.
E. (    ) Permitiu maiores lucros, pela introdução de novas técnicas de produção nos engenhos do Nordeste.

Resultado de imagem para charge sobre os quilombos

15. Interprete a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: A imagem acima demonstra que alguns países europeus dominaram o Brasil no período colonial. Contudo, como a charge acima mostra, houve o crescimento dos quilombos nas regiões rurais do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...