Santa Bárbara do
Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
Disciplina: História-Valor: 7,0
pts. Data:__/__/ 2018
Aluno (a):___________________________________
Nº ____
Turma: 7º ano: ____ Turno: ______________Nota: _____
1. Para garantir a posse da terra, Portugal
decidiu colonizar o Brasil. Mas, para isso, seria preciso desenvolver uma
atividade econômica lucrativa. A solução encontrada foi implantar em certos
trechos do litoral:
A. ( ) A produção açucareira.
B. (
) A exploração do ouro.
C. (
) A extração do pau-brasil.
D. (
) A criação de gado.
E. (
) O comércio de especiarias.
O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à
Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi
principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi
aumentando. Nessa época, passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em
pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente
caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras".
2. Considerando o conceito do Antigo Sistema
Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à
colonização brasileira, em virtude de:
A. ( ) O lucro obtido com o seu comércio ser
muito vantajoso.
B. (
) Os árabes serem aliados históricos dos portugueses.
C. (
) A mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.
D. (
) As feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.
E. (
) Os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.
3. O país que atuava como parceiro econômico
de Portugal na produção do açúcar por meio do financiamento dos engenhos,
refinamento do açúcar e distribuição da mercadoria pela Europa foi:
A. ( ) Holanda.
B. (
) Espanha.
C. (
) França.
D. (
) Índia.
E. (
) Cabo Verde.
O escravo no Brasil é geralmente apresentado como dócil,
dominado pela força e submisso ao senhor. Porém, muitos historiadores mostram a
importância da resistência dos escravos aos senhores e o medo que os senhores
sentiram diante dos quilombos, insurreições, revoltas, atentados e fugas de
escravos.
4. Leia o texto acima e responda às perguntas a seguir:
A. Descreva o que eram os quilombos.
Os quilombos eram comunidades em regiões de difícil acesso formadas
por escravos que resistiam ao trabalho compulsório. Uma vez foragidos, a
população dos quilombos desenvolviam formas próprias de organização social e
econômica afastadas do modelo imposto pela ordem agroexportadora. Não raro,
fugitivos da lei, indígenas e outros marginalizados também viam a fazer parte
das comunidades quilombolas.
B. Por que a Metrópole portuguesa e os
senhores combateram os quilombos, as revoltas, os atentados e as fugas de
escravos no Período Colonial brasileiro?
O combate contra tais ações era de fundamental importância para que
a ordem colonial não fosse ameaçada pelos inúmeros escravos que determinavam a
sua própria sustentação. De tal forma, os combates às fugas e revoltas se
mostravam constantes e indicavam as tensões geradas no interior de um sistema
construído a partir da exploração e da desigualdade.
5. Qual era a estrutura básica da produção de
açúcar implantada por Portugal no Brasil?
A. (
) Policultura, trabalho assalariado e grande propriedade.
B. (
) Monocultura, trabalho escravo e pequena propriedade familiar.
C. (
) Monocultura, trabalho assalariado e pequena propriedade familiar.
D. ( ) Monocultura, trabalho escravo e grande
propriedade.
E. (
) Policultura, trabalho escravo e grande propriedade.
6. O empreendimento açucareiro durante a
colonização do Brasil contou com a participação dos holandeses. Enquanto os
portugueses dominavam a produção de açúcar, os holandeses controlavam:
A. (
) A extração do pau-brasil
B. ( ) A mineração
C. ( ) A distribuição comercial
D. ( ) A mão-de-obra
E. ( ) A criação de caprinos
B. ( ) A mineração
C. ( ) A distribuição comercial
D. ( ) A mão-de-obra
E. ( ) A criação de caprinos
O
mapa mostra as Treze Colônias inglesas na América do Norte, normalmente
divididas entre Norte, de Massachusetts até a Pensilvânia, e sul, a partir de Maryland
até a Geórgia. Colonização de iniciativa particular no século XVI, as Treze
Colônias inglesas mantinham grandes diferenças entre si, sendo as principais
entre o Norte e o Sul.
7.
Dentre elas, podemos citar
A. ( ) As colônias do sul eram voltadas à
exploração, possuíam um sistema de produção baseado no plantation, portanto,
com trabalho escravo, monocultura e exportação.
B. ( ) O
norte foi caracterizado por receber um grande fluxo de imigrantes ingleses,
estimulados pelos cercamentos e pelas perseguições religiosas sofridas na
Inglaterra, vieram para colônia e montaram grandes fazendas de açúcar, tabaco e
algodão, voltadas à exportação para a Europa.
C. ( ) O
sul abrigou colônias de povoamento, onde a pequena propriedade para subsistência
e o trabalho livre foram predominantes.
D. ( ) A
coroa inglesa se manteve presente nas Treze Colônias, cobrando impostos e
fundando a Companhia Geral do Comércio, órgão cuja competência era fiscalizar e
manter o monopólio inglês sobre os produtos exportados pela colônia.
E. ( ) As
colônias ao norte foram conhecidas pela exploração de matéria-prima que
abastecia as manufaturas inglesas, contudo, a partir das revoltas de escravos e
o início do trabalho assalariado, o valor das transações aumenta muito,
tornando inviável para a Inglaterra continuar ligada às colônias.
8. Era um casarão térreo ou um sobrado, onde morava
o senhor de engenho e sua família, além de capatazes que cuidavam de sua
segurança pessoal. Era também o centro administrativo do engenho:
A. ( )
Senzala
B. ( ) Moenda
C. ( ) Casa-grande
D. ( ) Mansão
E. ( ) Purgador
B. ( ) Moenda
C. ( ) Casa-grande
D. ( ) Mansão
E. ( ) Purgador
9.Além das moradias das famílias de senhores de
engenhos e de escravos, havia construções reservadas propriamente à produção
citadas a seguir, exceto:
A. ( )
Moenda
B. ( ) Fornalhas
C. ( ) Casa de purgar
D. ( ) Galpões
E. ( ) Almoxarife
B. ( ) Fornalhas
C. ( ) Casa de purgar
D. ( ) Galpões
E. ( ) Almoxarife
10. Os senhores de engenho nem sempre administravam
diretamente suas propriedades, por vezes transferindo essa tarefa:
A. ( ) A um escravo de confiança
B. ( ) A qualquer escravo
C. ( ) A sua esposa
D. ( ) A um parente próximo
E. ( ) A um feitor-mor
B. ( ) A qualquer escravo
C. ( ) A sua esposa
D. ( ) A um parente próximo
E. ( ) A um feitor-mor
11. Foram
características dominantes da colonização portuguesa na América:
A. ( ) Pequenas
unidades de produção diversificada, comércio livre e trabalho compulsório.
B.
( ) Grandes unidades produtivas de
exportação, monopólio do comércio e escravidão.
C. ( ) Pacto
colonial, exploração de minérios e trabalho livre.
D. ( ) Latifúndio,
produção monocultora e trabalho assalariado de indígenas.
E. ( ) Exportação
de matérias-primas, minifúndio e servidão.
Eles
não tinham deixado a Inglaterra para escapar a toda forma de governo, mas para
trocar o que acreditavam ser um mau governo por um bom, ou seja, formado
livremente por eles mesmos. Tanto no plano político como no religioso,
acreditavam que o indivíduo só poderia se desenvolver em liberdade. Entretanto,
convencidos de que a liberdade consiste em dar ao homem a oportunidade de
obedecer aos desígnios divinos, ela apenas permitia ao indivíduo escolher o
Estado que deveria governá-lo e a Igreja na qual ele iria louvar a Deus. [...]
12. A historiografia sobre a colonização da América
costuma realçar as peculiaridades da colonização britânica nas colônias do
Norte. As diferenças, entretanto, em relação às colonizações portuguesa e
inglesa não são absolutas, pois
A. ( ) Ambos
os modelos de colonização eram predominantemente mercantis, ainda que a
agricultura de subsistência fosse mais presente na colonização portuguesa.
B. ( ) Tanto
os colonos ingleses quanto os portugueses eram profundamente marcados pelas
disputas entre as potências europeias, sendo que os portugueses eram aliados
preferenciais da França.
C. ( ) Em
ambas as modalidades de colonização, a administração colonial era formalmente
descentralizada, havendo espaço para uma expressiva margem de autonomia dos
colonos.
D. ( ) O sentido de missão religiosa estava
presente nas duas modalidades de colonização, refletindo a ainda forte presença
do misticismo no mundo europeu.
13. Como surgiu a União Ibérica?
R: A União Ibérica foi o período em que o rei espanhol Felipe II
dominou Portugal, redefinindo a configuração geográfica da América Espanhola.
14. A expulsão dos holandeses do Brasil
alterou a vida econômico-financeira da Metrópole portuguesa porque:
A. ( ) Permitiu aos portugueses retomar o
controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.
B. (
) Permitiu que Portugal retomasse o total controle da produção
açucareira brasileira.
C. (
) Favoreceu o consumo do açúcar, tendo em vista a quebra do monopólio de
distribuição no mercado internacional.
D. (
) Assegurou ao governo português a ampliação de suas rendas, pela
estatização dos engenhos holandeses em Pernambuco.
E. (
) Permitiu maiores lucros, pela introdução de novas técnicas de produção
nos engenhos do Nordeste.
15. Interprete a imagem acima de acordo com
os seus conhecimentos.
R: A imagem acima demonstra que alguns países europeus dominaram o
Brasil no período colonial. Contudo, como a charge acima mostra, houve o
crescimento dos quilombos nas regiões rurais do país.
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