quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Prova com gabarito - E. E. Venceslau José da Silva - 9º Ano


E.E. “VENCESLAU JOSÉ DA SILVA”
AVENIDA FRANCISCO ROSA, Nº 300- DISTRITO DE SANTA EFIGÊNIA
Ensino Fundamental - Anos Finais 6º ao 9º ano -  Educação Integral – Turma: 9º Ano 
Nome:________________________ Nº__Data: __/__/__ Nota___ 

 1- A Revolução de 1932 pode ser explicada pela:
A. (    ) Tentativa de recuperação do poder pela oligarquia paulista.
B. (    ) Frustração dos tenentes que foram afastados do poder.
C. (    ) Manipulação política das oligarquias nordestinas.
D. (    ) Luta exclusiva em torno de uma nova Constituição.
E. (    ) Insatisfação contra a ditadura de Getúlio Vargas.

 “A escolha dos candidatos à sucessão presidencial funcionará como um estopim para a mais importante revolução da história republicana. (...) Os entendimentos políticos evoluíram no sentido de agruparem-se em torno de Getúlio Vargas as forças da oposição (...) Realizaram-se, contudo, as eleições e o resultado foi favorável a Júlio Prestes. Entretanto, vinte e dois dias antes de terminar o mandato de Washington Luís, a revolução estava nas ruas.”

2. A que revolução o texto faz referência e quem assumiu a Presidência da República sucedendo a Washington Luís?
A. (    ) Revolução de 1930; Júlio Prestes.
B. (    ) Revolução de 1930; Getúlio Vargas.
C. (    ) Revolução de 1930; João Pessoa.
D. (    ) Revolução Constitucionalista de 1932; Júlio Prestes.
E. (    ) Revolução Constitucionalista de 1932; Getúlio Vargas.

3. Entre as alternativas a seguir apenas uma não se relaciona com a Era Vargas. Assinale-a:
A. (    ) Censura à imprensa e violenta repressão política durante o Estado Novo.
B. (    ) Construção da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda e fundação da Petrobrás.
C. (    ) Centralização de poderes e Revolução Constitucionalista de 1932.
D. (    ) Atendimento aos interesses das elites agrária e industrial e às reivindicações dos trabalhadores, atenuando o conflito entre o capital e o trabalho.
E. (    ) Alinhamento aos EUA/OTAN no contexto da Guerra Fria e abertura às multinacionais.

4. Entre as principais características da Constituição de 1934, podemos destacar como importantes conquistas, EXCETO:
A. (    ) A instituição do voto feminino;
B. (    ) Ensino primário gratuito e obrigatório;
C. (    ) Estatização das riquezas do subsolo;
D. (    ) Reconhecimento dos direitos trabalhistas como o salário mínimo, a jornada de trabalho de 8 horas, férias anuais, etc;
E. (    ) Liberdade de expressão sem restrições à imprensa.

5. Com respeito à Ação Integralista no Brasil, na década de 1930, é correto afirmar que
A. (    ) Foi uma cópia fiel do fascismo italiano, inclusive nas cores escolhidas para o uniforme usado nas manifestações públicas.
B. (    ) Foi um movimento sem expressão política, pois não tinha líderes intelectuais, nem adesão popular.
C. (    ) Tinha como principais marcas o nacionalismo, a base sindical corporativa e a supremacia do Estado.
D. (    ) Elegeu católicos, comunistas e positivistas como antagonistas mais significativos.
E. (    ) Foi um movimento financiado pelo governo getulista, o que explica sua sobrevivência.

6. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado em 1930 por Getúlio Vargas,
A. (    ) Era um órgão que garantia a liberdade artística, jornalística e dos demais meios de comunicação do Brasil na era Vargas.
B. (    ) Promovia manifestações cívicas, nas quais os sindicatos de esquerda tinham um papel importante de conscientização das massas.
C. (    ) Estimulava a produção de filmes nacionais e concursos de música e defendia o direito de os sindicatos realizarem seus comícios e suas greves.
D. (    ) Aproveitou-se do programa Hora do Brasil, que, além de transmitir notícias políticas e informações, servia como porta de entrada para as ideias liberais de Vargas.
E. (    ) Era responsável por controlar os meios de comunicação e promover a propaganda do Estado Novo.

7. Em novembro de 1935, eclode no Rio Grande do Norte a Intentona Comunista referência pejorativa à fracassada tentativa de tomada do poder, por meio de um plano a partir dos quartéis e apoio as ações militares com greves e manifestações de massa. O levante em questão foi de iniciativa:
A. (   ) Da Ação Integralista Brasileira
B. (   ) Da Aliança Liberal
C. (   ) Da Aliança Nacional Libertadora
D. (   ) Do Partido Democrático Paulista
E. (   ) Do Departamento Administrativo do Serviço Público

8. A política cultural do Estado Novo com relação aos intelectuais caracterizou-se:
A. (    ) Pela repressão indiscriminada, por serem os intelectuais considerados adversários de regimes ditatoriais.
B. (    ) Por um clima de ampla liberdade pois o governo cortejava os intelectuais para obter apoio ao seu projeto nacional.
C. (    ) Pela indiferença, pois os intelectuais não tinham expressão e o governo se baseava nas forças militares.
D. (    ) Pelo desinteresse com relação aos intelectuais, pois o governo se apoiava nos trabalhadores sindicalizados.

Imagem relacionada

9. Durante o governo de Getúlio Vargas, eclodiu em São Paulo um movimento que a história consagrou com o nome de Revolução Constitucionalista de 1932 Os revoltosos exigiam:
A. (    ) a participação da elite cafeeira no governo
B. (    ) aprovação de leis trabalhistas
C. (    ) extinção da censura à imprensa
D. (    ) convocação de uma Assembleia para a elaboração de uma Constituição
E. (   ) permissão para o funcionamento de sindicatos

Em novembro de 1937, Getúlio Vargas deu um golpe de Estado, com o objetivo de permanecer na presidência, uma vez que as eleições já estavam marcadas para 03 de janeiro de 1938.

10. Para dar esse golpe Getúlio Vargas armou um plano chamado de:
A. (    ) Plano de metas
B. (    ) Plano Cohen
C. (    ) Plano provisório
D. (    ) Plano salarial

Para fazer propaganda de Getúlio Vargas exaltando a figura idealizada de ditador, foi criado o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) onde o rádio passou a ser utilizado em grande escala.

11. O DIP foi criado no governo:
A. (    ) Governo provisório
B. (    ) Governo constitucionalista
C. (    ) Estado novo
D. (    ) Retorno de Vargas em 1951

Resultado de imagem para charge sobre o plano cohen

12. Interprete a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: A imagem acima representa o Plano Cohen, o falso projeto de Vargas para continuar governando o Brasil. Deve-se ressaltar que o conteúdo do plano falava que os comunistas queriam tomar o país e instituir a desordem. Em outras palavras, foi um pretexto que Vargas desejava para perpetrar uma ditadura (o Estado Novo).

13. Sobre o governo de Getúlio Vargas de 1930 a 1945, analise V para verdadeiro e F para falso.
A. (V) Durante o Estado Novo foi criada a Companhia siderúrgica nacional.
B. (F) Os quinze anos de mandato de Getúlio Vargas se deu através de eleições direitas.
C. (V) Getúlio Vargas ficou conhecido popularmente como o “ pai dos pobres”.
D. (F) Com a criação da CLT, os trabalhadores perderam o direito de greve.

O Estado Novo, de Vargas, criou um Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) que estava encarregado de realizar a censura às idéias contrárias ao regime e difundir a propaganda política do governo. O DIP lançou mãos de vários meios de comunicação para atingir o maior número de cidadãos com a ideologia do Estado Novo, visando mobilizar a sociedade em torno de seu programa político.

14. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), tinha como um dos objetivos:
A. (    ) Era um órgão que garantia a liberdade artística, jornalística e dos demais meios de comunicação do Brasil na era Vargas.
B. (    ) Promovia manifestações cívicas, nas quais os sindicatos de esquerda tinham um papel importante de conscientização das massas.
C. (    ) Era responsável por controlar os meios de comunicação e promover a propaganda do Estado Novo.
D. (    ) Aproveitou-se do programa Hora do Brasil, que, além de transmitir notícias políticas e informações, servia como porta de entrada para as ideias liberais de Vargas.

A proclamação a seguir é do movimento que, em nome da Aliança Nacional Libertadora, os comunistas deflagraram ao final de 1935 contra o governo Getúlio Vagas (1930/45) e que trouxe consequências que marcaram as décadas seguintes da História do Brasil. O Rio Grande do Norte, desafrontado dos dias amargos em que viveu tiranizado por um governo forjado na prostituição dos princípios republicanos de outrora, hasteia-se soberbo, (...) abrindo caminho largo no solo abençoado da Pátria à entrada triunfal do Cavaleiro da Esperança - Luiz Carlos Prestes. (...) A Aliança Nacional Libertadora assegura garantias plenas a todos os cidadãos, sem distinção de credo político ou religioso (...).

A. Explique o aparecimento do nome de Luiz Carlos Prestes na proclamação dos revoltosos.

R: Luiz Carlos Prestes desenvolveu um projeto de revolução comunista no Brasil. Prestes veio da URSS e objetivava reestruturar o Brasil dentro dos moldes do comunismo. Sua formação e sua ideologia fizeram com que Prestes e Olga viessem para o Brasil para concretizar a “Intentona Comunista”.

B. Cite uma consequência do fracasso do levante de 1935 para a História brasileira dos anos 30.

R: A principal consequência foi o recrudescimento do governo Vargas que provocou, sobretudo, a instalação do Estado Novo.

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