sábado, 18 de agosto de 2018

A Guerra do Paraguai


           Alemães, italianos ou poloneses, os imigrantes tiveram um começo difícil no Brasil – lotes reservados a eles ficavam distantes da cidade, as terras nem sempre eram boas para o cultivo dos produtos agrícolas a que estavam acostumados e o isolamento dificultava a adaptação e o progresso.
      As colônias de imigrantes com base na pequena propriedade e no trabalho familiar resultaram no povoamento de áreas enormes, situadas entre o interior e o litoral das províncias sulistas. Quanto à cultura material, os imigrantes do Sul contribuíram nas técnicas agrícolas, especialmente no uso do arado, da grade e das carroças de quatro rodas. Dedicaram-se à policultura e à semicultura, no Rio Grande do Sul, e à indústria de laticínios e de conservas, em Santa Catarina. O fabrico de cerveja, vinho, champanhe e conhaque, a cultura do trigo e da erva-mate e a manufatura de tecidos e malhas também foram disseminados pelos imigrantes.
        No Segundo Reinado, o Império Brasileiro envolveu-se também em conflitos na região platina. Cortada por vários rios navegáveis, como o Paraguai, o Paraná e o Uruguai, a região é rica e estratégica, e foi palco de constantes conflitos entre os países sul-americanos. Os rios Paraná e Uruguai desembocaram no rio da Prata, que era usado por comerciantes sul-americanos e europeus para fazer as mercadorias chegarem aos portos de Buenos Aires e Montevidéu, que, dali, seguiam para o interior ou eram vendidas para a Europa.

Resultado de imagem para mapa da guerra do paraguai

        Os países sul-americanos lutaram entre si pelo controle dos rios, das terras, do gado e, sobretudo, do poder. O Império Brasileiro, por exemplo, interveio diversas vezes na região platina. Em 1851, invadiu o Uruguai para derrubar o blanco Manuel Oribe e colocar no poder o colorado Frutuoso Rivera. No ano seguinte, invadiu a Argentina para depor o caudilho Juan Manoel Rosas. E, anos depois, voltou a invadir o Uruguai para depor Atanásio Aguirre, que era aliado do ditador paraguaio Solano López. O ditador, então, revidou mandando apreender o navio brasileiro Marquês de Olinda, que seguia com destino ao Mato Grosso e, em 13 de dezembro de 1864, declarou guerra ao Brasil, dando início à Guerra do Paraguai.
Resultado de imagem para Solano López
Solano López
        Em janeiro de 1865, como o governo argentino não permitiu que os paraguaios atravessassem seu território para atacar o Rio Grande do Sul, López declarou guerra também à Argentina. Em maio de 1865, o Brasil de Dom Pedro II, a Argentina de Bartolomeu Mitre e o Uruguai de Venâncio Flores formaram a Tríplice Aliança para combater o Paraguai.
        Para o historiador Ricardo Salles, por exemplo, o Brasil tinha interesse em impedir a formação de um Estado nacional forte nas terras onde hoje estão Uruguai, Paraguai e Argentina, assegurar a livre navegação nos rios da bacia platina e garantir os ganhos territoriais nas áreas de fronteira.
        A Argentina queria garantir a unidade do país, ameaçada pelo fato de que suas províncias de Entre Rios e Corrientes queriam separar-se e formar países independentes, contando para isso com o apoio do Paraguai.
        O Paraguai de Solano López desejava fortalecer-se a ponto de garantir que não seria anexado pelos seus vizinhos (Argentina e Brasil) e buscava uma saída para o mar. Por isso, López aliou-se ao Uruguai e aos rebeldes argentinos com o objetivo de formar um novo país, cujo porto marítimo seria Montevidéu. O presidente do novo país seria, é claro, ele próprio.
        Numa primeira fase por meio de manobras rápidas, o Paraguai obteve vitórias por terá. Mas, nos rios, a Marinha de Guerra brasileira mostrou-se superior, vencendo os paraguaios em junho de 1865, na batalha naval de Riachuelo, travada no rio Paraná. Em setembro do mesmo ano, outra aliada, desta vez por terra, em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

Resultado de imagem para naval de Riachuelo

        No decorrer da guerra, o número de soldados da Tríplice Aliança foi crescendo. As forças brasileiras eram compostas pelo Exército, pela Guarda Nacional e pelos Voluntários da Pátria (recrutados à força e, por isso, chamados ironicamente de “voluntários a pau e corda”). Estima-se que os efetivos brasileiros podem ter chegado a 200 mil homens. A superioridade populacional e econômica das forças aliadas também foi decisiva nos rumos da guerra.
        A segunda fase da guerra foi marcada por importantes vitórias dos aliados, apesar da tenaz resistência paraguaia. Em 1868, sob o comando do Duque de Caxias, as forças aliadas conquistaram a fortaleza de Humaitá e venceram importantes batalhas, como as de Itororó, Avaí, Lomas Valentinas e Angostura, chamadas de dezembradas por terem ocorrido no mês de dezembro. Essas vitórias facilitaram o caminho para Assunção, capital do Paraguai, conquistada em janeiro de 1869.
Resultado de imagem para Conde D’Eu e duque de caxias
Conde D'Eu
        A última fase da guerra, em que se deu a perseguição de Solano López em território paraguaio, é conhecida como Campanha da Cordilheira e foi comandada pelo Conde D’Eu, autor de muitas atrocidades cometidas contra civis paraguaios. O presidente paraguaio foi morto por soldados brasileiros em Cerro Corá, em 10 de maio de 1870.
        Para o Paraguai, a guerra foi um desastre. Segundo o historiador Ricardo Salles, a guerra vitimou 95% da população masculina do país. Além das mortes em combate, muitos civis e militares morriam por causa de epidemias, como a cólera, das más condições de higiene e de habitação, e da fome. O Paraguai perdeu 140 mil quilômetros quadrados de seu território, parte para o Brasil e parte para a Argentina. Economicamente, saiu fragilizado, o que teve implicações que se estendem até os dias atuais.
        O Brasil incorporou territórios, garantiu a ligação fluvial com o sul do Mato Grosso e conservou a hegemonia na região, mas tudo isso a um custo muito alto. Os dados oficiais falam em 23. 917 mortos em combate; mas há estudos que estimam em 100 mil, entre civis e militares.
        Os gastos com a guerra foram de 614 mil contos de réis, 11 vezes o orçamento do governo brasileiro em 1864. O déficit gerado pela guerra atravessou décadas e ocorreu um aceleramento contraídos com os banqueiros ingleses.
        A Argentina, que possuía na época 1, 5 milhão de habitantes, perdeu 18 mil soldados. Já o Uruguai foi o país que menos teve perdas. Durante a Guerra do Paraguai ocorreram a institucionalização e o fortalecimento do Exército brasileiro. Muitos militares brancos, que haviam lutado ao lado com soldados negros, voltaram da guerra questionando a escravidão e a monarquia que lhe dava suporte.
 Além disso, a vitória na guerra elevou a autoimagem dos militares brasileiros e os aproximou das ideias e do movimento a favor da República.

Um comentário:

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...