Gostaria de justificar a demora para publicar o gabarito dessa prova, pois passei o fim de semana sem internet, em decorrência de problemas técnicos. Aos alunos da turma 8º Ano 12, eis o gabarito da prova, espero que tenham alcançado boas notas.
E. E. Moacyr de Mattos
Avaliação de
História – Turma 8º Ano _____
Prof. Moisés
Rodrigues – Valor: 8.0 pontos
Nome:_________________________
Nº____Data: ___/___/___
1.
Quando da discussão, no Parlamento Inglês, das Leis do Açúcar e do Selo (1784 -
1765), os colonos ingleses da América recusaram-se a aceitar as medidas
impostas, baseando-se:
A (X) No fato de não estarem representados na assembleia que votou as taxas para cobrir os custos da Guerra dos Sete Anos;
B ( ) No princípio da isenção de taxas concedido pela Coroa aos colonos;
C ( ) No direito inalienável dos súditos ingleses de recusar a obediência a leis injustas;
D ( ) Nos direitos naturais do cidadão à vida, à propriedade e à busca da felicidade;
E ( ) Nos prejuízos financeiros advindos do bloqueio aos produtos das Antilhas.
2. Relacione a Guerra dos Sete anos com o aumento
do descontentamento da população das Treze Colônia.
R: A guerra dos Sete Anos, travada entre a Inglaterra e França promoveu a vitória dos ingleses, porém gastaram uma soma de dinheiro inesperada. Por isso, com a finalidade de amenizar os prejuízos financeiros, o governo da Inglaterra criou uma série de impostos, gerando a insatisfação da população das Treze Colônias.
3. Qual foi o principal documento
elaborado no contexto da Independência dos Estados Unidos e quem foi seu
redator?
A (X)
Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por Thomas
Jefferson.
B ( )
Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida
por George Washington.
C ( )
Constituição dos Estados Unidos da América, redigida por Thomas Jefferson.
D ( ) Lei
Federal das Treze Colônias, redigida por Abraham Lincoln.
4. O
que foi a Festa do Chá de Boston (The Boston Tea Party)?
A ( ) Festa
realizada entre colonos americanos e marinheiros ingleses, como forma de
comemoração pela Independência dos Estados Unidos.
B ( )
Protesto organizado por escravos americanos contra o domínio inglês e as
péssimas condições de trabalho.
C (X)
Protesto ocorrido em Boston, realizado por colonos americanos contra a
Inglaterra. No evento, vários colonos americanos jogaram ao mar o carregamento
de chá de um navio inglês.
D ( )
Movimento social e político ocorrido nas colônias americanas, organizado por
trabalhadores com o objetivo de implantar um reinado inglês em território
colonial.
5. Qual das alternativas abaixo apresenta três leis
criadas pela Inglatera e aplicadas nas colônias americanas, que geraram forte
descontentamento entre os colonos e influenciaram no processo de Independências
dos EUA?
A ( ) Lei
da Água, Lei do Café e Lei do Trabalho Escravo.
B ( ) Lei
do Milho, Lei do Algodão e Lei da Soja.
C ( ) Lei
da Indústria, Lei dos Sapatos e Lei dos Tecidos.
D (X) Lei
do Chá, Lei do Selo e Lei do Açúcar
6.
Qual das alternativas abaixo apresenta importantes causas da Independência dos
EUA (1776)?
A ( )
Comércio das colônias americanas com outros países e a proibição da prática da
agricultura.
B (X) O
poder que a Inglaterra (metrópole) exercía sobre sua colônia, através da
fiscalização, altas taxas e impostos e leis que tiravam a liberdade dos
habitantes.
C ( )
Proibição das práticas religiosas nas colônas americanas.
D ( )
Relações comercias entre Inglaterra e França que não eram aprovadas pelos
habitantes das colônias americanas.
7.
Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de
aula.
R: A imagem representa uma das inovações advindas do movimento iluminista, a divisão do poder em três esferas, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O inventor dessa forma de governo foi Montesquieu, que afirmava que deveria existir a autonomia entre as esferas políticas.
8. No período do Iluminismo,
no século XVIII, o filósofo Montesquieu defendia:
A ( ) Divisão da riqueza nacional.
B (X) Divisão dos poderes executivo, legislativo
e judiciário.
C ( ) Divisão da política em nacional e
internacional.
D ( ) Formação de um Poder Moderador no
Congresso Nacional.
E ( ) Implantação da ditadura moderna.
9.
Podemos definir "despotismo esclarecido" como:
A ( ) O
governo dos mais esclarecidos
B ( ) O
governo dos reis absolutos
C (X) A
conciliação das idéias do absolutismo e da filosofia iluminista
D ( ) A
aceitação integral dos ideais dos filósofos iluministas
10. Adam Smith, autor de "A riqueza das
nações", defendia em sua obra:
A ( ) O
governo da maioria
B ( ) O
governo parlamentar.
C (X) A
liberdade de comércio
D ( ) O
intervencionismo estatal na economia
11. Em linhas gerais, sobre o Iluminismo,
marque V (Verdadeiro) e F (Falso):
A. (F) Foi um movimento revolucionário que
surgiu na Inglaterra, no século XVIII.
B. (V) Foi um movimento intelectual que
surgiu na França, no século XVIII.
C. (V) Defendia, no plano filosófico, a
liberdade de pensamento e a igualdade de todos os homens perante as leis e, no
plano econômico, a livre iniciativa.
D. (F) Defendia o direito divino dos reis, o
mercantilismo e o poder político da Igreja Católica.
E. (V) Influenciou alguns governantes
europeus, que implantaram reformas em seus países, ficando conhecidos como
déspotas esclarecidos.
12. Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de importantes
filósofos iluministas?
A ( )
Alberto Magno, Aristóteles, Karl Marx e Norberto Bobbio.
B ( )
Leonardo Boff, Giordano Bruno, Albert Camus e Augusto Comte.
C (X)
Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.
D ( )
Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e Thomas Hobbes.
13. Qual das alternativas abaixo apresenta
apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas?
A ( )
Defesa do regime absolutista, valorização do Mercantilismo; aumento do poder
político dos membros da Igreja Católica.
B (X) Substituição do misticismo e crenças pela
ciência; antropocentrismo; críticas ao Mercantismo e Absolutismo.
C ( )
Fim de qualquer forma de governo; valorização das explicações baseadas nas
crenças populares; sistema econômico controlado totalmente pelo Estado.
D ( )
Aumento do poder das metrópoles sobre as colônias; criação de sistema de
eleições diretas para escolher os reis; igualdade social (divisão igualitária
dos bens e propriedades).
14. Qual das alternativas abaixo define melhor
o que foi o Iluminismo?
A ( )
Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na
Europa.
B ( )
Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo
comandado pela Igreja Católica.
C ( )
Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII,
que pregava a universalização do ensino (escola para todos).
D (X)
Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a
razão e combatia o regime absolutista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário