quinta-feira, 2 de junho de 2016

Prova com gabarito - E. E. Monsenhor Rocha - 2° Ano

           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                   Disciplina: História-Valor: 08 pts. Data: ___/___/16
 Aluno(a):___________________________Turma: 2º ano ___Turno: ______Nota: _____

Nos séculos XVI, XVII e XVIII, a América Espanhola experimentou um intenso confronto cultural que deu origem a uma sociedade marcada pela mistura de traços europeus e indígenas. Tal sociedade configurou-se de modo bastante estratificado e em conformidade com a linhagem, a riqueza, a cor da pele e a exploração das populações nativas.

1. Considerando o seu conhecimento sobre o tema, é correto afirmar:


A. (   ) A mão-de-obra indígena foi utilizada em pequena escala pelos espanhóis na exploração das minas, aspecto que dificultou a integração dos nativos aos costumes europeus.
B. (   ) O mestiço, por sua condição social, gozava dos mesmos privilégios e oportunidades dos brancos.
C. (   ) Não há registros da influência das sociedades indígenas na organização das estruturas sociais e de produção da América Hispânica.
D. ( ) Os espanhóis oriundos da metrópole desfrutavam de uma série de vantagens em relação a seus descendentes nascidos na colônia.
E. (   ) A produção colonial da América Espanhola organizou-se em regiões de baixa densidade populacional indígena e adotou a
escravidão de africanos nas minas e plantações.

2. A administração espanhola na América era bastante rígida; daí a criação de órgãos como a Casa de Contratação, cuja função era

A. (   ) Administrativa, pois a cada três anos realizava a Visitacion e fiscalizava a cristianização dos índios.
B. (   ) Presidir a Audiência, comandar as forças militares, controlar as minas e fiscalizar a cristianização dos índios.
C. (   ) Administrar estabelecimentos públicos, cobrar impostos e policiar a região.
D. ( X ) Fiscalizar a entrada e a saída de riquezas da América, combatendo o contrabando.
E. (   ) Fazer leis coloniais, comandar os funcionários e servir de Tribunal.

É possível dizer que os primeiros cento e cinquenta anos da presença espanhola nas Américas foram marcados por grandes êxitos econômicos para a Coroa e para a minoria espanhola que participou diretamente da conquista.

3. Um dos resultados do domínio espanhol foi:

A. (   ) O desenvolvimento da agricultura extensiva como atividade econômica principal.
B. (   ) O aumento da população indígena preexistente.
C. ( X ) A destruição de grande parte da população indígena preexistente.
D. (   ) O desenvolvimento de uma sociedade urbana e democrática.
E. (   ) Uma secundária atividade mineradora executada por escravos de origem africana.

4. A colonização inglesa na América do norte:

A. (   ) Foi impulsionada pela atuação dinâmica da coroa.
B. (   ) Caracterizou-se pela utilização do trabalho indígena.
C. (   ) Desenvolveu-se desde o século XVI devido a descoberta de ricas jazidas mineirais.
D. (   ) Resultou na criação de colônias de exploração na Nova Inglaterra.
E. ( X ) Foi marcada pelo afluxo de imigrantes deslocados de sua pátria por causa de perseguições políticas religiosas.

5. As grandes propriedades com escravos nas treze colônias Inglesas da América, localiza-se:

A. (   ) Ao norte
B. (   ) A leste
C. (   ) A oeste
D. (X) Ao sul
E. (   ) Ao centro

6. Cite os fatores responsáveis pela morte dos indígenas após o contato com os europeus.

R: Vários fatores poderiam ser citados, como a disseminação de doenças, a fome e a guerra.

 “Nos anos 1575-1600, Potosí produziu talvez a metade de toda a prata hispano-americana. Tal profusão de prata não teria vindo à tona sem a concomitante abundância de mercúrio de Huancavélica, que naqueles mesmos anos estava também produzindo como nunca havia feito. Outro estimulante para Potosí foi claramente a mão de obra barata fornecida através da mita de Toledo.”

7. Como indicado no texto, os espanhóis utilizaram um sistema de trabalho denominado mita, que consistia:

A. (X) No trabalho obrigatório e temporário, mobilizando mão de obra indígena geralmente escolhida por sorteio entre as tribos, sendo deslocada para qualquer região da colônia.
B. (   ) No emprego de tribos inteiras de indígenas, dirigidas por seus chefes naturais, assegurando ainda a instrução cristã dos envolvidos.
C. (   ) No trabalho compulsório e permanente de escravos que chegavam ao porto de Toledo.
D. (   ) Em contratos de servidão realizados entre espanhóis e astecas.
E. (   ) Em um sistema de servidão por dívidas, pois com a desintegração da economia tradicional indígena, esses foram obrigados a adquirir produtos vindos da Europa.

“Aqueles que foram de Espanha para esses países (e se têm na conta de cristãos) usaram de duas maneiras gerais e principais para extirpar da face da terra aquelas míseras nações. Uma foi a guerra injusta, cruel, tirânica e sangrenta. Outra foi matar todos aqueles que podiam ainda respirar ou suspirar e pensar em recobrar a liberdade ou subtrair-se aos tormentos que suportam, como fazem todos os senhores naturais e os homens valorosos e fortes; pois comumente na guerra não deixam viver senão mulheres e crianças: e depois oprimem-nos com a mais horrível e áspera servidão a que jamais tenham submetido homens ou animais.”

8. O trecho do texto de Las Casas aponta o processo de dizimação das populações indígenas americanas por parte dos espanhóis. Além da guerra, os processos de trabalho e o controle disciplinar imposto resultaram na morte de milhões de habitantes nativos da América. Dentre os processos de trabalho impostos aos indígenas e que resultaram em sua mortandade, destaca-se:

A. (   ) A escravidão imposta a eles, semelhante a dos africanos levados à América para trabalhar na extração de metais.
B. (X) A encomienda, um processo de trabalho compulsório imposto a toda uma tribo para executar serviços agrícolas e extrativistas.
C. (   ) O assalariamento, pago em valores muito baixos e geralmente em espécie.
D. (   ) A parceria, onde os indígenas eram obrigados a trabalhar na agricultura e nas minas, destinando dois terços da produção aos espanhóis.

9. Relacione o episódio conhecido como cercamento dos campos com a vinda dos ingleses ao continente americano.

R: Através do cercamento dos campos, em que o governo da Inglaterra confiscou as terras dos camponeses com a finalidade de criar ovelhas (a lã era necessária para a indústria têxtil) e, com isso, os ingleses vieram para o continente americano.

                                                                     

Gravura de Potosí, localizada no Vice-reino do Peru, durante a colonização espanhola

10. Potosí foi um dos principais locais de exploração de riquezas naturais utilizadas pela coroa espanhola durante a colonização da América. Em Potosí, os espanhóis fizeram com que os indígenas extraíssem cerca de metade:

A. (   ) Do ouro explorado nas Américas.
B. (   ) Do mercúrio necessário à obtenção da prata.
C. (   ) Do sal comercializado na Europa.
D. (   ) Dos diamantes que enriqueceram a coroa espanhola.
E. (X) Da prata conseguida pelos espanhóis na América.

“Torna-se claro na leitura do Mayflower Compact (acordo firmado pelos colonos a bordo do navioMayflower, em 1620, que se tornaria base para a constituição do primeiro sistema de governo em solo norte-americano), que a viagem ao Novo Mundo, bem como o estabelecimento de um arranjo político para administrar o empreendimento, era tarefa subordinada primeiramente a Deus e à fé cristã, e apenas subsidiariamente ao poder secular do rei da Inglaterra. Segundo o texto do acordo, a colônia seria fundada "para a glória de Deus e o avanço da fé cristã, e a honra de nosso rei e nosso país''. Um sistema religioso (e um propósito espiritual) precedia a ordem política.”

11. A partir da leitura do texto, é possível dizer que:

A. (   ) Os “pais fundadores” das Treze Colônias usaram o subterfúgio da religião para ludibriar e convencer adeptos a embarcarem na “aventura americana”.
B. (   ) A religião estava à frente dos anseios dos “pais fundadores”, porém isso não constava no  Mayflower Compact, sendo falsa a informação apresentada pelo autor.
C. (   ) Os “pais fundadores” possuíam acordos com a coroa inglesa e usavam a religião apenas simbolicamente para não comprometer tais acordos.
D. ( X ) A crença religiosa foi determinante para o início da colonização inglesa na América, e essa importância foi referendada no Mayflower Compact.
E. (   ) A crença religiosa não teve importância alguma entre os colonos ingleses, haja vista que estes fugiram da Inglaterra em razão das guerras civis religiosas. 

12. Utilize a pirâmide abaixo para enumerar as classes sociais presentes na América Espanhola.


                                                Chapetones
                                                     Criollos
                                                         Mestiços
                                                             Indígenas
                                                                   Escravos africanos 

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