ESCOLA ESTADUAL
“MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação
de aprendizagem
Disciplina: História-Valor:
08 pts. Data: ___/___/16
Aluno(a):___________________________Turma: 2º ano ___Turno: ______Nota: _____
Nos
séculos XVI, XVII e XVIII, a América Espanhola experimentou um intenso
confronto cultural que deu origem a uma sociedade marcada pela mistura de
traços europeus e indígenas. Tal sociedade configurou-se de modo bastante
estratificado e em conformidade com a linhagem, a riqueza, a cor da pele e a
exploração das populações nativas.
1. Considerando
o seu conhecimento sobre o tema, é correto afirmar:
A. ( ) A mão-de-obra indígena foi utilizada em pequena escala pelos espanhóis na exploração das minas, aspecto que dificultou a integração dos nativos aos costumes europeus.
B. ( ) O mestiço, por sua condição social, gozava dos mesmos privilégios e oportunidades dos brancos.
C. ( ) Não há registros da influência das sociedades indígenas na organização das estruturas sociais e de produção da América Hispânica.
D. ( X ) Os espanhóis oriundos da metrópole desfrutavam de uma série de vantagens em relação a seus descendentes nascidos na colônia.
E. ( ) A produção colonial da América Espanhola organizou-se em regiões de baixa densidade populacional indígena e adotou a
escravidão de africanos nas minas e plantações.
A. ( ) A mão-de-obra indígena foi utilizada em pequena escala pelos espanhóis na exploração das minas, aspecto que dificultou a integração dos nativos aos costumes europeus.
B. ( ) O mestiço, por sua condição social, gozava dos mesmos privilégios e oportunidades dos brancos.
C. ( ) Não há registros da influência das sociedades indígenas na organização das estruturas sociais e de produção da América Hispânica.
D. ( X ) Os espanhóis oriundos da metrópole desfrutavam de uma série de vantagens em relação a seus descendentes nascidos na colônia.
E. ( ) A produção colonial da América Espanhola organizou-se em regiões de baixa densidade populacional indígena e adotou a
escravidão de africanos nas minas e plantações.
2. A
administração espanhola na América era bastante rígida; daí a criação de órgãos
como a Casa de Contratação, cuja função era
A. ( ) Administrativa, pois a cada três anos realizava a Visitacion e fiscalizava a cristianização dos índios.
B. ( ) Presidir a Audiência, comandar as forças militares, controlar as minas e fiscalizar a cristianização dos índios.
C. ( ) Administrar estabelecimentos públicos, cobrar impostos e policiar a região.
D. ( X ) Fiscalizar a entrada e a saída de riquezas da América, combatendo o contrabando.
E. ( ) Fazer leis coloniais, comandar os funcionários e servir de Tribunal.
A. ( ) Administrativa, pois a cada três anos realizava a Visitacion e fiscalizava a cristianização dos índios.
B. ( ) Presidir a Audiência, comandar as forças militares, controlar as minas e fiscalizar a cristianização dos índios.
C. ( ) Administrar estabelecimentos públicos, cobrar impostos e policiar a região.
D. ( X ) Fiscalizar a entrada e a saída de riquezas da América, combatendo o contrabando.
E. ( ) Fazer leis coloniais, comandar os funcionários e servir de Tribunal.
É
possível dizer que os primeiros cento e cinquenta anos da presença espanhola
nas Américas foram marcados por grandes êxitos econômicos para a Coroa e para a
minoria espanhola que participou diretamente da conquista.
3. Um
dos resultados do domínio espanhol foi:
A. ( ) O
desenvolvimento da agricultura extensiva como atividade econômica principal.
B. ( ) O aumento da população indígena preexistente.
C. ( X ) A destruição de grande parte da população indígena preexistente.
D. ( ) O desenvolvimento de uma sociedade urbana e democrática.
E. ( ) Uma secundária atividade mineradora executada por escravos de origem africana.
B. ( ) O aumento da população indígena preexistente.
C. ( X ) A destruição de grande parte da população indígena preexistente.
D. ( ) O desenvolvimento de uma sociedade urbana e democrática.
E. ( ) Uma secundária atividade mineradora executada por escravos de origem africana.
4. A
colonização inglesa na América do norte:
A. ( ) Foi
impulsionada pela atuação dinâmica da coroa.
B. ( ) Caracterizou-se pela utilização do trabalho indígena.
C. ( ) Desenvolveu-se desde o século XVI devido a descoberta de ricas jazidas mineirais.
D. ( ) Resultou na criação de colônias de exploração na Nova Inglaterra.
E. ( X ) Foi marcada pelo afluxo de imigrantes deslocados de sua pátria por causa de perseguições políticas religiosas.
B. ( ) Caracterizou-se pela utilização do trabalho indígena.
C. ( ) Desenvolveu-se desde o século XVI devido a descoberta de ricas jazidas mineirais.
D. ( ) Resultou na criação de colônias de exploração na Nova Inglaterra.
E. ( X ) Foi marcada pelo afluxo de imigrantes deslocados de sua pátria por causa de perseguições políticas religiosas.
5. As
grandes propriedades com escravos nas treze colônias Inglesas da América,
localiza-se:
A. ( ) Ao
norte
B. ( ) A leste
C. ( ) A oeste
D. (X) Ao sul
B. ( ) A leste
C. ( ) A oeste
D. (X) Ao sul
E. ( ) Ao
centro
6. Cite
os fatores responsáveis pela morte dos indígenas após o contato com os
europeus.
R: Vários fatores poderiam ser citados, como a disseminação de doenças, a fome e a guerra.
“Nos anos 1575-1600, Potosí produziu talvez a
metade de toda a prata hispano-americana. Tal profusão de prata não teria vindo
à tona sem a concomitante abundância de mercúrio de Huancavélica, que naqueles
mesmos anos estava também produzindo como nunca havia feito. Outro estimulante
para Potosí foi claramente a mão de obra barata fornecida através da mita de Toledo.”
7. Como
indicado no texto, os espanhóis utilizaram um sistema de trabalho denominado mita, que consistia:
A. (X) No trabalho
obrigatório e temporário, mobilizando mão de obra indígena geralmente escolhida
por sorteio entre as tribos, sendo deslocada para qualquer região da colônia.
B. ( ) No emprego de
tribos inteiras de indígenas, dirigidas por seus chefes naturais, assegurando
ainda a instrução cristã dos envolvidos.
C. ( ) No trabalho
compulsório e permanente de escravos que chegavam ao porto de Toledo.
D. ( ) Em contratos de
servidão realizados entre espanhóis e astecas.
E. ( ) Em um sistema de
servidão por dívidas, pois com a desintegração da economia tradicional
indígena, esses foram obrigados a adquirir produtos vindos da Europa.
“Aqueles que foram de Espanha para esses países (e se têm na conta de
cristãos) usaram de duas maneiras gerais e principais para extirpar da face da
terra aquelas míseras nações. Uma foi a guerra injusta, cruel, tirânica e
sangrenta. Outra foi matar todos aqueles que podiam ainda respirar ou suspirar
e pensar em recobrar a liberdade ou subtrair-se aos tormentos que suportam,
como fazem todos os senhores naturais e os homens valorosos e fortes; pois
comumente na guerra não deixam viver senão mulheres e crianças: e depois
oprimem-nos com a mais horrível e áspera servidão a que jamais tenham submetido
homens ou animais.”
8. O trecho do texto de Las Casas aponta o
processo de dizimação das populações indígenas americanas por parte dos
espanhóis. Além da guerra, os processos de trabalho e o controle disciplinar
imposto resultaram na morte de milhões de habitantes nativos da América. Dentre
os processos de trabalho impostos aos indígenas e que resultaram em sua
mortandade, destaca-se:
A. (
) A escravidão imposta a eles, semelhante a dos
africanos levados à América para trabalhar na extração de metais.
B. (X) A encomienda, um
processo de trabalho compulsório imposto a toda uma tribo para executar
serviços agrícolas e extrativistas.
C. (
) O assalariamento,
pago em valores muito baixos e geralmente em espécie.
D. (
) A parceria, onde os
indígenas eram obrigados a trabalhar na agricultura e nas minas, destinando
dois terços da produção aos espanhóis.
9. Relacione o episódio conhecido como cercamento dos campos com a vinda
dos ingleses ao continente americano.
R: Através do cercamento dos campos, em que o governo da Inglaterra confiscou as terras dos camponeses com a finalidade de criar ovelhas (a lã era necessária para a indústria têxtil) e, com isso, os ingleses vieram para o continente americano.
Gravura de Potosí, localizada
no Vice-reino do Peru, durante a colonização espanhola
10. Potosí foi um dos principais locais de
exploração de riquezas naturais utilizadas pela coroa espanhola durante a
colonização da América. Em Potosí, os espanhóis fizeram com que os indígenas
extraíssem cerca de metade:
A. (
) Do ouro explorado nas Américas.
B. (
) Do mercúrio necessário à obtenção da prata.
C. (
) Do sal comercializado na Europa.
D. (
) Dos diamantes que enriqueceram a coroa espanhola.
E. (X) Da prata conseguida pelos espanhóis na América.
“Torna-se claro na leitura do Mayflower Compact (acordo firmado pelos colonos a bordo
do navioMayflower, em 1620,
que se tornaria base para a constituição do primeiro sistema de governo em solo
norte-americano), que a viagem ao Novo Mundo, bem como o estabelecimento de um
arranjo político para administrar o empreendimento, era tarefa subordinada
primeiramente a Deus e à fé cristã, e apenas subsidiariamente ao poder secular
do rei da Inglaterra. Segundo o texto do acordo, a colônia seria fundada
"para a glória de Deus e o avanço da fé cristã, e a honra de nosso rei e
nosso país''. Um sistema religioso (e um propósito espiritual) precedia a ordem
política.”
11. A partir da leitura do texto, é possível dizer que:
A. (
) Os “pais fundadores” das Treze Colônias usaram o subterfúgio da
religião para ludibriar e convencer adeptos a embarcarem na “aventura
americana”.
B. (
) A religião estava à frente dos anseios dos “pais fundadores”, porém
isso não constava no Mayflower Compact,
sendo falsa a informação apresentada pelo autor.
C. (
) Os “pais fundadores” possuíam acordos com a coroa inglesa e usavam a
religião apenas simbolicamente para não comprometer tais acordos.
D. ( X ) A crença religiosa foi determinante para o início da colonização
inglesa na América, e essa importância foi referendada no Mayflower Compact.
E. (
) A crença religiosa não teve importância alguma entre os colonos
ingleses, haja vista que estes fugiram da Inglaterra em razão das guerras civis
religiosas.
12.
Utilize a pirâmide abaixo para enumerar as classes sociais presentes na América
Espanhola.
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