quinta-feira, 2 de junho de 2016

Prova com gabarito - E. E. Monsenhor Rocha - 3° Ano

ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                   Disciplina: História-Valor: 08 pts. Data: ___/___/16
 Aluno(a):______________________________Turma: 3º ano __Turno: _____Nota: _____

“Que a Rússia czarista estava madura para a revolução, merecia muitíssimo uma revolução, e na verdade essa revolução certamente derrubaria o czarismo, já fora aceito por todo observador sensato do panorama mundial desde a década de 1870” – Eric J. Hobsbawn

1. Com base nessa afirmação, destaque a situação econômica da Rússia antes que o processo revolucionário de 1917 acontecesse.

R: A Rússia, inserida na Primeira Guerra Mundial, passava por uma situação de crise econômica e social. A crise era tão séria que grande parte da população morria de fome.

2. Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?

A. (   ) Trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação de miséria.
B. (X) Trabalhadores rurais vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas da sociedade.
C. (   ) Agricultura atrasada, distribuição de renda igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza.
D. (   ) Boa situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.

A grave crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista, na década de 30, tem suas origens nos Estados Unidos. A primeira medida governamental que procurou, internamente, solucionar essa crise foi o "New Deal", adotado por Roosevelt, em 1933.

3. Baseando-se no texto, responda: Qual a diferença entre o liberalismo econômico clássico e o New Deal?

R: No liberalismo econômico, sua característica fundamental consiste na não-intervenção do Estado na economia, ou seja, o comércio não deve se modificar com as regras estipuladas pelo governo. No que se refere ao New Deal, o governo estabeleceu diretrizes no sentido de regular o sistema econômico.

4. Uma das medidas principais desse programa foi o(a):

A. (   ) Encerramento dos investimentos governamentais em obras de infra-estrutura.
B. (   ) Fim do planejamento e da intervenção do Estado na economia.
C. (   ) Imediata suspensão da emissão monetária.
D. (   ) Política de estímulo à criação de novos empregos.
E. (X) Redução dos incentivos à produção agrícola.

5. A Revolução Russa de outubro de 1917 foi liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as seguintes ações:

A. (   ) Implantação o sistema capitalista na Rússia após a revolução.
B. (   ) Um governo socialista, apoiado pela nobreza russa.
C. (   ) Distribuição de terras, igualdade social, democracia e participação do clero nas decisões do governo.
D. (X) Paz (saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial), terra, pão, liberdade e trabalho.

6. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais mudanças ocorridas na Rússia após a revolução e implantação do socialismo?

A. (   ) Nacionalização de bancos; implantação de leis que favoreciam os donos de indústrias, implantação de sistema democrática com eleições livres e diretas para todos os cargos públicos.
B. (   ) Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo
C. (X) Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo; nacionalização de bancos; controle das fábricas pelos operários.
D. (   ) Implantação de sistema democrático, fortalecimento de laços econômicos e militares com os Estados Unidos, criação de governo composto por integrantes de todas as camadas da sociedade russa.
  


7. Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: A imagem acima representa a incoerência da política norte-americana. O cartaz expressa uma modo de vida, com uma família feliz no automóvel, enquanto a realidade é marcada pela miséria da sociedade.

8. Qual das alternativas abaixo explica melhor a situação política da Rússia após a Revolução?

A. (X) O sistema político era unipartidário, ou seja, o governo era controlado por um único partido político: PC (Partido Comunista).
B. (   ) O sistema político era bipartidário, ou seja, o governo era controlado por dois partidos políticos: PC (Partido Comunista) e PM (Partido Monarquista).
C. (   ) Existiam várias partidos políticos e os presidentes eram escolhidos através de eleições diretas.
D. (   ) Embora houvesse apenas um partido político, o Partido Comunista, havia muita liberdade política e de expressão onde todos podiam manifestar livremente suas opiniões e posições políticas sem sofrer perseguições.

9. Apresente as diferenças entre os grupos políticos Bolcheviques e Mencheviques.

R: Os Bolcheviques (maioria) eram a favor de uma revolução rápida e radical, comandada pelos trabalhadores. Os Mencheviques (minoria) eram a favor de uma revolução lenta e gradual, em que deveria acontecer uma aliança entre os patrões e operários.

10. No contexto da Revolução Russa (1917), os Bolcheviques:

A. (   ) Uniram-se numa organização contra-revolucionária para derrubar o poder conquistado pelos Mencheviques.
B. (   ) Defendiam a conquista do poder pelos trabalhadores participando normalmente de eleições.
C. (X) Defendiam a posição segundo a qual os trabalhadores só chegariam ao poder pela luta revolucionária com a formação de uma ditadura do proletariado.
D. (   ) Formaram o "Exército Vermelho" liderado pelos antigos militares.
E. (   ) Alteraram sua denominação para Partido da Ditadura proibindo toda oposição ao Regime Socialista.

11. No período da Revolução russa de 1917, os sovietes eram:

A. (  ) Partido que representava a burguesia liberal
B. (  ) Organismo que representava as várias nacionalidades do Império russo
C. (  ) Conselhos especiais de milícias revolucionarias
D. (  ) Conselhos de intelectuais que apoiava Lênin e Trotsky
E. (X) Conselho de operários, soldados e camponeses 

12. Qual das alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da Crise de 1929?

A. (   ) O crescimento econômico da China e do Japão prejudicaram as exportações dos Estados Unidos.
B. (   ) A crise no mercado imobiliário dos Estados Unidos, no final da década de 1920, afetou o valor das ações e derrubou as bolsas de valores no mundo todo.
C. (X) No final da década de 1920, reconstruídas, as nações europeias reduziram drasticamente as importações de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos da América. 
D. (   ) No final da década de 1920 ocorreu uma forte diminuição na quantidade de mão-de-obra disponível nos Estados Unidos e na Europa. Com poucos trabalhadores as indústrias entraram em forte crise.

13. Como o Brasil foi afetado pela Crise de 1929?

A (   ) O Brasil parou de exportar automóveis e máquinas para os Estados Unidos, trazendo prejuízos para a economia brasileira.
B (X) Houve uma significativa diminuição das exportações de café do Brasil para os Estados Unidos. 
C (  ) A economia brasileira entrou em crise, pois todas as multinacionais americanas instaladas no Brasil foram à falência.
D (  ) A Crise de 1929 afetou somente a produção de borracha na região da Amazônia.

14. Associe a imagem acima com um dos episódios que antecederam a Revolução Russa.

R: A imagem acima expressa o episódio conhecido como Domingo Sangrento, em que a parte da população mais carente foi ao palácio exigir comida ao czar e a resposta do imperador foi de uma forma cruel, matando milhares de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...