quinta-feira, 30 de junho de 2016

Prova com gabarito - 9º Ano - Escola Estadual Moacyr de Mattos

E. E. Moacyr de Mattos

                           Avaliação de História – Turma 9º Ano _____

                          Prof. Moisés Rodrigues – Valor: 7.0 pontos

Nome:_________________________ ____Data: ___/___/___

1. Podemos apontar como uma das principais causas da Segunda Guerra Mundial:

A. (   ) A rivalidade política e militar entre Alemanha e Itália no final da década de 1930.
B. (X) O surgimento e fortalecimento, na década de 1930, de governos totalitários na Europa, com objetivos expansionistas e militaristas.
C. (   ) A política expansionista da França, que invadiu e conquistou vários territórios na Europa e na África no final da década de 1930.
D. (   ) A aliança militar estabelecida por Itália, Alemanha e Estados Unidos no começo da década de 1930.

2. O regime nazista de Hitler respeitou o Tratado de Versalhes?

R: Hitler não respeitou o Tratado de Versalhes, pois quando tomou o poder, o regime nazista implementou medidas de expansão territorial (espaço vital), fabricou armas e formou um dos maiores exércitos da história.

3. Qual das alternativas abaixo aponta o marco inicial da Segunda Guerra Mundial?

A. (   ) O ataque do Japão à base militar norte-americana de Pearl Harbor.
B. (   ) Os diversos bombardeios britânicos a várias cidades alemãs.
C. (X) A invasão da Polônia pelas forças armadas da Alemanha em 1º de setembro de 1939.
D. (   ) O estabelecimento de acordos militares entre Alemanha, Itália e Japão.

4. Na Segunda Guerra Mundial, o bloco militar conhecido como Eixo era composto pelos seguintes países:

A. (X) Alemanha, Itália e Japão.
B. (   ) França, Inglaterra e Estados Unidos.
C. (   ) Alemanha, Itália e Rússia.
D. (   ) Inglaterra, Estados Unidos e Rússia.

"Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh! não se esqueçam
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor, sem perfume
Sem rosa, sem nada"

5. Podemos considerar que o texto acima debate:

A. (X) A herança terrível das bombas atômicas atiradas em Hiroshima e Nagasaky, no final da 2ª Guerra Mundial, levantando a necessidade de sua lembrança para defendermos a paz.
B. (   ) A poesia não trata dos problemas relativos à bomba atômica, à guerra e à paz.
C. (   ) As armas atômicas nunca seriam usadas como forma de poder entre as potências mundiais.
D. (   ) A paz só será garantida com a utilização de armas atômicas.
E. (   ) As armas atômicas deixaram poucas heranças culturais e políticas durante o período da Guerra Fria.

6. Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro afirmar que:

A. (   ) O Brasil participou enviando apenas medicamentos e médicos para ajudar os feridos de guerra das tropas aliadas.
B. (   ) O Brasil ficou ao lado do Eixo e enviou soldados que combateram as forças aliadas em território italiano. 
C. (   ) O Brasil participou apenas fazendo a proteção do litoral e enviando armamentos às forças aliadas.
D. (X) O Brasil enviou soldados que combateram ao lado dos Aliados, principalmente em territórios da Itália.

7. Sobre o final da Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro afirmar que:

A. (   ) Estados Unidos e Grã-Bretanha foram os países derrotados e tiveram que reconhecer o domínio alemão na Europa.
B. (   ) Embora a guerra tenha terminado em 1945, o Japão assinou a rendição apenas em 1948.
C. (X) Alemanha, Itália e Japão saíram derrotados, marcando o fim dos governos fascistas na Europa.
D. (   ) Japão, Estados Unidos e França foram os países que mais saíram fortalecidos politicamente após a Segunda Guerra Mundial.

8. Leia o texto e responda.

“A Segunda Guerra Mundial foi, em sua maior parte, travada entre a Alemanha nazista e a União Soviética. A esmagadora maioria das divisões dos exércitos nazistas permaneceu em território soviético, na chamada Frente Ocidental (...). Os 20 milhões de cidadãos soviéticos mortos podem atestar a violência e a importância da participação da União Soviética no conflito mundial”.

A. Quais os principais objetivos da invasão da União Soviética pela Alemanha?

R: Derrotar o comunismo soviético e controlar os recursos naturais da URSS, em particular o petróleo e a produção industrial.

B. Que argumento apresenta o texto para defender que a Segunda Guerra Mundial foi travada principalmente entre a União Soviética e a Alemanha nazista?

R: O texto afirma que a principal frente de batalha foi a oriental, em território soviético. Além disso, a morte de 20 milhões de cidadãos soviéticos atesta a importância do país no combate ao regime nazista.

C. Quando os combates foram iniciados na União Soviética? Qual foi o desfecho das batalhas?

R: Os combates na União Soviética marcaram o início das derrotas do Nazismo. A estratégia adotada pelos soviéticos consistia no recuo das tropas e destruição das plantações e casas que poderiam servir de abrigo aos soldados alemães. Quando o exército de Hitler chegou, o "general inverno" provocou e o ataque soviético culminou na derrota nazista. 

Em 1935, a Alemanha havia reiniciado a produção de armamentos e restabelecido o serviço militar obrigatório, contrariando o Tratado de Versalhes. Em 1938, anexou a Áustria; logo em seguida incorporou a região dos Sudetos, que abrigava minorias alemãs, na Tchecoslováquia, e assinou um acordo de não-agressão e neutralidade com a União Soviética.

9. Estava plantada a semente da Segunda Guerra Mundial, que eclodiu em 10 de setembro de 1939, com o (a)

A. (   ) Participação efetiva de tropas nazistas na Guerra Civil Espanhola, por meio da invasão de Madri.
B. (X) Invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.
C. (   ) Rompimento do Pacto Germânico-Soviético com a invasão do território russo por tropas nazistas.
D. (   ) Saída dos invasores alemães do território dos Sudetos na Tchecoslováquia, para invadir a Hungria.
E. (   ) Tomada do "corredor polonês", que desembocava na cidade livre de Dantzig, pelos aliados nazistas, principalmente italianos.

10. Explique os conceitos abaixo:

A. Pangermanismo

R: era um movimento político do século XIX que defendia a união dos povos germânicos da Europa Central. Essa ideologia ganhou grande força com o sentimento nacionalista alemão, e logo depois com a unificação da Alemanha. 

B. Espaço vital

R: espaço vital seria o espaço necessário para a expansão territorial de um povo, no caso, o povo alemão. 

C. Raça ariana

R:  todos os povos europeus de raça “pura” branca eram descendentes do antigo povo ariano, o povo ariano – palavra que significa “nobre” – seria o ápice da civilização. Adolf Hitler retomou este conceito para justificar sua política de extermínio dos Judeus e povos não-arianos.


  
11. Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: As bombas lançadas pelo EUA nas cidades japonesas, está sendo associada aos ataques terroristas. Vale ressaltar que não havia necessidade, uma vez que a Segunda Guerra Mundial estava no final e o Japão não oferecia perigo algum. Também existia o sentido de revanche, pois o Japão destruiu a base naval norte-americana no Havaí, Pearl Harbor. 

12. Os Estados Unidos iniciaram sua participação na Segunda Guerra Mundial motivados pelo(a):

A. (   ) Invasão da França por tropas italianas;
B. (   ) Política de implantação do Plano Marshall, que favorecia a industrialização do país;
C. (   ) Afundamento, no Oceano Pacífico, de navios de países aliados, como o Brasil;
D. (X) Ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor;
E. (   ) Apoio dado pela Onu aos países latino-americanos participantes do conflito.

13. Relacione a Crise de 1929 com o surgimento de regimes políticos totalitários.

R: Em decorrência da Crise de 1929, as sociedades da Europa defenderam a ideia de que somente um governo forte e autoritário poderia solucionar os problemas decorrentes da crise. Com isso, regimes como o Nazismo (Alemanha) e Fascismo (Itália) ganharam força. 





5 comentários:

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...