quarta-feira, 11 de julho de 2018

Prova com gabarito - 9º Ano - Escola Estadual Monsenhor Rocha


E.E. “VENCESLAU JOSÉ DA SILVA” AVENIDA FRANCISCO ROSA, Nº 300- DISTRITO DE SANTA EFIGÊNIA
CARATINGA-MG - Ensino Fundamental - Anos Finais 6º ao 9º ano -  Educação Integral – Turma: 9º Ano Nome:________________________ Nº__Data: __/__/__

1. Alguns historiadores afirmam que o nazi-fascismo representava uma reação nacionalista às frustrações de alguns países, decorridas da primeira guerra mundial. A doutrina nazifascista tinha em comum, as seguintes características:
A. (    ) totalitarismo, nacionalismo, militarismo e unipartidarismo.   
B. (    ) totalitarismo, liberalismo, anticomunismo e idealismo. 
C. (    ) idealismo, romantismo, nacionalismo e liberalismo.     
D. (    ) democracia, nacionalismo, anticomunismo e romantismo.  
E. (    ) idealismo, militarismo, nacionalismo e democracia.

Hitler foi um demagogo que surgiu nas asas da crise econômica que assolava na Alemanha nos anos 30 e soube aproveitar o momento para destilar um coquetel de idéias reacionárias. Assim numa Alemanha envenenada pelo descontentamento e utilizando discursos inflamados conseguiu grande audiência. Falava sobre Nacionalismo, uma sociedade organizada e militarista, a raça superior, o espaço vital, o unipartidarismo. 

2. Sobre a definição destes conceitos assinale a alternativa INCORRETA:
A. (     ) Nacionalismo – Resgatar o passado de gloria da nação. Considera que a nação deveria prevalecer sobre a vontade pessoal.
B. (    ) Militarismo – Pregava a idéia que a guerra glorifica o Homem. Constituía de poder para estabelecer e manter a ordem social.
C. (    ) Raça Superior - Considera o povo alemão racialmente puro, portanto o escolhido para governar o mundo.
D. (    ) Espaço Vital – Garantia de mais terras para a agricultura e aumentar a oferta de alimentos.
E. (    ) Unipartidarismo – Em cada nação deveria haver um único partido político.

3. Os regimes totalitários que polarizaram a política européia no período entre guerras, apresentavam muitos aspectos comuns, porem conservando suas particularidades. Assinale os aspectos que caracterizam o nazismo:
A. (    ) Ocorreu na Itália e seu líder foi Benito Mussoline.
B. (    ) Ocorreu na Alemanha e  adotava o anti-semitismo.
C. (    ) Racismo e cooperativismo.
D. (    ) Militarismo e liberalismo econômico.
E. (    ) Internacionalismo e seu líder foi Adolf Hitler.

04. O Nazismo e o Fascismo surgiram: 
A. (    ) Do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização, após a Primeira Guerra Mundial. 
B. (    ) da esperança de conseguir estabilidade na união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas. 
C. (    ) com a instituição do parlamentarismo da Itália e na Alemanha, agregando partidos populares. 
D. (    ) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos e socialistas. 
E. (    ) do coletivismo pregado pelos marxistas

5. A batalha que aconteceu em Stalingrado, durante a II Guerra Mundial, marcou: 
A. (    ) A consolidação das posições alemãs na Rússia, decorrente da expansão fulminante das potências do Eixo (Itália-Alemanha-Japão). 
B. (    ) A neutralização do exército de Stálin, obrigando-o a assinar o Pacto Germano-Soviético de não agressão e neutralidade. 
C. (    ) A inversão da situação militar da II Guerra, dando início ao recuo nazista na Europa Oriental e à decadência do Terceiro Reich. 
D. (    ) A vitória da Blitzkrieg - guerra relâmpago que consistia em ataques maciços, com o uso de carros blindados, aviões e navios. 
E. (    ) O desembarque aliado nas praias da Normandia - o Dia D - que conteve a ofensiva alemã, destruindo pela primeira vez o mito da invencibilidade da Wehrmacht. 

O Nazismo aos olhos de uma criança "Ouvíamos os adultos a falar constantemente deste ou daquele dos seus amigos que tinham perdido o emprego e não sabiam como sustentar a família. (...) Os dirigentes do Nacional Socialismo prometiam acabar com a falta de trabalho e a miséria dos seis milhões de desempregados alemães e eu acreditei neles. Acreditei que unissem o povo alemão e que ultrapassassem as dificuldades resultantes do Tratado de Versalhes. Hitler conseguiu comunicar o seu fanatismo (...) e nós não nos dávamos conta de que se ia pouco a pouco apagando a fronteira entre o Bem e o Mal." Melita Maschmann, A Minha Juventude ao Serviço do Nazismo, Bona, 1963

6. Indique as razões que levaram a autora a apoiar as ideias nazistas. 

R: A autora apoiou as ideias nazistas em decorrência da proposta de Hitler. O líder alemão prometeu acabar com a crise de desemprego e, sobretudo, recuperar a economia alemã, destruída pela assinatura do Tratado de Versalhes.

7. Podemos apontar como uma das principais causas da Segunda Guerra Mundial:
A. (     ) A rivalidade política e militar entre Alemanha e Itália no final da década de 1930.
B. (     ) O surgimento e fortalecimento, na década de 1930, de governos totalitários na Europa, com objetivos expansionistas e militaristas.
C. (     ) A política expansionista da França, que invadiu e conquistou vários territórios na Europa e na África no final da década de 1930.
D. (     ) A aliança militar estabelecida por Itália, Alemanha e Estados Unidos no começo da década de 1930.

8. O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:
A. (     ) A saída dos invasores alemães do território dos Sudetos, na Checoslováquia;
B. (     ) A tomada do "Corredor Polonês" que desembocava na cidade-livre de Dantzig (atual Gdanki), pelos italianos;
C. (     ) A invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro de sua aliada, declarando guerra ao Terceiro Reich;
D. (     ) A efetivação do "Anschluss", que desmembrou a Áustria da Alemanha;
E. (     ) A invasão da Polônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germano-Soviético.

9. Qual das alternativas abaixo aponta o marco inicial da Segunda Guerra Mundial?
A. (     ) O ataque do Japão à base militar norte-americana de Pearl Harbor.
B. (     ) Os diversos bombardeios britânicos a várias cidades alemãs.
C. (    ) A invasão da Polônia pelas forças armadas da Alemanha em 1º de setembro de 1939.
D. (     ) O estabelecimento de acordos militares entre Alemanha, Itália e Japão.

10. Na Segunda Guerra Mundial, o bloco militar conhecido como Eixo era composto pelos seguintes países:
A. (    ) Alemanha, Itália e Japão.
B. (    ) França, Inglaterra e Estados Unidos.
C. (    ) Alemanha, Itália e Rússia.
D. (    ) Inglaterra, Estados Unidos e Rússia.

11. Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro afirmar que:
A. (     ) O Brasil participou enviando apenas medicamentos e médicos para ajudar os feridos de guerra das tropas aliadas.
B. (     ) O Brasil ficou ao lado do Eixo e enviou soldados que combateram as forças aliadas em território italiano. 
C. (     ) O Brasil participou apenas fazendo a proteção do litoral e enviando armamentos às forças aliadas.
D. (     ) O Brasil enviou soldados que combateram ao lado dos Aliados, principalmente em territórios da Itália.

12. Sobre o final da Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro afirmar que:
A. (     ) Estados Unidos e Grã-Bretanha foram os países derrotados e tiveram que reconhecer o domínio alemão na Europa.
B. (     ) Embora a guerra tenha terminado em 1945, o Japão assinou a rendição apenas em 1948.
C. (     ) Alemanha, Itália e Japão saíram derrotados, marcando o fim dos governos fascistas na Europa.
D. (     ) Japão, Estados Unidos e França foram os países que mais saíram fortalecidos politicamente após a Segunda Guerra Mundial.
 
13. Os Estados Unidos iniciaram sua participação na Segunda Guerra Mundial motivados pelo(a):
A. (     ) Invasão da França por tropas italianas;
B. (     ) Política de implantação do Plano Marshall, que favorecia a industrialização do país;
C. (     ) Afundamento, no Oceano Pacífico, de navios de países aliados, como o Brasil;
D. (     ) ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor;
E. (     ) Apoio dado pela ONU aos países latino-americanos participantes do conflito.

Acompanhe nosso trabalho pelo YouTube

Moisés Rodrigues - Sem Censura


https://www.youtube.com/watch?v=4jwlWfC_8rk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...