quinta-feira, 26 de julho de 2018

Os persas


         Os persas eram um povo nômade que, por volta de 2.000 a. c., se fixou em uma região montanhosa entre o Golfo Pérsico e o mar Cáspio. Essa região ficou conhecida como Pérsia.
         Apesar do clima seco da região, os persas aproveitaram as poucas áreas férteis disponíveis e passaram a praticar a agricultura e o pastoreio. Plantavam principalmente trigo, cevada e hortaliças e criavam animais como bois, carneiros e cabritos.

Resultado de imagem para os persas mapa



         Vizinhos dos persas, os medos também chegaram à região por volta de 2.000 . c. Abandonando a vida nômade, eles se fixaram em uma área próxima aos montes Zegros e lá fundaram a cidade de Ecbátana.
        O reino dos medos era composto por muitas aldeias, onde vivia a maioria da população. A sua principal ocupação era a criação de gado, atividade também realizada pela população nômade, que se deslocava constantemente pelo território à procura de melhores pastagens.
        Os medos tinham um exército forte, composto por batalhões de lanceiros, cavaleiros e arqueiros. Além disso, produziam armas de ferro, que eram mais resistentes do que as armas de bronze da época.
         Diante desse poderio militar, os persas foram subjugados pelos medos por cerca de 1.500 anos. Além de dever obediência aos reis medos, os persas tinham de lhes pagar pesados tributos.
Resultado de imagem para Ciro rei persa
CIRO, IMPERADOR PERSA
         Ciro foi o líder que conseguiu unificar as tribos persas e iniciar um período de vitórias militares. Em 559 a. c., os persas tornaram-se independentes dos medos, realizando grandes conquistas territoriais. Na época do governo de Dário I, neto de Ciro, os persas já haviam constituído um poderoso império, que se estendia do Egito até a Índia.
     Para melhorar a cobrança de tributos dos povos conquistados e para favorecer o desenvolvimento econômico do império, os persas construíram uma rede de estradas que interligava as diferentes províncias.
     Além da construção de estradas, os persas ainda criaram uma moeda única, o dárico, e padronizaram o sistema de pesos e medidas.
       Para administrar com mais eficiência seu vasto império, os persas criaram um grande sistema de transmissão de mensagens. Para esse sistema funcionar de modo eficiente, os persas construíram postos ao longo das estradas, onde havia cavalos e cavaleiros alimentados e descansados.
        Assim, um cavaleiro que portava uma mensagem cavalgava rapidamente até o próximo posto e transmitia a mensagem para o cavaleiro que ali se encontrava. Esse cavaleiro partia imediatamente levando a mensagem até o posto seguinte e, assim, sucessivamente, até a mensagem chegar a seu destino. O correio persa era muito rápido, e uma mensagem podia ser levada por centenas de quilômetros em um único dia.
         Um dos mais importantes legados culturais persas foi sua religião, conhecida como zoroastrismo. Baseada em uma crença que se aproximava do monoteísmo, a religião persa acabou influenciando as três principais religiões monoteístas da atualidade: judaísmo, cristianismo e islamismo.
         O zoroastrismo foi fundado, por volta de 600 a. c., por um homem chamado Zaratustra (ou Zoroastro, para os gregos). De acordo com essa religião, existia um deus supremo, Ahura Mazda, e seu irmão gêmeo e opositor, Ahriman.
Resultado de imagem para Ahura Mazda
AHURA MAZDA
         Ahura Mazda era infinitamente bondoso e sábio, e orientava os seres humanos com base no amor e no respeito ao próximo. Ahriman, por sua vez, era responsável por todas as maldades e sentimentos ruins, como a inveja, a cobiça e a raiva.
         De acordo com as crenças do zoroastrismo, cada pessoa teria a liberdade para escolher entre o Bem e o Mal. Se optasse por fazer o bem e seguir a máxima zoroástrica – “Bons Pensamentos, Boas Palavras e Boas Ações” – seria compensado, ao morrer, com o reino de Ahura Mazda, cheio de luz e bondade. Se escolhesse o mal e alimentasse sentimentos ruins, seria condenado ao reino das sombras, morada de Ahriman.
         Os zoroastristas acreditam que quando chegar o fim dos tempos, essas pessoas serão novamente julgadas e haverá um recomeço do mundo. Nesse novo mundo, imortal e eterno, só haverá lugar para pessoas boas, que viverão felizes com seus familiares e amigos.
         Os imperadores persas, geralmente, adotavam uma política de respeito pela cultura dos povos conquistados. Além de permitir-lhes que mantivessem seus costumes e sua religião, os persas ainda absorviam parte da cultura desses povos.
         Essa assimilação cultural pode ser percebida, por exemplo, na arquitetura persa e em suas manifestações artísticas: com os babilônicos e os assírios, os persas aprenderam a técnica do tijolo vidrado; com os egípcios, eles passaram a utilizar pilares enfeitados com flores de lótus e palmeiras.


Conheça o nosso trabalho pelo YouTube: Moisés Rodrigues
https://www.youtube.com/watch?v=CruDTDbVvfk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...