sexta-feira, 27 de julho de 2018

História da cidade de Ouro Preto

A Vila Rica de Ouro Preto é um dos mais importantes municípios da história brasileira. Situado no estado de Minas Gerais, a história começou por volta do século XVIII. Nesta época a região se tornou um grande polo de descoberta de ouro. Por isso, muitos mineradores e demais aventureiros foram a terra em busca do metal precioso. Aqui vamos dar um resumo sobre Ouro Preto, contando sobre a sua importância histórica para o Brasil.
Resultado de imagem para ouro preto na época da mineração
Ilustração da extração de ouro em Vila Rica (Ouro Preto)
A exploração começou a partir do momento que um homem mergulhou um recipiente no rio Tripuí para beber água e encontrou ao fundo do ribeirão algumas pedras escuras. O homem as guardou e levou até a cidade de Taubaté no interior de São Paulo. Segundo a história, essas pedras chegaram as mãos de Artur Medes de Sá e Menezes, governador do Rio de Janeiro. Ele identificou os objetos como ouro.
Aos poucos a notícia se espalhou por todo o Brasil. Diversos exploradores partiram para a região conhecida como Pico do Itacolomi para tentar a sorte de encontrar algum bem precioso. No ano de 1968, o paulista Antônio Dias de Oliveira foi quem encontrou a grande mina e conseguiu extrair uma riquíssima quantidade de ouro. O minerador estabeleceu-se no local junto a seus parentes e amigos que inauguram a primeira capela do local.
Logo mais, forasteiros foram se instalando no local. Toda essa dedicação de várias pessoas a prática da mineração levou a região em um estado de deficiência de alimentos. Mas o ouro facilmente era encontrado naquela região, tanto que com a demanda de pessoas em torno do Itacolomi provocou uma grande guerra entre os forasteiros e os paulistas que controlavam a exploração.
O conflito conhecido como Guerra dos Emboabas iniciou em 1708 e durou até o ano seguinte. No final, os forasteiros foram os grandes vitoriosos e permaneceram na região. O grupo foi liderado pelo explorador Manuel Antunes Viana.

Resultado de imagem para Guerra dos Emboabas

O povoado ao redor de Ouro Preto teve um grande progresso por causa da exploração, tanto que em 1711 fundou-se a Vila Rica, por isso a Coroa Real estabeleceu a coleta do Quinto, lei que determinava que todos os exploradores deviam a coroa 20% de todo o ouro que encontrassem.
Porém a região também passou a ser fonte do material conhecido como Ouro Podre que obteve crescimento pelo português Pascoal da Silva Guimarães. A ideia cobrança do Quinto e a invasão de Portugal não agradou o explorador, tanto que surgiu a Sedição de Vila Rica.
Por ordem de Dom Pedro houve o enforcamento de um dos fortes aliados de Guimarães, Felipe dos Santos. Além disso, determinou-se que a região fosse incendiada. A partir desse episódio o local se popularizou como Morro da Queimada.
Ao longo do tempo da exploração, as aldeias cresceram e se aproximaram formando o Núcleo Vila Rica que atualmente se localiza nas proximidades de Ouro Preto. A partir de 1711, a junção abrigou pequenos vilarejos que foram beneficiados pelo desenvolvimento artístico e cultural que podem ser observados nos dias atuais, como festas locais e modelos antigos arquitetônicos.
Apesar da grande junção e desenvolvimento da região, a produção de ouro estava cada vez mais escassa e altos tributos eram arrecadados pela coroa portuguesa. Tanto que novos conflitos e revoluções se instalaram na região em inspiração a movimentos como a Revolução Francesa. A mais conhecida foi a Inconfidência Mineira no ano de 1789 que é de extrema importância para a história brasileira.
Resultado de imagem para a morte de Tiradentes
A Inconfidência desdobra-se da revolta iniciada por Joaquim José da Silva Xavier, o popular Tiradentes. O movimento foi fracassado devido a delação de Joaquim Silvério dos Reis sobre os planos do grupo para a Coroa. No fim, como castigo ao movimento dos inconfidentes, Tiradentes foi decepado e colocada a mostra em via pública que ficou conhecida como Praça Tiradentes.
Nesse resumo sobre Ouro Preto vale destacar sobre a importância cultural e histórica para o país. De 1823 a 1897, Vila Rica ficou intitulada como a capital Minas Gerais, logo depois o título foi transferido a atual Belo Horizonte. Nesse processo, a região foi intitulada como Imperial Cidade de Ouro Preto.
Pela grandiosa importância histórica para o país, o município recebeu em 1839 a primeira Escola de Farmácia da América Latina. Em 1876 a cidade recebeu a Escola de Minas de Ouro Preto que hoje formam a renomada Universidade Federal de Ouro Preto.
Depois que a capital passou a Belo Horizonte, freou o seu desenvolvimento e crescimento da cidade que foi responsável pela conservação de muitas características históricos como grandes casas em estilos coloniais, festas tradicionais, travessas e ruas estreitas, igrejas com decorações em ouro e manifestações do barroco. Devido a conservação cultural e estrutural do município foi tombado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1980.

Resultado de imagem para museu da inconfidência em ouro preto
Museu da Inconfidência
Resultado de imagem para igreja são francisco de assis ouro preto
Igreja São Francisco

Resultado de imagem para casa dos contos ouro preto
Casa dos Contos
Resultado de imagem para igreja do pilar ouro preto
Igreja do Pilar
Resultado de imagem para mina du veloso ouro preto
Mina du veloso
Resultado de imagem para restaurantes de ouro preto forno de barro
Restaurante forno de barro
FONTE:
https://www.resumoescolar.com.br/geografia-do-brasil/resumo-sobre-a-cidade-de-ouro-preto/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...