quinta-feira, 26 de julho de 2018

Os Fenícios


        A antiga civilização fenícia desenvolveu-se onde hoje estão situados o Líbano e pequenos trechos da Síria e de Israel. Acredita-se que esse povo tenha se estabelecido no local por volta de 2.000 a.c., mas foi a partir do século XVIII a. c., que as cidades fenícias cresceram e prosperaram. O território no qual se fixaram, situado entre o Mar Mediterrâneo (a oeste) e as montanhas (a leste), era estreito e árido, condições geográficas que dificultavam a comunicação com o interior. Seu litoral era formado por numerosas ilhas e portos, localizados no cruzamento de importantes rotas comerciais marítimas da Antiguidade.
        Nas poucas faixas de terra fértil, os fenícios cultivavam azeitona e trigo. Ao longo de toda a sua história, no entanto, as cidades fenícias dependeram de produtos agrícolas trazidos de outras regiões.

   Resultado de imagem para mapa dos fenícios

        A proximidade do mar e a escassez de terras férteis impulsionaram os fenícios ao comércio marítimo. A inclinação desse povo para a navegação foi facilitada, também, pela existência de extensas florestas de cedro em seu território. Essa árvore fornecia um tipo de madeira leve e resistente, apropriada para construir embarcações. Especialistas em viagens marítimas, os fenícios realizaram importantes inovações nos barcos a vela e incrementaram as técnicas de navegação.
Resultado de imagem para rota comercial dos fenícios
ROTA COMERCIAL DOS FENÍCIOS
        Além de excelentes navegadores, os fenícios eram artesãos e comerciantes. Produziam cerâmica, vidro, tecidos, joias, perfumes, armas e comercializavam esses produtos por todo o litoral do Mar Mediterrâneo. Também desenvolveram a agricultura, a metalurgia, a tecelagem e a tinturaria.
        Um dos principais produtos comercializados por esse povo era a tinta púrpura, extraída do molusco múrice. O múrice é uma espécie de caracol que contém em uma das suas extremidades um líquido avermelhado chamado púrpura. O múrice fenício era de um vermelho-violeta muito apreciado, conhecido como púrpura real, e era utilizado no tingimento de tecidos.
        Na antiga Fenícia não se formou um Estado centralizado, como no Egito, mas coexistiam várias cidades-estados independentes. S principais eram Tiro, Biblo e Sídon.
        Cada cidade-estado tinha seu próprio rei. Nela, um conselho de comerciantes e armadores limitava o poder político do monarca. Dois grupos faziam parte das cidades-estados: o grupo dominante, formado por comerciantes ricos, proprietários de terras, armadores e sacerdotes; e o grupo menos privilegiados, constituído por artesãos, camponeses e escravos.
        Os fenícios dominaram portos de importância estratégica e comercial no norte da África, na Península Itálica e em várias ilhas do Mar Mediterrâneo. Entre os séculos IX a. c., a avançada navegação fenícia permitiu-lhes fundar várias colônias, que serviram de base para a troca de muitos produtos. A mais importante dessas colônias foi Cartago, situada no norte da África.
        Por terra e por mar, os fenícios se espalharam por todo o mundo antigo, vendendo produtos trazidos de outras regiões ou que eles mesmos fabricavam. Com seus barcos e camelos, montaram uma rede de caravanas que ligava o Mar Cáspio e o Golfo Pérsico com o Mar Mediterrâneo, por onde transportavam produtos vindos da África, da Europa e da Ásia. As redes de comércio estabelecidas pelos fenícios permitiram que eles realizassem trocas culturais com diversos povos da Antiguidade.
        O comércio de escravos foi também uma importante fonte de riqueza para os fenícios. A maior parte dos escravos era constituída de prisioneiros de guerra obtidos na Etiópia (África), na Grécia (Europa) e no Cáucaso, região situada entre a Europa e a Ásia.
        Os fenícios também eram hábeis artesãos. Produziam esculturas, cerâmica, vidro, tecidos, joias e perfumes. Seu artesanato mais valorizado eram as peças feitas de vidro e os tecidos tingidos de vermelho-púrpura.
        O pouco que se sabe da religião fenícia tem como fonte principal a Bíblia. Os fenícios eram politeístas e cada cidade-estado tinha seu próprio deus, que se chamava Baal. Eles também adoravam uma divindade feminina chamada Baalit ou Astarte.
        O Baal representava, em geral, o Sol, dono do Céu e da Terra. Segundo a Bíblia, Baal era cruel, acostumado a exigir terríveis sacrifícios dos fiéis, como a imolação de crianças. Astarte representava a Lua, a deusa do amor e da primavera; a ela cabia presidir os rituais de desaparecimento e renascimento, como ciclo da Agricultura.
        Os fenícios levaram seus deuses para toda a região do Mar Mediterrâneo, influenciando outros povos e recebendo influência deles. Acredita-se, por exemplo, que Astarte fosse a versão fenícia de Afrodite, deusa dos gregos, assim como Melkart, o Baal da cidade de Tiro, representasse Hércules.
        Atualmente, muitas pessoas utilizavam seus celulares ou aplicativos em tablets e computadores para conversar com amigos e familiares. Esse tipo de comunicação exige uma linguagem própria, diferente da fala e da escrita formal.
        Os internautas usam frases curtas, palavras abreviadas e substituem os acentos por outras letras para tornar a digitação mais rápida. Por exemplo: a maioria das pessoas escreve vc (você), eh (é), qdo (quando) etc. em um bate-papo virtual escrito, é importante escrever rapidamente para dar mais velocidade ao diálogo.
        Os fenícios também sentiram necessidade de um tipo de linguagem mais eficiente para se comunicar com outros povos do mediterrâneo. Essa necessidade provavelmente contribui para se desenvolvesse, por volta de 1700 a. c., um novo sistema de comunicação escrita, visando facilitar e organizar as atividades comerciais: o alfabeto.
   Resultado de imagem para ALFABETO FENÍCIO
        O alfabeto fenício tinha 22 letras, mas nenhuma vogal. As vogais foram acrescentadas posteriormente pelos gregos. Esse alfabeto foi muito importante para o desenvolvimento e a expansão do comércio e o intercâmbio entre os mais diversos povos. Ele constitui a base da escrita usada pela maioria dos povos do mundo moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...