sexta-feira, 27 de julho de 2018

A Guerra da Coreia

        A tensão entre os Estados Unidos e a União Soviética estendeu-se também à Ásia e desdobrou-se em conflito aberto na Guerra da Coreia (1950-1953).

        A Coreia esteve sob o domínio japonês desde 1910. Com a rendição do Japão e o fim da Segunda Guerra na Ásia, em 1945, a Coreia foi libertada do domínio japonês e dividida entre os vencedores: o Norte passou ao controle da URSS, e o Sul ficou sob o domínio dos Estados Unidos da América. Três anos depois, refletindo a lógica da Guerra Fria, essa divisão se consolidou. Formaram-se, então, dois países distintos separados por uma zona desmilitarizada na altura do paralelo 38º: a República Popular Democrática da Coreia do Norte (socialista) e a República Popular da Coreia do Sul (capitalista).
Resultado de imagem para mapa da coreia
        Encorajado pela Revolução comunista na China, em 1949, o governo da Coreia do Norte desfechou um ataque surpresa contra a Coreia do Sul, em 25 de junho de 1950, e ocupou Seul, a capital do país.
        Manobrada pelos EUA, a ONU autorizou o envio de tropas multinacionais sob o comando do general estadunidense Douglas McArthur para lutar ao lado dos sul-coreanos. A China comunista, por sua vez, visando alargar sua influência na região e proteger sua fronteira, entrou no conflito ao lado da Coreia do Norte, que também recebeu ajuda militar da URSS. Evidenciavam-se, assim, a bipolaridade da ordem mundial e a disputa por áreas de influência.
Resultado de imagem para destruição na guerra da coreia        A Guerra da Coreia foi sangrenta e brutal, com muitas mortes de ambos os lados. O número de coreanos e chineses mortos no conflito chegou a 2 milhões; os estadunidenses, a 142 mil.
        O conflito estendeu-se até 27 de julho de 1953, quando foi assinado o Armistício de Panmujon, que praticamente conservou o traçado da fronteira anterior e a divisão em dois países: Coreia do Norte (comunista), aliada da China e da URSS, e a Coreia do Sul (Capitalista), aliada dos EUA. As duas Coreias assinaram o armistício concordando em suprimir as hostilidades. Mas não assinaram um tratado de paz; portanto, juridicamente elas continuam em guerra desde 1950. Em um tratado de paz, quase sempre, um dos lados reconhece que perdeu e paga indenização ao outro. Ambos combinam então as regras de convivência e voltam a viver em paz reconhecendo obrigações e direitos recíprocos.
Resultado de imagem para coreia do norte nos dias de hoje
COREIA DO NORTE ATUALMENTE
        Nos últimos anos têm ocorrido incidentes e trocas de tiros na fronteira entre as duas Coreias, o que tem preocupado os analistas internacionais e contribuído para a instabilidade política no mundo. Além disso, no início de 2016, o governo norte-coreano assumiu ter feito um teste nuclear explodindo uma bomba de hidrogênio com consequências imprevisíveis para a Terra, as pessoas, a fauna e a flora. Ao demonstrar seu poderio nuclear, acendeu um sinal de alerta em Washington, reeditando uma cena típica da Guerra Fria.
Resultado de imagem para coreia do SUL nos dias de hoje
COREIA DO SUL ATUALMENTE

Conheça o nosso trabalho pelo YouTube: Moisés Rodrigues
https://www.youtube.com/watch?v=jJuP41qqhPc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...