segunda-feira, 30 de maio de 2016

Prova com gabarito - E. E. Moacyr de Mattos - Turmas: 8º Ano 6 - 8º Ano 10 - 8º Ano 11

E. E. Moacyr de Mattos


                           Avaliação de História – Turma 8º Ano _____

                          Prof. Moisés Rodrigues – Valor: 8.0 pontos

Nome:_________________________ ____Data: ___/___/___

1. Qual das alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo?

A (   ) Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa.
B (   ) Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo comandado pela Igreja Católica.
C (   ) Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para todos).
D ( X ) Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.

2. Qual das alternativas abaixo apresenta apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas?

A (   ) Defesa do regime absolutista, valorização do Mercantilismo; aumento do poder político dos membros da Igreja Católica.
B ( X ) Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas ao Mercantismo e Absolutismo.
C (   ) Fim de qualquer forma de governo; valorização das explicações baseadas nas crenças populares; sistema econômico controlado totalmente pelo Estado.
D (   ) Aumento do poder das metrópoles sobre as colônias; criação de sistema de eleições diretas para escolher os reis; igualdade social (divisão igualitária dos bens e propriedades).

3. Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de importantes filósofos iluministas?

A (   ) Alberto Magno, Aristóteles, Karl Marx e Norberto Bobbio.
B (   ) Leonardo Boff, Giordano Bruno, Albert Camus e Augusto Comte.
C ( X ) Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.
D (   ) Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e Thomas Hobbes.

4. Em linhas gerais, sobre o Iluminismo, marque V (Verdadeiro) e F (Falso):

A. ( F ) Foi um movimento revolucionário que surgiu na Inglaterra, no século XVIII.
B. ( V ) Foi um movimento intelectual que surgiu na França, no século XVIII.
C. ( V ) Defendia, no plano filosófico, a liberdade de pensamento e a igualdade de todos os homens perante as leis e, no plano econômico, a livre iniciativa.
D. ( F ) Defendia o direito divino dos reis, o mercantilismo e o poder político da Igreja Católica.
E. ( V ) Influenciou alguns governantes europeus, que implantaram reformas em seus países, ficando conhecidos como déspotas esclarecidos.

5. Adam Smith, autor de "A riqueza das nações", defendia em sua obra:

A (   ) O governo da maioria
B (   ) O governo parlamentar.
C ( X ) A liberdade de comércio
D (   ) O intervencionismo estatal na economia

6. Podemos definir "despotismo esclarecido" como:

A (   ) O governo dos mais esclarecidos
B (   ) O governo dos reis absolutos
C ( X ) A conciliação das idéias do absolutismo e da filosofia iluminista
D (   ) A aceitação integral dos ideais dos filósofos iluministas

7. No período do Iluminismo, no século XVIII, o filósofo Montesquieu defendia:

A (   ) Divisão da riqueza nacional.
B ( X ) Divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
C (   ) Divisão da política em nacional e internacional.
D (   ) Formação de um Poder Moderador no Congresso Nacional.
E (   ) Implantação da ditadura moderna.



8. Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: A imagem representa uma das inovações advindas do movimento iluminista, a divisão do poder em três esferas, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O inventor dessa forma de governo foi Montesquieu, que afirmava que deveria existir a autonomia entre as esferas políticas. 

9. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes causas da Independência dos EUA (1776)?

A (   ) Comércio das colônias americanas com outros países e a proibição da prática da agricultura.
B ( X ) O poder que a Inglaterra (metrópole) exercia sobre sua colônia, através da fiscalização, altas taxas e impostos e leis que tiravam a liberdade dos habitantes.
C (   ) Proibição das práticas religiosas nas colônias americanas.
D (   ) Relações comercias entre Inglaterra e França que não eram aprovadas pelos habitantes das colônias americanas.

10. Qual das alternativas abaixo apresenta três leis criadas pela Inglaterra e aplicadas nas colônias americanas, que geraram forte descontentamento entre os colonos e influenciaram no processo de Independências dos EUA?

A (   ) Lei da Água, Lei do Café e Lei do Trabalho Escravo.
B (   ) Lei do Milho, Lei do Algodão e Lei da Soja.
C (   ) Lei da Indústria, Lei dos Sapatos e Lei dos Tecidos.
D ( X ) Lei do Chá, Lei do Selo e Lei do Açúcar

11. O que foi a Festa do Chá de Boston (The Boston Tea Party)?

A (   ) Festa realizada entre colonos americanos e marinheiros ingleses, como forma de comemoração pela Independência dos Estados Unidos.
B (   ) Protesto organizado por escravos americanos contra o domínio inglês e as péssimas condições de trabalho.
C ( X ) Protesto ocorrido em Boston, realizado por colonos americanos contra a Inglaterra. No evento, vários colonos americanos jogaram ao mar o carregamento de chá de um navio inglês.
D (   ) Movimento social e político ocorrido nas colônias americanas, organizado por trabalhadores com o objetivo de implantar um reinado inglês em território colonial.

12. Qual foi o principal documento elaborado no contexto da Independência dos Estados Unidos e quem foi seu redator?

A ( X ) Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por Thomas Jefferson.
B (   ) Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por George Washington.
C (   ) Constituição dos Estados Unidos da América, redigida por Thomas Jefferson.
D (   ) Lei Federal das Treze Colônias, redigida por Abraham Lincoln.

13. Relacione a Guerra dos Sete anos com o aumento do descontentamento da população das Treze Colônia.

R: A guerra dos Sete Anos, travada entre a Inglaterra e França promoveu a vitória dos ingleses, porém gastaram uma soma de dinheiro inesperada. Por isso, com a finalidade de amenizar os prejuízos financeiros, o governo da Inglaterra criou uma série de impostos, gerando a insatisfação da população das Treze Colônias.

14. Quando da discussão, no Parlamento Inglês, das Leis do Açúcar e do Selo (1784 - 1765), os colonos ingleses da América recusaram-se a aceitar as medidas impostas, baseando-se:


A ( X ) No fato de não estarem representados na assembleia que votou as taxas para cobrir os custos da Guerra dos Sete Anos;
B (   ) No princípio da isenção de taxas concedido pela Coroa aos colonos;
C (   ) No direito inalienável dos súditos ingleses de recusar a obediência a leis injustas;
D (   ) Nos direitos naturais do cidadão à vida, à propriedade e à busca da felicidade;
E (   ) Nos prejuízos financeiros advindos do bloqueio aos produtos das Antilhas.

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