E. E. Moacyr de Mattos
Avaliação de
História – Turma 8º Ano _____
Prof. Moisés
Rodrigues – Valor: 8.0 pontos
Nome:_________________________
Nº____Data: ___/___/___
1. Qual das alternativas abaixo define melhor
o que foi o Iluminismo?
A ( )
Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na
Europa.
B ( )
Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo
comandado pela Igreja Católica.
C ( )
Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII,
que pregava a universalização do ensino (escola para todos).
D ( X )
Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a
razão e combatia o regime absolutista.
2. Qual das alternativas abaixo apresenta
apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas?
A ( )
Defesa do regime absolutista, valorização do Mercantilismo; aumento do poder
político dos membros da Igreja Católica.
B ( X )
Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas
ao Mercantismo e Absolutismo.
C ( )
Fim de qualquer forma de governo; valorização das explicações baseadas nas
crenças populares; sistema econômico controlado totalmente pelo Estado.
D ( )
Aumento do poder das metrópoles sobre as colônias; criação de sistema de
eleições diretas para escolher os reis; igualdade social (divisão igualitária
dos bens e propriedades).
3. Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de importantes
filósofos iluministas?
A ( )
Alberto Magno, Aristóteles, Karl Marx e Norberto Bobbio.
B ( )
Leonardo Boff, Giordano Bruno, Albert Camus e Augusto Comte.
C ( X )
Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.
D ( )
Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e Thomas Hobbes.
4. Em linhas gerais, sobre o Iluminismo,
marque V (Verdadeiro) e F (Falso):
A. ( F ) Foi um movimento revolucionário que
surgiu na Inglaterra, no século XVIII.
B. ( V ) Foi um movimento intelectual que
surgiu na França, no século XVIII.
C. ( V ) Defendia, no plano filosófico, a
liberdade de pensamento e a igualdade de todos os homens perante as leis e, no
plano econômico, a livre iniciativa.
D. ( F ) Defendia o direito divino dos reis, o
mercantilismo e o poder político da Igreja Católica.
E. ( V ) Influenciou alguns governantes
europeus, que implantaram reformas em seus países, ficando conhecidos como
déspotas esclarecidos.
5. Adam Smith, autor de "A riqueza das
nações", defendia em sua obra:
A ( ) O
governo da maioria
B ( ) O
governo parlamentar.
C ( X ) A liberdade de comércio
D ( ) O
intervencionismo estatal na economia
6.
Podemos definir "despotismo esclarecido" como:
A ( ) O
governo dos mais esclarecidos
B ( ) O
governo dos reis absolutos
C ( X ) A
conciliação das idéias do absolutismo e da filosofia iluminista
D ( ) A
aceitação integral dos ideais dos filósofos iluministas
7. No período do Iluminismo,
no século XVIII, o filósofo Montesquieu defendia:
A ( ) Divisão da riqueza nacional.
B ( X ) Divisão dos poderes executivo, legislativo
e judiciário.
C ( ) Divisão da política em nacional e
internacional.
D ( ) Formação de um Poder Moderador no
Congresso Nacional.
E ( ) Implantação da ditadura moderna.
8.
Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de
aula.
R: A imagem representa uma das inovações advindas do movimento iluminista, a divisão do poder em três esferas, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O inventor dessa forma de governo foi Montesquieu, que afirmava que deveria existir a autonomia entre as esferas políticas.
9.
Qual das alternativas abaixo apresenta importantes causas da Independência dos
EUA (1776)?
A ( )
Comércio das colônias americanas com outros países e a proibição da prática da
agricultura.
B ( X ) O
poder que a Inglaterra (metrópole) exercia sobre sua colônia, através da
fiscalização, altas taxas e impostos e leis que tiravam a liberdade dos
habitantes.
C ( )
Proibição das práticas religiosas nas colônias americanas.
D ( )
Relações comercias entre Inglaterra e França que não eram aprovadas pelos
habitantes das colônias americanas.
10. Qual das alternativas abaixo apresenta três
leis criadas pela Inglaterra e aplicadas nas colônias americanas, que geraram
forte descontentamento entre os colonos e influenciaram no processo de
Independências dos EUA?
A ( ) Lei
da Água, Lei do Café e Lei do Trabalho Escravo.
B ( ) Lei
do Milho, Lei do Algodão e Lei da Soja.
C ( ) Lei
da Indústria, Lei dos Sapatos e Lei dos Tecidos.
D ( X ) Lei
do Chá, Lei do Selo e Lei do Açúcar
11.
O que foi a Festa do Chá de Boston (The Boston Tea Party)?
A ( ) Festa
realizada entre colonos americanos e marinheiros ingleses, como forma de
comemoração pela Independência dos Estados Unidos.
B ( )
Protesto organizado por escravos americanos contra o domínio inglês e as
péssimas condições de trabalho.
C ( X ) Protesto
ocorrido em Boston, realizado por colonos americanos contra a Inglaterra. No
evento, vários colonos americanos jogaram ao mar o carregamento de chá de um
navio inglês.
D ( )
Movimento social e político ocorrido nas colônias americanas, organizado por
trabalhadores com o objetivo de implantar um reinado inglês em território
colonial.
12. Qual foi o principal documento
elaborado no contexto da Independência dos Estados Unidos e quem foi seu
redator?
A ( X )
Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por Thomas
Jefferson.
B ( )
Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida
por George Washington.
C ( )
Constituição dos Estados Unidos da América, redigida por Thomas Jefferson.
D ( ) Lei
Federal das Treze Colônias, redigida por Abraham Lincoln.
13. Relacione a Guerra dos Sete anos com o aumento
do descontentamento da população das Treze Colônia.
R: A guerra dos Sete Anos, travada entre a Inglaterra e França promoveu a vitória dos ingleses, porém gastaram uma soma de dinheiro inesperada. Por isso, com a finalidade de amenizar os prejuízos financeiros, o governo da Inglaterra criou uma série de impostos, gerando a insatisfação da população das Treze Colônias.
14.
Quando da discussão, no Parlamento Inglês, das Leis do Açúcar e do Selo (1784 -
1765), os colonos ingleses da América recusaram-se a aceitar as medidas
impostas, baseando-se:
A ( X ) No fato de não estarem representados na assembleia que votou as taxas para cobrir os custos da Guerra dos Sete Anos;
B ( ) No princípio da isenção de taxas concedido pela Coroa aos colonos;
C ( ) No direito inalienável dos súditos ingleses de recusar a obediência a leis injustas;
D ( ) Nos direitos naturais do cidadão à vida, à propriedade e à busca da felicidade;
E ( ) Nos prejuízos financeiros advindos do bloqueio aos produtos das Antilhas.
Adorei sua prova . Me ajudou muuuuito! OBRIGADIMMM....
ResponderExcluiradorei muito bom parabens
ResponderExcluirShow de bola. Parabéns!
ResponderExcluir